In Memory of Mega Drive: Um tributo musical à altura do 16-bit da Sega
É bastante comum hoje em dia encontrar projetos de fãs que, com suas habilidades musicais, conseguem homenagear suas músicas favoritas dos jogos antigos, em diferentes estilos e gerando resultados diversos. Algumas das ideias desses projetos nascem de comunidades – como a OCRemix – ou são simplesmente empreitadas individuais, onde a única motivação que se pode encontrar está na simples paixão pela Game Music que serviu de trilha sonora em algum momento da vida.
E esse é o caso de Brian Davis. Através do lançamento de Cheat Codes, em 2003, o músico se tornou um dos precursores do conceito de homenagear suas trilhas favoritas com álbuns completos em mp3 na Internet. Após o lançamento de Last Level, em 2005, Davis anunciou que iniciaria um projeto homenageando o Mega Drive e suas músicas. Cá estamos em 2011, e a difusão da Game Music é bem maior do que naquela época. E finalmente o álbum saiu, lançando a pergunta: O que In Memory of The Mega Drive tem de especial em relação a outros lançamentos semelhantes?
Em resumo, o álbum possui um acabamento surpreendente, com arranjos que apresentam novas ideias em relação ao original, e ainda assim sem desfigurá-las e torná-las irreconhecíveis – um problema crônico recorrente de alguns remixes por aí. O músico também conseguiu unir jogos populares com aqueles que não são tão rememorados assim, como Boogerman e Gadget Twins.
Flatulent Swamps – de Boogerman
Além desses dois, os games cujas trilhas sonoras foram rearranjadas no álbum são: Cyborg Justice, Ecco The Dolphin 2, Shinobi 3, Altered Beast, Sonic & Knuckles, Toe Jam & Earl 2, Phantasy Star III, Ecco The Dolphin, Sonic The Hedgehog, Rocket Knight Adventures e Gunstar Heroes. O destaque vai para os arranjos de Phantasy Star III, que serviram como introdução e conclusão da playlist, além de algumas faixas servindo como intervalo. Uma excelente escolha, já que é impossível dar errado qualquer prelúdio que use a composição memorável do game.
Opening Theme – Phantasy Star III
As faixas seguem em sua base o estilo Rock/Metal, com a guitarra liderando grande parte das músicas; porém, outros instrumentos são incorporados na mistura, o que as tornam bastante interessantes de ouvir, e não muito pesadas a ponto de distanciar aqueles que não têm o estilo musical como favorito – o que é o caso deste senhor que escreve a matéria. Algumas releituras são surpreendentemente diferentes de tudo que já se ouviu antes, como a Flying Battery de Sonic&Knuckles:
E outras são espetaculares, como a Spring Yard, do primeiro Sonic:
Porém, o álbum possui um grande problema: O músico optou por fazer deste álbum algo mais conceitual; ou seja, muitas das faixas transitam diretamente de uma para a outra, em uma sequência única. Além disso, assim que cada jogo é apresentado no álbum, há uma introdução falada sobre a história do game, de uma forma em que a intenção é a de ser bem-humorada, mas que não tem graça alguma e apenas distrai do que a coletânea tem de melhor, que são as músicas. Em plena era da opção Shuffle dos players de áudio, talvez o álbum não se saia muito bem. Outro detalhe é que as músicas podem parecer curtas demais: a composição mais longa do disco não chega nem perto de quatro minutos de duração.
Ainda assim, In Memory of Mega Drive é recomendadíssimo, já que é bem provável que você encontre uma música favorita ali, com tantos arranjos variados que conseguem respeitar as composições originais. Os problemas citados acima podem atrapalhar a audição do álbum, mas não a ponto de deixar de apreciar o ótimo trabalho que o músico teve com cada canção. Em tempos aonde os arranjos de fãs de Game Music carecem de equilíbrio, esse projeto é uma grata surpresa.
O download é totalmente gratuito, em diferentes formatos de áudio – com o único contratempo de ter que inserir seu e-mail para se cadastrar em uma newsletter, mas o procedimento é rápido.
DOWNLOAD – IN MEMORY OF MEGA DRIVE (Site Oficial)

Não curto muito o sistema de download desse site, mas enfim, por enquanto eu baixei a Idaten do Shinobi III e ela tá ótima. Pena que só há uma colher de chá de cada jogo no álbum, porque eu queria ouvir um remix da Ground Zero. ;_;
@Hyper Emerson
É verdade, o esquema de download não é muito legal. Mas coloquei para baixar ali entrando com o e-mail, e não tive problema depois para ouvir. Agora, em relação ao Shinobi III, eu senti falta da Japonesque…
Por falar em Phantasy Star 3. Olha só isso http://www.gagagames.com.br/?p=25504
Eu sou "velho" chato, não gosto dessas versões com instrumentos "comuns". Mas essa Spring Yard Zone podia ser muito bem tocada pela galera do Gameboys.
@Kurt
Então você seria conservador, né? Até te entendo, até porque muitos dessas versões novas tem instrumentos que não combinam mesmo.
Hoje estou em um dia download game music, estou baixando o álbum do Mega Drive, a soundtrack de Side Pocket e esse agora.
E mais tarde baixo a trilha sonora de Alex Kidd!
Vlw pela dica Rafael!
Rapaz… demais. Putz, a Spring Yard está de arrepiar de linda.
Não há muito o que dizer, só seguir o twitter do cara, assinar o feed do site e baixar o álbum. Por sinal, estou passeando por lá e me deleitando com as versões. De bate pronto, já dá pra dizer que ele é o autor das melhores versões de game music que já vi desde que os BBSes e a Internet surgiram, sem exageros. Vi que tem músicas próprias do cara lá, ouvir também.
…e agradecer ao Rafael por nos apresentar ao Brian Davis.
Nossa, que demais! Amei as músicas do Sonic. Vou baixar. Valeuzão pelo post!
Foda demais. Tinha baixado mas tinha esquecido de ouvir ¬¬ Muitas músicas fodas. Algumas me deram vontade de jogar o jogo pra conhecê-lo e poder apreciar melhor as modificações :]
só clássicos!!!!
Podia rola a 1ª fase do Streets of Rage 2…
Simplesmente fodástica…
Muito bom a proposito o trabalho
Nossa, que fantástico! Não tinha conferido ainda e curti demais.
A releitura de Flying Battery ficou muito foda, e me lembrou demais alguns arranjos de Symphony of The Night, em especial o Coliseum!
Spring Yard também ficou poderosa! *_______*
Hora de baixar! XDDD
http://emuparadise.ru/images/header.jpg
?? ????? ??????? ??????? EmuParadise ??????? ?????????: ?????????, ??????????? ????????, ???????? ?????????, ??????????? ? ??????? ??????, ??????? ?????? ???????? ?? ?????. ?? ?????? ??????? ????, ????, ??????? ? ????? ??? ??????? ????????? ????????? ?????????. ?? ????? ????????????? ??? ??????????? ????????????? ?? ??????? ????????? ???????? ? ????????????? ????. ??????? ??? ? ??????? ? ???????? ?????????? ??????? ?????????. ????????? ?? ??????, ? ?? ??????? ?????????? ??????? ????? ??? ??????????.
???? ?? sega zombies ate my neighbors
???????? ???????? ????????? ??????? ?????????
???????? ??? sony playstation 1
misadventures of flink
E-mail que eu recuperei da caixa de spam, de um dos membros da Emu Paradise, um dos mais famosos sites de emulação do mundo (aliás, Rússia e França estão entre os melhores do mundo nesse quesito).
E de novo a droga do WordPress/Intense Debate não reconhece caracteres de outro alfabeto. Que &#€½!
Pelo menos fica bem claro que a tradução do conteúdo do PS para outras línguas é eficiente.
Nos links, dois jogos de Mega e alguns emuladores bem interessantes.
O cara possui muita sensibilidade pra escolher um instrumento "real" que soa muito similar ao som FM do Mega e que ao mesmo tempo é mais orgânico. basta ver a primeira fase do Sonic (ninguem nunca conseguiu arranjar tão bem quanto ele). Fiquei tão empolgado que pra ajudar o cara comprei a musica do Altered Beast – Transformation. Merece.