Magical Hat Adventures – Decap Attack (MD) – Parte 3

Itens

…. Vejamos a comparação de alguns itens dos dois games. A não ser o gráfico do item, quase nada mudou. Mas quando ocorre a mudança, ela é bem radical:

.

.Moedas bônus: São aquelas moedas que dão direito a uma chance no bônus game, entre as fases dos games. Visualmente não mudou nada, assim como sua utilidade.

.

.

Tela de itens: A tela de itens (apertando o botão C do controle) é bem mais elaborada graficamente no Decap Attack. A grande maioria dos itens tem o mesmo efeito nos dois jogos, mas como vemos, o Magical Hat tem 2 itens a mais e exclusivos. O visual dos itens também é diferente.

.

.

.

.

.

 

 

Item 1: Quando usado, “entorta” toda a tela, matando todos os inimigos que entram no seu campo de visão. Não há diferenças.

.

.


.

.

.

.

.

.

.Item 2: Quando usado, aparece um escudo por alguns segundos que te protege dos inimigos. Quando um deles encosta no seu escudo, ele leva a pior. O gráfico do escudo é um pouco diferente de um jogo para outro.

.

.

.

.

.

.

.

.

.Item 3: Este item serve para paralisar os inimigos, sendo possível até mesmo passar por eles sem ser atingido. Só tome cuidado com os que aparecem nas estátuas: se sair um inimigo de uma estátua durante a contagem do efeito, ele não estará paralisado.

.

.

.

.

.

.

.

.

.Item 4: Este item faz a sua velocidade e agilidade aumentar, além dos seus pulos serem mais altos. Ótimo nas fases em que é preciso ser rápido ou preciso. Como todos os outros até agora, sem diferenças entre os games.

 

.

.

.

.

.

.

.

.Item 5: Seus ataques ficam mais potentes, jogando os inimigos longe. Sem muita utilidade para inimigos normais. Pode ser útil muito útil em alguns chefes.

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.Item de chefe 1: Este item não é exclusivo para chefes – dá pra usar durante a fase normalmente – mas acaba servindo muito bem em chefes mesmo. É um ataque com bolas de fogo girando. O ataque é o mesmo, mas as bolas de fogo são diferentes.

.

.

.Item de chefe 2: Uma das grandes diferenças entre estes dois games é este item aqui, presente apenas no Magical Hat. Quando usado, você se transforma num robô-gorila, lento mas com um poderoso canhão como arma. Exclusivo para chefes, não é possível usá-lo em fase.

 

.

..

.

.

.

.

.

.

.

.Item-veículos: Outra particularidade que foi cortada de Decap Attack. Usando este item, você pode controlar um helicóptero ou um submarino (na água)! Apesar de você estar imune a inimigos, já que automaticamente tem um escudo azul, 10 segundos é muito pouco tempo e além disso o ataque dos dois veículos é fraco: uma lança de curto alcance. Não é possível usá-los em chefes.

.

Semelhanças e diferenças

….Até que ponto Magical Hat serviu de base para Decap Attack? Juntando tudo o que foi visto até agora, com estas semelhanças e diferenças a seguir, teremos uma perfeita noção disso:

Chefes: Como vimos acima, a maneira de enfrentar os chefes muda bastante. E os próprios chefes também. Graficamente eles são mais infantis no MH e são muito diferentes, mas mesmo assim ainda levaram algumas características (movimentação e comportamento) para o DA. O 1º chefe por exemplo é lento no MH e rápido no DA. Já o 2º chefe de MH (um coelho-robô) lembra muito o equivalente no DA, aquele sapo – até mesmo a dica para não enfrentá-lo funciona no Magical Hat!

.

Destruindo chefes: Aqui como em outras passagens, pecebemos que os efeitos do jogo original mantiveram-se no “sucessor”. Só o bug não foi junto (veja Hat atrás da vegetação).

.

Bônus 1: Esse divertido bônus está presente nos dois games. Não há muitas diferenças além dos gráficos (como sempre) – a máquina do DA é uma casinha no MH. A maior diferença é quando posicionamos todos os personagens num só caminho: no MH eles não vão em fila como em DA; Hat carrega uma placa indicando o nº de personagens colocados naquele caminho. Meio sem graça isso.

.

.Bônus 2: Este aqui só existe no Magical Hat e é só jogar algumas vezes para entender o porquê: é muito chato! Aqui, na combinação de retas ou diagonais de um mesmo item você o ganha. Várias e várias quedas e nada de ganhar um mísero item, quanto mais uma vida extra. Um verdadeiro desperdício de moedas bônus, que alguém teve o bom senso de não trazer para o Decap Attack.

.

.

Semelhança de fase 1: Escolhi a dedo esta passagem do jogo para dar uma idéia de como a estrutura geral das fases é a mesma nos dois games. Algumas adaptações aqui e ali, mas de resto, são idênticas.

.

Semelhança de fase 2: Como disse, há algumas adaptações, e aqui vemos um exemplo disso. Este local de Magical Hat não é exatamente igual no Decap Attack, mas a base continua lá.

.

Estrutura de jogo: Essa é a parte final do 1º mundo (1-3), as plataformas escaláveis logo após derrotar o 1º chefe. No MH, nas estátuas da última plataforma há o item essencial para passar de mundo. Já em Decap Attack há apenas um coração lá. O item aparece no começo da fase, meio escondido. Isso mostra que a estrutura lógica do jogo – a disposição de itens e a maneira como isso influencia na partida – foi alterada de certa forma.

.

Conclusão:

…. Magical Hat Adventures e Decap Attack são quase o mesmo jogo, com estrutura, fases, itens, jogabilidade e outros elementos idênticos em sua maioria – pelo menos por trás do sprite. Mas na concepção artística: músicas, sons, estilo, identidade visual, história, ambientação, etc. são bem diferentes. Além disso, Decap Attack corrigiu os defeitos de jogabilidade do Magical Hat, usando uma barra de energia e acabando com a frustração do primeiro. Em compensação, há veículos, bônus e transformações que só existem em Magical Hat.

…. Quem é fã de Decap Attack, como eu, recomendo conhecer e jogar Magical Hat não só a título de curiosidade, mas por ser mais um jogo no estilo de Psycho Fox do Master System. Magical Hat tem as suas qualidades, embora fique à sombra de Decap Attack. Se a espectativa com ele não for a de uma “pseudo-continuação” de Decap Attack, dá pra se divertir bastante com este game.

.

< < < PARTE 2

 

  1. Rodrigo Castro
    27, abril, 2008 em 19:03 | #1

    Matéria "apenas" incrível!
    Isso sim é matéria de gente grande, hehehe.

    Confesso não ter jogado muito Mega Drive (já me declarei uma vez ser um "nintendista"), mas reconheço ter excelentes jogos aí. E essa matéria me deu incentivo a testar esse jogo.
    E essa cópia de jogos me lembrou aquela canalhice de Ligeirinho e Sonic pra SNES, que eu tinha aqui, e bombou nas locadoras daqui de São Luís.

    Quando acharem Tempo pra vender, farei o teste…

  2. 28, abril, 2008 em 12:52 | #2

    Esse Magical hat foi o jogo que me ensinou que era necessário um adaptador pra fitas japonesas no Mega 😛

    Era de uma locadora perto de casa, tinha uns 5 jogos japas e esse, pelo desenho que havia na fita, me chamou a atenção. E lembro que foi legal ver que era um DA cover.

    E sempre gostei desse jogo, principalmente pelas transformações no final, não que fossem grande coisas mas dava uma impressão "chamem o Daileon" quando o chefe vinha 😀

    Algo que sempre ficou bem distinto pra mim era a arte do "poste elástico" (O_o ein !!), pois como você escreveu, é encontrar um desses que a gente se entope de vidas no MH. E gosto de ver a cara do personagem no DA quando ele está no topo desse 'poste', eu sempre tenho a impressão que ele está tomando algo no canudinho 😛

    No demais, excelente matéria cara, coisas assim que dão gosto de viver (exagero, mas bem legal mesmo T-T)

  3. 28, abril, 2008 em 16:16 | #3

    Adorei a comparação, Marcos. Joguei bastane os dois e não me toquei na simples diferença entre energia de um e o tocou-morreu de outro. Aliás, nem sabia da dica do pular reto no poste elástico também.

    No mais, ficou muito legal. Parabéns kra!

  4. 10, outubro, 2008 em 19:23 | #4

    Olá!
    Adorei a matéria! Estou numa guerra tremenda com essa joguinho (D.A) gostaria de algum tipo de código para burlar essas fases…. aff… fazer tudo de novo é meio frustrante….!
    Ok? Abraço!

  5. Dragomaniaco
    10, março, 2010 em 12:56 | #5

    O Chefão final dos dois são quase iguais. A diferença é que no Magic Hit primeiro se enfrenta um capanga que para nos irritar ele nem sequer morre, ainda precisa enfrentar o chefe final muito dificil onde qualquer golpe que ele dá é morte na certa. Já no Decap Attack, eu ainda não joguei ele mas eu vi no YouTube, ele nem capanga tem, onde enfrentarão logo o chefe no final e ele ainda é bem mais resistente e possui mais truque do que o MH, embora neste game temo uma barra de energia então sendo ele mais fácil ou mais dificil de derrotar dependerá muito do jogador.

  6. Eduardo Shiroma
    5, abril, 2010 em 11:37 | #6

    Bela entrada!

    Eu joguei Decap Attack sem saber da existência da sua origem, assim como a maioria das pessoas aqui do ocidente, creio eu. Confesso que na época não gostei do jogo (não me perguntem o por quê).
    Depois de quase ser linchado pelo pessoal da seção da Sega no Fórum UOL Jogos, depois de ter citado meu desgosto pelo jogo, decidi jogá-lo novamente e aí acabei mudando meu conceito.

    Só depois de bastante tempo é que joguei Magical Hat, e nem assim notei as diferenças aqui citadas.

    Extremamente interessante!

  7. tiago
    25, julho, 2013 em 03:50 | #7

    o que eu achei mais interessante, é que eu conheci primeiro Magical hat, procurando por esse jogo que joguei na infância achei o outro da mumia, rsrsrs.

Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: