Shinobi (MS e NES) – Duas fases diferentes

Publicado em: 17 de abril de 2008,  às 21:22, por Talude

Sistemas: Sega Master System e Nintendo Entertainment System
Jogo: Shinobi
Versões testadas: (UE)[!] para MS e (Unl)[!] (sem licença) para NES
Fabricantes: SErvice GAmes (MS) e Tengen (NES)
Ano: 1987 (MS) e 1989 (NES)
Resumo: Port da versão do Master System para o NES com diferença em duas fases.

.

Em 1987 foi lançado um dos maiores clássicos da SEGA, Shinobi, que também saiu para Master System no mesmo ano e para PC Engine e vários computadores dois anos depois. Em 1989, a Tengen, uma subsidiária da Atari na época, pegou a versão para Master System e a portou para NES de uma forma não licenciada, como muitos dos jogos da empresa. Essa semana, como acabaram as provas da faculdade, resolvi me submeter a uma jornada de auto-conhecimento com direito a tortura (hehe) e resolvi terminar a versão para NES, que é tido como uma das piores conversões do Arcade para consoles. Aonde quero chegar? Prossiga com a leitura.


Acima, as aberturas da versão Master System, na qual o Ninja olha para os lados como se tivesse a espreita de alguém, e a de NES, na qual o Ninja esta congelado.

.


Comparando as imagens do primeiro chefe, Ken-Oh, que é outro chefe que também está estático no NES (a direita), no MS é mais parecido com o Arcade, apesar que ele não anda.

.

Aproveito aqui para dizer que há algumas diferenças no jogo, além das citadas acima, como a presença de final bem simples no NES, enquanto no MS não há. A Jogabilidade no NES é frustante devido ao fato quando há mudança de nível (Cima mais pulo) você tem enormes chances de ser atingido (uma tática para evitar isto é apertar para baixo logo que subir).

A surpresa maior vem agora: Na versão para NES, não há fases verticais, ao contrário das originais, que são a 2-2 e a 3-2, como se pode ver abaixo:


Acima, a tela título da fase 2-2 indicando o navio onde ocorre a fase.

.


Note a diferença entre as fases: Na versão para Master é necessário subir para completar a fase, na do NES tudo ficou muito mais fácil, com somente dois andares, inclusive com um refém a menos.

.


A tela título da fase 3-2 indicando a fase do encanamento.

.


Na fase 3-2, também há dois andares e, ao contrário da versão para Master System (e as outras também) na qual as mudanças de nível são feitas pela conexão mais escura, aqui é livre. (Aliás, no NES, a mudança pode ser feita a qualquer hora, o que ajuda e muito a derrotar os homens-aranhas da fase 1-2).

.

Para quem achar que o fato de não existirem fases verticais na versão para NES é um problema do console e não do jogo, é só se lembrar da fase Ragnarok’s Canyon de Battletoads na qual há a descida mais famosa do console. Ou seja, foi preguiça da Tengen que não quis fazer um jogo no mínimo parecido com a versão do 8-bits da SEGA.

Mapas da versão Master System por Dark Wolf do The Video Game Atlas.

  1. 20, abril, 2008 em 14:17 | #1

    Que fique claro que a Tengen não fez apenas m*. Ela fez boas adaptações para o NES como Pac-Man (e Ms.Pac Man), Klax, Fantasy Zone, Altered Beast (inclusive com fases inéditas), Rolling Thunder e meu favorito, Gauntlet. Além de uma primorosa adaptação de After Burner para o console.

  2. tacio
    18, dezembro, 2009 em 09:54 | #2

    e eu quase paguei 80,00 p/ shinobi de NES!!prefireo jogar o de master q ja está na memória e é melhor q o de NES.

  3. 23, setembro, 2010 em 15:41 | #3

    Fiquei curioso, não sabia da existência de Shinobi no NES. Tem quase tudo nesse console da Nintendo…

    • 23, setembro, 2010 em 21:21 | #4

      Eu também não. A versão de Master realmente parece ser bem melhor, mas fiquei curioso pra conferir a de NES.

  4. Rodrigo Cardoso
    23, setembro, 2010 em 21:29 | #5

    Será q so eu detesto esse jogo? 😛
    Acho horrivel! (nao to falando de graficos)

  5. 31, outubro, 2010 em 16:18 | #6

    Shinobi endiscutivelmente, foi e é um clássico dos games feitos para os consoles da sega! O famoso ninja era o um dos preferidos a ser jogados na febre das vídeo-locadouras! A versão do Nes era inferior, a do mega, pois ele na época já tinha 16bits. É muito bom relembrar o Shinobi, o guerreiro ninja! Abraço a todos.

  6. ednelson
    5, janeiro, 2012 em 17:33 | #7

    ja tive os dois games originais , aliás o game do ms foi grande game da minha vida quando criança, daí então descobri a versão do arcade e percebi que a versão do ms é super fiel ao arcade, tendo mais poderes ninjitsus, e armas como: nunchaku, chain, granada , facas.Já a versão do nes comprei por pura curiosiedade, por ser um game SEGA, os gráficos são inferiores ao do ms, e o som tbm, o que achei bem legal é a arte de capa do game…mas é isso ai , shinobi é shinobi, estou louco pra pegar a versão do 3ds , andei vendo uns videos e gostei e percebi tbm que será desbloqueado o lendário ninja joe musashi com roupa ninja negra e sem mascara , demais…..

    • 5, janeiro, 2012 em 17:51 | #8

      Eu também vi a versão para 3DS e parece muito boa. Há muitas referências aos jogos originais (como andando em cima dos carros no GG Shinobi II). Eu adorava a versão para SMS, fui jogar na casa de um primo e viciei.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: