Super Variable Geo (SN)

Publicado em: 20 de abril de 2008, às 14:16, por Léo-Kun.

Jogo – Super Variable Geo.

Gênero – Luta.

Sistemas – SNES (será o revisado), GBA, PC.

Jogos de luta são um dos gêneros mais clássicos, se não o mais conhecido. Desde o sucesso de Super Street Fighter II, os jogos de combate procuraram ser mais cativantes, e um ponto que os jogadores sempre olharam com grandes olhos seria a HISTÓRIA do jogo. afinal, não valeria a pena ver gente se esmurrando por nada em um jogo.

Super Variable Geo (ou Super VG, como é chamado) ao primeiro ver me parecia mais um jogo de luta ao acaso. Mas não mantive essa visão depois de jogar (Confesso: usei emulador. Meu SNES parou de funcionar e procuro uma “fonte” até hoje… e um controle extra… ¬¬ ).

A história parece uma coisa meio doida. No Japão do futuro próximo, os restaurantes decidem fazer um atrativo extra para trazer clientes. LUTAS ENTRE GARÇONETES. É! isso mesmo! Estranho, não?

A partir daqui, as versões de PC e console se dividem. Na versão de PC, segundo a história, a garçonete que perdesse era… digamos… “humilhada”. ._. Nos consoles há censura, logo ela só perdia. A vencedora do torneio ganhava uma grande quantia em dinheiro e uma casa construída para ela onde ela quisesse no mundo todo. Um bom prêmio, criativo até.

Jogabilidade: O sistema é básico. ChuteSoco ForteFraco. Não se usam os botões L ou R. Algumas meninas têm especiais fáceis de fazer, outras têm o temido 360º com o direcional que triturava controles e machucava dedos da molecada desde os tempos de Zangief no SSFII.

Personagens: Bem, vamos às garotas (Algumas imagens pertencem ao anime de VG):

.

Yuka Takeuchi

Yuka Takeuchi: A personagem principal e “heroína” do jogo (e anime). Muitos consideram Yuka a “Ryu” do jogo. Faz sentido. Ela tem um “Hadouken” e um “Shoryuken”, além de um golpe que parece uma mistura de dash com o “chute helicóptero” do japonês de SSFII. Eu recomendaria ela para iniciantes. Ou a próxima…

.

Chiho Masuda: Ninja. Ela tem um movimento especial com a mesma moção do hadouken, além da apelação-master nesse jogo. A “rasteira-dash”. Nos meus primeiros dias batendo a cabeça nessa jogo, usei muito desse artifício. Mas ela se mostra útil por ter a velocidade de uma ninja! Ela é rápida para esse jogo. Mas velocidade extra requer atenção extra. Se você cochilar, você vai de encontro à inimiga!!

.

Jun Kubota: Wrestler. É, uma mulher wrestler. Ela é a dona das frustrações de muitos jogadores desse jogo. A AI não precisa puxar todo o 360º para os especiais, mas VOCÊ SIM! Do nada ela faz o “Back Breaker” (Quebra-costas), que toma quase 1/3 da sua vida… Para os jogadores, um consolo: ela tem um movimento tipo escudo, com moção de meia-lua. Não me recordo bem a moção exata, mas era bem fácil de puxar. Ótimo anti-aéreo.

.

Reimi Jyahana: A chefe do jogo. Tem dois especiais bons, um tipo projétil e um dash de ombro que pode dar mais de um hit, se não me engano, e ambos fáceis de puxar. Boa jogadora pra quem já tem uma base no jogo. Ela é a atual campeã desse torneio. Quem joga com ela sabe o porquê, hehehehe…

.

Manami Kusunoki: Mais nova do que aparenta. Manami é ao mesmo tempo um atrativo pra quem curte o tal “lolicon”, e também uma personagem com um especial interessante. Uma “luva yo-yo”. Mesma moção do Hadouken, ela vai… E VOLTA! E quando volta, tira um pouco da vida da própria Manami! Não espere muitos perfects com ela. (Seria sensato dizer “não espere NENHUM perfect com ela “?…)

.

Kaori Yanase: Técnica em Computação (doida que nem eu então… XD ), pratica Tae-Kwon-Do. Conhecem o Kim, de KOF? Já viram ele dando socos? Ela também não faz isso. Kaori só usa chutes, mas isso não reduz a capacidade dela! Ela era sub-chefe em versões anteriores à Super VG. Tem dois especiais fáceis de puxar.

.

Erina Goldsmith (ou Elena, Eleanor G.Smith): “Três nomes?” você pergunta. Sim. A tradução dos caracteres Katakana (para palavras estrangeiras) ficou confusa no primeiro jogo que ela apareceu, por isso a variação de nomes. Ela tem um ataque bom que usa o isqueiro, não tão simples de puxar. Mas ela tem um golpe que é o favorito dos preguiçosos: socos múltiplos. Ficar apertando o botão de soco várias vezes parece fácil, e é fácil. Perfeito pra quem não quer perder muito tempo aprendendo sequências. Mas ela fica vulnerável enquanto faz esses socos. Use com moderação.

.

Satomi Yajima: Se Yuka era a “Ryu” do jogo, Satomi seria “Ken”. Ela tem um golpe de fogo, semelhante ao Shoryuken flamejante do Ken. Além de ser rival de Yuka sem ser maligna. Ela quer ajudar o irmão dela com o prêmio, porque ele está muito doente e não tem dinheiro pra um tratamento.

.

Ayako Yuuki: É… ela mais dança do que luta, mas tem um especial com chute que dá dois hits. O agarrão dela é bom também, ela estapeia a oponente, tirando mais vida do que um agarrão comum. No mais, é a personagem que muitos usam para “tirar uma” com o adversário, como Dan em SF Alpha 3.

.

Modos: O jogo conta com um modo Story, e um modo Versus. No Story Mode, você enfrenta as outras personagens, terminando com Kaori e depois fechando com Reimi. No modo Versus, você enfrenta um oponente da CPU ou um amigo. Há tambem CPU vs. CPU, que eu acho que não seria muito interessante…

SomGráficos: Dentro dos limites dados pelo Super Nintendo, os Gráficos são bons. Os detalhes nos cenários são razoáveis, mesmo alguns quase sem movitmentos (o cenário da Jun é quase um quadro, ninguém aparece). O “narrador” do jogo é irritante (¬¬), mas nada que atrapalhe a jogabilidade. As músicas são ótimas, exceto a do cenário da Manami, enjoativa.

Notas:

Jogabilidade – 8/10

Som – 6/10

Gráficos – 8/10

Originalidade – 9/10

Média – 7,75/10

Veredito Final: Um jogo relativamente curto, mas muito interessante.Faltavam alguns segredos, não há nenhum nessa versão.

Espero que isso tenha sido útil, até a próxima!

  1. 22, abril, 2008 em 19:58 | #1

    É sempre legal lembrar de outros jogos com forte presença feminina:
    Seifuku Densetsu Pretty Fighter (SN)
    Seifuku Densetsu Pretty Fighter X (SAT)
    Da Imagineer, com vários estereótipos femininos japoneses como a estudante,a enfermeira.
    Strip Fighter 2 (PCE) Jogo pirata que inclui cenas hentai. A propósito, o um não existe, nunca existiu.
    Ringside Angel (MD) sobre luta livre feminina.

  2. everton pereira
    22, abril, 2008 em 20:56 | #2

    a cover do Ryu e a Coelhinha sao demais =D

  3. †Hyoga&dagger
    22, abril, 2008 em 23:52 | #3

    Muito legal, embora tenha ficado um pouco grande demais. x_x'''

    Não tinha conhecimento sobre o jogo. Valeu velho!

  4. Giles F. Ahrun
    23, abril, 2008 em 07:22 | #4

    Acho que na verdade seria 4 nomes usado para Elena… No Advanced Variable Geo para Play1 ela é chamada de Elirin…

    E sobre a Ayako, se não me falha a memória, ela é capanga de Reimi mas as vezes ajuda Yuka e Satomi… Mas para poder ficar ao lado de Satomi, se é que você me entende XD

  5. Léo-Kun
    23, abril, 2008 em 10:53 | #5

    Exato, Gilles, esse nome me fugiu da memória.

    A Ayako é uma personagem que mexe com a imaginação de muita gente, pq muitos acham que ela é lésbica. Elirin e Ayako não estão presentes em VG Max, o único jogo delas que tenho aqui no meu PC… ¬¬

  6. 23, abril, 2008 em 15:50 | #6

    Já joguei muito o Ringside Angel (MD), pra mim um dos melhores jogos de luta livre que conheço (e é bem melhor jogar com garotas do que aquelas coisas horríveis dos outros jogos do estilo, né? :P).

    Deu vontade de fazer um Review qualquer hora.

  7. 9, novembro, 2009 em 12:36 | #7

    a tamaõ pra mim e a mais engraçadinha depois de manami

  8. 7, outubro, 2010 em 22:14 | #8

    Achei q fosse o jogo da semana infantil Heheheheheehe

    • 8, outubro, 2010 em 08:32 | #9

      Pelo seu primeiro comentário lá em cima, vc adora estes jogos mais infantis, né Talude? 😛

  9. 9, outubro, 2010 em 08:15 | #10

    Adorei a Chefe!
    Um Luxo!

  10. rangell7
    4, setembro, 2016 em 12:34 | #11

    ola!
    parabéns por este comentário sobre o jogo
    é um excelente jogo que não é tão conhecido, tem uma boa mecânica na jogabilidade
    como animação mangar anime e uma pitadinha de hentai, deveria ter uma continuação em outra plataforma
    como colecionador ate que encontre e comprei este excelente jogo completo do super famicom
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-786421229-

Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: