Página Inicial > humor, vídeos > Narrador louco na versão japonesa de International Superstar Soccer 64

Narrador louco na versão japonesa de International Superstar Soccer 64

International Superstar Soccer 64 é um dos clássicos do gênero, sendo o predileto dos fãs de futebol até a chegada de Winning Eleven/Pro Evolution Soccer, que engoliu tudo. A jogabilidade arcade aliada aos gráficos bacanas era um dos atrativos do game, lançado para o console da Nintendo em 1996. E, claro, tinha o Allejo.

Uma das coisas mais engraçadas e divertidas desse game estava na narração totalmente exagerada, que condiz com grande parte do estilo dos narradores de futebol do nosso país. O narrador berrava a cada gol, mudava de tonalidade de voz, enfim, trazia muito mais emoção à partida com sua empolgação exarcebada.

Porém, muitos jogadores desconhecem a versão japonesa desse game, chamada de Jikkyou World Soccer 3. Nesse game, o narrador é um cara chamado TOM G, radialista da Kiss FM da cidade de Kobe e que mostra porque está nessa profissão até hoje. Seu jeito de narrar a partida é tão desesperado que é praticamente inesquecível, assim como os gritos de gol espetaculares, colocando o Cleber Machado no chinelo.

Sei que a maioria dos leitores despreza futebol, mas relembrei um pouco a jogatina de Jikkyou World Soccer 3 e selecionei os “melhores momentos da narração” desse jogo para vocês terem uma ideia da coisa.

A qualidade de imagem não é alta porque a máquina não aguentava gravar o vídeo do emulador em resolução mais alta que 320×240, e o áudio está com alguns clicks, mas dá para dar umas boas risadas das animações hilárias dos personagens, do batuque incessante da multidão, e é claro, do TOM G chamando nosso país de “buraziru”, a Holanda de “uranda”, e remixando sua própria voz durante os gritos de gol.

Jornalista de games, editor de vídeo e estudante de Audiovisual, escreve atualmente para a Revista OLD! Gamer. Além dos joguinhos, também dá pitacos sobre cinema, TV e tecnologia; sempre acreditando que a ironia é a melhor forma de sinceridade. Ouve Game Music e trilhas sonoras de filmes durante a maior parte do tempo, mas jura que é uma pessoa legal. Seguista, badernista e exorcista.

Twitter YouTube 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: humor, vídeos
  1. 12, fevereiro, 2011 em 15:41 | #1

    Eu gosto mesmo do narrador do Jikkyou World Soccer: Fighting Eleven (o ISSD). pena que não existam créditos ao narrador japonês, nem ao americano.

    • 12, fevereiro, 2011 em 22:07 | #2

      Eu já zerei o International Superstar Soccer Deluxe e sinceramente nem me lembro dos créditos, e já o Jikky? World Soccer 2: Fighting Eleven eu mal joguei.
      Mas provavelmente, caro Talude, um detalhe passou desapercebido por você. Logo na abertura de JWS2:FE há a seguinte frase: ??????? (Narração: Mark'E). Depois de ver o nome do narrador, fui procurar quem era, e em alguns blogues japoneses acabei vendo num post que na caixa do jogo estaria escrito que a narração era feita pelo ?????? (romanizado: DJ M?k?), que seria um dos DJ's de uma rádio de Osaka. Procurei essa rádio e encontrei o perfil dele na Wikipédia e no site da FM802. Vi que ele gosta de esportes, mas não há nenhuma referência nos textos que ele seja mesmo o narrador dos jogos. A dúvida permanece, mas a possibilidade de ser ele existe. O jeito é pesquisar mais um pouco.

  2. Antony
    12, fevereiro, 2011 em 16:28 | #3

    huahhahahahah….muito loco

  3. 12, fevereiro, 2011 em 17:08 | #4

    GO…GOGO…GOL

    Wow Right!

  4. 12, fevereiro, 2011 em 21:16 | #5

    ?????????
    ???????????????????????????????
    "É o início do primeiro tempo!
    Vamos lá, começou! O Japão está à direita. O Brasil está na esquerda!"

    Nunca joguei esse jogo, só vi jogarem na locadora e até num campeonato de International Superstar Soccer 64 que organizaram em minha escola!
    Eu joguei bastante o J. League Jikky? Winning Eleven 2000 em meu PlayStation, e achava o máximo esse jogo com a narração de Jon Kabira, mesmo sem entender nada! Acho que seria o mesmo com esse daí!
    Vou dar uma chance ao jogo qualquer dia desses.

    • 13, fevereiro, 2011 em 02:31 | #6

      O narrador americano fala a mesma coisa quando inicia a partida, hehe.
      O legal desse é que também alteraram a trilha sonora dos menus, e tal… Para uma coisa menos pagode e mais infantil. Vai entender.

  5. Lucas Arreguy
    18, fevereiro, 2011 em 11:56 | #7

    Só eu aqui que já joguei todos os ISS de 64?(64,98 e 2000)
    Realmente, o narrador é hilário…e em todos os ISS dizem isso mesmo(É o início do primeiro tempo!
    Vamos lá, começou! O Japão está à direita. O Brasil está na esquerda!)..acho graça no 2000
    "The team in right is: Brazil…and the team in left is: Japan"…e quando há 3 gols(Hat Trick):
    "He shoots!GOAL!!Oohh..he scores a HAT TRICK!!!"
    Mas o clássico mesmo é o do ISS
    "Yes..GO..GO…GOAAAAAAALLLLLL!"

    O de 64 é bom…mas o Allejo careca(como o Ronaldo) me desagradou…=(

    ps: E os narradores de Ronaldinho Soccer 97?

    • 18, fevereiro, 2011 em 12:00 | #8

      Eu também joguei todos os ISS de 64. Parece que o melhor mesmo é o 98, pena que a narração não é tão legal quanto a anterior! E no do 2000 ainda tinha narração em espanhol, que era até meio ridícula, hehe

  6. 18, fevereiro, 2011 em 13:55 | #9

    Esse foi um dos únicos jogos que eu tive na época do N64, não porque eu gostasse de futebol, mas porque um cara me vendeu por R$20 para conseguir dinheiro para ir em um show de pagoda…Dumbass

  7. 18, fevereiro, 2011 em 18:53 | #10

    <blockquote cite="#commentbody-3423">
    E. Shiroma :
    Eu já zerei o International Superstar Soccer Deluxe e sinceramente nem me lembro dos créditos, e já o Jikky? World Soccer 2: Fighting Eleven eu mal joguei.
    Mas provavelmente, caro Talude, um detalhe passou desapercebido por você. Logo na abertura de JWS2:FE há a seguinte frase: ??????? (Narração: Mark’E). Depois de ver o nome do narrador, fui procurar quem era, e em alguns blogues japoneses acabei vendo num post que na caixa do jogo estaria escrito que a narração era feita pelo ?????? (romanizado: DJ M?k?), que seria um dos DJ’s de uma rádio de Osaka. Procurei essa rádio e encontrei o perfil dele na Wikipédia e no site da FM802. Vi que ele gosta de esportes, mas não há nenhuma referência nos textos que ele seja mesmo o narrador dos jogos. A dúvida permanece, mas a possibilidade de ser ele existe. O jeito é pesquisar mais um pouco.

    Opa, valeu Shiroma! Não passou desapercebido, é que não falo japonês mesmo. 🙂

  8. 8, agosto, 2011 em 12:05 | #11

    O jogo que eu tinha se chamava J League Perfect Striker.
    Joguei muito antes de ver o International Super Star Soccer 64, e achava incrível a qualidade de jogo.
    O narrador era emocionante de verdade, muito longe daquele saco que era ouvir a narração de um Fifa Soccer, que dava sono.

    • 8, agosto, 2011 em 22:40 | #12

      Esse era o que tinha os times japoneses mesmo, certo? Esse nunca peguei para jogar, mas a narração deve ser tão legal quanto. Outro detalhe é que a trilha sonora dos menus era diferente também, e era bem legal, apesar de parecer ser bem mais "japonesa"

  9. Eduardo
    9, agosto, 2011 em 12:16 | #13

    Alguém sabe sobre o narrador da versão americana? nunca joguei um game de futebol com uma narração tão emocionante.. demais mesmo..

    • 9, agosto, 2011 em 22:30 | #14

      Rapaz, já pesquisei muito tentando achar o nome, mas não encontrei nada até hoje =/

      Nem nos créditos do jogo parece ter o nome dele.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: