Página Inicial > notícias > Encontrado após 17 anos, protótipo de Agartha, game cancelado de Dreamcast, será lançado!

Encontrado após 17 anos, protótipo de Agartha, game cancelado de Dreamcast, será lançado!

Agartha

Novidade quente para os fãs do último console da SEGA e do gênero Survival Horror! O protótipo de “Agartha”, um dos mais importantes games cancelados para o Dreamcast, foi descoberto recentemente e será lançado dia 15 de Janeiro próximo! O lançamento foi autorizado pelo próprio diretor do game, Frédérick Raynal, criador de nada mais nada menos que Alone in the dark.

Agartha, uma mistura de elementos de Alone in the Dark, Silent Hill e D2, se passa numa vila da Romênia, durante o inverno de 1929, que foi parcialmente destruída por um deslizamento de terra que ocorreu após um misterioso terremoto. Agartha é uma cidade subterrânea aonde o mal reside e está esperando para ser libertado. Na pele do herói Kirk você encontrará uma série de personagens: aldeões, mortos-vivos, fanáticos de uma seita misteriosa, monstros, demônios, monges solitários, sacerdotes, arcanjos e a Sentinela, a personificação final do mal. No jogo você poderá decidir se deseja salvar o máximo possível de pessoas inocentes ou se encarregar da chegada do caos na Terra. Essa ambiguidade maniqueísta de suas escolhas interferem nos objetivos da aventura e na narração da história.

Apesar do jogo ser um dos mais aguardados pelos fãs do Dreamcast no fim de sua vida, pouco se sabia sobre ele. Há apenas um trailer com um pouco do gameplay, ainda em estágio inicial de desenvolvimento, e algumas imagens divulgadas à imprensa:

O tenebroso trailer de Agartha

.

O estúdio francês responsável por Agartha, “No Cliché“, foi formado em grande parte por ex-membros da Infrogames que trabalharam em Alone in the Dark. Ele pertencia à SEGA e tinha a ambiciosa missão de criar um Survival Horror para o Dreamcast. A equipe de desenvolvimento trabalhou duro para produzir uma engine bastante sofisticada para a época que comportaria um mundo coberto por neve no leste europeu e populado por zumbis.

O game também teria músicas criadas por Philippe Vachey, o compositor de jogos como Alone in the Dark, os dois Little Big Adventure, e Time Commando, entre outros. Nesta entrevista ele diz que ainda guarda 40 minutos de músicas compostas especialmente para este projeto. Infelizmente, quando a SEGA anunciou a descontinuação do Dreamcast em 2001, o projeto foi encerrado e o promissor estúdio foi fechado e seus membros demitidos. Desde então o jogo e tudo o que foi desenvolvido para ele nunca viu a luz do dia, não havendo um mísero dump do mesmo na Internet.

Agartha - imagem do jogoUm Survival Horror na neve parece ser muito interessante!

.

Recentemente, em Agosto de 2017, um membro do fórum “Assembler Games” conhecido como “Laurent” (do site “Hidden Palace“, famoso por resgatar jogos perdidos no limbo da história) anunciou que havia encontrado o protótipo raríssimo perdido num punhado de GDs (a mídia do Dreamcast) comprados no eBay há algum tempo. Há alguns dias, Laurent anunciou ter conseguido a permissão de Frédérick Raynal, criador do game, e garante que a demo será disponibilizada ao público dia 15 de Janeiro próximo, quando mais um pedaço da história dos videogames, a qual o Passagem Secreta tanto tem acompanhado ultimamente (vide Moonwalker e Rayman), será resgatada.

Fique de olho! Dia 15 de Janeiro atualizaremos este post com o link para a dump do protótipo de Agartha. Você pode ficar por dentro desta e de outras notícias nos seguindo no Facebook e no Twitter para não perder este importante acontecimento para os fãs do saudoso console da SEGA.

.

Atualização (15/01/2018) – O protótipo de Agartha, como prometido, foi lançado hoje! Seguem os links:

.

Download – Agartha (Dreamcast, 2018)

Arte da capa

.

Referências: Sega Retro, The Dreamcast Junkyard, Unseen 64, Sega NerdsDreamcast News

 

Idealizador e criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação, professor e, nas horas vagas, gamer.

Facebook Twitter Google+ YouTube Skype 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do post? Então compartilhe!
Categories: notícias
  1. 10, Janeiro, 2018 em 17:56 | #1

    Excelente notícia, é sempre triste quando o trabalho dos desenvolvedores acabam caindo nesse limbo e sendo cancelados.

    Torcer para que mais dumps como este apareçam, ainda to na expectativa de poder jogar a rom do Moonwalker com a música Thriller, e dos cancelamentos recentes, ainda tenho esperança de ver a volta do Scalebound (sonhando hehe).

    • 10, Janeiro, 2018 em 20:02 | #2

      Sim, e acho que eles geralmente acabam permitindo a publicação do trabalho devido também a esta frustração.

      Está duro de sair o dump do protótipo de Moonwalker, viu? Tenho medo que o que comentaram na matéria aconteça, do cara, por ser colecionador, não querer disponibilizar ele pra valorizar o máximo possível o produto.

      Tem um rumor que Scalebound pode voltar. Estou de olho!

      • 10, Janeiro, 2018 em 20:08 | #3

        Bem que estava estranhando a falta de novidades quanto ao dump do Moonwalker, vamos torcer para que não seja isso, senão ficaremos apenas com aquele vídeo do youtube como prova de que existiu tal versão 🙁

        • 10, Janeiro, 2018 em 20:16 | #4

          O vídeo e a foto do cartucho né. Toda semana desde que escrevi aquele post eu entro pra ver se tem alguma novidade e nada. :/

          Pelo menos este aqui tem até data pra sair. Pelo que sei irá rodar em emulador de Dreamcast.

  2. 15, Janeiro, 2018 em 11:39 | #5

    Cara, eu adoro notícias assim ^^ de coisas que foram achadas e estavam perdidas no limbo! Juro que ADORO MUITO. Ontem esmo tava vendo um vídeo (antigo já) sobre um cara ter achado um N64DD e era a versão USA e junto tinha um disco que ninguém sabia que tinha dentro e todos ficaram na expectativa de ser algum jogo que nunca foi lançado:


    Quero ver esse jogo em vídeo do Dremcast (dia 15 né? Hoje por sinal). Shows de bola! Espero que você sempre encontre coisas assim e poste aqui ^^ Grande Abraço. Ivo.

    • 15, Janeiro, 2018 em 14:40 | #6

      Legal Ivo! Acho que já deu pra perceber que eu também curto muito essas descobertas de jogos e produtos perdidos. Imagine o que ainda pode aparecer… só de Dramcast há uma lista respeitável de jogos que foram "descobertos" e que ainda estão à procura (há toda uma comunidade envolvida nisso, não é por acaso. Eu mesmo faço parte de uma que compartilha descobertas e buscas de jogos perdidos do Dreamcast (The Dreamcast Junkyard).

      Não sabia desse lance do N64DD! Vou dar uma olhada com calma nisso, obrigado por compartilhar, Ivo.

      Cara, a demo acabou de sair e já atualizei a matéria com um link no final (além da arte de capa do jogo). Se jogar, diga o que achou, ok? Abraço!

  3. 15, Janeiro, 2018 em 22:09 | #7

    Não conhecia esse, é muito legal quando esses jogos "perdidos" vem para o público. Muito obrigada por compartilhar!

    • 17, Janeiro, 2018 em 20:44 | #8

      Eu lembro de ter visto algo sobre o Agartha há muito tempo e logo depois o jogo caiu no esquecimento. Era um projeto bem legal, tinha muito potencial. Valeu Sora!

  4. 19, Março, 2018 em 16:29 | #9

    Ótima dica. A história dos games é recontada ou refeita quase que continuamente. Sempre tem algo novo que aparece, e isso é muito legal. Marcos, valeu mesmo.

    • 20, Março, 2018 em 22:55 | #10

      Valeu Ulisses!

      Esse jogo era pra ser algo próximo a um Silent Hill ou um bom game de Survival Horror para Dreamcast se não fosse a queda prematura do console.

      Pelo menos o pouco da história e do desenvolvimento dele agora estão resgatados.

      Provavelmente ainda teremos alguma novidade legal de jogo cancelado para o Dreamcast sendo resgatado nos próximos meses. Há uma comunidade muito forte fora do Brasil que está trabalhando muito nisso. Se for relevante atualizo vocês.

      Abraço!

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: