Página Inicial > game music, Mega Drive > In Memory of Mega Drive: Um tributo musical à altura do 16-bit da Sega

In Memory of Mega Drive: Um tributo musical à altura do 16-bit da Sega

É bastante comum hoje em dia encontrar projetos de fãs que, com suas habilidades musicais, conseguem homenagear suas músicas favoritas dos jogos antigos, em diferentes estilos e gerando resultados diversos. Algumas das ideias desses projetos nascem de comunidades – como a OCRemix – ou são simplesmente empreitadas individuais, onde a única motivação que se pode encontrar está na simples paixão pela Game Music que serviu de trilha sonora em algum momento da vida.

E esse é o caso de Brian Davis. Através do lançamento de Cheat Codes, em 2003, o músico se tornou um dos precursores do conceito de homenagear suas trilhas favoritas com álbuns completos em mp3 na Internet. Após o lançamento de Last Level, em 2005, Davis anunciou que iniciaria um projeto homenageando o Mega Drive e suas músicas. Cá estamos em 2011, e a difusão da Game Music é bem maior do que naquela época. E finalmente o álbum saiu, lançando a pergunta: O que In Memory of The Mega Drive tem de especial em relação a outros lançamentos semelhantes?

Em resumo, o álbum possui um acabamento surpreendente, com arranjos que apresentam novas ideias em relação ao original, e ainda assim sem desfigurá-las e torná-las irreconhecíveis – um problema crônico recorrente de alguns remixes por aí. O músico também conseguiu unir  jogos populares com aqueles que não são tão rememorados assim, como Boogerman e Gadget Twins.

Flatulent Swamps – de Boogerman

Além desses dois, os games cujas trilhas sonoras foram rearranjadas no álbum são: Cyborg Justice, Ecco The Dolphin 2, Shinobi 3, Altered Beast, Sonic & Knuckles, Toe Jam & Earl 2, Phantasy Star III, Ecco The Dolphin, Sonic The Hedgehog, Rocket Knight Adventures e Gunstar Heroes. O destaque vai para os arranjos de Phantasy Star III, que serviram como introdução e conclusão da playlist, além de algumas faixas servindo como intervalo. Uma excelente escolha, já que é impossível dar errado qualquer prelúdio que use a composição memorável do game.

Opening Theme Phantasy Star III

As faixas seguem em sua base o estilo Rock/Metal, com a guitarra liderando grande parte das músicas; porém, outros instrumentos são incorporados na mistura, o que as tornam bastante interessantes de ouvir, e não muito pesadas a ponto de distanciar aqueles que não têm o estilo musical como favorito – o que é o caso deste senhor que escreve a matéria. Algumas releituras são surpreendentemente diferentes de tudo que já se ouviu antes, como a Flying Battery de Sonic&Knuckles:

E outras são espetaculares, como a Spring Yard, do primeiro Sonic:

Porém, o álbum possui um grande problema: O músico optou por fazer deste álbum algo mais conceitual; ou seja, muitas das faixas transitam diretamente de uma para a outra, em uma sequência única. Além disso, assim que cada jogo é apresentado no álbum, há uma introdução falada sobre a história do game, de uma forma em que a intenção é a de ser bem-humorada, mas que não tem graça alguma e apenas distrai do que a coletânea tem de melhor, que são as músicas. Em plena era da opção Shuffle dos players de áudio, talvez o álbum não se saia muito bem. Outro detalhe é que as músicas podem parecer curtas demais: a composição mais longa do disco não chega nem perto de quatro minutos de duração.

Ainda assim, In Memory of Mega Drive é recomendadíssimo, já que é bem provável que você encontre uma música favorita ali, com tantos arranjos variados que conseguem respeitar as composições originais. Os problemas citados acima podem atrapalhar a audição do álbum, mas não a ponto de deixar de apreciar o ótimo trabalho que o músico teve com cada canção. Em tempos aonde os arranjos de fãs de Game Music carecem de equilíbrio, esse projeto é uma grata surpresa.

O download é totalmente gratuito, em diferentes formatos de áudio – com o único contratempo de ter que inserir seu e-mail para se cadastrar em uma newsletter, mas o procedimento é rápido.

DOWNLOAD – IN MEMORY OF MEGA DRIVE (Site Oficial)

Twitter

Site Oficial

 

 

Jornalista de games, editor de vídeo e estudante de Audiovisual, escreve atualmente para a Revista OLD! Gamer. Além dos joguinhos, também dá pitacos sobre cinema, TV e tecnologia; sempre acreditando que a ironia é a melhor forma de sinceridade. Ouve Game Music e trilhas sonoras de filmes durante a maior parte do tempo, mas jura que é uma pessoa legal. Seguista, badernista e exorcista.

Twitter YouTube 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: game music, Mega Drive
  1. 29, março, 2011 em 22:30 | #1

    Não curto muito o sistema de download desse site, mas enfim, por enquanto eu baixei a Idaten do Shinobi III e ela tá ótima. Pena que só há uma colher de chá de cada jogo no álbum, porque eu queria ouvir um remix da Ground Zero. ;_;

  2. 30, março, 2011 em 05:11 | #2

    @Hyper Emerson

    É verdade, o esquema de download não é muito legal. Mas coloquei para baixar ali entrando com o e-mail, e não tive problema depois para ouvir. Agora, em relação ao Shinobi III, eu senti falta da Japonesque…

  3. Igor
    30, março, 2011 em 09:53 | #3

    Por falar em Phantasy Star 3. Olha só isso http://www.gagagames.com.br/?p=25504

  4. 30, março, 2011 em 17:06 | #4

    Eu sou "velho" chato, não gosto dessas versões com instrumentos "comuns". Mas essa Spring Yard Zone podia ser muito bem tocada pela galera do Gameboys.

  5. 30, março, 2011 em 17:29 | #5

    @Kurt

    Então você seria conservador, né? Até te entendo, até porque muitos dessas versões novas tem instrumentos que não combinam mesmo.

  6. 31, março, 2011 em 12:22 | #6

    Hoje estou em um dia download game music, estou baixando o álbum do Mega Drive, a soundtrack de Side Pocket e esse agora.

    E mais tarde baixo a trilha sonora de Alex Kidd!

    Vlw pela dica Rafael!

  7. 31, março, 2011 em 13:51 | #7

    Rapaz… demais. Putz, a Spring Yard está de arrepiar de linda.

    Não há muito o que dizer, só seguir o twitter do cara, assinar o feed do site e baixar o álbum. Por sinal, estou passeando por lá e me deleitando com as versões. De bate pronto, já dá pra dizer que ele é o autor das melhores versões de game music que já vi desde que os BBSes e a Internet surgiram, sem exageros. Vi que tem músicas próprias do cara lá, ouvir também.

    …e agradecer ao Rafael por nos apresentar ao Brian Davis.

  8. 2, abril, 2011 em 12:48 | #8

    Nossa, que demais! Amei as músicas do Sonic. Vou baixar. Valeuzão pelo post!

  9. 5, abril, 2011 em 17:40 | #9

    Foda demais. Tinha baixado mas tinha esquecido de ouvir ¬¬ Muitas músicas fodas. Algumas me deram vontade de jogar o jogo pra conhecê-lo e poder apreciar melhor as modificações :]

  10. helisonbsb
    5, abril, 2011 em 20:04 | #10

    só clássicos!!!!

  11. Guilherme
    9, abril, 2011 em 18:48 | #11

    Podia rola a 1ª fase do Streets of Rage 2…

    Simplesmente fodástica…

    Muito bom a proposito o trabalho

  12. 12, abril, 2011 em 11:39 | #12

    Nossa, que fantástico! Não tinha conferido ainda e curti demais.

    A releitura de Flying Battery ficou muito foda, e me lembrou demais alguns arranjos de Symphony of The Night, em especial o Coliseum!

    Spring Yard também ficou poderosa! *_______*

    Hora de baixar! XDDD

  13. 31, dezembro, 2011 em 11:02 | #13

    http://emuparadise.ru/images/header.jpg

    ?? ????? ??????? ??????? EmuParadise ??????? ?????????: ?????????, ??????????? ????????, ???????? ?????????, ??????????? ? ??????? ??????, ??????? ?????? ???????? ?? ?????. ?? ?????? ??????? ????, ????, ??????? ? ????? ??? ??????? ????????? ????????? ?????????. ?? ????? ????????????? ??? ??????????? ????????????? ?? ??????? ????????? ???????? ? ????????????? ????. ??????? ??? ? ??????? ? ???????? ?????????? ??????? ?????????. ????????? ?? ??????, ? ?? ??????? ?????????? ??????? ????? ??? ??????????.

    ???? ?? sega zombies ate my neighbors

    ???????? ???????? ????????? ??????? ?????????

    ???????? ??? sony playstation 1

    misadventures of flink

    • 31, dezembro, 2011 em 14:52 | #14

      E-mail que eu recuperei da caixa de spam, de um dos membros da Emu Paradise, um dos mais famosos sites de emulação do mundo (aliás, Rússia e França estão entre os melhores do mundo nesse quesito).

      E de novo a droga do WordPress/Intense Debate não reconhece caracteres de outro alfabeto. Que &#€½!

      Pelo menos fica bem claro que a tradução do conteúdo do PS para outras línguas é eficiente.

      Nos links, dois jogos de Mega e alguns emuladores bem interessantes.

  14. 1, agosto, 2015 em 22:46 | #15

    O cara possui muita sensibilidade pra escolher um instrumento "real" que soa muito similar ao som FM do Mega e que ao mesmo tempo é mais orgânico. basta ver a primeira fase do Sonic (ninguem nunca conseguiu arranjar tão bem quanto ele). Fiquei tão empolgado que pra ajudar o cara comprei a musica do Altered Beast – Transformation. Merece.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: