Página Inicial > curiosidades, hacks, Mega Drive, piratas originais > Os piratas argentinos para Mega Drive

Os piratas argentinos para Mega Drive

Volto a falar de um assunto que gosto demais: os piratas, hacks e assim por conseguinte. Na América do Sul houve produção de jogos tanto de forma legal quanto ilegal de games durante o período dos 16 bits tanto no Brasil, quanto na Argentina e no Peru. Na Argentina há de se considerar três jogos que foram emulados: dois hacks, um de futebol e um de corrida e um original, de truco! A propósito, antes que alguém comente, é possível que a origem do futebol argentino, brasileiro de SNES sejam peruanas, com a narração bizarra feita lá. Topdos os jogos citados aqui foram vendidos na Argentina e em outros países da América do Sul.

Futbol Argentino 98′: Pasion de Multitudes
Esse aqui é um hack do FIFA Soccer’95 com times em sua maioria argentinos. Há times da Super Copa (argentinos e não-argentinos, os brasileiros presentes são Grêmio, Corinthians, Santos e Cruzeiro), Estrellas (divisão principal) e as divisões menores: Primera A, Primera B, Primera C. Há também as seleções presentes no FIFA’95 no qual aparecem na seção “Francia 98”. O jogo tem a mesma jogabilidade do FIFA 95 com uma alteração gráfica bizarra: as placas de publicidade, as cores do time e o placar estão todas na cor cinza, o que torna impossível ver a cor mesmo do cartão caso este seja amarelo ou vermelho. é possível ver isso em algumas fotos. A escalação dos times está correta, considerando o ano de 1998, mas não pesquisei para saber qual o ano dos times que participavam em suas divisões.

Download do Futebol Argentino.

TC2000
TC 2000 é a principal categoria de turismo na Argentina que surgiu em 1979 e é de certa forma similar à Stock Car Brasil. Então, para aproveitar a popularidade do evento, o que os argentinos resolveram? Pegar o Super Monaco GP de Mega Drive -que pelo visto, também era bem popular na Argentina- e adaptar o principal campeonato deles. A propósito, o criador desse jogo e o de baixo é o mesmo, um argentino (ou uma companhia argentina?) conhecido como Miky S.R.L..

Muito do jogo foi alterado, primeiro não há campeonato, somente corridas únicas, acredito eu que eles não conseguiram mudar o sistema de ponutação para o das corridas originais, que é bem diferente o da Formula 1 na época. Há oito pistas a serem escolhidas e também oito carros com os seus respectivos pilotos. O mapa da pista teve de ser retirado, afinal o traçado deles foi remodelado (não consegui verificar se foi mesmo), o que torna o jogo muito mais difícil a não ser que você jogue o oval. Agora, o carro está visível na pista, mas é um sprite que não se mexe e também agora há “anúncios” que logicamente o programador não ganhou nada com ele, mas ajuda a tornar mais real. Também foram retirados todos os obstáculos que ficavam do lado da pista, como indicadores de curvas e pneus. Esse jogo foi lançado entre 1995 e 1996.

Download do TC 2000.

Truco’96
Eu assumo que conheço mais ou menos o truco paulista, não sei passar sinal de jeito algum, mas era bom naquele joguinho de truco que tinha para DOS. Esse jogo lançado na argentina e também feito pelo Miky o Truco espanhol, gaúcho ou gaudério) que é mais complexo que o que eu conheço, tendo várias regras adicionais como envidos, flor (esse pode ser selecionado) e com manilhas fixas. O jogo em si é bem programado, com direito a vozes do personagem adversário e a música que vem do jogo Battle Mania Daiginjou (que é a continuação de Trouble Shooter conhecido no Japão como Battle Mania). O personagem do adversário, conhecido como Tito, é uma figura, como pode ser visto na abertura dessa matéria e tal como num jogo de truco normal, vive te provocando e blefando.

Download do Truco’96

Veja este vídeo com os três jogos:

Fontes: B.Mark no fórum NES Archive, X-Cult e Sega Retro

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. 6, julho, 2011 em 07:52 | #1

    A única coisa que me vem à cabeça quando escuto falar de "Futebol no SNES" são as frases crássicas como "FORTEBOMBA!", "BOMPASSE", "DEFENDEOOOOOOOOOOOOOOOO".

    Porra, jogo de truco virtual? Já acho difícil o jogo real, um jogo VIRTUAL e ARGENTINO deve ser, no mínimo, o Inferno na Tela.

  2. Agent13
    6, julho, 2011 em 08:25 | #2

    Ficou comédia o cara do truco!

  3. 6, julho, 2011 em 08:54 | #3

    @Israel_Veira

    Na verdade, é o truco espanhol que é mais difícil que o paulista e o goiano. Se vc for do Sul, desconsidere essa mensagem 🙂

    @Agent13

    O GIF é do próprio Milky SRL. Ele parece um mendigo, desse jeito. Dá para ver que alguns sinais são parecidos.

  4. 6, julho, 2011 em 12:11 | #4

    Truco Argentino nunca ouvi falar, hahaha!

    Amei o GIF!!!

  5. 6, julho, 2011 em 17:09 | #5

    Eu fiz faculdade, eu sei truco.

    Eu como o Israel tbm só penso em RONALDINHO CAMPEONATO BRASILEÑO NOVENTE-OICHO!

    Preciso jogar esse truco argentino sem vergonha auheauheuahea

  6. 6, julho, 2011 em 17:30 | #6

    @Kurt

    Eu sei jogar o truco paulsita, mas nãos ei passar sinal. Hahahaha

    O Ronaldinho Campionato Brasileño Novencha-y-ocho vai ser tema aqui, pode ter certeza!

  7. 6, julho, 2011 em 17:58 | #7

    A TC 2000 é uma categoria muito melhor estruturada que a Stock brasileira, mas a ideia do jogo, por mais que bem estrutrada, ficou bizarro.

    Os caras sequer mudaram as músicas. E apesar dos traçados estarem nas seleções, são os mesmos do Super Monaco GP. E as musicas tambem são exatamente as mesmas, só mudando a ordem em que aparece.

    Os jogos latino-americanos sempre tem estas pérolas, desde aquele Crazy Bus!

  8. 6, julho, 2011 em 18:02 | #8

    Eu ri desse troço hackeado do Super Monaco GP! Alguém podia pegar algumas ROMS aqui e adaptar também, né? Tipo, trocar o Mickey no Castle of Illusion pelo Zé Carioca, essas coisas… (péssima piada)

  9. 6, julho, 2011 em 18:14 | #9

    @Eduardo Casola Filho

    Aguarde os peruanos. Só que essa matéria deve ser em várias partes, já que são muitos jogos!

    @Rafael Fernandes

    Ou trocar o Pica-Pau do Férias Frustradas pelo Zé Carioca também, né? Hahahahaha

  10. 6, julho, 2011 em 19:59 | #10

    @Talude

    Desconsiderado.

    "Eu sou do sul…".

  11. 6, julho, 2011 em 20:00 | #11

    🙂

  12. Celio Alves
    6, julho, 2011 em 20:15 | #12

    @Rafael Fernandes

    Seria mais fácil trocar o Mickey Mouse do jogo Castle of Illusion pelo Xaropinho.

  13. 6, julho, 2011 em 21:21 | #13

    @Israel_Veira

    Aí sim! Baixa o jogo e vê se é fácil ganhar 🙂

    Geralmente, com um pouco de prática, dá para ganhar fácil.

  14. 7, julho, 2011 em 13:33 | #14

    @Talude

    Rapaz, pior que isso é verdade. Só depois de semanas de prática que consegui fechar o Altered Beast do Megadrive. Acho que nada é impossível depois disso…

  15. 7, julho, 2011 em 14:02 | #15

    @Talude

    Tem paulista que não sabe passar sinal, tá tranquio. Mas não é dificil. (Truco retrogamer? Aí sim)

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: