Vídeo do dia: Cool Spot – Pac-Man [1982]
.
Lembra daquele game de plataforma, lançado para vários sistemas entre 93 e 94, chamado Cool Spot? Pra quem não conhece, foi um game de razoável sucesso, divertido, com bons gráficos e com uma trilha sonora elogiada, criada por Tommy Tallarico. Aliás, mais um para a lista de bons games que sumiram do mapa sem ganhar uma mísera continuação à altura do original.
Cool Spot é o nome do mascote do refrigerante 7-UP, criado no início da segunda metade da década de 80. Ele nada mais é que a bolinha vermelha do logotipo da 7-UP antropomorfizada (ganhou braços, pernas e feições humanas). O curioso vídeo a seguir, um comercial inglês, é anterior à criação de Cool Spot. Nele, a bolinha do logotipo ganha vida e substitui Pac-Man no seu game:
.
Tudo indica que após o sucesso do comercial, a idéia de dar vida a Cool Spot tomou forma.
Antes que me perguntem, a música, hit na época, é uma versão adaptada de Kim Carnes “Bette Davis Eyes“.
Na verdade, o Cool Spot não é uma bolinha, mas o plástico de vedação da tampinha de rosca do 7up. Ao tirar a tampa, você podia notar que o plástico era vermelho. No jogo, quando você ia perdendo energia, o marcador era como se Spot se "descolasse" da tela e fosse caindo.
Francamente, a meu ver, se a Pepsi queria um personagem descolado (tu-dum-tss!) pra divulgar refri, não sei se a melhor opção era um plástico de tampinha com óculos escuros, botando banca de "cool". Até a idéia do Pepsiman é melhor, embora isso não seja um elogio ao Pepsiman…
É a bolinha vermelha do logotipo sim, como dito na matéria (aliás, um dos 3 vídeos dela também mostra isso):
http://en.wikipedia.org/wiki/Cool_Spot
http://migre.me/1kx5R (imagem)
Dos Cool Spots, jogava muito o Spot Goes to Holywood do Mega. Curtia muito esse jogo!
Pena que o game teve mais continuidade. Não era um jogo brilhante, mas era bem divertido e com boas músicas, lembrando as do game California Games: http://passagemsecreta.wordpress.com/segredos/cal…
O inesquecível Cool Spot,o game da tampinha de refrigerante, que passa por muitas fases. Não foi um clássico, mas rodou muito em vídeo-locadouras! Abraço a todos.