Página Inicial > Mega Drive, segredos > 27 anos depois, colecionador encontra cartucho de Moonwalker com a música Thriller

27 anos depois, colecionador encontra cartucho de Moonwalker com a música Thriller

Moonwalker

A parceria entre a SEGA e o “Rei do Pop” Michael Jackson, uma das várias linhas de frente da empresa na sua guerra contra a Nintendo, rendeu vários mistérios, acentuados após a morte do ídolo. Alguns deles despertam a curiosidade dos fãs e dos especialistas até os dias de hoje, gerando discussões e muitos rumores na mídia especializada e na Internet.

Um destes mistérios é a inexplicável ausência da canção Thriller na fase do cemitério, cenário que teve a óbvia inspiração no clipe desta música, trocada por Another Part of Me no game Michael Jackson’s Moonwalker (Mega Drive). Até mesmo a coreografia da canção encontra-se em Moonwalker, o que nos faz pensar que a música teve que ser cortada na última hora durante o desenvolvimento do jogo.

Ainda que o motivo mais provável para a decisão seja algo relacionado a problemas com direitos autorais, uma dúvida permanecia: é possível encontrar alguma versão do jogo com Thriller?

Um colecionador conhecido como “Brian” diz ter encontrado um cartucho onde é possível ouvir por completo a canção Thriller no estágio 3-2 do jogo, justamente a fase do cemitério. Segundo ele,  cartucho foi encontrado no mercado de segunda mão (espécie de feirão com produtos usados variados) e comprado por apenas 20 dólares! Quando usuários do fórum Reddit questionaram a veracidade da história, alegando que o jogo poderia ser algum hack, ele postou esta foto:

moonwalker-sega-genesis-thrillerGot some rare things on sale, stranger!

A foto mostra um cartucho com a versão EPROM do jogo ainda em desenvolvimento, datado de 24 de abril de 1990, anterior ao lançamento do jogo nos EUA.

Esta versão EPROM havia sido mencionada no mesmo fórum há dois anos: a postagem citava rumores da existência de uma cópia do game (a REV00) que incluía a música, mas que era extremamente difícil de encontrar. Uma outra postagem, desta vez no GameFAQs, há 7 anos, também apontava a existência desta versão e da REV01, a qual possui trechos de Thriller nas fases 3-1, 3-2, 3-3 e 5-3 que são ativados pressionando e segurando o botão “A” (como dito por nós neste post do Passagem Secreta, há 6 anos).

Brian postou ontem este vídeo de Moowalker com Thriller tocando no estágio do cemitério (3-2):

Soltar estrelinhas em zumbis é mais divertido ao som de Thriller

Resta agora torcer para que a rom desta versão de Michael Jackson’s Moonwalker seja dumpada o mais rápido possível, a exemplo da versão cancelada de Rayman para Super NES (Omar Cornut, contamos com você)!

Como sempre, fique de olho nas redes sociais e no blog do Passagem Secreta pois estaremos de plantão para trazer qualquer novidade dessa história.

Atualização (17/09/2017): entrei em contato com o Omar, conhecido por ajudar a preservar a história dos videogames, para que ele ajude a dumpar a rom:

Omar - Twitter.

Outra novidade quente trazida nesta versão do jogo: o último chefe é diferente da versão final de Moonwalker! A batalha espacial ao estilo Wing Commander deu lugar a uma luta contra uma torreta dentro de uma caverna. Percebe-se que o estágio está incompleto, já que não é possível ser atingido ou atingir o inimigo mecânico:

Além disso, trago outras duas atualizações: um vídeo com a canção Thriller completa e outro com o game play completo dos três estágios no cemitério, mostrando os três samples diferentes de Thriller.

.

Atualização (06/08/2018): segue em primeira mão mundial, link exclusivo do Passagem Secreta, o link para o dump da versão protótipo de Moonwalker:

https://mega.nz/#!xYhykYQI!wOWy7pZrYAy5mJkBFuOZcSzkRJuHVDqkL3xrcbU6zd8

Agradecimentos especiais ao leitor Cristhian Reinhard, que conseguiu a rom diretamente com o colecionador!

.

E aí, você gostou da versão de Thriller em Moonwalker? Diga aí nos comentários.

Idealizador e criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação, professor e, nas horas vagas, gamer.

Facebook Twitter Google+ YouTube Skype 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do post? Então compartilhe!
Categories: Mega Drive, segredos
  1. Tadeu de Barcelos
    17, setembro, 2017 em 19:19 | #1

    Tomara MESMO que postem a ROM logo, por mais que haja ROMs em que na fase 3-2 há a thriller durante o ataque em que todos dançam, não é a mesma coisa. Se bem que gosto bem mais da Another Part of Me, ainda mais quando ouvi uma versão remix mais dance dela, mas enfim, se a EPROM for dumpada, será um momento histórico! Fico no aguardo do pessoal do site para mais informações…

    • 17, setembro, 2017 em 19:29 | #2

      Sim Tadeu. Por mais que possa haver hacks do jogo, nada supera jogar uma versão autêntica com o som original de Thriller.

      Eu conversei com o Omar via Twitter e ele disse que irá entrar em contato com um pessoal que consegue fazer a dump do jogo (atualização no final do post). Vamos torcer!

  2. Tadeu de Barcelos
    17, setembro, 2017 em 19:29 | #3

    E m ais, se há apenas na fase 3-2 essa canção completa, bem que alguém do site romhacking (especializados em disponibilizar hacks e traduções de ROMs, com alguns resultados surpreendentes e que deixam os games até melhores do que os originais, além de colocarem gráficos e fases diferentes em alguns deles, e etc… enfim, recomendo que visitem ele, para acharem o bendito, basta digitarem romhacking no Google) coloquem a músic em todas as fases do cemitério, o que não é algo difícil de se fazer de acordo com alguns trabalhos de romhacking impressionantes que vi por ai!

    • 17, setembro, 2017 em 19:35 | #4

      Eu gostaria de jogar essa versão (REV00) pra verificar se há alguma alteração nas músicas das outras fases, principalmente na 3-1. O vídeo mostra apenas a 3-2.

      Também não tenho a informação do estado do jogo, se ele está completo, jogável até qual parte, etc., mas pela data do EPROM tão próxima do lançamento, deve estar no mínimo com 80% pronto.

      Conheço o ROM Hacking, muito bom site! Vamos esperar a ROM aparecer na Internet e aí, quem sabe, eles nos dão uma mão quanto a isso.

  3. 18, setembro, 2017 em 20:42 | #5

    Caramba que bacana! Tomara que ele consiga fazer o DUMP o mais rápido possível.

  4. FelipeDaidouji
    18, setembro, 2017 em 23:34 | #6

    Aguardando aqui também com ansiedade pela ROM, espero que o cara lá consiga!

  5. 7, agosto, 2018 em 19:15 | #7

    Q bom q conseguiram ripar e disponibilizar a ROM!

    Há a possibilidade de ser real, mas eu ainda assim duvido. É bem mais provável e fácil q alguém mixou a música pra midi pra poder ser processada pelo Mega Drive, colocou o hack num cartucho e divulgou.

    Se fosse alguém ligado a algum envolvido no projeto, ou um primo de tio de alguém envolvido, eu ainda acreditaria. Num é tão improvável uma demo (e naum protótipo, protótipo é um software feito só pra experimentar algo e então jogado fora…) ter sido apresentada pra alguém e ele acabar ficando com ela, e aí anos depois o cartucho ser encontrado.

    Mas alguém encontrar um cartucho, ainda mais com um label desse, e simplesmente vender como usado? Tá, vamos considerar q o tio do primo encontrou, num sabia oq era e simplesmente vendeu. Aí então o dono da loja, especializado em games usados e em precificar os mais raros, certamente ficaria curioso e experimentaria. Conhecendo a lenda e as teorias, poderia jogar pra ir na tal fase, e pá! Acho muito improvável ele num dar importância e simplesmente botar pra vender sem nem olhar, e aí outra pessoa chegar lá e descobrir a raridade.

    E por fim, se o cara teve a skill de perceber a raridade e comprar e experimentar, pq ele num foi atrás dos funcionários da loja tentando encontrar quem vendeu? Num é raro colecionadores valorizarem a história dos games q compram.

    Anyway, oq eu realmente keria encontrar era uma versão beta de DK64 com o Stop'N'Swop funcional, aí sim ia ser legal.

    • 7, agosto, 2018 em 22:09 | #8

      Bom, vamos lá.

      O jogo não apresenta apenas mudanças sonoras. Como cito na matéria, há mudanças também no game design como no último chefe.

      Você mesmo disse que o mais comum de um protótipo é ser jogado fora. Pois a história dele ter sido comprado numa feira de coisas velhas/usadas bate com a questão de ser um protótipo e não uma demo. E foi comprado por um preço tão baixo por, logicamente, o vendedor não fazer ideia da fortuna que tinha em mãos por, muito provavelmente, não fazer ideia da importância de um protótipo de um jogo clássico para a comunidade gamer.

      Não é só a label. Postei hoje no Twitter do Passagem Secreta uma foto que mostra o chip do cartucho e o mesmo condiz com a questão de ser um protótipo. Aliado a isso, a data do mesmo (como mencionado na matéria) também corrobora a questão.

      Pra terminar, é sempre importante checar as informações. Nós sempre as checamos antes de preparar uma matéria desse porte, que denota uma pesquisa intensa por trás. E não só nós, mas os grandes veículos do meio já o fizeram e até o momento todos encaram o cartucho como real, já que não há, até agora, elementos que contradizem ou neguem a veracidade dessas informações.

      Boa diversão com o jogo. 😉

  6. Thiago
    8, agosto, 2018 em 09:20 | #9

    parabens pelo achado!!!!

  7. Tadeu de Barcelos
    12, agosto, 2018 em 21:32 | #11

    Caras, aqui está saindo do forno o download da versão protótipo do game com a música Thriller tocando durante TODA a 3ª fase, e não somente na dança como nessa revisão zero, divirtam-se: https://mega.nz/#!xYhykYQI!wOWy7pZrYAy5mJkBFuOZcS

    • 12, agosto, 2018 em 22:23 | #12

      Obrigado Tadeu, mas fomos nós do Passagem Secreta (eu, mcs, pra ser mais preciso) que conseguimos trazer a rom para todos os fãs do jogo no Brasil e no mundo.

      Link do dia 06 de Agosto de 2018 no final na matéria!

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: