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Extra!! Angry Birds para… Mega Drive!

Angry Birds - Mega Drive

 Imagem: denymetanol (Instagram)

 

Notícia de última hora: Angry Birds, o arrasa-quarteirão dos dispositivos móveis, acaba de ganhar uma versão demo para ninguém menos que o nosso querido Mega Drive!

Na verdade não é uma versão oficial da Rovio, desenvolvedora do game, e sim um homebrew criado na China. Veja como a demo do game ficou no vídeo abaixo:

 

Como percebe-se no vídeo, o jogo tem um som excelente, idêntico às versões para celulares, mas a física é sofrível. No entanto, ainda parece jogável.

Gostou? Baixe a rom de Angry Birds para Mega Drive e teste você mesmo o game.

E aí pessoal, a rom rodou em qual emulador? O que acharam do game? Dêem suas opiniões nos comentários.

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Referência: denymetanol

Criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação e em Neurociência, professor coordenador e, nas horas vagas, gamer.

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  1. 1, julho, 2012 em 19:54 | #1

    Muito legal, mas parece que com essa física fica muito difícil passar alguns desafios =P

    • 1, julho, 2012 em 20:16 | #2

      Vou tentar rodar ele no meu PSP mais tarde. Poderíamos montar um campeonato para ver quem zera esse jogo inzerável mais cedo (ou passar o desafio para o pessoal da Comunidade Mega Drive, num de seus encontros, heheh…).

  2. 1, julho, 2012 em 20:22 | #3

    Não joguei, mas deu pra perceber pelo vídeo que a jogabilidade é bem limitada. E Angry Birds é um jogo que depende bastante de precisão, essa versão deve ser ultra difícil. Acho que ficaria legal se fizessem os sons mais parecidos com os da época do Mega Drive também.

    • 8, julho, 2012 em 13:30 | #4

      Confesso que o som me impressionou pela fidelidade, não há aquela rouquidão característica de alguns jogos de Mega, como Street Fighter 2´, por exemplo.

      • Giulian Vaz
        9, julho, 2012 em 07:45 | #5

        O som é um dos pontos altos, única coisa que deveria ser acrescentada é mais um som de impacto no contato com os objetos

      • ViniciusSasso
        9, julho, 2012 em 20:57 | #6

        Jogaram o som todo pra mixar no DAC com a melhor qualidade de sampleamento. Ficou muito próximo do som original. Esta técnica poderia ter salvado o som de muitos jogos do Mega, mas ela levou um tempo pra ser aprimorada.

        • 10, julho, 2012 em 20:08 | #7

          Acredito que isso não era possível na época porque esses sons, para serem reproduzidos pelo DAC, devem ser armazenados no cartucho sem compressão, ocupando um espaço muito grande de memória – o que provavelmente deve ter sido o caso aqui.

          Além disso, hoje em dia as ferramentas de produção sonora do Mega e a documentação para programar o chip são muito mais eficientes e acessíveis do que nos tempos que o console estava na ativa, graças ao pessoal do homebrew que tá aí.

          • ViniciusSasso
            30, julho, 2012 em 16:20 | #8

            Havia aúdio compactado também no tempo de vigor do console, tanto no sentido útil da palavra (para economizar espaço na ROM) quanto no mau sentido (foi isso o que estragou a qualidade das vozes de um sem número de jogos – os da Electronic Arts e da Konami saíam com o som penalizado frequentemente por isto) Talvez alguma técnica de compactação mais moderna resolveria o problema de compactar o áudio sem comprometê-lo muito e ainda mixá-lo, mas disso não tenho certeza. Nos Street Fighters houve mixagem e compactação em conjunto (você ouve dois Ryus gritando 'Hadouken' ao mesmo tempo: há mixagem), mas a qualidade, a gente sabe o quanto sofreu na época… 🙁 Não sei se Angry Birds poderia ter essa qualidade de som fazendo uso de compactação (se é que já não utiliza), mas suspeito que com os softwares de desenvolvimento de hoje isto seria possível (pode ter certeza que, se fosse possível e barato nos tempos da Sega, alguém as teria utilizado – o Mega sempre atraiu paixões dos desenvolvedores)

  3. 1, julho, 2012 em 21:09 | #9

    Com essa física horrível parece injogável…

    • 8, julho, 2012 em 13:30 | #10

      Ela deve melhorar até a versão final do game (pelo menos espero).

  4. 1, julho, 2012 em 21:16 | #11

    Aqui rodou de boa no Gens11b expeificamente, mas o jogo é péssimo! só passei da primeira fase. >_<

    • 8, julho, 2012 em 13:31 | #12

      Gens é o meu emulador predileto para PC. Ainda não completei a a 2ª fase.

  5. 1, julho, 2012 em 21:42 | #13

    News, consegui passar da 2ª fase e só! sim SÓ
    O jogo só tem essas duas fases, não tem mais nenhuma fase

    • 1, julho, 2012 em 22:15 | #14

      Creeedo, só duas fases? Se bem que essa talvez tenha sido uma decisão sábia.

  6. 1, julho, 2012 em 22:10 | #15

    Haha, Xing-Ling total!

  7. 1, julho, 2012 em 22:44 | #18

    Te falar que parece estar melhor do que uma versão para Nokia S60 que joguei uma vez, rzs.

    • 8, julho, 2012 em 13:34 | #19

      Cara, me deu medo de conhecer essa versão do Nokia S60 agora…

  8. 2, julho, 2012 em 00:35 | #20

    O jogo só tem duas fases, como disse o Hikaruon, pois se trata de uma demonstração. O jogo não está completo ainda. Vejam esse tópico, onde o autor que se denomina "zhengyaxin_8bit", lançou sua demonstração e até fala um pouco sobre o jogo. Ele inclusive diz que devido a impossibilidade de desenhar todos os ângulos na programação, acabou trabalhando com somente aqueles que vimos no vídeo, limitando a jogabilidade.

    Quem sabe com um pouco mais de ajuda de outros programadores, ele possa finalizar o trabalho e torná-lo mais próximo do original.

    Ah! Joguei a demonstração no Kega Fusion 3.64, e rodou bem. Não passei da segunda fase. :p

    • 2, julho, 2012 em 00:43 | #21

      Então é uma versão demo mesmo. Desconfiei daqueles cadeados a partir da fase 3, seria sacanagem dar a impressão de que o game tem todas aquelas fases sem poder habilitá-las.

      Acho que ainda dá pra melhorar muito a física, embora isso dependa muito do programador, mais do que o próprio hardware do Mega.

      Valeu pelas infos Shiroma (sumido!), vou atualizar o post.

      • Talude
        2, julho, 2012 em 03:01 | #22

        Quem sabe, ele coloque os porcos mais perto do estilingue. O maior problema, além da física é a distância.

        • 8, julho, 2012 em 13:37 | #23

          Também percebi um problema em relação a isto.

          Acho que se resolveria não com a distância do estilingue, mas com um scroll de tela automático, que acompanhe a "mãozinha" que vc controla, ao estilo da versão PC, além de possibilidade de Zoom-in/out. A mão deveria ser mais rápida também.

      • 2, julho, 2012 em 05:01 | #24

        Fico pensando se é possível recriar todas as fases mesmo. Haja esforço para completar a tarefa!
        Bem, espero que o programador seja bom e que consiga nos surpreender ainda mais!

        Quanto a mim, é a vida, mcs! Não sobra fôlego para mexer na internet quando chego em casa (dois turnos de trabalho). Frequento-a muito menos que antes, infelizmente. Pretendo abandonar essa rotina estressante em breve, e aí poderei visitar a Passagem Secreta e outros lugares com mais assiduidade, hehe.

        • 8, julho, 2012 em 13:42 | #25

          Tomara Edu. Mesma coisa aqui; com o pouco tempo livre, muitas vezes o máximo que dá pra fazer é descansar, quando muito.

          O negócio é trabalhar para que no futuro tenhamos mais tempo para games.

  9. Giulian Vaz
    2, julho, 2012 em 13:07 | #26

    Também joguei no Fusion 3.64 e rodou legal
    No geral, mesmo na demo, o jogo não é ruim, valeu o esforço. Só tem um problema com a angulação, mas pra um começo é muito bom e promissor

    • 8, julho, 2012 em 13:44 | #27

      Física à parte, seria legal se melhorassem os efeitos de destruição das construções. Vamos esperar pra ver o que acontece nas versões futuras.

      • Giulian Vaz
        9, julho, 2012 em 07:49 | #28

        Verdade, quando acontece o contato, a reação dos objetos é bem variada, seria muito bom se tivesse isso nas próximas versões.
        Acredito que por conta do trabalho feito nessa demo, já na próxima versão deve ser incluído pelo menos um dos pássaros que tem habilidade especial.

        • Rockman
          3, novembro, 2012 em 22:34 | #29

          Mas todos os pássaros já estão no jogo! É só ver o vídeo até o final.

  10. Kyo
    2, julho, 2012 em 19:33 | #30

    Percebi que meu Fusion é deveras ultrapassado :p

    Vou tentar baixar algum emulador mais atualizado pra ver se consigo jogar!

  11. 2, julho, 2012 em 21:45 | #31

    Rodou perfeitamente no emulador Picodrive do meu PSP (esse emulador é ótimo!):
    http://distilleryimage11.instagram.com/bdc100d4c4

  12. 3, julho, 2012 em 18:19 | #32

    no meu Fusion pegou lindamente. cara, gostei dessa iniciativa. é bem mais difícil que a versão do PC, mas dá para jogar de boa. tem o meu joinha de jogo esforçado convertido do PC para Mega Drive.

    • 8, julho, 2012 em 13:48 | #33

      O Mega Drive tem essa tradição de sempre ganhar versões improváveis de games, como Duke Nukem 3d, "Guitar Hero" (Guitar Idol), agora Angry Birds…

      Prova da grande massa de fãs atuantes do sistema.

  13. Gamer Caduco
    8, julho, 2012 em 22:39 | #34

    Interessante que tenham feito uma versão para o grande Mega, mas convenhamos que ficou um tanto quanto bizarra, né?
    Legal seria colocar a ROM em uma EPROM e tentar rodar direto no console. Quanto tempo até aparecer um maluco vendendo isso no ML? uhauhahuahua

    • Giulian Vaz
      9, julho, 2012 em 07:54 | #35

      Com certeza, não duvido nada que nas versões finais apareça um cartucho do jogo, haha

  14. 30, julho, 2012 em 16:29 | #36

    @ViniciusSasso

    Verdade, muito bem observado! Não lembrei do fato de que já naquela época algumas coisas eram comprimidas, mesmo que às vezes não tenha sido algo tão eficiente, como no próprio exemplo do Street Fighter II que você citou.

  15. michail
    6, fevereiro, 2013 em 09:51 | #37

    Angry Birds for Sega MegaDrive – http://pscd.ru/news/1234-angry-birds-dlya-sega-me

  1. 4, julho, 2012 em 19:24 | #1