Página Inicial > segredos > Tekken e as influências (que a Namco nega até o fim!) – Parte 2

Tekken e as influências (que a Namco nega até o fim!) – Parte 2

Continuando o post anterior, em que víamos os personagens de Tekken que, embora a Namco negue com bastante propriedade, são obviamente inspirados em atores, pessoas ou ícones do mundo pop.

Depois de apresentar alguns dos mais evidentes e até outros onde é preciso ter algum conhecimento de causa pra ter certeza, seguem os demais “homenageados”, alguns não tão óbvios e outros MUITO óbvios!

Lars Alexanderson “nível 3”

Lars, o sueco que fala japonês, é o personagem de Tekken que é mais descaradamente a encarnação de um anime. Mais do que isso, o visual dele condena que ou ele deve ser um tipo de otaku, ou foi inspirado num certo Sayajin…

As semelhanças de Lars com Goku, do mangá/anime Dragon Ball, são evidentes, especialmente quando vemos o cabelo, que deve ter gastado uns 5 vidros de laquê. Até mesmo os tons alaranjados do traje principal de Lars se assemelham aos trajes de Goku.

Se você curte animes, saiba que Lars (ainda) não chegou a confrontar Goku num game, mas já enfrentou a turma de Naruto no game Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2, lançado em outubro de 2010 e, apenas por COINCIDÊNCIA, distribuído pela Bandai Namco.

 

Craig Marduk na vida real

O “badass” grandalhão lutador de vale tudo, caso fosse ter uma contraparte no mundo real, precisava de alguém igualmente “badass”. E isso é possível?

O wrestler Bill Goldberg é a própria encarnação de Marduk. Goldberg é forte, mas muitas vezes perde por excesso de confiança, igual a Marduk. É careca, enorme e extremamente fanfarrão, o que já é semelhança suficiente. Mas tem mais…

Goldberg tinha como arqui-rival o lutador Bret Hart, detentor do cinturão de campeão da WCW, para quem perdeu uma disputa, mas tempos depois se aliaria a Hart e conquistaram juntos o WCW World Tag Team Championship. Extremamente semelhante com o final de King em Tekken 5, onde, depois de lutarem entre si e serem considerados inimigos mortais, esquecem as animosidades e fazem uma dupla invencível no Tag Team. Quer conferir?

 

Mokujin contra… Jackie Chan?

Calma, não ative o modo troll ainda! Não estou dizendo que Mokujin, o jogador mais cara-de-pau (tu-dum-tsss) de Tekken, que imita golpes dos demais jogadores, seja inspirado em Jackie Chan (pra isso já existe Lei Wulong). Mas que tem a ver com ele, isso tem.

Bonecos de treino como Mokujin aparecem no filme Shaolin Chamber of Death (Dragão de Aço, no Brasil) onde Chan treina enfrentando diversos “Mokujins” (eles só não tem o nariz e a folhinha na cabeça). A presença dos bonecos é tão evidente que em alguns locais este filme tem o nome de Shaolin Wooden Men, em referência direta a eles.

Por sinal, Mokujin é a fusão das palavras “madeira” (moku) e “pessoa” (jin) em japonês. Hmm, será que o Pinóquio é uma espécie de inspiração de Mokijin? Não, aí também eu viajei!

O final de Mokujin em Tekken Tag Tournament parece remeter ao filme e seu “exército” de Mokujins. Será?

Leo Kliesen… esse cavalo é égua???

Como eu disse antes, Tekken é minha série de luta preferida, mas tem alguns personagens dispensáveis e que só aparecem por, de alguma forma, serem comerciais. Como a Ling Xiaouyu, que só está lá para satisfazer as taras de japoneses por colegiais. Afinal, onde, numa porradaria cheia de brucutus e truculentos, se encaixa uma biba um moleque do perfil de Leo Kliesen?Leo é demasiadamente feminino na sua aparência, embora tente dar a entender que é homem. Até a Asuka consegue ter mais pinta de macho que ele. O que eu já vi mais parecido com isso é o caso da King, de Art of Fighting, que eu pensava que era um homem nas primeiras vezes que joguei, quando na verdade é uma mulher! Alguém aí ainda tem dúvida disso?

[você tem alguma dúvida sobre a King ser mulher ou não?]

E Leo é meio por aí também, se apresenta como “hominho”, mas tem todos os trejeitos, movimentos e voz fininha de mulher.  Se bem que essa descrição lembra muito um certo cantor de sucesso entre as pré-adolescentes e que também parece uma bi… bom, esquece. É comercial ou não é?

 

Raven, o caçador de vampiros

Ah, Namco, aí também não, né? Vai me dizer que Raven, o ninja de Tekken 5 contratado por uma corporação misteriosa, não foi inspirado em Blade, personagem da Marvel, interpretado no cinema por Wesley Snipes?

Para com isso! Raven tem a etnia, os trajes escuros e até os trejeitos de “malvadão” do Blade. É a cara dele! Até o cabelo loiro de Raven seria uma referência a Simon Phoenix, personagem de Snipes em Demolition Man (O Demolidor, no Brasil). As espadas dos dois, contudo, são diferentes e Raven luta um estilo diferente de ninjitsu.

Quando a EGM perguntou à Namco se as semelhanças eram intencionais, ela afirmou que o conceito de personagem que eles procuravam era “jovem, negro, que esbanjasse frieza e dominasse com maestria a arte ninjitsu”, ou seja, as semelhanças seriam pura coincidência. Tô sabendo… Mesmo assim, alguns também encontram semelhança entre Raven e o ex-campeão de MMA (Mixed Martial Arts, o nome chique pra Vale-Tudo) Kevin Randleman, que tem, além do óbvio, tatuagens nas costas parecidas com as de Raven.

 

Roger e suas muitas versões

A semelhança de Roger diz respeito a algo muito mais “genérico”.

Vejam só: A Warnes Bros tem o Hippety-Hopper, aquele canguru que o Frajola sempre acha que é um rato gigante, mas em vários desenhos aparecem esses bichos como boxeadores. Alguns filmes e seriados também retratam esses bichos, se não como boxeadores, como muito inteligentes e racionais. E Roger é as duas coisas.

Mas será que rolou um cameo aqui? No game Streets of Rage 3, um dos subchefes é um pierrô de chicote que tem um canguru boxeador, chamado Roo, como assistente e que se torna um personagem selecionável se você matar só o palhaço. SOR 3 veio primeiro que Tekken 2, onde Roger aparece a primeira vez. Então…

Enfim, pode ser, mas admito que é um caso bastante genérico. Parece ser (ou já ter sido) algo bem comum em circos americanos a presença de cangurus boxeadores, pois em diversas mídias existem essas referências. Estranho como a internet fala pouco disso, deve ser anti-ecológico…

__________________________________________________________________

Bom, pessoas, eram essas as referências de Tekken que eu consigo lembrar e/ou associar. Se eu esqueci de alguém, podem puxar minha orelha nos comentários. See Ya!

Flavio Master

Retrogamer assumido, técnico em eletrônica, leitor de livros e quadrinhos, empreendedor individual, eventual colecionador de videogames e amante da cultura gamer em geral. Mas apanho um monte pra usar um tablet…

Twitter 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do post? Então compartilhe!
Categories: segredos
  1. 26, fevereiro, 2011 em 22:02 | #1

    O canguru boxeador é um símbolo australiano. E era comum ter disputas no século XIX e XX nos circos entre boxeadores e cangurus tanto que inspirou o primeiro filme alemão:

  2. 27, fevereiro, 2011 em 05:43 | #4

    Muito boas essas referencias, só acho que viajou um bocado se tratando do Lars Alexanderson.

    Já o Mokujin eu sabia que já tinha o visto antes, só não lembrava que era uma copia cara de pau de filme do Jakie.

  3. 27, fevereiro, 2011 em 09:59 | #5

    A Aparição de Lars em Naruto Ultimate Ninja Storm 2 acontece como uma "troca", afinal, o mangaká de Naruto (Masashi Kishimoto) criou a roupa alternativa de Lars.

    E a propósito, aposto como chuto sua bunda jogando com o Leo, só dizendo de passage, hjahahahaha!

    • Flavio Master
      27, fevereiro, 2011 em 19:05 | #6

      Hahaha, não duvido, geralmente quem sabe jogar com Leo ou Xiaoyu ganha, até pelo "fator surpresa", pois sempre são subestimados pelos adversários. Admito que não gosto dos dois que falei aqui e realmente acho que eles não tem nada a ver com o jogo. Cara, jogando meu Tekken DR aqui, até hoje fico puto quando vou lutar com a Xiaoyu e ela está com uma fantasia de ursinho. Argh!

      Mas Kyo, garanto que dou trabalho com Paul e Jack! 😀

  4. 28, fevereiro, 2011 em 07:20 | #7

    Cara, o Bill Goldberg perdeu pouquissimas lutas em sua carreira. Perdeu, se não me engano, para o Kevin Nash, Bret Hart (2 vezes) e Triple H. Ele é um lutador monstruosamente foda. Não gosto muito do Marduk, mas o Goldberg é fodaçaparalho.

  5. 28, fevereiro, 2011 em 12:03 | #8

    cara, sem sacamagem, eu nunca joguei tekken 5 então sempre que eu via esse "Raven" eu poderia jurar que era o blade… hehehe Já o mokujin é alguma coisa da propria cultura japonesa (tipo uma lenda ou algo assim) se não me engano…

  6. 28, fevereiro, 2011 em 19:09 | #9

    Tem também o Brian Fury que é a cara do vilão de Blade Runner. Até a cicatriz é igual. Veja a comparação no videogames lookalikes:
    http://www.videogamelookalikes.com/pics/bryan-fur

    • Flavio Master
      1, março, 2011 em 18:27 | #10

      Cara, verdade! Sem sacanagem que imaginava que já tinha visto essa cara em algum lugar. Muito bacana, mais um pra nossa lista.

  7. 5, março, 2011 em 19:45 | #11

    Muito bom o post, em relação ao Cangurú é algo que se pode chamar de relativo mesmo, esse animal é mesmo mencionado em diversos desenhos ou games como um bozeador, tem até uma carta do jogo Yu Gi Oh de um monstro chamado Des Canguroo que é um Cangurú boxeador…

  8. 24, julho, 2011 em 22:10 | #12

    A semelhança do Mokujin com os bonecos do filme tá escancarada como que pode kkkkkkk

  9. FeLix
    4, março, 2012 em 13:59 | #13

    faltou o ator Cary-Hiroyuki Tagawa,o shang tsung do filme do mortal kombat,e praticamente identico ao Feng Wei,pesquisa depois pra ver se não é

    • Flavio Master
      5, março, 2012 em 01:33 | #14

      Cara, e não é que é mesmo? Mais um pra nossa lista, já é o segundo que ficou de fora.

      Por sinal, Tagawa fez o papel de Heihachi na escrota imbecil idiota adaptação de Tekken para o cinema. Ao contrário do filme Mortal Kombat, onde ele convencia perfeitamente ser o perverso mago assecla de Shao Khan mesmo sem parecer em nada com o mesmo, ele tentou usar um penteado a la Heihachi e não fez nada além disso, pois sua interpretação não teve um pingo da intensidade do primeiro papel.

  10. Niikaz
    24, junho, 2013 em 22:46 | #15

    Vim atrás do post 2 pra ver se o melhor de todos, muito bem referenciado, de ótimo filme e tudo mais <3 MOKUJIN E SENHORA MOKUJINA <3 estariam aqui!

  1. Nenhum trackback ainda.

%d blogueiros gostam disto: