Magical Hat Adventures – Decap Attack (MD) – Parte 2
Elementos de jogo
….Os dois games tem muitos elementos de jogo iguais ou bem parecidos, vamos ver alguns deles:
Placa de início de fase: Bem diferentes, a não ser o tamanho. Os Kanjis da placa do MH talvez indiquem o nome da fase ou outra informação. Ambas mostram o sentido da fase através de uma seta (cima, direita, etc.).
.
Placa de encerramento de fase: Enquanto DA segue com o mesmo design, o MH tem esta da imagem, um “goal” muito simples, e outra, mais complexa mas diferente da de início de fase.
.
.Estátuas: Por toda parte dos dois jogos analisados há estas estátuas da imagem ao lado. Quando quebradas com algum ataque, podem liberar itens ou inimigos. O visual delas mudaram bastante no Decap Attack.
.
.
.
.
Impulsor vertical: A famosa “mola” ou “pula-pula” também está presente aqui. No Magical Hat é uma luva de boxe (??) enquanto no Decap Attack, um crânio (…). Um “?” aparece nos blocos do MH.
.
Impulsor horizontal: Percebam que o gráfico dos blocos com setas indicando a direção do impulsor é melhor no Decap Attack.
.
Ponte: Este elemento é muito comum: uma ponte que vai desabando conforme pisamos nela. Apenas diferenças gráficas.
.
Lava: Um dos seus piores inimigos nesses dois games. Caiu, já era. PS.: perceba como as nuvens do cenário tem o mesmo contorno.
.
.
Mastro: Uma marca registrada de Decap Attack, o mastro, é idêntico em Magical Hat. Dá pra pegar impulso, passar o tempo se divertindo (de novo, a “cara” de Chuck é engraçadíssima), mas há uma grande diferença no truque de pular reto sobre o mastro: no DA ganha-se energia fazendo isso. Já no MH você ganha vidas! Quer dizer: encontre um destes e faça a festa.
.
Impulsor de ar: Parecidos com os normais, mas estes aqui são imprevisíveis e perigosos. O ar ficou igual, mas o gráfico dos impulsores são feios nos dois jogos…
.
Parede de blocos: Mais uma vez as diferenças limitam-se apenas aos gráficos. O funcionamento é idêntico.
.
.
.
.Inimigos: Há alguns parecidos, como o peixe, a ave, o robozinho. Mas o comportamento deles, no geral, é diferente nos dois jogos. Visualmente, acho os inimigos de MH meio estranhos.
.
Som
…. Magical Hat: O som do jogo é mais calmo que o de Decap Attack, e às vezes tende para um tom meio idiano ou árabe, sei lá. Não há hits absolutos – talvez a 16 (excelente), mas algumas músicas como a 03 e a 24 são bem agradáveis. A 04 é muito boa, uma das melhores. O resto, infelizmente é no máximo mediano. Mas no geral, essas músicas valem a pena (mesmo assim este OST perde para o do Decap Attack).
.
…. Decap Attack: tem um OST (Original Sound Track) dos melhores do Mega Drive, com várias músicas memoráveis, num estilo marcante (parecendo guitarra elétrica), rápido e que soa bem estéreo. Entre elas, destacam-se: a 03, que para mim é a melhor do jogo; a 04 é legalzinha; a 08 – ritmo rápido e curta; a 16 – uma das melhores músicas de último chefe da história: a sensação de desafio só pela música é enorme; e a 21, pra completar o excelente final do game.
.
fim da parte 2
.
< < < PARTE 1……….PARTE 3 > > >
[…] 64, inspirado pelo Super Mario World; Super Mario Bros., do NES, também foi convertido, nomeado SMB4MD; tenho que mencionar…
Link consertado! Culpa do WordPress, que bagunçou a formatação. Mas não tem problema. Consertei o link e, por precaução, subi…
Valeu, Allan! Aproveitando, o título desta matéria é uma referência a uma outra matéria clássica do blog, referindo-se às músicas…
São bugs bem interessantes. Bora testar eles!
Interessante!