Narrador louco na versão japonesa de International Superstar Soccer 64
International Superstar Soccer 64 é um dos clássicos do gênero, sendo o predileto dos fãs de futebol até a chegada de Winning Eleven/Pro Evolution Soccer, que engoliu tudo. A jogabilidade arcade aliada aos gráficos bacanas era um dos atrativos do game, lançado para o console da Nintendo em 1996. E, claro, tinha o Allejo.
Uma das coisas mais engraçadas e divertidas desse game estava na narração totalmente exagerada, que condiz com grande parte do estilo dos narradores de futebol do nosso país. O narrador berrava a cada gol, mudava de tonalidade de voz, enfim, trazia muito mais emoção à partida com sua empolgação exarcebada.
Porém, muitos jogadores desconhecem a versão japonesa desse game, chamada de Jikkyou World Soccer 3. Nesse game, o narrador é um cara chamado TOM G, radialista da Kiss FM da cidade de Kobe e que mostra porque está nessa profissão até hoje. Seu jeito de narrar a partida é tão desesperado que é praticamente inesquecível, assim como os gritos de gol espetaculares, colocando o Cleber Machado no chinelo.
Sei que a maioria dos leitores despreza futebol, mas relembrei um pouco a jogatina de Jikkyou World Soccer 3 e selecionei os “melhores momentos da narração” desse jogo para vocês terem uma ideia da coisa.
A qualidade de imagem não é alta porque a máquina não aguentava gravar o vídeo do emulador em resolução mais alta que 320×240, e o áudio está com alguns clicks, mas dá para dar umas boas risadas das animações hilárias dos personagens, do batuque incessante da multidão, e é claro, do TOM G chamando nosso país de “buraziru”, a Holanda de “uranda”, e remixando sua própria voz durante os gritos de gol.
Eu gosto mesmo do narrador do Jikkyou World Soccer: Fighting Eleven (o ISSD). pena que não existam créditos ao narrador japonês, nem ao americano.
Eu já zerei o International Superstar Soccer Deluxe e sinceramente nem me lembro dos créditos, e já o Jikky? World Soccer 2: Fighting Eleven eu mal joguei.
Mas provavelmente, caro Talude, um detalhe passou desapercebido por você. Logo na abertura de JWS2:FE há a seguinte frase: ??????? (Narração: Mark'E). Depois de ver o nome do narrador, fui procurar quem era, e em alguns blogues japoneses acabei vendo num post que na caixa do jogo estaria escrito que a narração era feita pelo ?????? (romanizado: DJ M?k?), que seria um dos DJ's de uma rádio de Osaka. Procurei essa rádio e encontrei o perfil dele na Wikipédia e no site da FM802. Vi que ele gosta de esportes, mas não há nenhuma referência nos textos que ele seja mesmo o narrador dos jogos. A dúvida permanece, mas a possibilidade de ser ele existe. O jeito é pesquisar mais um pouco.
huahhahahahah….muito loco
GO…GOGO…GOL
Wow Right!
?????????
???????????????????????????????
"É o início do primeiro tempo!
Vamos lá, começou! O Japão está à direita. O Brasil está na esquerda!"
Nunca joguei esse jogo, só vi jogarem na locadora e até num campeonato de International Superstar Soccer 64 que organizaram em minha escola!
Eu joguei bastante o J. League Jikky? Winning Eleven 2000 em meu PlayStation, e achava o máximo esse jogo com a narração de Jon Kabira, mesmo sem entender nada! Acho que seria o mesmo com esse daí!
Vou dar uma chance ao jogo qualquer dia desses.
O narrador americano fala a mesma coisa quando inicia a partida, hehe.
O legal desse é que também alteraram a trilha sonora dos menus, e tal… Para uma coisa menos pagode e mais infantil. Vai entender.
Só eu aqui que já joguei todos os ISS de 64?(64,98 e 2000)
Realmente, o narrador é hilário…e em todos os ISS dizem isso mesmo(É o início do primeiro tempo!
Vamos lá, começou! O Japão está à direita. O Brasil está na esquerda!)..acho graça no 2000
"The team in right is: Brazil…and the team in left is: Japan"…e quando há 3 gols(Hat Trick):
"He shoots!GOAL!!Oohh..he scores a HAT TRICK!!!"
Mas o clássico mesmo é o do ISS
"Yes..GO..GO…GOAAAAAAALLLLLL!"
O de 64 é bom…mas o Allejo careca(como o Ronaldo) me desagradou…=(
ps: E os narradores de Ronaldinho Soccer 97?
Eu também joguei todos os ISS de 64. Parece que o melhor mesmo é o 98, pena que a narração não é tão legal quanto a anterior! E no do 2000 ainda tinha narração em espanhol, que era até meio ridícula, hehe
Esse foi um dos únicos jogos que eu tive na época do N64, não porque eu gostasse de futebol, mas porque um cara me vendeu por R$20 para conseguir dinheiro para ir em um show de pagoda…Dumbass
<blockquote cite="#commentbody-3423">
E. Shiroma :
Eu já zerei o International Superstar Soccer Deluxe e sinceramente nem me lembro dos créditos, e já o Jikky? World Soccer 2: Fighting Eleven eu mal joguei.
Mas provavelmente, caro Talude, um detalhe passou desapercebido por você. Logo na abertura de JWS2:FE há a seguinte frase: ??????? (Narração: Mark’E). Depois de ver o nome do narrador, fui procurar quem era, e em alguns blogues japoneses acabei vendo num post que na caixa do jogo estaria escrito que a narração era feita pelo ?????? (romanizado: DJ M?k?), que seria um dos DJ’s de uma rádio de Osaka. Procurei essa rádio e encontrei o perfil dele na Wikipédia e no site da FM802. Vi que ele gosta de esportes, mas não há nenhuma referência nos textos que ele seja mesmo o narrador dos jogos. A dúvida permanece, mas a possibilidade de ser ele existe. O jeito é pesquisar mais um pouco.
Opa, valeu Shiroma! Não passou desapercebido, é que não falo japonês mesmo. 🙂
O jogo que eu tinha se chamava J League Perfect Striker.
Joguei muito antes de ver o International Super Star Soccer 64, e achava incrível a qualidade de jogo.
O narrador era emocionante de verdade, muito longe daquele saco que era ouvir a narração de um Fifa Soccer, que dava sono.
Esse era o que tinha os times japoneses mesmo, certo? Esse nunca peguei para jogar, mas a narração deve ser tão legal quanto. Outro detalhe é que a trilha sonora dos menus era diferente também, e era bem legal, apesar de parecer ser bem mais "japonesa"
Alguém sabe sobre o narrador da versão americana? nunca joguei um game de futebol com uma narração tão emocionante.. demais mesmo..
Rapaz, já pesquisei muito tentando achar o nome, mas não encontrei nada até hoje =/
Nem nos créditos do jogo parece ter o nome dele.