Alguém lembra? TV POWWW!, no SBT
Esse é o tipo de programa na televisão que me surpreendeu por nunca ter ouvido falar nele antes – ou seja, minha cabeça explodiu. Assistindo ao Especial sobre Programas Infantis que o SBT transmitiu no último sábado, descobri sobre essa que parece ser a primeira atração totalmente interativa relacionada a videogames na televisão brasileira.
O TV POWWW! (pronuncia-se em inglês mesmo) surgiu no SBT em meados dos anos 80, embarcando no sucesso que o programa tinha nos Estados Unidos, onde apareceu pela primeira vez em 1979, com o nome “Say POW”. A atração consistia na participação por telefone de uma pessoa que controlava o jogo na tela através de comandos de voz, ou, como preferir, gritando “POW”. O primeiro game usado pelo programa foi o Shooting Gallery, do Channel F; mas, quando a Fairchild descontinuou a produção do console, o Intellivision roubou a cena e teve jogos como Moving Target, Sharp Shot e Space Battle adaptados para o programa.
Pena que, assim como o Playgame apresentado pelo Gugu, não existem por aí quaisquer registros amadores dessa pérola. Mas as imagens de arquivo do SBT usadas na edição do Especial já valem para dar um gostinho de como era legal esse negócio. A vinheta adaptada do original pelo Mário Lúcio de Freitas e a porralouquice da Mara Maravilha são impagáveis! Olha só:
Como a gente viu, o programa foi comandado por vários apresentadores. O primeiro de todos foi o Paulo Barboza, na estreia em agosto de 1984. Em seguida, vieram a Mara, o Luís Ricardo, Tânia Alves, Gugu e até o Sérgio Mallandro, e a atração permaneceu no ar por um bom tempo até virar um quadro no programa do Bozo. Àquela altura, a atração já havia terminado nos Estados Unidos, muito graças ao grande problema que os participantes enfrentavam e vocês já devem até imaginar o que era: a latência muito alta das linhas telefônicas convencionais, que geravam atrasos que tornavam os games praticamente injogáveis daquela forma – e olha que, tanto aqui como lá, o programa era transmitido somente localmente, ou seja, os participantes residiam pelo menos no mesmo estado de onde a emissora transmitia a atração! O mais engraçado é como alguns decidiram mostrar o fim da atração: como a brincadeira era transmitida dentro de um quadro no programa infantil Barney’s Army, a emissora americana WPTF decidiu inventar que o videogame havia quebrado!
Mal sabiam as crianças que era tudo uma questão de licença contratual
O formato foi licenciado para vários países além do nosso, mas aparentemente em nenhum deles a TV POWWW! sobreviveu à virada para a década de 90. Os games foram se tornando mais sofisticados, e a fórmula foi reciclada na criação de outras atrações televisivas, como o nosso conhecido Hugo, até alcançar novamente a obscuridade. Hoje, com os games online, instantâneos e com tempo de resposta minúsculo, é até interessante ver como era empolgante naquela época passar meia hora assistindo na TV alguém jogando – e muito mal!
Se você tiver alguma lembrança desse programa, por favor compartilhe! E quem sabe no futuro eu crie a TV TUM! 😀
PS: Agradecimentos ao Paulo Barboza, primeiro apresentador do programa, por algumas informações adicionais!
"Gostou, gatin-a?" É, isso sempre me lembra que a tal da Mara é baiana como nóis aqui…. rs
Fora isso, muito legal! Rapaz, esse jogo é do Channel F, putzzz, quem diria. De cara, até achei parecido com Star Raiders (ou Star Masters) do Atari. Se mais gente tivesse registro de outros episódios, seria muito interessante de ver. Deve ser complicado contatar o SBT sei lá, por telefone mesmo, pra pedir algo do tipo né?
Rapaz, que achado hein. Valeu a pena assistir a retrospectiva do SBT então hein? 😀 "Oradukapeta", gostava daquele negócio….
Caramba, eu desconhecia totalmente a existência desse programa! Seria difícil eu me lembrar de algo daquela época, já que em 1986 eu tinha apenas dois anos de idade.
Muito legal esse resgate de parte da história gamer do Brasil.
Devia ser complicado jogar nesse programa. Fora o problema do atraso citado nessa entrada, o garoto do vídeo, por exemplo, teve de dar uma pausa para respirar, depois de tanto falar "POW!" Hahahaha! Eu, que tinha bronquite alérgica na minha infância, se participasse do programa, iria terminá-lo com tosse e falta de ar! 😀
A Mara Maravilha era uma porra-louca? Hahahahahahaha! E esse final do quadro no Barney's Army? "Oh, boy! I think the POW game is gone forever…" Essa frase deve ter sido digna de um "Awwwww!" por parte das crianças.
Quanto ao Hugo, eu imagino se alguém com aqueles telefones de disco ligava lá. Como jogar nessa situação? 😛
@Cosmonal
Eu tava em dúvida de qual jogo que era no programa, mas já que você tá falando que é do Channel F… hehe
@Eduardo Shiroma
Acho que eu teria essa dificuldade também… Pensando bem, ficar gritando POW no telefone não é algo muito saudável!
Aliás, se tivesse assistido esse negócio no Barney's Army, ia guardar um trauma até hoje, com certeza! Ou seja, eu era uma criança medrosa e doente!
Esse Tv Pow me lembrou Duck Hunt!
Caramba, que achado!!!
Confesso que não lembro desse programa no SBT, provávelmente ele passava no horário que eu estava no colégio (estudava na parte da manhã na época). E a Mara Maravilha porra-louca foi genial!!
Aliás, essa maneira bastante criativa de "encerrar" o Tv POW! lá nos EUA deve ter traumatizado muitas crianças na época. Vai ver por isso que temos tantos jovens e adultos entrando em universidades e atirando em outras pessoas por lá!! =D
Que pérola!!!
Não me lembrava disso.
Queria ter assistido o especial inteiro.
@Adam Alencar
Então, quando for jogar Duck Hunt, tente matar os patos à base de grito!
@Adney Luis
Uahuahua, talvez essa seja a razão de tudo. Eu se assistisse ia ficar dias sem dormir, é terrível mesmo!
@Rita (@ritalinando)
Bem, o especial tá dividido em partes no Youtube, e tem um link dele completo no Megaupload… Ou seja, não faltam oportunidades para assistir 😀
Caramba, essa é nova pra mim.
Queria ter visto esse programa na época.
Não sabia dessa pérola da televisão brasileira. Só sabia do programa do Gugu com o pessoal jogando Alex Kidd com o corpo, acho que era Alex Kidd.
O bom e velho Hugo com sua bruxa bizarra e o delay dos comandos do telefone.
E aquele Garganta e Torcicolo da MTV apresentado pelo João Gordo. Eita programinha bizarro.
@Emeagate
"Garganta e Torcicolo"… esse eu nunca assisti!
pow, não sou desse tempo. só do Hugo mesmo, era legal, mesmo que quase injogavél também.
Garganta e Torcicolo era sensacional, eu quando moleque sempre quis meter a porrada naquelas ovelhas. Era muito bom. Esse TV Pow é muito velho pra mim, nasci em 87. Ainda não vi os vídeos! Acho sensacional essa iniciativa do SBT de passar programas clássicos. Galera gosta de ver coisa velha.
E como eu assisti Hugo e como eu queria ligar…
@Kurt
Eu também queria muito ligar, mas 3,95 por ligação era algo que meus pais muquiranas não iriam permitir, hehe
Que sensacional! Li no site desse Barney Army's que ninguém queria fazer essa cena toda pra acabar com o quadro, mas a mina por trás do boneco foi em frente mesmo com risco de ser demitida. Ela não foi demitida, segundo consta.
E adivinha qual o quadro que estreiou depois do fim da TV POW nos EUA? Lembram daquele quadro do Gugu que ele mostrava uma foto de celebridade pixelada e devagar ia diminuindo os pixeis? http://youtu.be/FIHXD1-nTAo
Acho que isso deve ter sido parte do Fantasia também, posso estar errado.
@Kurt
Rapaz, tem o link disso aí? Valeu por compartilhar a história, muito interessante mesmo!
Esse quadro aí depois eu lembro que rolou no Fantasia também, mas quando você falou pela primeira vez eu havia entendido que era aquele jogo que a cara do Gugu "morfava" na de outro ator, e as pessoas tinham que adivinhar qual era. Eu achava aquilo awesome e muito engraçado! rs
Lembro desse quadro no programa do Bozo, apresentado por um robô. Não devo ter visto o original porque não passava a programação de São Paulo por aqui na época.
Hahahaha
O Luís Ricardo tá a cara do Wagner Montes no vídeo.
É engraçado ter que dizer "Pow" nesse tipo de Asteroids. As mães conservadoras de atualmente entrariam com um abaixo-assinado contra o programa.
@Rafael Fernandes Na hora que eu li eu tbm achei que era aquela do morph do gugu, mas aí esse também não me era estranho. Enfim, aquele do gugu era bom também. Mas agora já tá virando thrash 80's e não retrogames hahahaha
Rafa, eu era doidinha por esse programa, era mto legal. Eu "jogava tb" já q na época eu não tinha meu Atari e até ir na casa de alguém p/ brincar c/ o videogame, o TV Pow era o meu Atari. Saudades dos bons tempos. Eu tb assistia o Play Game do Gugu mas só por eu ser fã do apresentador pq o TV Pow eu gostava mais. Bjs
@Patthy
Fala, Dona Bondgirl Patthy! Valeu por comentar aqui ;D
Realmente, você foi privilegiada por ter vivido essa época. Devia ser mó loucura assistir essas coisas na TV! Beijo!
Eu lembro do programa do Hugo e seus diversos minigames… E da fanart épica com o Hugo dando um shoryuken na vilã.
Interessante saber que a tecnologia limitada da época criava problemas de jogabilidade. Será que os jogadores que venciam os jogos venciam por saber de manhas para cotornar esses problemas?
@Hyper Emerson
Acredito que sim. Se bem que acho que, no caso do Hugo, o jogo tinha algum sistema de tolerância maior em relação ao timing para apertar o comando, assim compensava o delay. Se é que tu tá me entendo, rs
Aliás, tem que ter sorte também, porque no final, tinha que escolher aquelas portas no castelo da Bruxa… Aliás, ela me lembrava a Sindel, não sei porquê! =D
Nessa época meu pai jogava Pitfall no Atari 2600… ._.
Mas o interessante do Hugo é que existem versões para o computador (principalmente o Amiga)que são igualzinhas ao do programa da TV na qual vc somente usa as setas do teclado.
@Talude
Pois é, também vi algumas versões desse jogo para o Playstation…
Eu nunca tinha visto esse programa, ouvi falar pela primeira naquele especial do SBT também. Se eu visse, com certeza ia ficar doida pra jogar. Lembro que vivia insistindo pro meu pai deixar eu ligar para jogar Hugo, mas o telefone lá de casa era "de disco", aí ele falava que não ia dar pra jogar, porque não dava pra discar á tempo, rsrs…
@Talude
Bom, o Hugo pro amiga veio primeiro. Então é o mesmo esquema do TVPOW!
@Kurt
E o nome do personagem é Hugo The Troll!
@Sora
Ah sim, aí nem rola mesmo. Já o meu pai não deixava por causa do preço da ligação…
<blockquote cite="#commentbody-3336">
Rafael Fernandes :
@Talude
Pois é, também vi algumas versões desse jogo para o Playstation…
Para Playstation? Você sabe o nome do título do jogo?
@Ighor H.(64Gamers)
O nome é Hugo mesmo. E tem o Hugo 2 também.
Eu fui desta época, mas lá em casa não tinha TV (nem mesmo em preto e branco), então foi uma pérola que perdi. Talvez algumas fitas de gravação da TV Powww e do Playgame! estejam mofando no mezanino (arquivo morto) do SBT, quem vai resgatá-las???
Quanto ao Hugo, só fiquei de telespectador mesmo, já que o telefone de casa aqueles de disco.
@Celio Alves
"Resgatá-las"? Eu diria "roubá-las" de uma vez! XD
@Rafael Fernandes
Realmente o Tv Pow era ótimo, mto divertido mesmo. P/ quem ama games era simplesmente "O PROGRAMA". Mas assisti tb coisas "novinhas" como o Huguinho, ele era uma graça. Adorei seu blog, visitarei sempre q puder. Bjs.
Agora é sua vez de me visitar né? rssss.
@Patthy
Haha, pode deixar que passarei lá!
"Coringa cultural… é só no tv pow….."
Pois é… profundo isso.
Eu lembro que um dia o primeiro apresentador, Paulo Barboza (já falecido), se atrasou (morava no Rio) por causa da ponte aérea e o primeiro bloco foi feito pelo Ademar Dutra(também falecido), um dos executivos do Silvio Santos, que apresentou todo social (de gravata, mangas compridas e crachá). Ficou um ''choque de realidade'' um apresentador (que foi radialista, tinha traquejo) mas que estava em trajes formais quando o titular Paulo usava roupas casuais…