A incrível coleção de arcades de Michael Jackson
Que Michael Jackson gostava de games todo mundo já sabe. Que ele fez um filme chamado “Moonwalker“, que se tornou game em várias plataformas também. O que talvez nem todos saibam é que ele tinha uma coleção enorme e impressionante de arcades dos mais diversos tipos e épocas – e que provavelmente poucas pessoas chegaram a conhecê-la de fato.
De 14 a 25 de Abril de 2009 (antes da morte de MJ), em Beverly Hills (California, EUA), foi realizada uma exposição da coleção de arcades do Rei do Pop – além de peças decorativas, antiguidades, quadros, entre outros – pela empresa de leilão Julien’s Auctions. No link abaixo, você literalmente entra na exposição, podendo olhar tudo em 360 graus, aproximar os detalhes das imagens (e que detalhes) em alta resolução e mudar a posição de visão para as áreas mais interessantes. Entre e admire cada canto do lugar:
.
Michael Jackson Arcade Collection 360º Tour
.
Durante este tour virtual pela impressionante coleção de arcades do astro, você tem uma boa noção de como Michael Jackson gostava de games – e que, pelas peças peculiares de sua coleção, também entendia razoavelmente bem do assunto. Veja algumas imagens em detalhe da incrível exposição (clique para aumentar):
.
.
.
.
.
.
Realmente é muita coisa para se ver e apreciar, como um arcade inóspito de pimbolim, um Mortal Kombat perdido num canto, clássicos e mais clássicos. Outras fotos muito interessantes, principalmente de outras sessões da exposição, podem ser vistas aqui.
Todos os artigos mostrados pela exibição “Michael Jackson” pela empresa Julien’s Auctions estavam disponíveis para serem leiloados pela mesma. A empresa também divulgou os itens exibidos através de uma série de vídeos chamada The Making of the Michael Jackson Exhibition. O quarto vídeo da série mostra mais detalhes da sessão de arcades da exposição:
.
.
Veja os outros vídeos da série The Making of the Michael Jackson Exhibition para conhecer melhor os objetos que não tem relação com games, além deste vídeo, recente, de Junho de 2010 – um resumo com algumas das principais peças da enorme exposição, que, ao que parece, continua em 2010.
Um item altamente recomendado é o catálogo on-line conhecido como Amusements, Arcade Games and Entertainment, com 242 páginas, que mostra detalhes de todos os itens da sessão de arcades da exposição, como nome, ano, preço (entre outros), além de uma foto de cada. Ótimo complemento à sua visita virtual à coleção! Capa do catálogo (clique na imagem para abrir):
.
Os outros catálogos da exposição, com as outras categorias de objetos, podem ser vistos neste link. Para finalizar, aí vai a lista de todos os games da exposição, na ordem em que aparecem no catálogo:
(Fonte: Crunch Gear)
.
.
Referências:
Um fenômeno sempre será surpreendente.
Vemos o legado de Michael na música, na dança, e também nos games.
É incrível a lista de itens.
Michael eterno!
Linda matéria Marcos!
Valeu Léo!
Esta é a primeira de algumas matérias sobre MJ que eu tenho para publicar. Sempre fui fã de Michael Jackson e não vou deixar de prestar uma homenagem aqui.
Atenção para os links que aparecem pela matéria toda. Devido a serem imagens de alta resolução e muitos vídeos, são acessíveis via link, para não deixar o carregamento muito pesado.
Abraço!
Legal, não sabia desse making of. Eu vi esse site na época da morte do cantor, e realmente era muito legal ver a quantidade infinita de máquinas que ele tinha lá. Babei pra cabine R360 que ele tinha, que eu tinha visto, há muito tempo atrás, num artigo da SuperGame, que ele tinha ganhado da Sega quando eles fizeram o contrato de parceria.
Não sabia desse making of, sensacional!
Ei ia fazer um post curto, com apenas o link p/ a exibição em 360 graus. Mas isso já havia sido feito por sites brasileiros e internacionais, sem explicar maiores detalhes sobre a exposição.
Então fui pesquisando mais coisas, verificando algumas informações, descobri o making of, o catálogo (link consertado!), a lista de games, vídeos da exposição em 2010…
Michael Jackson foi um RetroGamer de verdade. Ele tinha praticamente os maiores sucessos dos anos 90 em Arcades. Muito legal. Fui, sou e sempre serei fã do rei do pop.
É impressão minha ou ele gostava especialmente dos arcades da Sega? Ou apenas uma coincidência, já que ela liderava este mercado junto com Namco e Capcom?
Eu ficaria com a primeira opção.
Eu tinha um esboço dessa matéria alguns dias antes da morte de Michael Jackson, por muito pouco não publiquei naquela semana como uma homenagem do PS. Mas preferi pequisar mais, e lançar em outra data, pra não dizerem que foi só pra aproveitar o assunto.
Tem mais matéria do MJ engatilhada pro futuro. 🙂
Pode ser que ele tenha ganho esses arcades enquanto trabalhava para ela.
Sim, o 00Agent lembrou bem que o R360 foi presente da própria Sega.
Michael Jackson era impressionante em tudo, até na hora de comprar videogames (e fazer dívidas milionárias). Infelizmente, o coitado nem deve ter tido tempo de jogar…
vindo do rei do pop nen precisa de comentarios!esta coleção e mesmo fantastica!!!
são realmente raridades que so quem tem olhos de aguia para montar um cenario como
este que ele criou!!!!
Michael Jackson não foi ser humano, e sim uma entidade! Tudo de bom da cultura pop dos anos 80 e 90 parecem resumir-se perfeitamente nele, e esse bom gosto pelos games e arcades nos torna mais fãs ainda. Parabéns pela matéria, Marcos. Uma verdadeira viagem, ainda mais hoje, quase 13 anos após a morte do MJ.
Valeu Pablo! Michael Jackson era um gênio, tanto na questão de composição, quanto de artista, produção e na dança. Perfeccionismo era o mínimo que ele exigia de suas produções. Abraço!