Coincidência ou Plágio?

Todo mundo sabe que um jogo sem uma boa trilha sonora não é nada. Mas e quando a trilha te lembra (ou é) outra música famosa? Seria plágio? Seria uma homenagem? Só coincidência?

Sugiro que ouçam primeiro as músicas e tirem suas conclusões. Viajei nas comparações? São muito parecidas mesmo? É plágio?

Confira mais a seguir:

Rob Base – It takes two / Intro do Action 52:

Action 52. Aquele projeto de jogo, que todos devem conhecer por conta do Cheetahmen, tem em sua intro um sample da música do Rob Base que foi uma música bem famosa nos anos 90. Esse sample é bem famoso e deve ser encontrado em diversas músicas de house principalmente nos anos 90.

O que me chama a atenção é que até no sample tem falhas! O loop não é perfeito, é bem perceptível. Acredito que era bem possível cortar e dar um loop melhor que esse. Mas é o Action 52, não há o que dizer desse jogo.

 

Xavier – Work that Sucker to Death / Sonic CD – Boss Theme (JP)

Essa música me fez ter a idéia do post (ajudada pelo post aqui no PS).

As duas músicas são ótimas – amo as trilhas do Sonic e amo um belo Funk estilo Michael Jackson. E como já dito no post que originou este, a trilha do Boss foi modificada, por motivos óbvios anti processos.

Não sei se é minha imaginação mas as risadas estão na música do Xavier. E também tem uns arpeggios vgm, notem.

Pra constar: também não gosto da trilha Americana do Sonic CD.

 

Information Society – Come With Me / X-Men 2: Clone Wars – The Clone Wars

Calma. Não gritem plágio ainda. Sim, são idênticas. Mas pelo motivo do compositor das duas ter sido o grande Kurt Harland, o cantor do InSoc. Juntamente com uma das minhas empresas favoritas de som pro Mega Drive – a Nu*Romantic Productions, que também fez a trilha de Kid Chameleon, Action 52 (versão Mega Drive que também é ruim) e Chakan: The Forever Man.

Kurt Harland viria a compor alguns anos depois a trilha da triologia Legacy of Kain pro Playstation e acabou por ser um dos primeiros músicos a fazer trilha sonora pra jogos.

E se você nunca jogou, jogue o Clone Wars. Um dos meus favoritos.

 

Cheap Trick – Mighty Wings / Street Fighters 2 – Ken’s Theme

Você, garoto juvenil, que curte um Street Fighter, pode gostar também de metal farofa! As duas músicas são muito parecidas. E não tem desculpa, a música do Cheap Trick é de 1985, SF2 é de 1991. E como é possível ver pelo vídeo, saiu na trilha de Top Gun (até minha vó tinha um vinil dessa trilha!)

 

Chronno Trigger – Robo’s Theme

Essa cabe em um monte de músicas, mas o que é discutível é se Rick Ashtley inspirou ou foi inspirado. O vídeo que coloquei aqui é um mashup e mostra bem como os acordes da música do Robo é bem familiar.

 

Blade Runner / Sonic 1

Já foi muito bem explorado esse tema aqui no PS, em não um, mas DOIS posts!

Sou da linha do “não é coincidência mas é uma homenagem”, já que Blade Runner tem uma trilha sonora muito boa e devia ser até hoje referência no Sci-Fi Cyberpunk.

 

Front Line Assembly – Circuitry / Blast Corps 64 – Tempest City

Aqui não é tão escancarado como nos anteriores. E bem mais discutível.

A introdução é bem similar, variando algumas pequenas coisas. Acredito mais numa homenagem e tributo ao EBM e industrial.

 

Andy William – Music to Watch Girls By / Sonic – Marble Zone

Quando eu ouvi não tive dúvida alguma. É a mesma melodia no começo. E as duas são muito boas.

Pode existir uma discussão por conta do resto da música, mas porque não pode ter sido somente influenciada?

 

Thin Lizzy – Boys are Back in Town / Manic Mansion – Dave’s Theme

Essa dizem que é intencional. Acredito nisso pis, além de serem bem parecidas, o nome da música é “The Boys are Still Back”. Com certeza uma homenagem, já que a música do Thin Lizzy é bem conhecida entre os roqueiros de plantão!

E você? Conhece alguma música que é bem parecida com alguma em algum jogo? Já ouvi falar até que a música do Piratas do Caribe é igual a alguma música do Metal Gear Solid 4.

Tem alguma pra contar? Mande seu comentário!

 

Essa é minha estréia aqui no Passagem Secreta. Meu nome é Kurt, sou o responsável pelo projeto Subway Sonicbeat e um fã incorrigível de games velhos. Era (e ainda sou) um fã do Passagem Secreta também e hoje estou aqui escrevendo para vocês!

 

Filipe (ou Kurt, se preferir) é retro-jornalista e retro-músico. Seguista, oitentista, mas não nintendista. Prefere um bom jogo do Mega Man a um do Mario. Usa videogames pra fazer música no seu projeto Subway Sonicbeat.

Twitter 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. 22, agosto, 2011 em 22:45 | #1

    Hahahaha eu estava justamente ouvindo remixes de Cheetahmen agora há pouco =p
    (free spam, licença aí http://nocmoon.com/2011/01/cheetahmen-theme-remix… )

    Ótima ideia pra post! Isso de plágio na música é controverso, é só ver aquele vídeo de 4 chors 32 songs, por exemplo. Ou a polêmica Satriani x Coldplay. Às vezes acontece de duas músicas terem melodias parecidas mas nem foi de propósito.

    Há uns dias eu estava jogando pokemon white e pensei "omg eu já ouvi essa música em algum lugar… chrono trigger?!" Fica aí a sugestão de outro par de músicas:




    E seja bem-vindo ao blog!

    • kurtrizzo
      23, agosto, 2011 em 09:33 | #2

      Essa do 4 chords 32 songs eu conhecia, até ia citar no vídeo do Chronno Trigger, mas não lembrava de maneira aguma o nome!

      Por coincidência deixei de postar um vídeo de um jogo japonês obscuro com a música identica à introdução de Clocks do Coldplay: http://youtu.be/QJsIV4-dw6k

      Cacetada essa do Pokemon/CT! É idêntica! Nem precisei ouvir a do CT pq eu sei que música é! Será que é o mesmo compositor?

      E muito obrigado!

  2. 22, agosto, 2011 em 23:04 | #3

    Que postagem genial, ainda mais pra quem gosta de música.
    Tá de parabéns Kurt.
    Also, tem um caso bastante engraçado sobre um plágio de uma música do Megaman utilizada pelo Elton John – ~é tão igual que chega a ser cômico.

  3. Acid
    22, agosto, 2011 em 23:51 | #4

    A musica de Elton John é de agosto de 1988. Megaman 2 foi lançado em dezembro de 1988. Não dava nem tempo de plagiar Elton!

    Essa aqui é boa

    • kurtrizzo
      23, agosto, 2011 em 09:39 | #5

      Ah, eu discordo de você. Dava tempo sim de dar uma plágiada!
      As duas aí são bem parecidas, acredito que Mega Man ainda deve ter mais agumas similaridades por aí, lembro de ter visto mais.

    • 23, agosto, 2011 em 14:01 | #6

      Oh @Acid wait!
      Então é a Capcom que plagiou os caras em ambos os casos?
      Achei que fosse o contrário, nem tinha conferido as datas.
      No caso da música do Elton, quatro meses não seriam tempo suficiente?

  4. Julio Pereira
    22, agosto, 2011 em 23:53 | #7

    Poxa, um post tão interessante e só com dois comentários (três agora)!
    Algumas considerações:
    No Blast Corps o início de ambas as músicas é parecido, mas no desenvolver delas acho que ficam um pouco diferente (joguei muito esse game a propósito!).
    A do Sonic 1 na minha opinião é no máximo uma leve referência…
    A música do Ken sempre tive a impressão de já ter ouvido em algum lugar, mas não iria lembrar que era desse filme! Ficaram muito parecidas mesmo!
    Sonic CD só joguei a versão americana, pelo que li aqui no PS a nipônica é melhor….

    • 23, agosto, 2011 em 09:10 | #8

      Júlio, se quiser dar uma olhada, eu fiz um Video-Review do Sonic CD há um tempo atrás… A parte que interessa (sobre as trilhas sonoras) começa a partir de uns 6 minutos
      http://passagemsecreta.com/videocast-sonic-cd-mai

      E, cacetada, se bobear esse negócio é infinito. Sempre vai existir uma música parecida com outra, o que, no caso de VGM, é sempre algo curiosíssimo (e até meio cômico). Eu já conhecia algumas ali, como do tema do Ken e da Marble Garden, mas essa do Action 52 foi dose!

      Anyway, esse é sempre um tema recorrente aqui do PS; foi realmente um assunto bem apropriado para um primeiro post! ^^

      Ah, se me permitem fazer outro jabá, eu fiz há alguns séculos atrás este post relatando uma possível semelhança entre a música de After Burner e de Star Fox. Vai ver foi viagem minha, mas…
      http://passagemsecreta.com/star-fox-e-after-burne

    • kurtrizzo
      23, agosto, 2011 em 09:35 | #9

      Qual das do Sonic 1? Depois fiquei pensando na Marble Zone, lembra muito. Imagino a japonesada compondo e pegando uma inspiração numas músicas oldies.

  5. kurtrizzo
    23, agosto, 2011 em 09:36 | #10

    Muito obrigado a todos que gostaram do post!

    No fim das contas eu me esqueci completamente do Doom, o qual tem vários plágios, mas acho que isso vai virar outro post mais pra frente hehehehe

  6. 23, agosto, 2011 em 11:36 | #11

    Tem uma coincidência interessante: a música da segunda fase de Super Castlevania IV do SNES, The Forest of Monsters, é bem parecida com a música Até Quando Esperar, do Plebe Rude. Oçam as duas e me digam se não parece!

  7. Julio Pereira
    23, agosto, 2011 em 11:53 | #13

    Essa do Doom realmente é novidade prá mim! Joguei muito no SNES e depois vieram umas versões do Final Doom prá PS1.
    Rafael, esse do Sonic CD ainda não tinha visto, mas gostei muito da matéria que li sobre a fase final do Sonic 1 e o final do Blade Runner (parece realmente uma cópia)!
    Curto muito ouvir VGM, meu Winamp já roda as extensões do Mega e do SNES 🙂 Mas ainda não tinha me ligado prá isso!
    Ah, falando nisso tenho umas músicas do Sonic 2 em versão Beta, que são as músicas oficiais mesmo só que com outros arranjos, mas não encontrei essas músicas nos Betas que tenho do Sonic 2 🙁
    Belo post Kurt!

    • 23, agosto, 2011 em 13:33 | #14

      Pra ouvir VGM eu uso o foobar, é só baixar as extensões e o som é melhor que os plugins do winamp. Só nunca consegui rodar sons do Saturn.

    • 23, agosto, 2011 em 23:06 | #15

      Também tenho essas aqui, Julio… Algumas músicas soam bem interessantes nas versões beta mesmo. Já vi alguns até dizendo que são melhores que as versões finais.

      Aliás, para ouvir VGM, além do plugin do Mega e do SNES também ouço muito as usfs de N64. Aliás, recomendo baixar logo o Chipamp, que reúne todos os plugins da maioria dos consoles disponível. Só não é interessante se o seu SO for o Win XP, porque rola um bug com limite de extensões de arquivos suportadas pelo Winamp e tal…

  8. Giulian Steel
    23, agosto, 2011 em 16:21 | #16

    Parabéns pelo post Kurt, estreiando muito bem!
    Adoro essas comparações, conhecia a maioria, mas não conhecia a do X-Men 2: Clone Wars, gosto bastante desse jogo.
    Não lembro agora nenhuma semelhança de músicas, mas lembrando eu posto aqui com certeza 😀

  9. 23, agosto, 2011 em 16:35 | #17

    Eita… até a do KEN O_O

    Boa mano… será que tem mais… pode fazer mais postagens desta área hehehe

  10. 23, agosto, 2011 em 16:38 | #18

    Muito legal o post, tem essa do Megaman X3, na fase do Neon Tiger, aparentemente baseada na música My Michelle do Guns N' Roses XD

    • Giulian Steel
      24, agosto, 2011 em 14:17 | #19

      Foi mesmo inspirado na música, a equipe de funcionários da Capcom no Japão são fãs da banda. Isso se arrastou até o Megaman X5, onde o nome de todos os mavericks foram modificados com nomes de integrantes e ex-integrantes do Guns para a versão ocidental.
      Pra mim, fora do campo música, não deviam misturar as coisas. Por isso os nomes na versão oriental ficaram mais interessantes.

  11. Julio Pereira
    23, agosto, 2011 em 19:46 | #20

    Sempre fui ligado nos efeitos sonoros e músicas dos games, mas não cheguei a comparar as músicas dos jogos com outras…. Só ficava comparando entre mesmos jogos prá diferentes plataformas. Tipo os sons entre o Mega e o SNES: Sempre achei o SNES com um jeito mais robótico e os sons do Mega mais simplórios em alguns casos…

  12. Julio Pereira
    24, agosto, 2011 em 14:52 | #21

    Valeu pela dica aí Leandro. Eu já usava o foobar (que o Kurt falou) mas tô mais no winamp (o chato é que tem que tá catando individualmente os plugins). Uma hora vou testar o Chipamp!

  13. Julio Pereira
    24, agosto, 2011 em 23:04 | #23

    Opa, era vc mesmo Rafael! Hhuahuahuahu!

  14. SO FODA
    27, agosto, 2011 em 15:38 | #24

    ae gente nao é so esses o megaman classico que tem easter egg o megaman x3 tb tem um é um verso de uma musica do GUNS N ROSES na fase da floresta (mauls nao sei o nome) onde o cara infrenta um tigre

  15. Jejé
    27, agosto, 2011 em 16:59 | #25

    Muito soda esse post, entrou pro meu Top 5! XD
    Gostei muito… Mas acho completamente normal esse tipo de coisa. Às vezes não foi nem plágio, foi simplesmente inspiração mesmo. OU saiu parecido sem ninguém notar, eu mesma já tive a mesma idéia que um amigo muitas vezes.

    Outro caso curioso desse tipo e que dá o maior bafafá na comunidade de Metal Gear é esse aqui:


    😛

    Parabéns pelo post! 🙂

  16. pedro flag
    27, agosto, 2011 em 21:23 | #26

    Kurt meus parabéns cara… incrível post, também sou fã do site e de games antigos, continue assim…

    Cara esse post me lembrou muito o game guilty gear onde há muitas referencias de varias musicas e artistas no jogo:

    Personagem Ky's é referencia do ky kiske ex helloween; e seu theme chama-se Holy Orders (Be Just or Be Dead) referencia a musica do iron maiden (Be quick or Be Dead)

    Personagem axl low referencia para axl rose.

    e ai vai…

    até mais

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: