Saiba quem é o ninja da abertura de The Revenge of Shinobi!
Na SEGA nada se cria, tudo se copia – já dizia o velho ditado adaptado aqui para o mundo imaginário da famosa empresa. Todo mundo que acompanha o Passagem Secreta sabe que o que a SEGA tinha de genialidade na criação de jogos também tinha de maluquice em relação à quebra na surdina de direitos autorais: seja retirando gritos e sons de filmes como Rambo e Conan ou ainda obtendo na cara dura fotos de modelos seminuas para exibir na abertura de Super Monaco GP.
Quem vê a abertura impressionante para sua época de The Revenge of Shinobi (Mega Drive, 1989), onde um ninja se desvencilha de alguns shurikens com sua espada numa animação trabalhada sobre uma imagem realista, uma foto digitalizada em 16 bits, imagina que um ator vestido de ninja pousava para fotos num estúdio da empresa, certo? É… não. Num trabalho de investigação jornalística que não me levará às principais revistas de videogame do mercado, mostro o que de fato ocorreu.
O ninja da abertura e da arte da capa de The Revenge of Shinobi foi kibado retirado de uma propaganda da segunda temporada do seriado em live action japonês “Kage no Gundan“, estrelado pelo famosíssimo ator nipônico Sonny Chiba, o rosto da capa e da abertura do jogo de Mega Drive. Veja as imagens:
Propaganda da primeira temporada de Kage no Gundan.
.
Propaganda da segunda temporada de Kage no Gundan. Ela usa uma versão espelhada da primeira imagem e foi a base para a tela de abertura de The Revenge of Shinobi.
.
Como vemos nas imagens acima, a espada foi ligeiramente modificada, a placa na testa do ator alterada, o texto original logicamente retirado e a imagem restante foi digitalizada e tratada. Estava pronta então para estampar mais um clássico da SEGA. Pra que complicar, não?
Provavelmente alguns fãs do ninja da SEGA irão querer conhecer mais a fundo o seriado, então seguem algumas informações básicas e links. Conhecido no ocidente como “Shadow Warriors“, em Kage no Gundan Sonny Chiba faz o papel de Hattori Hanzo, o lendário ninja que foi tão importante para a sua época, o Japão feudal, que acabou contribuindo com a unificação do país. Veja outros links ao fim do post.
Uma última curiosidade: na versão do Virtual Console de The Revenge of Shinobi, o rosto do ninja passou por algumas modificações. Compare:
Este Shinobi com um semblante “melancólico” é uma versão “royalty free” que possui como modelo o rosto de Tsuyoshi Matsuoka, membro da equipe M2 da SEGA. Foi construída através dessa foto:
Seria o medo estampado do pessoal dos direitos autorais batendo às portas da SEGA? O mesmo medo que a fez desistir de manter de forma indevida alguns astros de Hollywood no jogo? Olhando no novo semblante do ninja, é o que parece…
.
Referências: TCRF, imdb, Filmow.

Marcos, eu sempre quis saber a origem desse ninja nessa capa! Se tem alguém nesse mundo que e fã de ninjas sou euz! Eu amo jogos de ninjas, filmes de ninjas e choro até hoje por não ter mais filmes legais com eles. Outro dia eu até baixei um coletânea de filmes de ninjas e fiquei vendo aqui!
Muito maneiro MESMO essa curiosidade! Eu vou até tentar achar o filme para download! =)
Valeu cara! AMO MATÉRIAS ASSIM!
Desculpe ter o comentário retido para aprovação, Ivo. A droga do Intense Debate faz isso até com MEMBROS do blog!
Faz um tempinho que eu estava pra publicar isso e uns "probleminhas" de saúde me impediram, mas agora saiu.
Cara, eu adoro essas loucuras da SEGA e também adoro ver esse tipo de conteúdo. Se for falar de retrogames, pra mim tem que ter informações novas senão não rola.
Abraço!
Ps. Filme não! Vou tentar baixar essa série =)
Cara, eu achei bastante coisa sobre a série em minha pesquisa mas resolvi cortar do post pra não perder o foco e deixá-lo grande desnecessariamente.
Um dos links para baixar ela saiu do ar ontem por azar. Mas vou deixar este aqui:
http://tokyotvdramas.blogspot.com.br/2012/10/hatt…
Valeu Cara! Brigadão!
Sensacional, Marcos. Ótimo post. É incrível como a cultura "flocos de neve" alcançou até a versão para o Virtual Console. Fica claro que o semblante agressivo (como deve ser) do ninja foi retirado por alguma questão da equipe responsável ou nova política imposta pela empresa. Ridículo. Descaracterização e destruição do original é o que temos aqui. Mas enfim, problema deles. Mais uma vez. Parabéns pelo post. Adorei saber dessa "inspiração". Esse jogo, e principalmente essa tela de intro são ícônicas. E agora ficou mais interessante ainda. Abração.
Pois é né cara, o semblante de ninja lendário, o cara "fodão", bem caracterizado pelo Sonny Chiba agora ficou parecendo um ninja amador com medo de entrar em alguma batalha na versão do Virtual Console, rsrs…
Valeu Ulisses! Abraço!
Cara! Como eu acho foda a capacidade que eles tinham de chupinhar essas coisas na maior cara de pau! Lembrei de outras capas de jogos, como por exemplo aqueles dois soldados do Contra que são muito parecido com o Arnold "Esuasnegas" de “O Predador” com Sylvester "Estalonge" de Rambo.
Tem muita coisa assim!
Sim, isso dá pano pra muitas matérias de tanta cópia descarada que o pessoal do Japão fazia das obras do cinema norte-americano. A SEGA era ainda mais maluca e copiava obras famosas no próprio Japão e saía ilesa no final. 🙂
E as pessoas hj em dia reclamando quando usam a imagem que as elas surrupiaram de algum outro lugar, que provavelmente armazenava algo surrupiado de um outro lugar, e assim por diante! haha
Muito bom o post!
Haha! Como dizem por aí, nada se cria, tudo se copia (ou algo do tipo).
Valeu Gamer Caduco, um abraço!
O mais estranho é que um monte de gente não sabia disso. Desde as épocas das revistas já sabiam que era o Sonny Chiba.
Sim. Até mesmo o Passagem Secreta, num dos links desta matéria, já havia trazido há alguns anos que o rosto do Shinobi era o Sonny Chiba. O mérito desta matéria é identificar exatamente qual foi a arte em que o famoso ator japonês que a SEGA usou para criar a capa/abertura do jogo.
Excelente texto. Parabéns!
Bons tempos de antigamente!!!! valeu!!!!
Valeu pelo comentário, @Helinux!
@podounaopod
Obrigado, @podounaopod!
Não que a Sega copiava,mas nesse jogo aí,era o melhor Crossover de todos os tempos,eu vi q o diretor desse jogo ele usou esses personagens da cultura pop como inspiração para chefes e inimigos,mas a equipe esqueceu de fazer algo parecido e inspirado daí fez tudo q estava nos papéis como se fosse aquilo no projeto,mas na vdd era pra fazer algo diferente mas inspirado, daí saiu isso, cópia de personagens da cultura pop.
Pois é, Thyago. Comentamos essas “inspirações” da cultura pop em Shinobi em outra matéria. Caso não tenha visto ainda, segue o link: http://passagemsecreta.com/revenge-of-the-shinobi-e-suas-revisoes/