Magical Hat Adventures – Decap Attack (MD) – Parte 3
Itens
…. Vejamos a comparação de alguns itens dos dois games. A não ser o gráfico do item, quase nada mudou. Mas quando ocorre a mudança, ela é bem radical:
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.Moedas bônus: São aquelas moedas que dão direito a uma chance no bônus game, entre as fases dos games. Visualmente não mudou nada, assim como sua utilidade.
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Tela de itens: A tela de itens (apertando o botão C do controle) é bem mais elaborada graficamente no Decap Attack. A grande maioria dos itens tem o mesmo efeito nos dois jogos, mas como vemos, o Magical Hat tem 2 itens a mais e exclusivos. O visual dos itens também é diferente.
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Item 1: Quando usado, “entorta” toda a tela, matando todos os inimigos que entram no seu campo de visão. Não há diferenças.
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.Item 2: Quando usado, aparece um escudo por alguns segundos que te protege dos inimigos. Quando um deles encosta no seu escudo, ele leva a pior. O gráfico do escudo é um pouco diferente de um jogo para outro.
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.Item 3: Este item serve para paralisar os inimigos, sendo possível até mesmo passar por eles sem ser atingido. Só tome cuidado com os que aparecem nas estátuas: se sair um inimigo de uma estátua durante a contagem do efeito, ele não estará paralisado.
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.Item 4: Este item faz a sua velocidade e agilidade aumentar, além dos seus pulos serem mais altos. Ótimo nas fases em que é preciso ser rápido ou preciso. Como todos os outros até agora, sem diferenças entre os games.
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.Item 5: Seus ataques ficam mais potentes, jogando os inimigos longe. Sem muita utilidade para inimigos normais. Pode ser útil muito útil em alguns chefes.
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.Item de chefe 1: Este item não é exclusivo para chefes – dá pra usar durante a fase normalmente – mas acaba servindo muito bem em chefes mesmo. É um ataque com bolas de fogo girando. O ataque é o mesmo, mas as bolas de fogo são diferentes.
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.Item de chefe 2: Uma das grandes diferenças entre estes dois games é este item aqui, presente apenas no Magical Hat. Quando usado, você se transforma num robô-gorila, lento mas com um poderoso canhão como arma. Exclusivo para chefes, não é possível usá-lo em fase.
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.Item-veículos: Outra particularidade que foi cortada de Decap Attack. Usando este item, você pode controlar um helicóptero ou um submarino (na água)! Apesar de você estar imune a inimigos, já que automaticamente tem um escudo azul, 10 segundos é muito pouco tempo e além disso o ataque dos dois veículos é fraco: uma lança de curto alcance. Não é possível usá-los em chefes.
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Semelhanças e diferenças
….Até que ponto Magical Hat serviu de base para Decap Attack? Juntando tudo o que foi visto até agora, com estas semelhanças e diferenças a seguir, teremos uma perfeita noção disso:
Chefes: Como vimos acima, a maneira de enfrentar os chefes muda bastante. E os próprios chefes também. Graficamente eles são mais infantis no MH e são muito diferentes, mas mesmo assim ainda levaram algumas características (movimentação e comportamento) para o DA. O 1º chefe por exemplo é lento no MH e rápido no DA. Já o 2º chefe de MH (um coelho-robô) lembra muito o equivalente no DA, aquele sapo – até mesmo a dica para não enfrentá-lo funciona no Magical Hat!
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Destruindo chefes: Aqui como em outras passagens, pecebemos que os efeitos do jogo original mantiveram-se no “sucessor”. Só o bug não foi junto (veja Hat atrás da vegetação).
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Bônus 1: Esse divertido bônus está presente nos dois games. Não há muitas diferenças além dos gráficos (como sempre) – a máquina do DA é uma casinha no MH. A maior diferença é quando posicionamos todos os personagens num só caminho: no MH eles não vão em fila como em DA; Hat carrega uma placa indicando o nº de personagens colocados naquele caminho. Meio sem graça isso.
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.Bônus 2: Este aqui só existe no Magical Hat e é só jogar algumas vezes para entender o porquê: é muito chato! Aqui, na combinação de retas ou diagonais de um mesmo item você o ganha. Várias e várias quedas e nada de ganhar um mísero item, quanto mais uma vida extra. Um verdadeiro desperdício de moedas bônus, que alguém teve o bom senso de não trazer para o Decap Attack.
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Semelhança de fase 1: Escolhi a dedo esta passagem do jogo para dar uma idéia de como a estrutura geral das fases é a mesma nos dois games. Algumas adaptações aqui e ali, mas de resto, são idênticas.
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Semelhança de fase 2: Como disse, há algumas adaptações, e aqui vemos um exemplo disso. Este local de Magical Hat não é exatamente igual no Decap Attack, mas a base continua lá.
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Estrutura de jogo: Essa é a parte final do 1º mundo (1-3), as plataformas escaláveis logo após derrotar o 1º chefe. No MH, nas estátuas da última plataforma há o item essencial para passar de mundo. Já em Decap Attack há apenas um coração lá. O item aparece no começo da fase, meio escondido. Isso mostra que a estrutura lógica do jogo – a disposição de itens e a maneira como isso influencia na partida – foi alterada de certa forma.
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Conclusão:
…. Magical Hat Adventures e Decap Attack são quase o mesmo jogo, com estrutura, fases, itens, jogabilidade e outros elementos idênticos em sua maioria – pelo menos por trás do sprite. Mas na concepção artística: músicas, sons, estilo, identidade visual, história, ambientação, etc. são bem diferentes. Além disso, Decap Attack corrigiu os defeitos de jogabilidade do Magical Hat, usando uma barra de energia e acabando com a frustração do primeiro. Em compensação, há veículos, bônus e transformações que só existem em Magical Hat.
…. Quem é fã de Decap Attack, como eu, recomendo conhecer e jogar Magical Hat não só a título de curiosidade, mas por ser mais um jogo no estilo de Psycho Fox do Master System. Magical Hat tem as suas qualidades, embora fique à sombra de Decap Attack. Se a espectativa com ele não for a de uma “pseudo-continuação” de Decap Attack, dá pra se divertir bastante com este game.
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Matéria "apenas" incrível!
Isso sim é matéria de gente grande, hehehe.
Confesso não ter jogado muito Mega Drive (já me declarei uma vez ser um "nintendista"), mas reconheço ter excelentes jogos aí. E essa matéria me deu incentivo a testar esse jogo.
E essa cópia de jogos me lembrou aquela canalhice de Ligeirinho e Sonic pra SNES, que eu tinha aqui, e bombou nas locadoras daqui de São Luís.
Quando acharem Tempo pra vender, farei o teste…
Esse Magical hat foi o jogo que me ensinou que era necessário um adaptador pra fitas japonesas no Mega 😛
Era de uma locadora perto de casa, tinha uns 5 jogos japas e esse, pelo desenho que havia na fita, me chamou a atenção. E lembro que foi legal ver que era um DA cover.
E sempre gostei desse jogo, principalmente pelas transformações no final, não que fossem grande coisas mas dava uma impressão "chamem o Daileon" quando o chefe vinha 😀
Algo que sempre ficou bem distinto pra mim era a arte do "poste elástico" (O_o ein !!), pois como você escreveu, é encontrar um desses que a gente se entope de vidas no MH. E gosto de ver a cara do personagem no DA quando ele está no topo desse 'poste', eu sempre tenho a impressão que ele está tomando algo no canudinho 😛
No demais, excelente matéria cara, coisas assim que dão gosto de viver (exagero, mas bem legal mesmo T-T)
Adorei a comparação, Marcos. Joguei bastane os dois e não me toquei na simples diferença entre energia de um e o tocou-morreu de outro. Aliás, nem sabia da dica do pular reto no poste elástico também.
No mais, ficou muito legal. Parabéns kra!
Olá!
Adorei a matéria! Estou numa guerra tremenda com essa joguinho (D.A) gostaria de algum tipo de código para burlar essas fases…. aff… fazer tudo de novo é meio frustrante….!
Ok? Abraço!
O Chefão final dos dois são quase iguais. A diferença é que no Magic Hit primeiro se enfrenta um capanga que para nos irritar ele nem sequer morre, ainda precisa enfrentar o chefe final muito dificil onde qualquer golpe que ele dá é morte na certa. Já no Decap Attack, eu ainda não joguei ele mas eu vi no YouTube, ele nem capanga tem, onde enfrentarão logo o chefe no final e ele ainda é bem mais resistente e possui mais truque do que o MH, embora neste game temo uma barra de energia então sendo ele mais fácil ou mais dificil de derrotar dependerá muito do jogador.
Bela entrada!
Eu joguei Decap Attack sem saber da existência da sua origem, assim como a maioria das pessoas aqui do ocidente, creio eu. Confesso que na época não gostei do jogo (não me perguntem o por quê).
Depois de quase ser linchado pelo pessoal da seção da Sega no Fórum UOL Jogos, depois de ter citado meu desgosto pelo jogo, decidi jogá-lo novamente e aí acabei mudando meu conceito.
Só depois de bastante tempo é que joguei Magical Hat, e nem assim notei as diferenças aqui citadas.
Extremamente interessante!
o que eu achei mais interessante, é que eu conheci primeiro Magical hat, procurando por esse jogo que joguei na infância achei o outro da mumia, rsrsrs.