Página Inicial > game music, Mega Drive, sistema, Super Nes, vídeos > Como seria a trilha sonora de Donkey Kong Country no Mega Drive

Como seria a trilha sonora de Donkey Kong Country no Mega Drive

É sempre interessante quando pessoas se dedicam a experimentos como esse, não somente porque trazem uma nova abordagem de músicas imutavelmente clássicas, como também reafirmam de que a diferença entre os chips sonoros do Mega Drive e Super NES eram mais questão de gosto do que por parecer técnico – apesar do console da Nintendo levar realmente uma certa vantagem neste último aspecto.

Diante das discrepâncias de som entre os dois consoles, o misterioso Mixer Productions adaptou as músicas de Donkey Kong Country originalmente eternizadas por David Wise no Sony SPC700 do Super Nintendo para o Yamaha 2612 do Mega Drive. Utilizando timbres de jogos como Ristar e Ecco the Dolphin aliados aos samples (sons pré-gravados) de diversos outros jogos do console da Sega, o músico fez uma transição muito interessante das faixas, que, apesar de contarem com recursos de produção musical muito mais avançados e eficientes que os artistas em 1994 teriam à disposição para o Mega Drive, ainda nos fazem pensar como seria uma possível adaptação naquela época.

“Não foi uma transição fácil, já que vários sons incidentais de grande parte da trilha sonora original não são apropriados para o chip de som do MD” declarou no arquivo .txt que acompanha o álbum. “Mas, com a ajuda do VOPM, o Ultimate Genesis Soundfont, e de vários samples digitais que possuo, acredito ter feito um bom trabalho”

Se quiser tirar a prova, basta ver o vídeo abaixo, com um Megamix contendo todas a maioria das faixas presentes no álbum. É interessante ouvir o tema principal do jogo e perceber sons de Streets of Rage… Apesar de que, em outras faixas, os timbres parecem muito estridentes, tirando aquela suavidade ambiente presente na trilha original.

Caso queira baixar, o link está logo abaixo:

Super Donkey Kong Megamix (Mediafire)

O canal no Youtube da Mixer Productions conta com muita Game Music, seja original ou remixada. Lembrando também que ele já fez a adaptação da trilha de Donkey Kong Country 2, além de várias outras experimentações semelhantes. Basta apenas acompanhá-lo ali ou no Facebook.

 

Jornalista de games, editor de vídeo e estudante de Audiovisual, escreve atualmente para a Revista OLD! Gamer. Além dos joguinhos, também dá pitacos sobre cinema, TV e tecnologia; sempre acreditando que a ironia é a melhor forma de sinceridade. Ouve Game Music e trilhas sonoras de filmes durante a maior parte do tempo, mas jura que é uma pessoa legal. Seguista, badernista e exorcista.

Twitter YouTube 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. 23, dezembro, 2011 em 15:14 | #1

    caramba, que show! Adaptações by Yuzo Koshiro!

  2. 27, dezembro, 2011 em 02:51 | #2

    Rapaz, que interessante! Engraçado ver esse artigo, pois há pouco tempo vasculhava o YouTube ouvindo a trilha sonora de OutRun 2006: Coast 2 Coast, quando de repente encontrei um vídeo da minha música favorita no jogo, Shiny World. A diferença é que a música foi "transplantada" do som do Arcade para o Master System, como dizia a própria descrição do vídeo. Como me agradou, logo adicionei-o aos favoritos e verifiquei o canal.

    Não sei se o estimado 00_Agent já conhece, mas o canal é otobeya. Há vários vídeos com "transplantações" de músicas originais de jogos para outros consoles. Além disso, também há remixes de músicas de outras coisas, como animês. Há um site do otobeya onde parece haver mais conteúdo que no canal do YouTube, mas eu não conferi.

    Tais adaptações como essa do Super Donkey Kong devem ser bastante trabalhosas mesmo, mas às vezes o novo efeito pode agradar até mais que no trabalho original!

    • 27, dezembro, 2011 em 07:17 | #3

      Eu havia visto esse vídeo buzinando nos recomendados da minha conta, mas nem parei para ouvir. Vou me inscrever no canal dele e acabar logo com isso ^^

    • 4, janeiro, 2012 em 12:34 | #4

      Cara, FABULOSO esse canal! Compartilho com você o fanatismo pela Shiny World no 2006, é boa demais, continuou bem o legado deixado pela tríade insuperável do original. Mas cara, a conversão do otobeya ficou demais! Respeitou o estilo do PSG da época dos compositores do Master, ele não fez a chiptune "afetada" como acho que fica na maioria da turma que faz músicas com timbragem baseada em sons de chips de console 8-bit. O cara é MUITO bom, altamente sensível nos detalhes. Brigadão pela dica Edu, devorando o canal desse cara agora.

      • 16, janeiro, 2012 em 19:48 | #5

        Puxa, só agora vi esse comentário!

        Fico feliz que tenha gostado da minha indicação, Eric. Se você aprovou a conversão é que o trabalho foi mesmo bem feito.

        • 17, janeiro, 2012 em 10:32 | #6

          Pô Edu, o cara converte o tema de After Burner do arcade para… o PSG do MSX?

          Esse cara é demais.

    • 22, janeiro, 2012 em 13:30 | #7

      Muito bom esse canal, Edu!

      Olha essa versão de Streets of Rage para NES!

      • 23, janeiro, 2012 em 16:12 | #8

        Sem dúvida ficou ótima! Agora fico imaginando como essa ou aquela música ficariam se tocadas em outro console! :p

  3. 31, dezembro, 2011 em 01:25 | #9

    Adorei! As músicas ficaram muito bonitinhas! Algumas realmente ficaram com umas parte meio "estridentes", mas dá pra entender já que elas foram feitas para um console com sons bem diferentes.

  4. 4, janeiro, 2012 em 12:46 | #10

    Haha, acabo de conhecer a famosa trilha do Donkey Kong Country por esse post do Rafael (Donkey Kong pra mim se resumiu ao original do Atari 2600 e o Donkey Kong Jr., do mesmo Atari, — estes joguei muito mesmo, rs)! Ou seja, conheci a OST pelo chip "errado" né, hehe! 😀 Gostei dos samples de bateria que ele usou, estão entre os favoritos do MD, acho que a primeira vez que eles pintaram no Mega foi em Moonwalker…

    Bela trilha e aparentemente um excelente trabalho na conversão, fiquei curioso em escutar a original, especialmente a que toca em 7:15, bem atmosférica.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: