Super Variable Geo (SN)
Publicado em: 20 de abril de 2008, às 14:16, por Léo-Kun.
Jogo – Super Variable Geo.
Gênero – Luta.
Sistemas – SNES (será o revisado), GBA, PC.
Jogos de luta são um dos gêneros mais clássicos, se não o mais conhecido. Desde o sucesso de Super Street Fighter II, os jogos de combate procuraram ser mais cativantes, e um ponto que os jogadores sempre olharam com grandes olhos seria a HISTÓRIA do jogo. afinal, não valeria a pena ver gente se esmurrando por nada em um jogo.
Super Variable Geo (ou Super VG, como é chamado) ao primeiro ver me parecia mais um jogo de luta ao acaso. Mas não mantive essa visão depois de jogar (Confesso: usei emulador. Meu SNES parou de funcionar e procuro uma “fonte” até hoje… e um controle extra… ¬¬ ).
A história parece uma coisa meio doida. No Japão do futuro próximo, os restaurantes decidem fazer um atrativo extra para trazer clientes. LUTAS ENTRE GARÇONETES. É! isso mesmo! Estranho, não?
A partir daqui, as versões de PC e console se dividem. Na versão de PC, segundo a história, a garçonete que perdesse era… digamos… “humilhada”. ._. Nos consoles há censura, logo ela só perdia. A vencedora do torneio ganhava uma grande quantia em dinheiro e uma casa construída para ela onde ela quisesse no mundo todo. Um bom prêmio, criativo até.
Jogabilidade: O sistema é básico. ChuteSoco ForteFraco. Não se usam os botões L ou R. Algumas meninas têm especiais fáceis de fazer, outras têm o temido 360º com o direcional que triturava controles e machucava dedos da molecada desde os tempos de Zangief no SSFII.
Personagens: Bem, vamos às garotas (Algumas imagens pertencem ao anime de VG):
.
Yuka Takeuchi: A personagem principal e “heroína” do jogo (e anime). Muitos consideram Yuka a “Ryu” do jogo. Faz sentido. Ela tem um “Hadouken” e um “Shoryuken”, além de um golpe que parece uma mistura de dash com o “chute helicóptero” do japonês de SSFII. Eu recomendaria ela para iniciantes. Ou a próxima…
.
Chiho Masuda: Ninja. Ela tem um movimento especial com a mesma moção do hadouken, além da apelação-master nesse jogo. A “rasteira-dash”. Nos meus primeiros dias batendo a cabeça nessa jogo, usei muito desse artifício. Mas ela se mostra útil por ter a velocidade de uma ninja! Ela é rápida para esse jogo. Mas velocidade extra requer atenção extra. Se você cochilar, você vai de encontro à inimiga!!
.
Jun Kubota: Wrestler. É, uma mulher wrestler. Ela é a dona das frustrações de muitos jogadores desse jogo. A AI não precisa puxar todo o 360º para os especiais, mas VOCÊ SIM! Do nada ela faz o “Back Breaker” (Quebra-costas), que toma quase 1/3 da sua vida… Para os jogadores, um consolo: ela tem um movimento tipo escudo, com moção de meia-lua. Não me recordo bem a moção exata, mas era bem fácil de puxar. Ótimo anti-aéreo.
.
Reimi Jyahana: A chefe do jogo. Tem dois especiais bons, um tipo projétil e um dash de ombro que pode dar mais de um hit, se não me engano, e ambos fáceis de puxar. Boa jogadora pra quem já tem uma base no jogo. Ela é a atual campeã desse torneio. Quem joga com ela sabe o porquê, hehehehe…
.
Manami Kusunoki: Mais nova do que aparenta. Manami é ao mesmo tempo um atrativo pra quem curte o tal “lolicon”, e também uma personagem com um especial interessante. Uma “luva yo-yo”. Mesma moção do Hadouken, ela vai… E VOLTA! E quando volta, tira um pouco da vida da própria Manami! Não espere muitos perfects com ela. (Seria sensato dizer “não espere NENHUM perfect com ela “?…)
.
Kaori Yanase: Técnica em Computação (doida que nem eu então… XD ), pratica Tae-Kwon-Do. Conhecem o Kim, de KOF? Já viram ele dando socos? Ela também não faz isso. Kaori só usa chutes, mas isso não reduz a capacidade dela! Ela era sub-chefe em versões anteriores à Super VG. Tem dois especiais fáceis de puxar.
.
Erina Goldsmith (ou Elena, Eleanor G.Smith): “Três nomes?” você pergunta. Sim. A tradução dos caracteres Katakana (para palavras estrangeiras) ficou confusa no primeiro jogo que ela apareceu, por isso a variação de nomes. Ela tem um ataque bom que usa o isqueiro, não tão simples de puxar. Mas ela tem um golpe que é o favorito dos preguiçosos: socos múltiplos. Ficar apertando o botão de soco várias vezes parece fácil, e é fácil. Perfeito pra quem não quer perder muito tempo aprendendo sequências. Mas ela fica vulnerável enquanto faz esses socos. Use com moderação.
.
Satomi Yajima: Se Yuka era a “Ryu” do jogo, Satomi seria “Ken”. Ela tem um golpe de fogo, semelhante ao Shoryuken flamejante do Ken. Além de ser rival de Yuka sem ser maligna. Ela quer ajudar o irmão dela com o prêmio, porque ele está muito doente e não tem dinheiro pra um tratamento.
.
Ayako Yuuki: É… ela mais dança do que luta, mas tem um especial com chute que dá dois hits. O agarrão dela é bom também, ela estapeia a oponente, tirando mais vida do que um agarrão comum. No mais, é a personagem que muitos usam para “tirar uma” com o adversário, como Dan em SF Alpha 3.
.
Modos: O jogo conta com um modo Story, e um modo Versus. No Story Mode, você enfrenta as outras personagens, terminando com Kaori e depois fechando com Reimi. No modo Versus, você enfrenta um oponente da CPU ou um amigo. Há tambem CPU vs. CPU, que eu acho que não seria muito interessante…
SomGráficos: Dentro dos limites dados pelo Super Nintendo, os Gráficos são bons. Os detalhes nos cenários são razoáveis, mesmo alguns quase sem movitmentos (o cenário da Jun é quase um quadro, ninguém aparece). O “narrador” do jogo é irritante (¬¬), mas nada que atrapalhe a jogabilidade. As músicas são ótimas, exceto a do cenário da Manami, enjoativa.
Notas:
Jogabilidade – 8/10
Som – 6/10
Gráficos – 8/10
Originalidade – 9/10
Média – 7,75/10
Veredito Final: Um jogo relativamente curto, mas muito interessante.Faltavam alguns segredos, não há nenhum nessa versão.
Espero que isso tenha sido útil, até a próxima!
É sempre legal lembrar de outros jogos com forte presença feminina:
Seifuku Densetsu Pretty Fighter (SN)
Seifuku Densetsu Pretty Fighter X (SAT)
Da Imagineer, com vários estereótipos femininos japoneses como a estudante,a enfermeira.
Strip Fighter 2 (PCE) Jogo pirata que inclui cenas hentai. A propósito, o um não existe, nunca existiu.
Ringside Angel (MD) sobre luta livre feminina.
a cover do Ryu e a Coelhinha sao demais =D
Muito legal, embora tenha ficado um pouco grande demais. x_x'''
Não tinha conhecimento sobre o jogo. Valeu velho!
Acho que na verdade seria 4 nomes usado para Elena… No Advanced Variable Geo para Play1 ela é chamada de Elirin…
E sobre a Ayako, se não me falha a memória, ela é capanga de Reimi mas as vezes ajuda Yuka e Satomi… Mas para poder ficar ao lado de Satomi, se é que você me entende XD
Exato, Gilles, esse nome me fugiu da memória.
A Ayako é uma personagem que mexe com a imaginação de muita gente, pq muitos acham que ela é lésbica. Elirin e Ayako não estão presentes em VG Max, o único jogo delas que tenho aqui no meu PC… ¬¬
Já joguei muito o Ringside Angel (MD), pra mim um dos melhores jogos de luta livre que conheço (e é bem melhor jogar com garotas do que aquelas coisas horríveis dos outros jogos do estilo, né? :P).
Deu vontade de fazer um Review qualquer hora.
a tamaõ pra mim e a mais engraçadinha depois de manami
Achei q fosse o jogo da semana infantil Heheheheheehe
Pelo seu primeiro comentário lá em cima, vc adora estes jogos mais infantis, né Talude? 😛
Adorei a Chefe!
Um Luxo!
ola!
parabéns por este comentário sobre o jogo
é um excelente jogo que não é tão conhecido, tem uma boa mecânica na jogabilidade
como animação mangar anime e uma pitadinha de hentai, deveria ter uma continuação em outra plataforma
como colecionador ate que encontre e comprei este excelente jogo completo do super famicom
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-786421229-…