Página Inicial > Mega Drive, segredos > Saiba quem é o ninja da abertura de The Revenge of Shinobi!

Saiba quem é o ninja da abertura de The Revenge of Shinobi!

The Revenge of Shinobi - abertura - ninja.

Na SEGA nada se cria, tudo se copia – já dizia o velho ditado adaptado aqui para o mundo imaginário da famosa empresa. Todo mundo que acompanha o Passagem Secreta sabe que o que a SEGA tinha de genialidade na criação de jogos também tinha de maluquice em relação à quebra na surdina de direitos autorais: seja retirando gritos e sons de filmes como Rambo e Conan ou ainda obtendo na cara dura fotos de modelos seminuas para exibir na abertura de Super Monaco GP.

Quem vê a abertura impressionante para sua época de The Revenge of Shinobi (Mega Drive, 1989), onde um ninja se desvencilha de alguns shurikens com sua espada numa animação trabalhada sobre uma imagem realista, uma foto digitalizada em 16 bits, imagina que um ator vestido de ninja pousava para fotos num estúdio da empresa, certo? É… não. Num trabalho de investigação jornalística que não me levará às principais revistas de videogame do mercado, mostro o que de fato ocorreu.

O ninja da abertura e da arte da capa de The Revenge of Shinobi foi kibado retirado de uma propaganda da segunda temporada do seriado em live action japonês “Kage no Gundan“, estrelado pelo famosíssimo ator nipônico Sonny Chiba, o rosto da capa e da abertura do jogo de Mega Drive. Veja as imagens:

Kage no Gundan - propaganda - temporada 1Propaganda da primeira temporada de Kage no Gundan.

.

Kage no Gundan - propaganda - temporada 2Propaganda da segunda temporada de Kage no Gundan. Ela usa uma versão espelhada da primeira imagem e foi a base para a tela de abertura de The Revenge of Shinobi.

.

Como vemos nas imagens acima, a espada foi ligeiramente modificada, a placa na testa do ator alterada, o texto original logicamente retirado e a imagem restante foi digitalizada e tratada. Estava pronta então para estampar mais um clássico da SEGA. Pra que complicar, não?

Provavelmente alguns fãs do ninja da SEGA irão querer conhecer mais a fundo o seriado, então seguem algumas informações básicas e links. Conhecido no ocidente como “Shadow Warriors“, em Kage no Gundan Sonny Chiba faz o papel de Hattori Hanzo, o lendário ninja que foi tão importante para a sua época, o Japão feudal, que acabou contribuindo com a unificação do país. Veja outros links ao fim do post.

Uma última curiosidade: na versão do Virtual Console de The Revenge of Shinobi, o rosto do ninja passou por algumas modificações. Compare:

The Revenge of Shinobi - ninja - Virtual Console

Seria o medo estampado do pessoal dos direitos autorais batendo às portas da SEGA? O mesmo medo que a fez desistir de manter de forma indevida alguns astros de Hollywood no jogo? Olhando no novo semblante do ninja, é o que parece…

.

Referências: TCRF, imdb, Filmow.

Idealizador e criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação, professor e, nas horas vagas, gamer.

Facebook Twitter Google+ YouTube Skype 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do post? Então compartilhe!
Categories: Mega Drive, segredos
  1. 6, Maio, 2018 em 09:13 | #1

    Marcos, eu sempre quis saber a origem desse ninja nessa capa! Se tem alguém nesse mundo que e fã de ninjas sou euz! Eu amo jogos de ninjas, filmes de ninjas e choro até hoje por não ter mais filmes legais com eles. Outro dia eu até baixei um coletânea de filmes de ninjas e fiquei vendo aqui!
    Muito maneiro MESMO essa curiosidade! Eu vou até tentar achar o filme para download! =)
    Valeu cara! AMO MATÉRIAS ASSIM!

    • 6, Maio, 2018 em 09:18 | #2

      Desculpe ter o comentário retido para aprovação, Ivo. A droga do Intense Debate faz isso até com MEMBROS do blog!

      Faz um tempinho que eu estava pra publicar isso e uns "probleminhas" de saúde me impediram, mas agora saiu.

      Cara, eu adoro essas loucuras da SEGA e também adoro ver esse tipo de conteúdo. Se for falar de retrogames, pra mim tem que ter informações novas senão não rola.

      Abraço!

  2. 6, Maio, 2018 em 09:15 | #3

    Ps. Filme não! Vou tentar baixar essa série =)

  3. 6, Maio, 2018 em 12:12 | #5

    Sensacional, Marcos. Ótimo post. É incrível como a cultura "flocos de neve" alcançou até a versão para o Virtual Console. Fica claro que o semblante agressivo (como deve ser) do ninja foi retirado por alguma questão da equipe responsável ou nova política imposta pela empresa. Ridículo. Descaracterização e destruição do original é o que temos aqui. Mas enfim, problema deles. Mais uma vez. Parabéns pelo post. Adorei saber dessa "inspiração". Esse jogo, e principalmente essa tela de intro são ícônicas. E agora ficou mais interessante ainda. Abração.

    • 6, Maio, 2018 em 12:52 | #6

      Pois é né cara, o semblante de ninja lendário, o cara "fodão", bem caracterizado pelo Sonny Chiba agora ficou parecendo um ninja amador com medo de entrar em alguma batalha na versão do Virtual Console, rsrs…

      Valeu Ulisses! Abraço!

  4. J.F. Souza (Yoz)
    6, Maio, 2018 em 19:24 | #7

    Cara! Como eu acho foda a capacidade que eles tinham de chupinhar essas coisas na maior cara de pau! Lembrei de outras capas de jogos, como por exemplo aqueles dois soldados do Contra que são muito parecido com o Arnold "Esuasnegas" de “O Predador” com Sylvester "Estalonge" de Rambo.
    Tem muita coisa assim!

    • 6, Maio, 2018 em 20:14 | #8

      Sim, isso dá pano pra muitas matérias de tanta cópia descarada que o pessoal do Japão fazia das obras do cinema norte-americano. A SEGA era ainda mais maluca e copiava obras famosas no próprio Japão e saía ilesa no final. 🙂

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: