Página Inicial > artigos, curiosidades, N64, segredos > O “Segredo” da tela inicial de Goldeneye 007 para N64

O “Segredo” da tela inicial de Goldeneye 007 para N64

Apesar das limitações tecnológicas, Goldeneye 007 permanece até hoje como um perfeito exemplar de adatapção filme-jogo. Além da história do filme ter sido contada e até mesmo expandida de forma infalível, há diversas homenagens no game que remetem às aventuras clássicas do agente secreto, através de acessórios e itens,  de personagens memoráveis (como Oddjob) e até da inclusão de fases secretas que utilizam o enredo dos filmes antigos. Inclusive, foi até cogitada a hipótese do jogo disponibilizar a troca do rosto de Pierce Brosnan pelo de cada ator que interpretou James Bond, através do cheat All Bonds – o que infelizmente não aconteceu na versão final do game. Mas o exemplo serve para ilustrar perfeitamente o esforço da Rare em assimilar a experiência de jogo com a cinematográfica.

O mais curioso é que essa similaridade filme-jogo pode ser percebida logo assim que o game inicia, na primeira tela. Como?

Se você é um daqueles que jogou demais esse cartucho, deve lembrar bem dessa tela e de algumas coisas bizarras presentes nela:

A princípio, parece ser apenas uma parte introdutória normal, creditando os responsáveis pelo jogo, as empresas, e o Monty Norman pela composição do famoso tema musical do agente secreto. Mas existem algumas coisas estranhas ali, como a assinatura do presidente, que assina como “James Bond”, e a frase “Suitable Only for 1-4 persons”, traduzido como “Recomendado somente para até quatro jogadores”. Se esforçar um pouco a vista, dá para ver também que a assinatura do Vice-Presidente é a de Martin Hollins, o diretor do game. Em uma época próspera da Rare, que adorava colocar piadinhas internas em seus jogos, a pergunta era: “Qual será a gracinha dessa vez?”

O fato é que toda essa tela é uma paródia do British Board Film Classification, órgão britânico que regulamenta a classificação etária de cada filme no Reino Unido. Em todas as fitas VHS disponibilizadas na época, o vídeo iniciava com uma tela mais ou menos assim:

Bem semelhante, não é? Sem dúvida é mais uma mostra do bom humor da empresa e também da tentativa de aproximar ainda mais o game de sua contraparte cinematográfica. O problema é que ninguém fora da Grã-Bretanha entendeu a piada, já que cada país tem seu próprio controle etário para cinema e sua própria forma de indicar a classificação indicativa do filme – vide a MPAA nos Estados Unidos. Assim, ficamos a ver navios!

O engraçado é que essa paródia já foi feita antes. Na versão para o computador Amiga do game The Spy Who Loved Me (007 O Espião Que Me Amava), lançado em 1990 pela Domark, há uma tela que inclusive simula os defeitos de imagens do VHS e até aparece a mensagem “Adjust Tracking”, remetendo ao recurso dos Videocassetes para ajustar a imagem. Se não acredita, então veja:

Mais retrô que isso, impossível!

Sem dúvida, esse é mais uma das centenas de piadas, paródias e segredos existentes em um jogo da antiga Rare. Espere ouvir bastante dela – e também de outros mistérios em Goldeneye 007 – no Passagem Secreta!

Referência: Fórum Shooters Forever

Jornalista de games, editor de vídeo e estudante de Audiovisual, escreve atualmente para a Revista OLD! Gamer. Além dos joguinhos, também dá pitacos sobre cinema, TV e tecnologia; sempre acreditando que a ironia é a melhor forma de sinceridade. Ouve Game Music e trilhas sonoras de filmes durante a maior parte do tempo, mas jura que é uma pessoa legal. Seguista, badernista e exorcista.

Twitter YouTube 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: artigos, curiosidades, N64, segredos
  1. 17, março, 2011 em 08:35 | #1

    O Goldeneye foi um clássico absoluto, e guarda tantos segredos e referências que pode até gerar uma boa monografia. De fato, eu lembro do tempo em que eu jogava o Multiplayer do jogo no Emulador de N64 (Até hoje fico triste pelo fato de não ter possuído um N64).

    😀

  2. 17, março, 2011 em 20:47 | #2

    Muito interessante, é uma espécie de humor localizado que dificilmente seria percebido por aqui.

    Entre minhas poucas experiências com o N64, uma delas foi jogar Golden Eye contra outras três pessoas.

  3. Arrout
    18, março, 2011 em 15:53 | #3

    😀

    me lembro quando jogava com meus primos…

    aliás,eu sempre notei a estranhisse da assinatura de James Bond

    mas sempre achei tosco "suitable for only 1-4 persons" porque o N64 só tinha 4 controles

    mas nunca pensei q era uma sátira

  4. 18, março, 2011 em 22:41 | #4

    007 Gonldeneye é um dos melhores jogos da história e talvez seja a primiera vez que um jogo do senhor Bond, James Bond tenha tido um jogo bom. Eu me lembro dessa tela, na época achei q tinha algo a ver com censura e achei que estaria em todos os jogos da Rare para N64, bem sacada a ideia de relacionar essa tela.

  5. 21, março, 2011 em 07:14 | #5

    Esse é o melhor jogo baseado em filme de todos os tempos. Tirando o Moonwalker, não me recordo agora de nenhum outro que tenha sido tão bom.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: