Mapas de Games em Vídeo
Que retro-gamer aí não se lembra daqueles mapas de games bacanas, feitos pelas revistas de videogame, ainda numa era sem Internet? Lembrou? Que tal agora atualizar o conceito, misturando mapas estáticos com gameplay em vídeo? Pois é justamente esta a proposta do usuário NES Atlas no Youtube: misturar mapas de games (site VGMaps) com gameplays em vídeo.
A impressão que se tem é que se está jogando diretamente num daqueles mapas, com uma visão privilegiada de grande parte ou de toda a fase. É muito legal ver o desenho inteiro de um cenário, além de, no caso de alguns games, dar uma noção de localização extrema. Bem mais fácil visualizar uma fase assim. Dá só uma olhada nos vídeos:
.
Super Mario Bros. 3 (NES) – World 1-1
O legal aqui é ver como os canos de entrada e saída de fase de bônus encaixam-se perfeitamente com os equivalentes da fase normal. Isso é que é level design bem feito!
.
Super Mario Bros. (NES) – Level 1.1
Note que o padrão do cenário (nuvens, vegetação e montanhas) se repetem invariavelmente. Por exemplo: nuvem pequena, outra nuvem pequena, nuvem grande e nuvem média [repete].
.
Contra (NES) – Level 1
Olhando de longe, a fase parece menor do que é. Assim, nem dá vontade de usar o famoso código Konami…
.
Sonic CD (Sega CD) – Palmtree Panic: Zone 2
Vídeo TAS (Tool Assisted) que mostra o que um bom level de Sonic deve ter: exploração e não-linearidade.
.
Mega Man 2 (NES) – Quick Man
Assim fica mais fácil lembrar dos perigos que a fase de Quick Man nos aguarda.
.
Ninja Gaiden (NES) – Act 5-3
O legal desses mapas é mostrar o desenho completo de uma construção (fase), como visto no vídeo. Devido ao scroll vertical de tela, as montanhas ao fundo se repetem.
.
Journey to Silius (NES) – Stage 1
Destaque para a dancinha do personagem, em sincronia com a música, no final da fase. =]
.
Battletoads (NES) – Clinger Winger
Você odiava a “fase da moto” de Battletoads (NES) e sempre a considerou uma das fases mais difíceis dos games? Então você não conhece esta aqui. As chances de se passar dela jogando nesta visão passariam de 0,003 para 0,078.
.
Metroid (NES) – o jogo todo(!)
Todo o emaranhado de salas de Metroid (NES) devidamente mapeado neste impressionante video. Talvez seja o tipo de jogo que mais se beneficie de um video-detonado desses.
.
Não deixe de conferir o canal do Youtube NES Atlas, tem muito mais vídeos do tipo por lá.
Que coisa genial e bizarra. É engraçado também a porcentagem de sucesso no Battletoads
Heheh, é bem por aí. Nos idos do início dos anos 90 eu descobri uma dica pra passar facilmente por essa fase, acho que ela foi publicada nas primeiras Gamers Pró-Dicas. Vou publicar aqui futuramente, depois de criar um certo projeto secreto… 😀
Tinha passado despercebido por esse do Super Mario Bros. São realmente sensacionais, ainda mais pelo fato do cara disponibilizar isso até em 1080p
Então cara, eu pensei em comentar os vídeos de alguma forma, não só mostrá-los, e foi observando bem esse video que acabei descobrindo esse padrão no cenário do SMB1.
nossa, nunca tinha ouvido falar. achei muito legal!
(o q é o codigo konami?)
É um código de grande parte dos games da Konami, que quase sempre aumenta muito sua quantidade de vidas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_Konami
Uau, que barato!
Muito legal né?
A fase do Sonic mostra o que sempre comento na comunidade do Mega Drive no Orkut: Sonic nunca foi correria, sempre teve exploração – óbvio que não na mesma profundidade que um game do Mario, para isso nós temos o Kid Chameleon, mas basta jogar um pouco mais com atenção Sonic para ver o como os jogos atuais do personagem (com exceção do Colours) sempre tiveram um sério problema de condizência com os jogos antigos.
Agora a Clinger Winger eu nunca tinha visto, nunca passei da fase de mato pra chegar nela 😛
Fase DA MOTO…e não do mato 😛
É muito legal ver um mapa inteiro de um game clássico do Sonic e perceber a quantidade de bifurcações, caminhos e passagens escondidas disponíveis.
Eu sempre digo: quem diz que Sonic (os antigos, não os novos) sempre foi correria, não conhece o jogo pra valer.
Caramba, uma delícia assistir os jogos assim. Putz, muito bom mesmo, fiz questão de assistir em 1080p na TV de 42 polegadas, fiz até pipoca! Me inscrevi e já estou torcendo por mais Sega Atlas desses caras 😀
Queria ter uma TV dessas pra poder assistir assim =/