Depois de 27 anos, uma moto é descoberta em Out Run
Uma das coisas que mais me fascina nos jogos antigos são os segredos que acompanham estes games e que, às vezes, demoram anos e anos para serem descobertos por algum desocupado – como aquele de Magician Lord (Neo-Geo) que publiquei há algum tempo. Hoje, trago um segredo de Out Run (Arcade), um game clássico da SEGA de 1986, que só ganhou a luz do dia este ano.
Chris, do site Reassembler Blog, fuçando nos arquivos do jogo, conseguiu descobrir alguns sprites que foram cortados da versão final de Out Run, mas que ainda se encontram no código do game.
A maior descoberta foi uma moto perdida no código do jogo! Ela faria parte do tráfego de Out Run, já que a estrutura de código vinculada ao sprite é similar às dos outros veículos controlados pela CPU. A escala da imagem também indica isso. Não há uma estrutura de alto nível programada, então a paleta de cores usada nos sprites da imagem abaixo é aleatória:
Há também um novo frame para o final com o gênio, talvez para construir melhor a ideia de “gênio da lâmpada”:
Finalmente, um final descartado. O motorista da bela Ferrari Testarossa se exibe com o troféu quando, de algum modo, cai ao chão. Bizarro:
Antes de terminar é bom dizer que, segundo Chris, não vai ser muito difícil alguém completar o código da moto e inseri-la no game. Lógico que não perdi meu tempo e já fiz aquela montagem na imagem de abertura do post para ver como iria ficar. E aí, o que acharam?
.
Referência: Reassembler
Um grande achado. Mas aí eu me pergunto: Qual a coerência dessa moto numa corrida de carros?
Mas achei 'BACANÃO' ! ^^
Na verdade Out Run não se baseia em "corrida de carros", mas uma "corrida" numa pista pública, com caminhões, carros e motos.
Abraço!
Até mesmo que segundo o próprio Yu Suzuki, OutRun é um simulador de direção e não um jogo de corrida.
Faz-me lembrar o truque de jogar com uma moto (do Super Hang-On) no Ayrton Senna Super Monaco GP II.
Bem lembrado, Talude. Esse truque aí só não é mais bizarro que aquele de levantar a cabeça ao invés do troféu, no pódio.
Fico pensando se, no futuro, algum rom hacker não irá pegar estes sprites da moto de Out Run e substituí-los pelos do carro. Só não sei o que aconteceria numa colisão…
Esses vestígios de códigos são incríveis.Faz a gente entender melhor as ideias originais que estavam embutidas no momento da criação do jogo.Ás vezes,coisas se perdem por limitações de hardware,mas também pode ter sido um corte por outro motivo.Ótimo post!
Exatamente Dactar! A análise de alfas e betas dos jogos ou de seus resquícios de código mostra como foi sua criação ou que rumos poderia ter tomado.
O Rafael Malaman apontou uma teoria interessante sobre o corte da moto, lá no grupo do Facebook Retro Gamers: que seria difícil construir a cena da moto em colisão com a Ferrari. Ela não poderia simplesmente rodar, como os carros. Teriam que fazer muitos sprites de animação com o piloto da moto caindo.
Valeu, abraço cara!
bons tempos de out run,,,, não conhecia essa da moto!!!!! sei que muitos jogos começaram de um jeito e na versão final tiraram muita coisa ou mudaram radicalmente o jogo,,,,, ficaram muitos jogos na gaveta porque determinado video game não rendeu ou desistiram de fazer jogos,, exemplo: 32x e super metroid para o N64,,,, sem contar que alguns jogos sairam da gaveta e foram parar na rede. legal essa curiosidade sobre out run
Por isso criei o Passagem Secreta: para descobrir e mostrar tudo isso aí que você citou.
Abraço!
num dos finais o cara sofre um ataque cardíaco?
Hehehe!! Tá bom pra virar uma creepypasta essa história.
Com a foto, pensei que descobriram no tráfego..
Ficou boa a montagem, não?
Excelente! Esse jogo maravilhoso ainda hoje surpreende. Sensacional!
Muito legal né Junião? Abraço!