Página Inicial > game music, podcast > Estreando Game Sound & Music – O mais novo podcast de Game Music!

Estreando Game Sound & Music – O mais novo podcast de Game Music!

Saudações a todos os tripulantes dessa nave-mãe chamada Passagem Secreta! Hoje, estou apresentando um projeto que venho tentando executar há algum tempo: o Game Sound & Music (ou GSM, para os mais práticos), um podcast que consiste principalmente em tocar as composições mais memoráveis dos videogames, em um estilo bem de programa de rádio mesmo. Quem lembra da Rádio Gamerstation sabe que cheguei a comandar duas atrações por lá, e este Podcast não foge muito aos moldes daquelas apresentações na saudosa rádio. Por isso, a ideia é a de que você aproveite essa playlist sugerida por este que vos fala e conheça algumas surpresas e versões exclusivas de temas clássicos!

Como é o primeiro episódio, foram tocadas algumas músicas variadas, sem tema específico. Mas com certeza os próximos episódios serão temáticos, com um podcast dedicado a jogos de luta, outro de corrida, etc…

No próximo GSM, tocarei pedidos feitos aqui nos comentários. Então não deixe de dar sua sugestão do que gostaria de ouvir! Peça aquela música que só você conhece e acha sensacional; quem não tenho uma versão diferente dela aqui… Só não vale pedir Crazy Bus!

Além disso, aceitarei críticas sobre o formato do programa. Se alguma coisa desagradar, não deixe de escrever aqui. Espero que todos curtam a ideia e, principalmente, ouçam até o fim! A tracklist? Surpresa…

Agradecimentos ao Eric “Cosmonal” Fraga pela música-tema do programa. Ficou realmente muito boa!

Para baixar, clique com o botão direito no link abaixo e escolha a opção “Salvar link como…”

Podcast Game Sound & Music – Ep I

Para assinar o Podcast – http://feeds.feedburner.com/gsmpodcast

iTunes – itpc://feeds.feedburner.com/gsmpodcast

Jornalista de games, editor de vídeo e estudante de Audiovisual, escreve atualmente para a Revista OLD! Gamer. Além dos joguinhos, também dá pitacos sobre cinema, TV e tecnologia; sempre acreditando que a ironia é a melhor forma de sinceridade. Ouve Game Music e trilhas sonoras de filmes durante a maior parte do tempo, mas jura que é uma pessoa legal. Seguista, badernista e exorcista.

Twitter YouTube 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: game music, podcast
  1. Radrenato-
    21, dezembro, 2011 em 01:36 | #1

    Legal!
    Ouvi aí na nuvem até metade e agora baixando pra ouvir no caminho pro serviço.
    Ah, sugestão…


    e

    Clash on the Bridge – (FF5) – Storm Eagle Theme (Megaman X)

    • 21, dezembro, 2011 em 21:02 | #2

      Espero que tu tenha curtido a versão completa então! Peguei essas sugestões, a Storm Eagle eu já tenho aqui!

      • 23, janeiro, 2012 em 02:53 | #3

        Esqueci de comentar antes. Ouvi umas 2x, ficou muito bom, parabéns.
        E sim, também tava ouvindo o pod no ônibus, sendo vítima (e réu) de encoxamentos. *risos*
        Pokeflute foi uma surpresa pra mim. A melhor faixa penso eu.

  2. kurtrizzo
    21, dezembro, 2011 em 08:26 | #4

    Eu preferia o nome que vc deu antes! Aqui no trampo não dá pra ouvir, mas vou pegar assim que chegar em casa pra ouvir!

  3. 21, dezembro, 2011 em 11:37 | #5

    Uma boa pedida: 09 ENDING (Ending ~ Staff Roll) da OST de Super Mario Land! Pedi mal?

    • 21, dezembro, 2011 em 21:03 | #6

      Você deve estar se referindo ao arrange da tal da "Mario Freaks Orchestra", certo? Podexá que essa tenho aqui e vai entrar no próximo programa. Aliás, todo aquele álbum é sensacional!

      E valeu pelo apoio e pela divulgação nas redes sociais, filho!

  4. 21, dezembro, 2011 em 12:42 | #7

    Bem, vou pedir algumas músicas, Rafael. Espero que algumas você aprecie:

    – Storm Eagle (Megaman X)
    – Ending Credits (Super Mario Bros 2)
    – Space Armada (Star Fox – SNES)
    – Go Straigh (Streets of Rage 2)
    – The Red Wings (Final Fantasy IV)
    – Frog's Theme (Chrono Trigger)
    – Slum / Round 1 (Mighty Final Fight – NES) – música da 1ª fase
    – Pentarou Theme (Parodius)

    Bem, acho que tá bom. Espero não ter exagerado…

    • 21, dezembro, 2011 em 21:04 | #8

      Não, magina! Só vou ter que dedicar um programa inteiro à seus pedidos… rs

      Valeu pelas sugestões, vou escolher algumas e colocar no próximo programa!

  5. 21, dezembro, 2011 em 16:32 | #9

    Curti bastante o estilo do programa. Vai ser ótimo para ouvir no ônibus. E esse álbum do Bryan Davis é incrível. Gosto muito das versões de Green Hill Zone do Sonic, Rise from Your Grave do Alterad Beast e Mellow Groove e Rocket Rap do Toejam and Earl 2 que ele fez. Inclusive esse último conheci graças ao disco.

    Agora vamos ao pedido:
    Step no It (Minnesota Fats: Pool Legend), porém caso você não ache pode ser qualquer outra do game.

    Como tá valendo floodar aqui nos comentários vou recomendar para você um um podcast e um videolog só sobre game music, pode ser?

    O podcast é The Legacy Music Hour. Eles tem mais ou menos a mesma premissa que o GSM. Lá cada soundtrack tem um tema especifico como Jazz Music ou TurboGrafx-16. Eles já contam com mais de 60 postagens. Vale a pena dar uma conferida.

    O videolog é o Sound Test do blog Normal1S. Lá eles fazem analises das soundtrack dos jogos. Outro que vale a pena dar uma conferida. O videos são curtinhos em geral também.

    The Legacy Music Hour: http://legacymusichour.blogspot.com/
    Sound Test: http://www.youtube.com/user/Normal1S

    • 21, dezembro, 2011 em 21:06 | #10

      Cara, não conhecia esse videolog e o podcast, e é sensacional! Obrigado pelas indicações, vou ouvir até para me inspirar em algumas coisas.

      Quanto ao seu pedido, eu confesso que nunca havia ouvido aflar nesse jogo, mas tenho a trilha dele aqui! Vai entrar no próximo cast com certeza!

  6. Felipe Silva
    21, dezembro, 2011 em 16:57 | #15

    Cara, Parabéns pelo podcast ! Está sensacional e num formato que considero ideal. Pois te dá a oportunidade de comentar sobre as músicas que forem importantes e até criar programas temáticos, como por videogame ou compositor.

    Bem bacana mesmo 🙂

    • 21, dezembro, 2011 em 21:07 | #16

      E a ideia é essa mesmo: criar programas temáticos e ir comentando sobre as músicas! Valeu pelas congratulações ^^

  7. Juliano
    21, dezembro, 2011 em 17:11 | #17

    Muito bom o programa, curti demais. Fui ouvindo enquanto tomava minha dose diária de Super Street Fighter 2(no mudo) e quando tocou F-zero lá no início te confesso que pensei em fechar o jogo e abrir do F-zero, com sorte não fiz isso pois na sequência tocou a Guile's Theme, e eu por coincidência estava jogando com este personagem.

    Uma escolha muito boa, acabou me dando vontade de jogar Chrono Trigger novamente, Sonic então nunca falha com sua trilha. Zelda eu desconhecia pois não joguei essa versão. E finalmente o que provocou arrepios aqui foi ouvir essa versão da música onde tocava na fase Bowser no Mario 64, outra coincidência foi que é o último jogo que eu joguei, peguei 148 estrelas no Super Mario 64 DS, acho que faltam duas mas não sei onde achá-las.

    Caramba, pra fechar a música de vitória mais emocionante de todas que é do meu jogo favorito de todos os tempos, no final do Super Street Fighter 2. Até comentei com um amigo meu, se fosse escolher uma música pra tocar no meu velório, certamente seria essa, um verdadeiro tema de vitória,

    (vou acompanhar o programa pois achei o formato perfeito, vlw)

    • 21, dezembro, 2011 em 21:10 | #18

      Eu ando muito viciado na trilha sonora do SSF 2 de Arcade, não faço a menor ideia do porquê. Acho que são esses samples usados nas músicas, não sei. Mas é claro que pra inaugurar o podcast não tem como faltar uma música dessas!

      Agora, fico imaginando num velório uma música dessas, toda alegre e tal… Ia ficar inusitado, rs

      Eu já escolhi a que vai tocar no meu, parece ser mais apropriada

      • Juliano
        23, dezembro, 2011 em 00:48 | #19

        É que seria algo pra ficar memorável, alegre, de ter sido um vencedor, e ela é emocionante ao mesmo tempo, como se tivesse ficado realizado ao terminar o jogo. E velório dramático é triste. Queria um ambiente mais pra cima.

        Essa de Bayonetta é bem eu diria… caótica, tem um estilo caótico de ser.

  8. Gustavo C.
    21, dezembro, 2011 em 19:59 | #20

    Aqui quem fala é um cara totalmente por fora de videogames, mas os poucos que joguei me fizeram ganhar um gosto especial pelas músicas e efeitos sonoros. Por isso ouvi o cast com muito prazer. Vim parar aqui através de um twitt, e gostei. Uma sugestão: colocar mais uma pessoa apresentando, ou seja, uma dupla, acho que ficaria mais interessante, dinâmico. E quanto a sugestões de músicas, bom, meu repertório é muito escasso.. se fizer uns casts sobre Super Mario e Donkey Kong eu já vou ficar feliz pra sempre, hehe.. Principalmente Donkey Kong Country 2 – Diddy's Kong Quest, que são lindas.. 😉

    • 21, dezembro, 2011 em 21:13 | #21

      A ideia é essa mesmo: por volta do 3º episódio, por aí, vou chamar um convidado para conversamos a respeito de Game Music e tal. Fica tranquilo que isso é algo que já foi pensado. E anotei a sugestão, podexá!

  9. 21, dezembro, 2011 em 21:22 | #22

    Legal que eu tinha pausado o cast pra ver o trailer do Megaman X de iPhone que tá todo mundo metendo o pau, aí fechei a janela dele e voltei a ouvir o cast…
    Aí começa a mesma música de Megaman X! Juro que procurei pra ver se a janela do Megaman X de iPhone ainda estava aberta!

    Eu curto Gamemusic pra cacete, tô sempre precisando de boas idéias pra sonorizar o Inconstanticast e os outros pods…

    Parabéns pelo cast Rafael!

    • 21, dezembro, 2011 em 22:11 | #23

      Eu acho que era a janela do Megaman X no iPhone que ainda estava aberta, porque eu não lembro de ter tocado Megaman X no programa não! Ou será que toquei o.O

      Valeu por ter ouvido esse negócio aqui! Mais em breve!

  10. 21, dezembro, 2011 em 23:35 | #25

    Rapaz, Space Harrier abrindo o GSM, mashup de Beat It de Moonwalker de Mega com a voz de MJ (ficou muito bom!!), melhor remix que existe da melhor música do SNES ever (Mute City :D), Golden Axe "Correct Pitch" do Sega Ages. Agora, peraí, Golden Axe do Sega Ages não é tão ruim assim não hein, seu invejoso, só porque não tem Kid Chameleon em nenhum volume do Sega Ages!! 😛 Brincadeira, é ruim sim, mas como 00Agent falou as versões da trilha são TÃO BOAS que pra mim valeu a pena jogar todo. Eu conheci a trilha quando coloquei o CD desse Sega Ages no PS2…

    😉

    Podcast perfeito, informativo e feito por quem entende do riscado. Esse Kid Chameleon sabe mesmo uma coisa ou duas sobre game music. Quero blocos separados em MP3 distintas para poder pesquisar mais rápido pelas faixas ao escutar no carro! 😀

  11. Jejé
    21, dezembro, 2011 em 23:57 | #26

    Baixandooo!!!

  12. lucas arreguy
    22, dezembro, 2011 em 16:44 | #27

    É impressão minha, ou no 2º intervalo,antes de ir pro Zelda, a música que toca de fundo é a de menu do ISS 2000, de Nintendo 64?

    • 22, dezembro, 2011 em 18:22 | #28

      É isso mesmo. Com exceção do primeiro intervalo, todas as outras músicas de fundo usadas foram do ISS 2000 de N64!

      • lucas arreguy
        22, dezembro, 2011 em 18:41 | #29

        Legal…é um dos poucos jogos de futebol que a sua soundtrack me chama a atenção… ele é bom, mas não supera o 98, que não supera o 64…xD
        Muito bom esse podcast…

        • 22, dezembro, 2011 em 18:57 | #30

          Falou e disse! O 2000 tem algumas mudanças na jogabilidade que não me agradaram muito – principalmente a mudança nos controles de chute. Mas a trilha sonora é espetacular, nem dá para acreditar naquilo saindo de um N64. Já o 98 para mim superaria o de ISS 64 não fosse um detalhe: se tivesse o mesmo narrador eufórico. Aí sim, seria perfeito!

          • lucas arreguy
            22, dezembro, 2011 em 19:22 | #31

            Verdade… seria massa no ISS 98 o narrador eufórico gritando Brazil…(se bem que eu jogo com a Holanda né?xD)
            Eu só jogo mais o 2000 por causa de emulação, que a do 98 não é tão boa, e a do 64 é impossível de ser jogado, a não ser que alguém se anime a jogar com personagens com um retângulo preto embaixo dele, e um retângulo preto maior que é o campo(não, ainda não comecei minha coleção de jogos, só tenho 16 anos ainda…ainda…)

            Na espera de mais podcasts com gamemusic como esse, mantendo a qualidade das músicas, como sempre ^^

            ps: Queria jogar ISS2000 online, mas quem disse que o Project 64 funcionou? ¬¬''

            • 22, dezembro, 2011 em 20:17 | #32

              Ah eu nem tento jogar os ISS em emulador… Aliás, o Project 64 é muito aleatório, principalmente com esses três jogos. Como tenho o cartucho do ISS 64 aqui, prefiro jogá-lo de vez em quando no console. O problema é que eu já conheço todas as manhas de jogo, ou seja, coloco a Korea do Norte contra o World All Stars no Level 5 e ainda consigo ganhar. Por isso que prefiro o ISS 98, que a dificuldade é bem mais absurda.

              E valeu, acho que antes do ano acabar devo fazer mais um desses ^^

  13. 23, dezembro, 2011 em 00:11 | #33

    Ficou muito legal esse podcast, Rafael!

    Pelo visto você curte mais versões arrange e remixes de músicas de games do que eu, embora essa de Streets of Rage Remix tenha ficado bem legal. Legal também a menção ao Yuzoboy, acho que já citei ele numa ou duas matérias aqui, e certamente será citação fundamental em alguns posts futuros, já que o cara manja muito de mixagem e gosta de uns rumores gamísticos.

    Gostei também desta música de Zelda, não conhecia, excelente!

    Aí vai uma lista com algumas sugestões para futuras edições do já famoso "GSM cast":

    Fluke – Atom Bomb (Do game Wipeout XL – Saturn/Psx, publiquei aqui: http://passagemsecreta.com/clipe-musical-do-game-

    Joanne Hogg – Small Two of Pieces (Tema final de Xenogears – PSX)

    B-Wings – Music 2 (NES) –

    Kid Dracula – Stage 2 – The Sky (NES) –

    Smiles and Tears – Tema final do jogo Mother 2 (SNES) – Mais especificamente este fantástico cover:

    É isso! 🙂

    • 23, dezembro, 2011 em 07:23 | #34

      É que como as músicas eram mais conhecidas, então seria mais razoável utilizar de arranges e remixes que provavelmente as pessoas não ouviram. Mas, nos próximos, devo usar mais as originais mesmo.

      Valeu pelas sugestões, vou escolher algumas para colocar no programa!

  14. Acid
    23, dezembro, 2011 em 02:08 | #35

    O que eu gostaria de ouvir seria um programa dedicado às pérolas escondidas dos jogos de 8 e 16 bit, de jogos obscuros ou menos conhecidos, como Cybernator. Mas podia, por exemplo, até rolar umas musicas menos tocadas de Chrono Trigger, Megaman, etc.

    • 23, dezembro, 2011 em 07:22 | #36

      Como era um programa de estreia, então seria melhor tocar as mais conhecidas primeiro. Mas com certeza as mais obscuras e desconhecidas vão rolar daqui pra frente.

      Vou dar uma olhada nesse Cybernator porque nunca ouvi falar…

  15. 23, dezembro, 2011 em 13:59 | #37

    Parabéns Rafael, o programa ficou da hora. O remix da música da fase do Cassino ficou show demais (pena que é curta ¬¬). Como dica eu dou as seguintes sugestões:

    1. Incluir no começo do programa ou mesmo intercalando entre as músicas, notícias e novidades do que rolou de interessante nos blogs da comunidade retrogamer ou até mesmo sobre jogos mais atuais como lançamentos e outros destaques que rolaram na semana/mês (depende do formato de atualização que vc irá utilizar)

    2. Além de informar sobre a música que irá tocar, também dizer se o jogo em questão já foi analisado no passagem ou se existe alguma curiosidade sobre o mesmo no blog.

    3. A publicação de uma enquete no programa. Por exemplo: Você gostaria que o próximo podcast fosse sobre: 1. RPG, 2. Arcade Classics, 3.Nobuo Uematsu etc.. (só exemplificando mesmo)

    Bom essas minhas sugestões. Continue com o programa. Adoro ouvir podcast enquanto to na net.

    Um forte abraço!

    • 23, dezembro, 2011 em 18:45 | #38

      Essas sugestões são sensacionais, Marcel. Com certeza vou usá-las nos próximos episódios! O único contratempo que posso ter é que talvez essas coisas influenciem na duração do programa, e fique um pouco chato. Mas como são os primeiros episódios, não custa tentar colocar essas coisas para ver no que dá. Valeu mesmo pelas ideias, são muito boas! Abraço!

  16. Jejé
    24, dezembro, 2011 em 00:58 | #39

    Parabéns Rafa, ficou MARAVILHOSA essa primeira edição! Tua locução é muito boa, divertida, e as menções a Rádio me emocionaram. Aguardo ansiosamente por mais! E quero o feed pra assinar! 😀

  17. 26, dezembro, 2011 em 18:54 | #41

    Ficou muito bom!!! Continue nesse ritmo que promete!!! Enjoy 🙂

  18. 26, dezembro, 2011 em 19:02 | #42

    Pedidos: Sonic 3 (ICE CAP … pode ser remix ou original) ….
    Streets of Rage 2 (Expander)
    Killer Instinct 2 (Arcade, Theme Music)
    Mortal Kombat 1 Mega Drive (The Pit)
    Street Fighter III RD (Ryu Stage)

    Abração e Boas Festas!!!

    Fã Clube SEGA POWER RS – Brasil.

  19. manobetosenior
    29, dezembro, 2011 em 10:50 | #43

    Concordo com a Jeje, sua locução é ótima! Você tem carisma para apresentações deste tipo. Meus parabéns. Edição muito boa, só sugiro algumas vinhetas entre uma música e outra aí meu filho, é só colocar o programa ao vivo, pois não ficará devendo mais nada para as rádios. Um grande abraço.

  20. manobetosenior
    29, dezembro, 2011 em 10:52 | #45

    Bom, aproveitando irei fazer um pedido afinal, sou filho de Deus também né? XD
    Toejam and Earl (Mega Drive)

    Abraços

  21. pedro12
    4, janeiro, 2012 em 01:17 | #46

    Ficou muito bom!!! Queria baixar,mas meu HD está entupido de coisas.
    Eu tenho um pedido de uma música do game Tempest 2000 para Atari Jaguar (putz!) chamada Mind´s
    Eye.

  22. Isaias Ramos
    12, janeiro, 2012 em 14:52 | #47

    Muito bom Rafael! Curti o podcast!

    Ponto alto: Sky Sanctuary versão Generations!
    O tema da Sky Sanctuary prá mim segue sendo umas das melhores canções de todos os jogos do Sonic. =)

    Continue os episódios, belo trabalho!

  23. Ronaldo De Oliveira
    13, fevereiro, 2013 em 22:38 | #48

    Bah, mas pq não fizeram mais? ficou muito bom !! parabéns !

    • 13, fevereiro, 2013 em 23:30 | #49

      Tive problema de falta de tempo, e depois desanimei. Mas quem sabe um dia eu volto com alguma coisa, né? 😛

      Obrigado pela curtida!

  24. Lucas Cantino
    25, março, 2015 em 16:26 | #50

    nota dez , as piadas do buso foram otimas , essa versao do sonic me fez dnaçar como Baryshnikov no meio da rua , que versão maravilhosa , parabens

  25. Lucas Cantino
    25, março, 2015 em 17:05 | #51

    e essa " chrono trigger orchestra version " MEU DEUS DO CEU QUE COISA MARAVILHOSA !!!

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: