Página Inicial > hacks, Passagem Pirata, piratas originais, Super Nes > Passagem Pirata #1: Street Fighter EX Plus Alpha (SNES)

Passagem Pirata #1: Street Fighter EX Plus Alpha (SNES)

Street Fighter EX Plus Alpha na sua versão para Super NES foi  eleito com uma enorme vantagem em relação aos outros jogos. O resultado final detalhado está aqui embaixo. Logo após a análise do jogo e os cenários e dos personagens dele você poderá escolher o próximo jogo da jornada, agora com somente jogos de NES. Como Street Fighter ganhou esta, ele não aparece nesta enquete.

 

Confira  o resultado da votação:

1. Street Fighter EX Plus Alpha (SNES) 41 votos 45,05%
2. Pocket Monsters (SMD) 17 votos 18,68%
3. Street Fighter II (NES) 15 votos 16,48%
4. Lion King (NES) 11 votos 12,08%
5. Jang Pung II (Game Gear) 7 votos 7,69%
Total: 91 votos 100%

Veja na enquete do Passagem Pirata #01 os votos, com o resultado liberado.

O jogo
Street Fighter EX Plus Alpha não tem nome de fabricante, nem ano de lançamento. É possível deduzir que ele tenha sido lançado a partir do ano de 1997, que é a data do lançamento do jogo para Playstation e também é uma data posterior ao último Street Fighter lançado para SNES (o Alpha 2 lançado em 96). O jogo possui uma tela de opções simples, inspirada na do jogo original. O nível da luta não chega a mudar muito, do primeiro até o último, o tempo sempre será de 60″ para terminar a luta, mudando pouco o cronômetro. Acredite, esse tempo muitas vezes não será necessário para terminar a luta, acabando por Time Over. Eu sempre deixo o total de rounds como 1, jogar no máximo 5 vezes contra um mesmo personagem nesse jogo não dá.

Estão disponíveis no jogo nove personagens: Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Skullomania, Gouki (Akuma), Vega (M. Bison), Sakura e Hokuto. Os nomes estão em japonês, o que assume quje o jogo possivelmente foi feito na China ou na Coreia do Sul. Os únicos personagens que são novatos no SNES são o Skullomania e a Hokuto, personagens da Arika (produtora da série EX) e não da Capcom.

Antes de cada luta aparece uma tela indicando os personagens que se efrentarão na luta e no modo de um personagem, você enfrenta os personagens na sequência, a partir de um primeiro pré-selecionado pela própria máquina. Isso faz com que somente para alguns personagens o Vega ou o Gouki seja o último chefe.

A jogabilidade é muito ruim e isso afeta e muito a diversão, no jogo você faz uso de somente dois botões durante o jogo: o Y é chute e o B é soco, além do A e o Select para confirmar as opções. Praticamente todos os golpes do jogo estão aí, mas é impossível fazer combos. Há também os golpes especiais, da mesma forma que o tradicional, com a tela ficando escura, mas pode ser realizado a qualquer momento do jogo, tendo só um pouco de enrgia na barra.

Outro movimento possível é o roll (Trás, baixo + chute) para fugir dos golpes, mas também é de uma insanidade só, sendo possível você ficar indo e voltando o quanto quiser. Como já foi dito, os golpes não ajudam de maneira nenhuma, parecendo que são todos fracos. Os sons vêm todos do Street Fighter II (e do Super também, mas a maioria vem do Turbo Hyper Fighting, incluindo as músicas. Hokuto tem as vozes da Chun-Li, Gouki tem vozes que lembram as tradicionais dele e talvez tenha vindo do Street Fighter Alpha 2 e Skullomania do Vega e do Gouki também.

Uma coisa interessante é que os lutadores não comemoram, de jeito algum, continuando em pose de luta. Os sprites são grandes, mas poderiam ser mais bem trabalhados e pelo menos dois personagens têm o sprite em estilo de desenho parecidas com os da série Alpha que são o Vega (mais musculoso) e o Guile, que reaproveita o estilo de Charlie, inclusive na calça!

Os cenários são baseados no jogo original, em parte e cada um dos personagens têm seu cenário, a exceção de Ryu e Gouki que dividem o mesmo cenário (a primeira foto aqui) com um templo sobre a água entalhado na pedra. O cenário do Ken (segunda foto) é o de uma floresta com mata bem fechada, na qual os lutadores se enfrenta sob as sombras de várias árvores. O da Chun-Li (terceira foto) é embaixo de uma torre circular, feita com arcos romanos, o que pode referir-se a um local de despejo de esgoto também.

O cenário do Guile (foto acima) é uma montagem do cenário dele no Street Fighter II, incluindo o piso e o avião colado várias vezes (mais ou menos como os elefantes do cenário do Dhalsin), além de um fundo novo, com o por do Sol. O do Skullomania é o de um circo bem assustador e é o cenário dele próprio no primeiro Street Fighter EX.

O do Vega é uma mistura de dois cenários do Street Fighter II: o dele próprio (note o templo) com a estátua de Vishnu do Sagat, mas a maior parte do cenário é o dele mesmo e de certa forma, é parecido com o dele na série EX. O Vega está no meio da seleção de personagens, e não no fim, que é o lugar em que ele costuma ficar.

O da Sakura é interessante: um jardim suspenso no qual duas estátuas (que sinceramente, lembram o estereótipo chinês) que apontam para uma construção mais o fundo, e essa construção tem gráficos que lembram o antigo jogo de DOS, Stunts, que de fato lembra o 3D em formato antigo.

Eu acho que o cenário da Hokuto seja o mais bonito, um templo japonês em tons rosa cercado por várias Sakurás deflorando em um clima noturno iluminado por lâmpadas japonesas. A propósito, tanto os golpes dela como os do Skulliomania seguem os padrões do Ryu e do Ken. O cenário na realidade é da personagem secreta Kairi na série EX.

Ao ser campeão, você ganha essa tela ao lado com a mesma imagem de fundo do cenário do Guile. Não há propriamente uma imagem para cada vencedor, mesmo em níveis extremos. Outras coisas que não têm no jogo e que são muito legais no original de Playstation são os personagens secretos e as fases de bônus.

Faça o download da rom aqui e se arrependa.

Edit: Incluídas informações sobre os cenários de Skullomania e Hokuto deixadas nos comentários por Erik Serra e Flávio Master. ROM funcional no link!


Agora você pode definir qual será o próximo jogo a entrar no Passagem Pirata. São quatro jogos de NES. Os dois primeiros são dois hacks do primeiro Mortal Kombat: Mortal Kombat II (ou 2 ou III, dependendo do pirata) e Mortal Kombat V1996 Turbo 30 People, posterior e mais simples. Os outros dois e que estão na mesma disputa: Somari (além dos jogos com o Sonic mesmo) que é o Mário dando uma de Sonic no Sonic 1 do Mega Drive e por fim, Nu, Pogodi: Wait and See!, baseado em um desenho russo na qual o lobo caça um coelho sendo que este último é o personagem principal. Esse desenho foi exibido no Brasil durante os anos 80 na Globo com o nome de “Lobo Pateta”.

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. Erik Serra
    7, setembro, 2011 em 09:24 | #1

    Caraca, tinha votado neste Street EX e me arrependi….xD. Eita joguinho esquisito, demais até mesmo sendo pirata. Tudo bem q tem coisas que lembram o jogo original (os cenários, por ex.). Mas mesmo assim, é bem tosco msm. E Talude, o cenário do circo do Skullo é do EX 1 msm, cara. Eu jogo o original direto no meu PSP e no XBox aqui em casa.

    Valeu por apresentar essa "estranheza escondida" do SNES. Achava que pela imagens parecia melhorzinho, parecido quem sabe com o Alpha 2. Me enganei direitinho, xD

    Abraço.

  2. 7, setembro, 2011 em 10:10 | #2

    Só dois botões? Que tooooooscooo!

    E nunca tinha ouvido falar no Mortal Kombat de NES, já votei nele…

  3. Flavio Master
    7, setembro, 2011 em 11:13 | #3

    Acho que dessa vez vou escolher um jogo de NES… 😛

    Bom, o Erik já respondeu, o cenário do Skullomania é esse mesmo no SF EX 1. O da Hokuto também, que é o mesmo do personagem secreto Kairi. Deve ser manero encontrar uma “pérola” dessas em cartucho.

    Sinceramente, desde o advento dos videogames 8 bits, acho jogos sem final uma sacanagem.

  4. kurtrizzo
    7, setembro, 2011 em 12:05 | #4

    Cara, eu AMO o Nu Pogodi! Desenho maluco, o lobo é fumante e nunca passaria em lugar nenhum do mundo hoje!

    Jogos sem final é um tapa na cara do jogador. Sempre lembro daqueles jogos absurdamente dificeis do NES que no final é só um thanks for playing (a winner is you!).

    Dois botões só é tenso. Parece PREGUIÇA de programador…

  5. Talude
    7, setembro, 2011 em 12:24 | #5

    Se os controles fossem melhores, esse seria um excelente jogo.
    Depois atualizo as informações sobre os cenários.

    E Kurt, acho que passaria no Nick at Nite, eles tão passando Ren & Stimpy (aliás, penso em fazer um especial sobre os jogos deles um dia).

    • kurtrizzo
      8, setembro, 2011 em 09:59 | #6

      Ah, mas eu me empolguei, na real é "nunca passaria em tv aberta nenhuma"! É um desenho pra criança, curiosamente.
      Se quiser ajuda pro especial, avisa o estagiário!

      • Talude
        8, setembro, 2011 em 12:13 | #7

        Mas mesmo assim passava na Globo nos anos 80 😉

  6. 7, setembro, 2011 em 12:57 | #8

    @Orakio “O Gagá” Rob

    Tem vários piratas de Mortal Kombat de NES: 2 de cada um dos Mortal Kombat: 1, 2 e 3, sendo que um dos hacks de MK2 é híbrido com o do MK3.

  7. 7, setembro, 2011 em 14:18 | #9

    Eu nem sabia que tinha tanto jogo pirata desse nipe no SNES, hwa hwa hwa.

  8. 7, setembro, 2011 em 14:38 | #10

    Achei os cenários até bem trabalhados, visto que é um jogo pirata. O resto, pelas descrições dadas, é desanimador.
    Agradeço o link para download. Arrependerei-me conscientemente. 😛

    Fiquei com vontade de jogar o Street Fighter EX Plus α, que jogava com meu primo há anos atrás. Gostava do jogo.

  9. ryu
    7, setembro, 2011 em 15:21 | #11

    nao ta abrindo em nenhum emulador,da pra passar o link do que vc usou pra abrir o game?

    • Talude
      7, setembro, 2011 em 18:02 | #12

      Rodaram: SNES9XW9X v.1.52, o SNES9X v.15.3, SNES9K 0.09z, ZSNES 1.51. Todos eles rodaram o jogo.

      • 7, setembro, 2011 em 18:24 | #13

        Talude, infelizmente também tive o mesmo problema que o ryu. A ROM do link que você passou aqui não funcionou nos emuladores que tenho aqui (Snes9X v1.52 e v1.53).

    • 7, setembro, 2011 em 18:26 | #14

      ryu, tive o mesmo problema que você. Tente essa ROM aqui. Ela funcionou comigo.

      • Talude
        7, setembro, 2011 em 18:32 | #15

        Então, uplodeei a versão que eu estou jogando e alterei o link aqui tb: http://www.mediafire.com/?43lio1wx6n2me3g

        Acho que a versão que eu tinha colocado aqui é uma das primeiras emulações dele e como tem o mesmo tamanho, acabei por não substituí-la. Agora vai!

        • 7, setembro, 2011 em 19:00 | #16

          Agora sim, Talude! Joguei-o normalmente.
          Aproveito para dizer que a jogabilidade é pior do que eu pensava! A física é bem estranha… Joguei com o Ken e é impossível dar um Shoryu Reppa completo em alguém, porque o lutador simplesmente cai no chão após o primeiro soco, então o Ken só golpeia o ar no resto do combo! AFFE?

          Não mudei as opções, mas pelo que vi, o jogo me pareceu fácil à primeira vista. Que coisa…

          • ryu
            7, setembro, 2011 em 21:39 | #17

            Vlw!! ai E.Shiroma a ROM funcionou de boa…

            aproposito aguem ai sabe como fazer os especiais?

            • 9, setembro, 2011 em 00:17 | #18

              Depende da personagem, mas é a mesma coisa de sempre…

              Com o Ryu, por exemplo, Had?ken é ↓?→+Soco, Sh?ry?ken é →↓?+Soco, Tatsumaki Senp?kyaku é ←?↓+Chute, Shink? Had?ken é ↓?→↓?→+Soco, etc.

              É a mesma coisa!

              • Talude
                9, setembro, 2011 em 01:17 | #19

                Eu tinha pensado em fazer uma lista com os golpes, mas com esse jogo, não dá…

  10. 7, setembro, 2011 em 21:06 | #20

    Isso não é uma serie e uma penitência. Dois botões, pouco golpes e um final ruim que te dá uma tela de parabéns que parece entrada de igreja que abriu ontem. E ruim de olhar só as imagens, parece que os personagens estão destacados (não pertence aquele cenário) .

  11. Marcos Oliveira
    8, setembro, 2011 em 16:31 | #21

    KKKKKKKKKKK, putz, não resisti e rodei a rom no Znes!!!! Arrependei pobres mortais!!!! É sofrivel!!! Vale pela curiosidade e depois esquecer….. Cara, você foi bonzinho na critica deste hack safado!!! Nem de longe chega a jogabilidade do street figther 3 do nes!!!!!
    Sugestão: King of Figthers 98 e Top Figther 2000 do mega!!!
    Abraços amigo,
    ^^

    • Talude
      8, setembro, 2011 em 18:07 | #22

      Mas eu nem mencionei o Street Fighter 3 de NES 😛
      King of Fighters pode aparecer numa próxima enquete 😉

    • kurtrizzo
      9, setembro, 2011 em 11:28 | #23

      Tem um KOF pra Master System também se não to lembrando besteira.

  12. 8, setembro, 2011 em 17:36 | #26

    Agora pra próxima votação eu escolhi o Mortal Kombat de NES que é o hack da minha infância! hahahaha Depois eu leio com calma e tento rdar a ROM no Zsnes e posto minhas primeiras impressões

  13. JamesR
    8, setembro, 2011 em 18:16 | #28

    Votei no Nu Pogodi, pois os personagens são mara e Somari já esta rodado demais.
    Será que esse desenho poderia ser exibido nos dias de hoje, onde escandalizam qualquer coisa??(não podemos esquecer que o lobo é um playboy fumante 🙂 )

    • kurtrizzo
      9, setembro, 2011 em 11:27 | #29

      Hahaha eu falei a mesma coisa a alguns coments acima!
      Pensei a mesma coisa, Somari tá rodado demais já e eu não sou fã de Mortal Kombat.

  14. Talude
    10, setembro, 2011 em 13:40 | #30

    Pessoal, a enquete apresentou alguns problemas entre ontem e hoje e os votos subsequentes não foram inseridos. Por isso, gostaria de pedir que votassem de novo quem foi votar e apareceu "enquete fechada".

  15. pedro12
    10, setembro, 2011 em 16:05 | #31

    Ahhhhh… bons tempos (ironic mode on)
    Nossa,MK2 ou 3 pro NES?Esse eu quero ver.

  16. 11, setembro, 2011 em 12:29 | #32

    A gente tem que visitar outros blogs com mais frequência, juro que nunca tinha ouvido falar nesse jogo aí, eu fico imaginando se alguma locadora aparece com uma perola dessas na epoca em que Street Fighter Alpha bombava no SNES, coisa meio improvavel de acontecer… O Mortal Kombat de nes eu joguei na epoca do Nes mesmo, não achei muito legal não.

  17. Tangerna Pokan
    16, setembro, 2011 em 13:51 | #33

    Esta muito superficial esse review , um jogo desse calibre merece uma dedicação maior.
    A mecânica fora de série e os gráficos do babaluco devem ser respeitados.
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .

    To zuando veio.

    • Talude
      16, setembro, 2011 em 20:37 | #34

      Ah, mas os gráficos são a melhor coisa desse jogo. O resto que é ruim, de doer.

  18. Talude
    17, setembro, 2011 em 13:39 | #35

    Lembrando: a enquete irá até 0h de hoje!

    • Talude
      18, setembro, 2011 em 01:31 | #36

      Enquete encerrada!
      E deu Somari por um voto!

  19. Zephyrous
    23, setembro, 2011 em 20:37 | #37

    hahaha eu tinha esse jogo!!! esse jogo realmente era um lixo,rs… dos piratões, eu tinha ele, o xmen vs street fighter, e tekken 2, eram jogos que dava até bolha nos dedos pra conseguir fazer qualquer coisa… e terminar esse jogo realmente era broxante!! essa tela era terrível,rs… a pirataria antigamente era uma coisa fantástica!!! eu muleque comprava esses cartuchos numa ilusão que eu ia chegar em casa e ver algo próximo do psone… que tristeza!!!,rs

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: