Star Fox e After Burner – Coincidência?

Sistema: Arcade/Snes

Jogo: Star Fox / After Burner

Versões Testadas: V1.0/1.1

Descoberto por: 00Agent

Status Atual: Não resolvido.

Probabilidade: Homenagem ao tema original ou mera coincidência

Eu sou um grande fã de After Burner. Talvez até mais da trilha sonora do jogo do que do game em si. Não são raras as vezes que me encontro murmurando o tema principal do jogo, que, composto pelo Hiroshi Kawaguchi, é um dos clássicos da Game Music, na época em que este gênero musical estava se tornando mainstream – no Japão.

Também já joguei muito Star Fox 64, e a trilha sonora de Koji Kondo é cativante. Apesar do arranjo extremamente limitado pelo N64, a capacidade criativa do compositor se sobressaiu – assim como em Zelda Oot e Super Mario 64. Infelizmente, essa foi minha única experiência de um jogo da série Star Fox. Nunca cheguei a jogar o de SNES – que, como bom shooter que é, deve bastante aos elementos que After Burner inicialmente estabeleceu. E qual foi minha surpresa ao ouvir, da trilha sonora de Smash Bros Brawl, um remix da fase Corneria do primeiro Star Fox, composto por Hajime Hirasawa. Não é que imediatamente associei ao tema de After Burner? Ambas as musicas são praticamente iguais no refrão, alternando apenas as notas.

Não sei se estou forçando muito, mas não custa nada tentar saber a opinião de vocês. Vejam os vídeos e tirem suas conclusões. Homenagem, referência, plágio, enfim, taí.

After Burner II Theme (W/ Melody Version)

e…

Corneria – Star Fox

  1. 20, dezembro, 2009 em 18:29 | #1

    Cara, eu conheço muito bem esses dois jogos, sou fã da OST dos dois games (principalmente do After Burner) e nunca tinha percebido esta semelhança!

    Se prestarem atenção, os 5 primeiros segundos do som do Star Fox é muito parecido com os 12 primeiros segundos do After Burner.

  2. 21, dezembro, 2009 em 00:55 | #2

    Nossa, não é que é MUITO parecido?

    Só joguei Star Fox no SNES, nem conhecia direito After Burner. Mas não acredito que seja cópia, talvez uma espécie de inspiração exagerada 😛

    Porque se o Koji Konde tivesse feito a trilha do Star Fox do SNES, nem cogitaria essa possibilidade! O cara é um gênio! ia dizer que o sujeito que compôs pra After Burner invadiu amente do Koji Kondo e publicou sua música anos antes! XD

  3. 21, dezembro, 2009 em 02:25 | #3

    Ouvi várias vezes as duas músicas e também nunca tinha feito essa associação.

    Acho mais provável que seja mera coincidência ou quiçá o compositor de Star Fox foi influênciado involuntariamente pela música de After Burner.

  4. Ivan Kiuto
    13, janeiro, 2010 em 21:07 | #4

    Não quero parecer chato nem nada (juro) mas aos que acharam alguma semelhança, precisam conhecer primeiro alguns conceitos básicos de música.

    A mim está perecendo a mesma velha história de relacionar o tema de Top Gear com Bliss do Muse, simplesmente porque os leigos não sabem o que é arpejo, e não, antes que digam, não tem arpejo em nenhuma delas, não foi isso que eu quis dizer.

    Se informem primeiro, a semelhança é apenas para leigos, peçam a um músico para comparar as músicas e depois escutem o que ele tem a dizer, ok? (mas músico mesmo, não o irmão mais velho que tem bandinha emo)

    • 15, janeiro, 2010 em 23:18 | #5

      Não sou músico profissional (talvez vc o seja) e talvez o Rafael, o autor da matéria, também não o seja.

      Podemos ser leigos no quesito música, mas somos profissionais no quesito investigativo. Trabalhamos sob a condição de que uma hipótese, mesmo que a mais absurda de todas, é verdadeira quando ela não é refutada, muitas das pistas levam a ela e as outras hipóteses possíveis são comprovadamente descartadas.

      A semelhança a que vc se refere não se limita no quesito musical, ela se estende no tipo de jogo (avião/nave, shooter).

      Ficaríamos felizes com uma explicação detalhada sua de que por A+B este rumor é falso.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: