Página Inicial > diferentes sistemas, hacks, Nes > Tecmo Super Bowl: jogo de NES que ganha versões novas até hoje

Tecmo Super Bowl: jogo de NES que ganha versões novas até hoje

Estamos perto do Super Bowl, a grande final do futebol americano e esse é um jogo clássico. Tecmo Bowl foi um jogo lançado para os arcades pela fabricante Tecmo, que fez um sucesso moderado.

Lançado em 1988, seus gráficos seguiam um padrão já de 16 bits (Lembra até o Joe Montana Football II de Mega pelos sprites grandes). A partida rolava em duas grandes televisões que emuladas, convertem-se em uma. Tinha dois detalhes: era ao mesmo tempo realista nos gráficos, mas não realista nas ações, com muitos lances podendo render uma interceptação, algo não normal no jogo. O jogo depois, seria convertido para NES e Game Boy, com cutscenes no intervalo e ao ter touchdown.

A versão do NES foi o primeiro jogo de futebol americano a ter os nomes dos jogadores de forma oficial, sendo considerado produto oficial da National Football League (a NFL). Em 1991 sai uma atualização do jogo, somente para NES, chamado Tecmo Super Bowl que em 1993, o mesmo jogo é adaptado para Mega Drive e Super Nintendo, além de duas versões posteriores para consoles de 16 bits (II: Special Edition e III: Final Edition) até os recentes Tecmo Bowl Kickoff (para Nintendo DS) e Tecmo Bowl Throwback (para PS3 e XBox360).

O foco desse post é a versão de 1991, chamada Tecmo Super Bowl (OK, já falei isso). Enquanto a versão original contava com 12 times, que são os times que disputaram o playoff em 1988. Essa contava com todos os 28 times que disputaram a temporada 1991-2, contendo a temporada completa, com todos os jogos e uniformes oficiais, com muitas opções, como temporada, pré-temporada e Pro Bowl (amistoso jogado no Havaí que esse ano será disputado dia 26/01). Era um jogo avançado em conteúdo para a época (no futebol talvez comparado a Sensible Soccer). Em 1997 esse jogo foi escolhido um dos melhores jogos de todos os tempos pela IGN e pela EGM e até mesmo a ESPN o aprovou. De fato, jogar esse jogo é bem divertido, até hoje!

Com o advento da emulação, promoveu-se um culto a esse jogo, inclusive com a realização de torneios anuais que são realizados em Madison, Winsconsin, também gerou um filme da NFL Films, exibido na ESPN2 americana que comenta a paixão do jogo e entrevista jogadores que têm seus nomes no jogo.

O site Tecmo Bowl possui diversas ligas onlines onde ocorrem disputas online do jogo, partidas transmitidas ao vivo, fóruns e o principal objetivo desse post: roms que adaptam o jogo para torneios da NCAA (universitário) e torneios da NFL tanto mais antigos quanto recentes. Somente de Tecmo Super Bowl de NES são 222 roms hackeadas, o que deve torná-lo o segundo jogo mais hackeado de NES (o primeiro é o Super Mario Bros.) O link para a página com as roms de NES está disponível aqui. Há preciosidades como essa versão de rua. Infelizmente, não posso indicar editores, não achei nenhum bom para amadores. Mas também tem outras roms do jogo hackeadas, como as das versões para Mega e SNes. Um pacotão de roms hackeadas pode ser baixada aqui. Outro download é o TSB Ultra, que permite usar o time de uma rom contra o time de outra. Infelizmente, o autor dele não o atualizou mais, senão teríamos um excelente editor, melhor do que já está, visto que muitas seções não são selecionáveis.

Aqui, uma exibição do jogo em sua versão 2014 a qual fãs fizeram até versão em cartucho para consumo próprio.

Outra curiosidade do jogo é a criação de Machinimas (filmes) com jogadas oficiais da NFL, que por vezes passam no site americano da ESPN. O canal no Youtube é Mr NFL. Aqui, um de exemplo feito a partir da versão arcade:

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: diferentes sistemas, hacks, Nes
  1. helisonbsb
    26, fevereiro, 2014 em 15:01 | #1

    cara…fiquei impressionado com o video,,,,legal ver pessoas interagindo com um jogo nes da vida…bons tempos….para falar a verdade não conhecia esse jogo,,,vou procurar jogá-lo em uma hora dessas,,,,começei a jogar futebol americanos no mega drive: johm madden e joe montana II,,,acho que aprendi as regras básicas no joe montanna II do mega,,,,fui entendendo aos poucos as regras e suas pontuações,,,sem contar que o jogo de futebol americano pode-se passar horas jogando ou dias,,,dependendo da pessoa….são poucas pessoas que conheço que se aventuraram nesse estilo de jogo,,,,a maioria da galera brasileira curti mesmo o nosso futebol soccer mesmo…gostei dos gráficos de tecmo super bowl… não sei se é impressão minha mas os gráficos do jogo em determinados momentos me lembra o jogo track field 2 do nes… gostei,,,,fico contente que muitos ainda estão jogando o bom e velho nes,,,ainda mais com galera e tudo… parabéns pelo site e pelo post,,,show!!! dukaralho mesmo….valeu

  2. helinux
    6, abril, 2014 em 23:50 | #3

    baixei esse jogo,,,,cara é show mesmo,,fácil e vicia mesmo,,,simples e eficaz,,,é um jgo que recomendo a todos,,,,,mais fácil do que joe montana II do mega que tanto gosto,,,dukaralho mesmo….ainda existem muitos jogos do nes que não conheço,,,obrigado, valeu!

  3. 19, abril, 2014 em 20:57 | #4

    Caramba, quanta informação sobre o esporte, Talude! Você é fã de Futebol Americano?

    O que eu sei desse esporte vem do game Joe Montana Football 2, que joguei bastante no meu Mega. Criei até algumas táticas específicas para ataque e defesa que realmente funcionavam.

    Não sabia que tinha tanta rom assim do Tecmo Super Bowl e muita coisa saindo até os dias de hoje!

    • Talude
      21, abril, 2014 em 17:25 | #5

      Gosto bastante, ainda não aprendi toas as regras, mas gosto sim. Sempre que tem na ESPN, assisto, lembro de quando passava na Band anos atrás. O Tecmo Super Bowl vale muito a pena pela jogabilidade simples, até mais que as versões 16 bits.

  4. 5, setembro, 2014 em 09:19 | #6

    Eu descobri esse monte de hack quando estava montando minha lista, realmente, é uma tonelada de hacks desse jogo, mas ficam longe da caralhada de hacks do Super Mario Bros.

    Futebol Americano eu aprendi as regras jogando aquele clássico do Mega, dos mutantes, acho que é Mutant League, algo assim. Belo post Talude!

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: