Página Inicial > Arcade, Mega Drive, Mega-CD, segredos, Super Nes > Como lutar contra o Reptile no Mortal Kombat com Scorpion e Liu Kang

Como lutar contra o Reptile no Mortal Kombat com Scorpion e Liu Kang

Há um senso comum nos fãs de Mortal Kombat de que é impossível enfrentar Reptile, o misterioso lutador secreto do primeiro Mortal Kombat, utilizando os personagens que usam o botão de bloqueio para executar o Fatality. Porém, nesta matéria, mostro em primeira mão uma dica que descobri que permite enfrentar o ninja verde com estes personagens nas versões de Mega Drive e Mega-CD de Mortal Kombat. Além disso, faço um tira-teima de outro assunto polêmico: o que de fato é preciso fazer para enfrentar Reptile nos sistemas Mega Drive, Mega-CD, Super Nintendo e Arcade.

.

A lenda de Reptile


Reptile - Mortal KombatNum dia inspirado Ed Boon, cocriador de Mortal Kombat, teve uma ideia: por que não dar a Mortal Kombat um personagem que criasse uma lenda ao seu entorno, como o rumor de Sheng Long em Street Fighter II, fazendo com que os fãs discutissem a possibilidade ou não de sua existência? Foi dessa ideia que, a partir da versão rev 3.0 do Arcade, que Reptile foi criado.

Para manter ao máximo o segredo, Ed Boon não contou nem para os membros de sua equipe sobre a existência do personagem. Com pouca memória ainda disponível no jogo, sorrateiramente fez um Color Swap (troca de cor) em Scorpion, aumentou significativamente sua velocidade e acrescentou os golpes e o Fatality de Sub-Zero e pronto: em apenas numa única noite estava criado o personagem Reptile.

Ao contrário de Sheng Long, a lenda de Reptile era real. Porém, para enfrenta-lo, o jogador precisava atender a vários pré-requisitos mostrados pelo próprio Reptile antes de alguma luta, nada fáceis de se executar, diminuindo muito a possibilidade de alguém encontrar o personagem secreto. No entanto, não era impossível: sempre havia aquele “primo do tio de um amigo” que jurava ter visto alguém enfrentar o lutador. Com esses rumores crescendo exponencialmente numa era ainda sem Internet e aproveitando-se do sucesso do jogo, Ed criara a fórmula ideal para que a lenda de Reptile se espalhasse.

.

Enfrentando Reptile


Ao longo do game, antes de uma luta começar e numa chance em torno de 1 para 100 segundo o próprio Ed Boon, Reptile cai do alto da tela, entre os lutadores, e dá uma de um total de 10 pistas que ajudam o jogador a atender como enfrentá-lo. Seguem abaixo, juntamente a uma tradução livre:

.

I am Reptile, Find Me ! – “Eu sou Reptile, me encontre!”

You must Find me to beat me – “Você precisa me encontrar para me derrotar”

Alone is how to find me – “Sozinho é como você irá me encontrar”

* Perfection is the key – “Perfeição é a chave”

* Fatality is the key – “Fatality é a chave”

10,000,000 Points if you destroy me – “10,000,000 pontos se você me derrotar”

* Look to La Luna – “Olhe para a Lua”

You Cannot Match my Speed – “Você não pode igualar a minha velocidade”

TIP EHT FO MOTTOB – “Bottom of The Pit, Embaixo da The Pit”

* Blocking will get you Nowhere – “Bloquear não te levará a lugar algum”

*  Dicas chave

Mensagens de Reptile

Além de algumas informações triviais como o nome do ninja verde, ele ser um personagem secreto, estar em modo single player, ganhar 10 milhões de pontos de recompensa ao derrotá-lo, além da menção à sua velocidade superior e ao cenário da luta, no meio dos espinhos da fase The Pit, há as dicas chave: são elas que definem como é possível de fato enfrentar Reptile.

Seguindo o significado dessas dicas chave, para enfrentar Reptile em aspectos gerais (ainda não entrando nas particularidades de cada sistema, já que há diferenças entre eles) é preciso:

  • Estar no cenário The Pit;
  • Ver a sombras misteriosas (balão, bruxa, Papai Noel, Peter Pan, etc.) passando em frente à Lua;
  • Ganhar do oponente com dois Flawless Victory (perfect duplo) ;
  • Encerrar a luta com um Fatality;
  • Não utilizar em momento algum o bloqueio.

Enfrentar Reptile - requisitos básicosRequisitos básicos para encontrar Reptile

Como o Fatality de três dos sete personagens selecionáveis (Scorpion, Liu Kang e Sonya) obrigatoriamente utilizam o botão de bloqueio para a sua execução, é senso comum dos fãs de Mortal Kombat de que é impossível enfrentar Reptile utilizando estes lutadores. Será mesmo? Eu resolvi investigar essa questão e… olha só o que descobri.

.

Como lutar contra o Reptile no Mortal Kombat com Scorpion, Sonya e Liu Kang (Mega Drive e Mega-CD)


Enquanto eu estava testando o Mortal Kombat de Mega Drive para uma outra matéria do blog, acabei de frente com este questionamento: é realmente impossível enfrentar Reptile com os personagens que usam o botão de block para dar o Fatality (Reptile, Liu Kang e Sonya)? Teria mesmo o criador do jogo cometido este erro simplório de concepção de design, inviabilizando o acesso ao personagem secreto por quase metade dos personagens selecionáveis? Num primeiro momento, testando com o Scorpion, tenho uma resposta desagradável: realmente não consegui enfrentar o Reptile devido ao uso do botão de bloqueio em seu Fatality.

Scorpion na The Pit e ReptileScorpion enfrentando Reptile: é possível?

Utilizando de pensamento lógico típico de programador (sou formado em Ciência da Computação), questionei o que o jogo entende por “bloqueio”: apertar o botão de bloqueio, executar um bloqueio ou simplesmente perder energia bloqueando? Queria encontrar uma falha no sistema.

Lembrei então que eu tenho a mania de executar o Fatality de Sub-Zero ainda no ar na versão de Mega Drive, funcionando perfeitamente. E se eu tentasse o mesmo com o Scorpion, soltando o Fatality no ar e quebrando o registro do botão de bloqueio? Foi dito e feito! Num momento que pede certa agilidade nos botões, na distância adequada eu pulo reto e com o personagem e ainda no ar executo os comandos do Fatality antes dos pés tocarem o chão. O personagem dá uma leve travada antes do pouso e executa o Fatality! A mensagem avisando que encontrei Reptile pisca na tela. Perfeito!

Fatality no arEsta é a posição em que o personagem trava antes de executar o Fatality.

O que acontece aqui é que as versões de Mega Drive e Mega-CD (sistemas aonde a dica funciona) registram que o jogador executou um bloqueio apenas quando personagem ainda está no chão (não existe bloqueio no ar), efetivamente executando o movimento de bloqueio e não simplesmente relacionando ao pressionar do botão. Ao mesmo tempo, como já dito, o game permite que se execute Fatalities no ar.  Problema resolvido: basta dar o Fatality destes personagens quando os mesmos estiverem no ar!

A dica funciona com o Scorpion e com Liu Kang. Aliás, boa sorte ao tentar fazer um 360 com o direcional enquanto deixa o botão de bloqueio apertado, tudo isso durante o pulo! Difícil mas não impossível: eu consegui e você também consegue com uma boa prática. “E a Sonya?”, você pergunta. Estranhamente, pelo menos nas versões de Mega Drive e Mega-CD, ela consegue realizar seu Fatality (Frente, Frente, Trás, Trás, Block) normalmente sem prejuízo para enfrentar o Reptile. Minha teoria é que devido ao botão de Bloqueio ser o último a ser acionado antes da execução do Fatality, o jogo (e o personagem) não consegue registrar em tempo o comando “proibido”, gerando  o movimento de Fatality ao invés do bloqueio.

Liu Kang vs ScorpionA dica também funciona com Liu Kang: é preciso dar um 360 ainda no ar!

A dica também funciona com o Kano: se você utilizar os seus golpes especiais durante a luta no estágio The Pit (a magia Knife throw usa o botão de bloqueio e o Spin attack é muito mais fácil de soltar segurando o block) você não poderá enfrentar Reptile. Mas se você utilizar minha dica e soltar os especiais ainda no ar, o truque também funciona e você consegue enfrentar o personagem secreto normalmente.

.

Lutar contra Reptile: diferentes versões e personagens


Como enfrentar Reptile nas principais versões de Mortal Kombat, Arcade e consoles? O que muda em cada versão? É possível enfrentar Reptile utilizando Scorpion, Liu Kang e Sonya nestas versões? O que mais devo saber para ganhar qualquer discussão sobre o assunto nas redes sociais? Para responder a estas perguntas passei algumas semanas entre os meses de janeiro e fevereiro (viu o porquê de não ter post no Passagem Secreta durante o período?) testando todas as variáveis possíveis em quatro versões de Mortal Kombat: Arcade, Mega Drive, Mega-CD e Super Nintendo. Vamos a um resumo, lembrando sempre dos pré-requisitos informados lá em cima e comuns a todas as versões:

.

Mega Drive e Mega-CD

 

Roms testadas:

Mega Drive: Mortal Kombat (W) (REV00) [!]

Mega-CD: Rom USA não identificada

A versão de Mega-CD tem a jogabilidade idêntica à de Mega Drive. O Mortal Kombat do Mega-CD é basicamente a versão de Mega com o som melhorado e alguns poucos aspectos diferentes.

.

Reptile no Mega Drive:

Para poder enfrentar Reptile nesta versão de MK, basta passar as sombras na nuvem da fase The Pit. Funciona mesmo sem o sangue ativado e também na dificuldade “Very Easy”. Não é necessário ativar o Flag 2 (para passar as sombras na Lua): basta ativar a tela de cheat utilizando o código DULLARD (,,,,A,,) na tela de Game Start/Options. Se você desativar o cheat mas alterar a 1ª fase para a The Pit também aparecem as sombras. Ao contrário do Mega-CD, as sombras não aparecem simplesmente a partir da 2ª vez que se luta no estágio The Pit.

Tela Game Start - OptionsO código DULLARD deve ser feito nesta tela (Mega Drive e Mega-CD)

.

Reptile no Mega-CD:

Só dá pra enfrentar ele no Mega-CD se passarem as sombras na frente da lua. E o problema nesta versão é que as sombras da Lua passam de maneira bastante aleatória. Neste sistema as sombras e o Reptile  aparecem a partir da 2ª vez que você joga no estágio The Pit. O cheat-on Flag 3, “Moon” (que deveria ligar as tais sombras, item encontrado na tela de cheat com o código DULLARD), e o sangue são dispensáveis para enfrentar Reptile. Porém, ele aparece na dificuldade Very Easy sem problemas.

Sombras na LuaAs misteriosas sombras na Lua

.

Scorpion: Para enfrentar o Reptile é preciso executar o fatality no ar como explicado na matéria (Mega Drive e Mega-CD).

.

.

Sonya: Como o bloqueio é o último botão a ser apertado, o fatality funciona normalmente (Mega Drive e Mega-CD).

.

.

Liu Kang: Como o Scorpion, para enfrentar o Reptile é preciso executar seu fatality no ar. Boa sorte! (Mega Drive e Mega-CD).

.

.

.

Super Nintendo

Rom testada: Mortal Kombat (US)

Nesta versão de MK corrigiram os problemas de bloqueio que quase impediam de enfrentar Reptile nas versões da SEGA, apesar da jogabilidade horrorosa ainda atrapalhar muito.

.

Reptile no Super Nintendo:

Na versão de Super NES não existe sangue ou código de cheat pra habilitá-lo, então não se preocupe com isso. Também não há sombras na Lua e basta cumprir os pré-requisitos gerais de batalha para encontrar o Ninja verde. Um detalhe: a versão de Super Nintendo é a única em que o uso do bloqueio não impossibilita enfrentar o personagem.

Mortal Kombat - Super NESA versão de Super NES é a mais fácil de encontrar Reptile.

.

Scorpion: Nesta versão seu Fatality não o impede de enfrentar Reptile.

.

.

Sonya: Como o Scorpion, o Fatality não a impede de enfrentar Reptile.

.

.

Liu Kang: O Fatality também não o impede de enfrentar Reptile.

.

.

 

Arcade

Rom testada: Mortal Kombat (rev 3.0 08/31/92)

A versão de Arcade é a mais complicada para enfrentar Reptile. Lembro que a versão testada aqui, rev 3.0, foi a primeira a ter o personagem secreto, por isso foi a minha escolha para os testes.

.

Reptile no Arcade:

Ao contrário de alguns boatos, não dá pra enfrentar Reptile se não der Fatality, se der Stage Fatality (o jogo nem considera como um Fatality de verdade), se derrotar o inimigo com golpe normal ou se não der golpe nenhum durante o Finish Him/Her. Isso tudo também vale para os outros sistemas. No Arcade, se usar o botão de bloqueio, mesmo que não perca energia, também nada de encarar Reptile. É preciso ganhar com 2 Flawless Victory não necessariamente consecutivos e somente quando passam as sombras na frente da lua, o que ocorre a cada 6 ou 9 vezes em que se passa pelo cenário The Pit (depende a versão da rom) sem desligar o Arcade. Reptile não aparece na dificuldade Very Easy: nos meus testes ele apareceu na dificuldade Normal.

The Pit - Mortal KombatAs sombras só passam na fase The Pit a cada 6 ou 9 vezes no Arcade. E pelo menos na dificuldade Normal.

.

Scorpion: Não dá pra enfrentar o Reptile usando o Fatality devido ao famigerado botão de bloqueio. Aqui a dica do Fatality no ar não funciona. Mas ainda é possível enfrentar Reptile com o Scorpion: basta você dissociar na configuração de botões ou de trapaça (no MAME) a execução do Fatality do bloqueio. Por exemplo, utilizando o cheat “Fatality com um botão”. Assim o personagem executa a finalização sem utilizar o bloqueio, carimbando sua passagem ao lagarto antropomórfico verde.

Sonya: Idem Scorpion.

.

.

Liu Kang: Mesmo esquema do personagem Scorpion.

.

.

.

Game Over?


Como vimos, é possível de uma maneira ou outra enfrentar Reptile utilizando todos os personagens de Mortal Kombat nas principais versões domésticas e Arcade do jogo. Lembre-se disso quando alguém ainda comentar o contrário em algum fórum na Internet ou em algum veículo especializado.

Acabou? Ainda não. Além de ainda ter muita coisa de Mortal Kombat a ser publicada aqui no Passagem Secreta, ainda quero testar as revs mais recentes da versão Arcade do jogo. Desconfio que teremos algumas novidades nelas. Além disso, ainda há outros ports do primeiro MK.

Você conseguiu enfrentar Reptile nestas ou em outras versões do game?  Conte pra gente nos comentários!

.

Referências: The Gameological Society,xRedhawkAcex

Idealizador e criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação, professor e, nas horas vagas, gamer.

Facebook Twitter Google+ YouTube Skype 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do post? Então compartilhe!
  1. Juliano
    12, Março, 2018 em 17:27 | #1

    Há um equívoco: Tanto Scorpion quanto Liu Kang não é obrigatório o uso do bloqueio para fazer o Fatality, e ambos podem ser feitos e enfrentar o Reptile no Arcade. Abraço!

    • 12, Março, 2018 em 17:37 | #2

      O Fatality do Scorpion é: Segure Block, Cima, Cima (na distância de uma rasteira).

      O Fatality de Liu Kang pode usar ou não o botão de bloqueio dependendo a versão. Na rev 3.0 do Arcade, a qual usei, precisa fazer o 360 enquanto segura o bloqueio.

      Mas, como eu disse no fim da matéria, não deu pra testar todas as versões de todas as plataformas do jogo. A dica serve para as versões que usam o bloqueio: Mega Drive e Mega-CD.

      Então não houve equívoco. Um abraço, Juliano!

      • João Carlos
        13, Março, 2018 em 08:48 | #3

        Eu acho que pra isso, você deveria ter usado a versão mais atualizada do jogo, não? Afinal eles vão refinando o jogo pra não ocorrer esse tipo de bug… A única diferença é que não tem o ERROR MACRO na versão 5.1, tirando isso eu nunca tive problema pra enfrentar o Reptile com nenhum personagem citado.

        • 13, Março, 2018 em 16:27 | #4

          Infelizmente não deu pra testar mais de uma versão no Arcade porque iria levar mais tempo para publicar a matéria (que já estava sendo preparada há quase 2 meses).

          Mas vou acrescentar as informações de alguma versão mais recente, principalmente em relação ao uso do block dos personagens no Fatality.

          Ficou bem claro pelas correções que fizeram nas versões mais recentes que foi um erro de design dos criadores de MK na versão 3.0 (a problemática, escolhida por mim para análise).

  2. 12, Março, 2018 em 20:07 | #5

    Por isso que é bom a gente seguir você nas redes, né? Você tem feito amostras disso antes de viar post! ^_^ Interessante, eu não fazia ideia de que não podíamos enfrentar o Réptil usando esses personagens que você mencionou, e olha que a versão do Megão foi a que eu mais joguei.

    Ha muito tempo, seguindo o exemplo e a lógica de inserir a essência de um personagem no corpo de outro, eu andei rastreando um código modificador de personagens no MKI do SNES e do Mega Drive, no SNES eu só levei patada do jogo, mas no Mega eu consegui iniciar alguma coisa, só que eu não levei em frente por conta do trabalho que eu tive de fazer no Castlevania. Mas ainda pretendo retomar meus estudos nos códigos da versão de Mega (A CD eu não encaro porque nos primeiros testes o jogo travou muito).

    Excelentíssimo post, Marcos!

    • 12, Março, 2018 em 20:58 | #6

      É verdade meu caro Yoz, desde janeiro postando WIPs dessa matéria no meu Instagram e em outras redes sociais. Deu um trabalhão testar tudo, e olha que eu testei apenas as versões mais conhecidas de cada sistema (tem as mais nebulosas ainda, que podem mudar algumas coisas, mas fica pro futuro).

      A versão de MK em termos de segredos que mais gosto é a do Mega Drive. Tudo quanto é bug e coisas "erradas" acontecem nessa versão, além da jogabilidade ser deliciosa!

      Qualquer dia a gente faz um Joint Venture pra tentar descobrir algum segredo de MK utilizando essas técnicas suas, cara. Abraço!

  3. 19, Março, 2018 em 16:09 | #7

    Gostei da forma que você pensou sobre o block, seja no ar ou no caso da Sonya, por ser o último comando.
    Parabéns pela paciência em fazer os testes. Abração.

    • 20, Março, 2018 em 22:49 | #8

      Obrigado Ulisses! Pois é, todo mundo falava que no Mega Drive não dava pra enfrentar o Reptile por causa do botão de bloqueio mas não é bem assim.

      Tentei entender como o mecanismo funcionava em termos da programação dos comandos e deu certo!

      Demorei uns 2 meses pra testar tudo nos 4 sistemas e mais duas semanas escrevendo e editando mas valeu a pena. Um abraço!

  4. Tadeu de Barcelos
    20, Março, 2018 em 00:46 | #9

    Ola, belíssima matéria sobre um dos maiores segredos dos fighting games ao lado de Akuma em SSF2T, hehehehehe! Bom, na versão 4.0 em diante, já é possível enfrentar Reptile usando Liu Kang, Scorpion e Sonya senão me engano, com o uso de bloqueio liberado após o Finish him/her. Isso eu mesmo testei na Rom citada, além da 5.0, a mais refinada e que também libera o ninja verdade para todos os personagens sem problemas. E agora, fico no aguardo da matéria sobre os ninjas secretos do II, que também não são nada fáceis de serem enfrentados, muito embora seja bem mais fácil que nesse game aqui! E ressaltando mais uma vez, já é possível usar os 3 ninjas secretos de MKII usando os chetas mais recentes do MAME, e eles são bem apelões, com mais energia, mais força em seus golpes, e alta velocidade. O melhor sem dúvida é o Smoke, que possui o golpe grab run (frente, baixo, trás + chute baixo), em que a CPU não pode evitar de ser agarrada, é um verdadeiro presenta para os fãs após terem sido tão agarrados pela CPU injustamente, rsrsrsrs! E a Jade também é bem apelona, com sua alta velocidade e invulnerabilidade à magias em geral!

    • 20, Março, 2018 em 22:45 | #10

      Tudo bom Tadeu? Que bom que gostou, cara!

      Pretendo mais pra frente, com calma, testar as versões superiores à 3.0, que são mais fáceis de enfrentar Reptile (e que muita gente que não leu a matéria até o fim às vezes confunde) e dar um upgrade na matéria com ainda mais informações!

      É sempre bom saber que há pessoas interessadas nos segredos de MKII. Eu escrevo matérias às vezes priorizando o que o pessoal costuma mais pedir ou procurar no Google.

      Abraço!

  5. Jjr
    21, Março, 2018 em 15:58 | #11

    No arcade você pode executar o fatality do Scorpion pressionando várias vezes soco enquanto coloca pra cima. Cansei de fazer isso.

    • 21, Março, 2018 em 16:46 | #12

      Sim, isso era possível em algumas versões, Jjr. É uma maneira de driblar o uso do comando de bloqueio mesmo apertando o botão de block, diferente da dica que descobri mas usando o mesmo conceito.

      Um dia ainda vou testar essa questão do soco e analisar em quais versões do Arcade ela funciona.

  6. Miguel
    31, Março, 2018 em 20:31 | #13

    Muito bom o post, parabéns

  7. Tadeu de Barcelos
    22, Abril, 2018 em 15:48 | #15

    Com o Scorpion, memso na versão 3.0, é só dar 1 pulo e fiar apertando repetidamente o botão para cima até que o personagem toque no chão, isso é, o block definitivamente é dispensável para dar o fatality do personagem, hehehehehe!

  8. 22, Abril, 2018 em 19:54 | #16

    Após escrever esta matéria, desconfiado de alguns relatos de alguns de nossos leitores, fiz vários testes na versão de Mega Drive e descobri que dá pra dar o Fatality do Scorpion não só segurando o bloqueio ou pulando mas também dando soco, rasteira, etc, tudo englobado num sistema ainda maior que o mencionado na matéria. O que você diz também faz parte deste sistema. Assim que testar mais as outras versões atualizo o post.

  9. longnplay
    15, Maio, 2018 em 16:08 | #17

    Não sei como faz, mas lembro que o Scorpion tinha um bug que dava pra fazer o Fatality sem usar o botão de defesa.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: