Zelda completa 25 anos! Conheça os jogos de Phillips CD-i!
Na data de hoje comemora-se 25 anos do jogo The Legend of Zelda. Mas para homenageá-lo, resolvi postar os jogos mais desconhecidos e bizarros da série (e acredito, ainda não emulado) para Phillips CD-I. Que tal jogar com a princesa Zelda ou enfrentar inimigos que não existem em nenhum outro jogo da série?
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Zelda: Faces of Evil (1993)
Lembra muito o Legend of Zelda II: Adventures of Link devido a sua visão 2D e lateral dos personagens. Nele, o personagem controla Link om um cursor no qual indica a direção que ele vai seguir, com o que ele vai falar (não, aqui o Link não é mudo). Como auxílio há a espada e o escudo os quais o herói já vem empossado, assim como o raio que é atirado com energia completa. Outros itens: corda, lâmpada mágica e bombas. Os rubis tem valores diferentes: o verde ao invés de valer um, tem valor de 5. Além de vários inimigos não-canônicos na série. As cutscenes animadas deste e dos outros jogos acabaram virando a piada do jogo, resultando em vários memes.
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Zelda: Wands of Gamelon (1994)
Esse Zelda, assim como os outros foram lançados como parte de um compromisso entre a Phillips e a Nintendo para o lançamento do CD do SNES o qual nunca foi lançado. É um jogo noestilo do Zelda II mas que muitos não consideram a jogabilidade semelhante. Esse foi o último jogo lançado pela Animation Magic (um estúdio russo-americano) com o tema Zelda.
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Zelda’s Adventure (1994)
Esse jogo foi produzido por outro estúdio, Viridis e tem um plot muito bizarro em relação aos jogos canônicos de Zelda: Ganon sequestra… Link! (e também sete sinais). E quem vai resgatá-lo? Sim, a Princesa Zelda! Diferente dos outros, que tinham visão lateral, esse possui uma visão de cima para baixo, um pouco parecido com o primeiro. Ese também possui FMVs, mas com atores reais! Esse é o que possui maior varieadade de itens e armas.
Depois disso, a Nintendo acaba por desistir do CD Rom e nunca mais se falou nele ou em licenças suas para a Phillips (que posteriormente colaboraria com o 3DO).
Esses três lixos eram/são tão ruins que são denominados em alguns foruns de "Unholy Triforce", e desconsiderados de TODAS as historiografias minimamente sérias sobre Zelda.
Tive o prazer (de viciado na franquia, apenas, não por gostar rs) de jogar duas de tais pérolas em um console original CD-i, de um vizinho cujo pai mandava brinquedos dos EUA (=rico). E mesmo com pouco senso gamer crítico à época, percebíamos o descompasso desses troços com os 'jogos originais'.
[e queria ter escrito algo sobre essa trilogia uns anos atrás, rs]
Eu só conhecia por alto através dos memes do Faces of Evil… O nível da animação é patético!
A Ideia da Zelda resgatando o link, nem é tão ruim
Não mesmo. O único problema é aquele pessoal que chama o Link de Zelda ficar ainda mais confuso!
Olá a todos,
É importante indicar que não foi a Philips que pediu à Nintendo para poder realizar estes 3 jogos (e também o Hotel Mario).
Foi a própria Nintendo que ofereceu a Philips a possibilidade de utilizar 3 personagens da marca Japonesa como agradecimento por ter tentado realizar o SNES-CD.
A Nintendo sempre esteve a supervisionar os trabalhos e validou os desenhos e trabalho final.
Também é importante dizer que na altura (1992/1993) não havia nenhum outro sistema que conseguisse um Full Screen animado como o CD-i.
O CD-i não é uma plataforma de jogos mas sim um leitor multimedia que reproduzia TUDO o que existia na altura em formato CD (exepto CD-ROM que era o concorrente directo).
Mais ainda… os 2 primeiros jogos foram produzidos em apenas 1 ano, os dois ao mesmo tempo, com um limite orçamental inadequado.
Já agora, Philips é apenas com 1 único L e não LL.
Link e Zelda foram os dois publicados em 1993.
Zelda’s Adventure foi publicado em 1995.
Na altura as revistas especializada deram boas notas a esses jogos, novamente porque, nessa época, nao havia quem fizesse melhor… e nunca tinha havido nenhum outro Link/Zelda visto de lateral.
Espero ter sido de alguma ajuda para acertar alguns pontos.
Omegalfa (Luis Mota)
@omegalfa
Obrigado pelas informações complementares, @omegalfa. Apenas me permita uma correção: Naquela época já havia um Zelda com visão lateral, o Zelda II: The Adventure of Link (NES), lançado em 14 de janeiro de 1987. Sim, a Nintendo permitiu que suas IPs fossem utilizadas como forma de, digamos, compensar a (então) Phillips, mas não sabia exatamente como os jogos seriam (obviamente, utilizando os recursos daquela plataforma). Para azar dela, a crítica acerca da qualidade deles não foi das melhores. Abraço!