Página Inicial > Nes, Passagem Pirata, piratas originais > Passagem Pirata #2 – Somari e Sonic (NES)

Passagem Pirata #2 – Somari e Sonic (NES)

Somari the Adventurer ganhou a enquete anterior por apenas um voto de diferença em relação ao segundo colocado que foi o Mortal Kombat II (que na verdade é baseado em Mortal Kombat 1). Wait and see começou na liderança, mas perdeu fôlego e ficou na última posição. Esse jogo parte de uma premissa simples, que é adaptar o Sonic do Mega Drive para o NES.

Confira o resultado da votação:

1. Somari (e Sonic 3D Blast 6) (NES) 23 votos 31,08%
2. Mortal Kombat 2 [ou II ou 3] (NES) 22 votos 29.73%
3. Mortal Kombat V1996 Turbo 30 Peoples (NES) 18 votos 24.32%
4. Wait and See! (Nu, pogodi!) (NES) 11 votos 14,86%
Total: 74 votos 100%

Ao invés de fazer o mais simples, que seria adaptar o Sonic de Master System e Game Gear para o NES, escolheram o caminho mais difícil: adaptar a versão do Mega Drive, que sempre teve mais apelo que as versões para 8 bits. A conversão das fases foi muito boa, mas a jogabilidade fica numa pior quando se tenta acertar os inimigos: é muito fácil tomar dano, coisa que raramente acontece no Mega Drive. Encostou no inimigo, tomou dano.

Há nesse jogo o spindash, o que pode indicar quando o jogo foi feito, já que ele surgiu somente para o Sonic 2 (lançado em Novembro de 1992) e para o Sonic CD (lançado em Novembro de 1993). Com isso, talvez o jogo tenha sido lançado primeiramente em 1993 para depois ser embutido em vários cartuchos multi-jogos.

O som tenta ser similar ao som do jogo principal, de Mega Drive e o da fase de bônus com o som do Master System, mas ambos são conversões pobres. O jogo faz uso de uma engine que os membros da Hummer Team usaram em todos os seus jogos (como Street Fighter IV, Kart Fighter e o derrotado Mortal Kombat II)

Existem várias versões desse jogo sendo que a Somari que substitui o Sonic pelo Mario é a mais famosa e há também as outras que possuem o Sonic, mas cada uma com as variantes.

Versões
O jogo Somari, conforme foi dito, troca o Sonic pelo personagem Somari e que inicialmente era para ser chamado Sonimari, além disso há layers perdidos dentro do jogo que o nome do jogo era para ser apenas “Mario” mesmo. E é a versão mais completa, contendo todos os níveis.

Há também o jogo Sonic the Hedgehog, que coloca o sprite do Sonic no lugar do Somari. Ele também é conhecida como Sonic 3D Blast 5. O jogo começa bem adiantado, na terceira fase (Spring Yard Zone).

Sonic & Knuckles 5 é outra variação do Sonic the Hedgehog, com tela de abertura nova, que referencia Sonic & Knuckles.

Sonic 3D Blast 6 é outro jogo, mas possui tela inicial na segunda fase (Marble Zone) e também possui tela de abertura diferente.

Outra variação do jogo é The Hummer presente no cartucho Super New Year Cart 15-in-1 da Hummer Team que troca o Sonic (ou o Somari) pelo personagem principal da Hummer Team. O início do jogo também é na Spring Yard Zone.

Há, alem desse, outros dois jogos feitos na mesma engine: Doraemon baseado em um anime e Family Kid para NES também, que são jogos que possuem muitas mudanças.

As fases
Todas as fases do primeiro Sonic estão disponíveis aqui, à exceção da Scrap Brain Zone. A fase de bônus também mudou: é a mesma do Master System.

Green Hill Zone
A primeira fase do jogo, é bem similar à versão do jogo de Mega Drive, incluindo loopings e túneis. Mas curiosamente, o fundo é bem mais parecido com a versão da fase para Master System. Outra curiosidade que o jogo tem são as plataformas em “T” (veja ao lado) que não existe no jogo original, mas existe no Super Mario Bros.3. Outro jogo que também tem essa plataforma é o pirata Sonyc lançado para MSX e GBA.

Chefe:
É o mesmo chefe do Sonic, o Eggman usando corrente e bola para acertar o Sonic. De certa forma, esse chefe no jogo é até mais difícil, visto que é mais difícil esconder dele aqui.

Marble Zone
A fase de fogo está muito bonita nessa versão. Aqui, da mesma forma que o jogo do Mega aparecem fogos sobre a plataforma, mas enquanto na versão do Mega isso acontece em plataformas curvas, no Somari eles aparecem sobre plataformas retas. Outras mudanças são que não está aquela corrente com espinhos que você precisa do botão para fazer com que ele suba. Também não há a palataforma deslocável e sim várias plataformas menores.

Chefe:
O chefe é o mesmo do Mega, na qual atira fogo e depois vai para o outro lao e assim vai. A diferença é que o pulo do Somari não é bom e é muito comum cair no lago de fogo central, que parece ser maior do que é.

Spring Yard Zone
A primeira fase em estilo pinball do Sonic também está no Somari, com direito a pulos em “bumpers”. Algo que foi excluído aqui foram os rebatedores e também as plataformas que se deslocam na versão original, aqui são fixas. Talvez seja a fase mais diferente do Somari.

Chefe:
O Robotnik que retira pedras onde você está pisando com um prego. É a mesma coisa, e é possível usar a mesma tática: fique no primeiro da esquerda, espere ele baixar, saia e bata nele então passe para o segundo. Tome todo cuidado quando acertar ele para não cair no buraco aberto.

Labyrinth Zone
A fase que se passa embaixo da água torna o Somari muito lento. Além disso, é necessário pegar bolhas para ter mais fôlego para continuar na fase senão aparece o contador de vida e você pode vir a morrer. Há muitas bolhas falsas, na qual elas não sobem. O nível três do jogo é muito difícil devido a falta de bolhas de água na terceira vez que você entra na água, bem antes do chefe. Por isso sempre pare quando ver bolhas subindo para não morrer antes. Essa fase é muito propensa em ter partes repetidas, o que dá uma impressão de deja-vu sempre.

Chefe:
O chefe é praticamente o mesmo do Sonic, mas não há aparição do Robotnik no momento. Você estará nele quando a tela andar sozinha. A partir daí é só subir pegando algumas bolhas de ar até atingir o nível máximo da fase. Lá você verá que o chefe está derrotado.

Star Light Zone
Essa fase passa-se bem alto e é lotada de buracos infinitos. Um dos badnicks explode, mas acaba por liberar o flicky que estava preso, ao contrário da versão do Mega. As gangorras não estão presentes, assim como vários itens da fase. Em compensação, aqueles que atiram bola de fogo estão e são rápidos.

Chefe:
O chefe que mais sofreu mudança: no Sonic há gangorras em que você tem de esperar o Eggman atirar uma bola de ferro para que na gangorra, Sonic suba e acerte os inimigos. No Somari é ao contrário: Robotnik dá tiros aleatórios que você tem de desviar e esperar ele estar em um nível mais baixo para acertar ele.

Scrap Brain Zone
Essa fase não existe no Somari, mas ela chegou a ser criada e está presente no jogo. Infelizmente ainda não dá para acessá-lo. Antigamente existia um savestate, mas ele atualmente não está mais disponível.

Final Zone
O chefe em si não tem muita diferença da versão para Mega Drive, você tem que acertar os pistões no qual o Robotnik esteja. A única diferença é que quando ocorre a bola de fogo é mais difícil desviar, já que elas seguem o seu movimento, para isso espere ela chegar mais perto e use o spindash para fugir.

Special Stage
Essa fase é igual a versão de Master System, não serve em nada para pegar esmeraldas, aliás nada no jogo serve para isso e há somente uma fase existente. Você alcança ela a partir de aneis gigantes no final da fase, mas há somente uma fase, ao contrário da versão para Master.

Dica
Seleção de fases

Digite na tela título (imagem retirada do wiki Sonic Retro). Vai aparecer a tela abaixo:

Final

Ué, será que eles iriam fazer uma versão do Sonic 2 também?

Download:

Baixe outros jogos piratas aqui.

A próxima enquete é somente com jogos de esporte. O primeiro é o Ultimate League Soccer e Futebol, o pirata do pirata que aqui foi traduzido e lançado aqui no Brasil pela Milmar. Quattro Sports, uma compilação de quatro jogos de esportes, mas que foi lançada sem licença alguma para NES pela Codemasters (a mesma do Game Genie). Super Ping Pong, um jogo de Pong com extras lançado para o Mega Drive, 94 Super World Cup Soccer, um jogo de futebol para Master System lançado exclusivamente na Coreia do Sul e recentemente emulado e Super Descentralizado 93, uma adaptação do Super Formation Soccer com times peruanos. Vote e participe!

Outras matérias sobre games piratas aqui no Passagem:

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. 13, novembro, 2011 em 01:02 | #1

    Conheci o Somari ao ver um review que fizeram do jogo lá na Rússia, onde o jogo provavelmente foi um clássico! xD

    Eu nem o joguei, mas confesso que ao ler o texto, ele não me incentivou a fazê-lo ainda. :p
    E o som do jogo, Talude? Que tipo de bipes e batidas compõem os efeitos e a trilha sonora do jogo?

    • Talude
      13, novembro, 2011 em 01:39 | #2

      Eu já divulguei esse vídeo aqui. 🙂
      Pronto, informação sobre o som adicionada.

      • 13, novembro, 2011 em 13:46 | #3

        Tem razão, o conheci no seu tópico antigo! Hehehe! Obrigado pela adição de informações.
        Falei que ia jogá-lo, mas não o fiz. :p

        Votei no Futebol da Milmar. Nem sabia que eles tinham traduzido um jogo e o vendido por aqui!

    • 14, novembro, 2011 em 09:53 | #4

      Uma vez fiz um review sobre o Dendy e acabei vendo esse vídeo. E sobre o vídeo era de um programa semanal na televisão russa só sobre o console. O programa durou vários anos no ar.

      Outra curiosidade é que esse rom hack veio parar em nossas terras através do famoso Polystation.

    • 16, novembro, 2011 em 08:30 | #5

      Quem liga pra copyright? Aqui, na Mãe Rússia, ninguém liga. 🙂

      Uma pena que não fizeram um console na época do comunismo por lá. Eu queria jogar com os russos contra os americanos uma vez na vida. 😛

  2. 13, novembro, 2011 em 14:53 | #6

    Nossa, que rolo! Kkkkk, nunca tinha visto esse jogo antes, mas me parece que usavam a criatividade até para fazer essas versões piratas.

  3. sorabarbosa
    13, novembro, 2011 em 14:54 | #7

    Nossa, que rolo! Kkkkk, nunca tinha visto esse jogo antes, mas me parece que usavam a criatividade até para fazer essas versões piratas.

  4. Eduardo Casola Filho
    13, novembro, 2011 em 23:38 | #8

    Eita jogo bizarro!

  5. Gamer Caduco
    14, novembro, 2011 em 23:21 | #9

    Nossa, eu só tinha escutado falar desse jogo. Baixei a rom e joguei. Que horror, mas até que é engraçado. hahahahaha. Principalmente a música da primeira fase (eu não joguei muito do jogo ainda).
    Muito bons estes posts falando sobre jogos piratas, aposto que tem muita pérola perdida por aí que precisa ser explorada.

  6. Tangerina Pokan
    16, novembro, 2011 em 07:55 | #10

    Votei no Futebol com os carinhas chegando de voadora na bola.
    Somari nunca passe da primeira fase por causa dos controles.
    Acho os cenários muito bons nesse game,uma pena que quando um inimigo te ve ele caga tiros e você não tem como escapar por causa dos controles 🙁

  7. 16, novembro, 2011 em 08:12 | #11

    Existe uma versão reversa disso aí: Sonic JAM 6 para Mega Drive. Nele, o Sonic corre pelas fases do Mario. A coisa é tão bizarra quanto.

    Por sinal, amanhã entrará no site da Comunidade Mega Drive um especial que eu fiz sobre os jogos da Nintendo que ganharam versões no console da SEGA pelas mãos maravilhosas dos pirateiros chineses. Vocês não imaginam quantos Pokémons diferentes saíram pra ele. Dá até medo. (E os jogos também dão medo de tão ruins)

  8. 7, novembro, 2013 em 13:59 | #14

    Eu cheguei a jogar na época o Street Fighter no Nintendinho, até que era legalzinho, mas o MK era horrível.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: