Página Inicial > PC, segredos > Segredo de Doom 2 é descoberto após 24 anos de seu lançamento

Segredo de Doom 2 é descoberto após 24 anos de seu lançamento

Doom 2 - segredo

Um YouTuber conhecido como Zero Master, notório por publicar speedruns dos games da franquia Doom, descobriu um segredo de Doom II após 24 anos do seu lançamento, em setembro de 1994! E somente agora, graças a esta dica, é possível terminar o jogo com 100% de Secrets encontrados sem o uso de cheats.

O segredo em questão foi encontrado no Mapa 15, o “Industrial Zone”. O Secret 4 no setor 147 desta fase já era conhecido pela comunidade mas nunca ninguém o coletou sem o uso de trapaças como o comando IDCLIP. Era consenso que no Mapa 15 de Doom 2 seria possível obter apenas 90% dos segredos da fase devido a um bug que impedia o jogador de obter o 4º Secret.

O problema é que o segredo fica numa sala secreta, um cubículo com um teleporte. E o chão que ativa o secret é um estreito degrau abaixo da plataforma do teleporte. Ao entrar na sala, o jogo, ao invés de registrar o segredo encontrado, teleportava o jogador para outra área do mapa.

Como mostra a imagem abaixo, isso acontece devido o jogador não conseguir pisar na área que ativa o secret (em amarelo, com apenas 16 unidades de largura). Antes de isso ocorrer, o degrau aonde se encontra o teleporte eleva o jogador, impedindo o game de registrar o segredo (imagem abaixo):

Mapa 15 - Secret 4 - Bug Antes do jogador pisar no secret (faixa amarela) ele é teleportado

.

Porém, o sagaz Zero Master descobriu que ao levar um Pain Elemental próximo à sala, ficar posicionado na entrada da mesma, abaixo do nível do monstro e ser atingido à queima-roupa por uma Lost Soul (a caveira alada de fogo) sumonada por ele faz com que o jogador seja lançado um nível abaixo do piso atual, provavelmente devido a um bug (um flicker de Sprite), e pise finalmente no chão que ativa o último secredo de Doom 2. Ele mostra o processo no vídeo abaixo:

O segredo é registrado em 3:06. O teleporte da sala é usado em 3:55.

.

O próprio John Romero, co-criador do game e responsável pela criação do mapa, congratulou o jogador no Twitter, confirmando a descoberta:

.

Resta saber se esta solução engenhosa para ativar o mais escondido segredo de Doom 2 foi planejada desde o início ou é uma alternativa providencial e inesperada para solucionar um possível erro de design da fase. Eu fico com a segunda opção. E você?

.

Referências: Kotaku, Doom Wiki

Idealizador e criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação, professor e, nas horas vagas, gamer.

Facebook Twitter Google+ YouTube Skype 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do post? Então compartilhe!
Categories: PC, segredos
  1. Daniel Silva
    10, setembro, 2018 em 15:03 | #1

    Segunda opção, certeza rss. Um bug pra solucionar outro bug.

    • 10, setembro, 2018 em 16:10 | #2

      Pois é. O Romero deve ter adorado essa descoberta providencial e ainda saiu por cima como o guardião do último segredo de Doom 2, rsrs!

  2. 11, setembro, 2018 em 05:07 | #3

    Com certeza a segunda opção, mas mesmo assim uma trabalheira de 24 anos para ser resolvida.

    • 11, setembro, 2018 em 16:52 | #4

      Com certeza Celso. Vale a pena dar uma lida na descrição do vídeo do cara que descobriu esse segredo. Ele fala bastante sobre o assunto e dá alguns detalhes bem interessantes.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: