Página Inicial > segredos > Poison (Final Fight): qual, afinal, é o sexo dela/dele?

Poison (Final Fight): qual, afinal, é o sexo dela/dele?

It's a trap, Bino!

A controversa e polêmica questão de qual seria o sexo da personagem Poison, originária do game Final Fight, é pauta mais do que certa aqui no Passagem Secreta, já que buscamos investigar e resolver todos os mistérios possíveis dos jogos de videogame.

Mas após assistir este ótimo vídeo (abaixo), uma matéria do tipo torna-se quase desnecessária. Criado por MegatonStammer e legendado em PT_br por nerdrevoltadovgs2 , o vídeo investiga desde as origens de Poison, passando por manuais, aparições em games e até declarações recentes de seus criadores,  além da posição oficial da CAPCOM (sempre ela!), esclarecendo de uma vez por todas essa polêmica. Fora as ótimas tiradas de humor! Confira:

.

.

Confesso que minhas convicções sobre o perfil da personagem no game japonês e sobre a influência da censura norte-americana sobre a mesma caíram por água abaixo depois de assistí-lo.

Lógico que essa controvérsia toda deve-se muito ao fato de Poison ser uma personagem tão bonita, gerando certa recusa em boa parte dos fãs em aceitar que a mesma seja transexual ou algo do gênero. Mas… e aí? No final das contas, na sua opinião, Poison é uma cilada mesmo, como disse Ryu?  🙂

.

Referência: Nerd, Uai!

Idealizador e criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação, professor e, nas horas vagas, gamer.

Facebook Twitter Google+ YouTube Skype 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: segredos
  1. andre
    24, março, 2012 em 17:37 | #1

    pode ser q ryu esteja se referindo a aparencia de bondade, ela deve fingir de boazinha e ai trair a pessoa

    • 24, março, 2012 em 18:48 | #2

      Bom raciocínio André. Talvez mais um exemplo da ambiguidade da CAPCOM sobre o assunto, apontada pelo vídeo.

    • Platy
      24, março, 2012 em 19:43 | #3

      Ou eles estão referenciando o meme do "it is a trap" da mesma forma que eles referenciaram o meme do "it is over 9000" aqui nesse video (spoilers sobre dlc do Street Fighter x Tekken)

      Vale indicar que a Capcom trabalhou com a GLAAD (uma ong de direitos de gays, lesbicas e trans) para que o jogo não fosse ofensivo para minorias, http://www.eventhubs.com/news/2011/oct/10/ono-dis
      e isso incluiu retirar a fala mostrada no video na versão final do jogo devido o termo "trap" ser BEM ofensivo para membros da comunidade trans.

      Sem contar que o fato da GLAAD ter se envolvido e tirado a frase é mais um ponto fortissimo pra ela ser Trans (…ou lesbica .. mas tipo .. rly ? =P)

      • 25, março, 2012 em 00:09 | #4

        Muito interessante seu comentário. A CAPCOM realmente sabe como vender seu peixe. Pena que o fazem até o mesmo estragar (série Resident Evil, Mega Man, etc.).

        Já estou imaginando uma versão beta do jogo, com a frase polêmica, sendo vazada no futuro.

        A CAPCOM sempre foi famosa por ter esse cuidado, excessivo ou não, de não cometer erros quanto a interpretações preconceituosas em seus jogos (vide abertura trocada de Street Fighter 2, por exemplo). Não sei se por simples cuidado de imagem ou por não querer ter seus jogos proibidos para alguma faixa etária.

        Só se esqueceram de consultar a "Associação Brasileira de Folclore" antes de criar o Blanka. ^^

  2. Kurt
    24, março, 2012 em 17:54 | #5

    É uma cilada, Bino!

  3. 24, março, 2012 em 18:19 | #9

    Na moral? Muito jogador que ficou FAPFAPFAP pela Poison é que faz essa grita.

  4. Felipe Silva
    24, março, 2012 em 18:26 | #10

    Muito interessante esse vídeo, eu mesmo desconhecia toda essa polemica por trás (ou seria na frente) desta personagem.

    Enfim, o melhor a se fazer nesse caso, é sair correndo para bem longe dela se a avistar O.O

  5. 24, março, 2012 em 18:36 | #12

    A Capcom sempre mostrou que a Poison não é mulher, mas quando alguém pergunta, parece que eles se divertem criando essa dúvida.
    Eu sempre conheci a Poison como transexual e acho que não deveriam mudar, transformando ela em mulher, afinal, é uma característica da personagem.
    O vídeo é ótimo, tem muitas curiosidades! Adorei!
    Ótimo post! ^_^

    • 24, março, 2012 em 18:55 | #13

      EXATAMENTE! A intenção da CAPCOM sempre foi ganhar com a polêmica, e ela a alimenta através da dúvida gerada por essas declarações ambíguas sobre Poison.

      Até complementando o que escrevi, eu sempre achei que no Japão a Poison fosse mesmo uma mulher, que só nos EUA teriam alterado tudo. Mas, como vimos, não é bem assim.

      PS.: bem que a empresa poderia ter feito uma Poison mais feinha, como aquela "versão" para Sega-CD. Sacanagem, hein CAPCOM! 😀

      • 24, março, 2012 em 19:03 | #14

        Kkkkkk, coitada! XD Em uma bio dela até diz que na luta ela encontrou uma forma de manter o corpo em forma, ou seja, ela se importa com a beleza. XD

        • 5, abril, 2012 em 23:44 | #15

          A bio esqueceu da parte que deveria mencionar cirurgias e coisas do tipo. Rsrs…

  6. ANTIDEUS
    24, março, 2012 em 19:14 | #16

    It's a trap!

    mcs, quando você fez o prelúdio do post no Twitter o meu primeiro palpite que veio em mente foi certeiro. A minha grata surpresa foi o vídeo documental. Parabéns ao usuário do YouTube "nerdrevoltadovgs2" pela tradução, creio que o Nós Geek apenas criou um post sobre o vídeo, assim como você. O post original sobre o vídeo deve ser este: http://nerduai.blogspot.com.br/2012/03/poison-o-m… .

    Curti muito o vídeo do MegatonStammer. É demasiado informativo, bem-humorado e organizado. Só sei que muitos ainda vão acreditar que ela é mulher por pura conveniência, ignorando qualquer evidência divergente sobre o fato.

    Como muitos devem saber, existem vários personagens com sexualidade nebulosa ou indefinida em obras japonesas (a primeira que vi foi a Shiima do Changeman que tinha voz de homem). Um bom exemplo é a Bridget da série Guilty Gear que é declaradamente um homem.

    O final me fez lembrar daquela polêmica toda em cima do Laerte.

    • 24, março, 2012 em 22:19 | #17

      Valeu pela dica ANTIDEUS, já atualizei o post! Suspeitava que a legenda teria outra origem, mas não havia referência ao autor da mesma. Aliás, belo canal este.

      Cara, você desenterrou a Shiima agora! Meu cérebro nunca aceitava direito aquela garota com dublagem masculina, quando eu assistia aquilo, ainda criança.

      Vídeo bem informativo mesmo, muito detalhista e investigativo.

  7. Flavio Master
    24, março, 2012 em 21:49 | #18

    Bom, sem querer ser baixo nível, mas só ficam incomodado com isso aquela cambada de bronheiros que não tem vida própria e que se sente boladinho de estar "homenageando" um traveco! Bem disse o autor do vídeo nos argumentos finais: isso não interfere em NADA no que diz respeito ao game.

    Aliás, nada mesmo, já que Poison não apresenta nenhum trejeito que evidencie sua condição (seria a coleira pra esconder o "gogó"?). E quando japorongas querem mostrar que algum personagem de game é gay, eles são escrachados. Vide o travecão Ash, de Streets of Rage, e alguns dos inimigos do game Vendetta, que, além dos trejeitos, não perdem a chance de encoxar seu jogador no meio da porrada.

    Enfim, por essas e por outras está na cara que a Capcom tentou "travestir" suas intenções verdadeiras, que são simplesmente levantar polêmica. E se isso for pra valer, Poison é o cara mais bonito que já vi. 😛

    • 24, março, 2012 em 22:22 | #19

      Cara, pra mim é isso mesmo que a CAPCOM fez: mandou o Character Design fazer uma mulher bem bonita e criou a polêmica toda através da descrição da mesma (já na concept art). Sem essa informação, não há MESMO como identificar que a Poison é um homem (tirando cosplays duvidosos da mesma, claro…).

  8. Radrenato-
    24, março, 2012 em 23:15 | #20

    Sempre acreditei também que era mulher de tromba, dada descrição de gênero newhalf desde o início.
    E duvido realmente que a Capcom feche a polêmica. Não tem sentido fazê-lo.

    O legal dessa história é o tapa na cara dos marmajos que se satisfazem com as "musas virtuais" de forma não saudável. Deve ter sido um choque e tanto ao descobrirem essa monografia do Stammer. Pensa na desilusão haha

  9. 25, março, 2012 em 10:49 | #21

    para mim é mulher….pelo menos no Final Fight Japonês acredito que sim. cambada de americanos idiotas!! e suas censuras ainda mais idiotas, quer dizer que bater em mulher num game de briga de rua não pode, mas bater em "viado" (homossexual)pode? vejo um erro de pensamento nessa bagaça.

    é por isso que a maioria prefere Street of Rage a Final Fight. pelo menos lá não tem frescuras como essas.

  10. 25, março, 2012 em 10:50 | #22

    para mim Poison é uma mina…e fechou assunto. ABAIXO A CENSURA AMERICANA!!!!

  11. Gamer Caduco
    25, março, 2012 em 14:39 | #25

    Cara, fantástico!
    Sinceramente faz muito pouco tempo que sei sobre essa polêmica, eu nunca fui de jogar muito Final Fight e outros jogos envolvendo o/a Poison. Fiquei sabendo por ler à respeito ou por ver discussões sobre o tema. Mesmo assim sempre achei que era justamente o que a maioria deve pensar: que virou transsexual quando foi para os EUA.
    De qualquer forma, muito bom esse vídeo, muito bem humorado. O que foi aquela animação final? kkkk… o cara mandou muito bem.
    Só penso uma coisa sobre isso: a CAPCOM é muito malandra! MUITO! Eles não vão esclarecer isso com um "ponto final" nunca, e nem devem fazer. Como foi dito no vídeo, se um dia isso acontecer, a personagem perde todo o encanto. Polêmicas despertam muito o interesse dos seres humanos.
    Mas ficou claro que tem palmito nessa salada envenenada aí! hauhuahuahau

    • 25, março, 2012 em 23:45 | #26

      Também gostei do final da animação e das tiradas de humor em geral do vídeo.

      Certamente a CAPCOM não vai querer esclarecer oficialmente a polêmica, mas bem que ela poderia "ressuscitar" a Roxy e deixá-la fora desse embrolho.

  12. 26, março, 2012 em 00:01 | #27

    Rapaz! Eu já tinha ouvido falar desse lance dos manuais da versão japonesa do SNES, mas nunca tinha visto!

    Eu até comentei com alguns amigos a frase da Chun-Li quando estavámos jogando Street Fighter vs Tekken. Contundo, concordo com o final do vídeo-deixa do jeito que está mesmoa, pois este é o diferencial da personagem, o debate se "Será que ele é?" XD

    Ótimo post pessoal!

    • 26, março, 2012 em 14:45 | #28

      Todo mundo dizia que ao cruzar o Oceano Atlântico (ou Pacífico, pelo caminho mais curto :P) ela "se tornou" ele mas, pelo visto no vídeo, foi o contrário. Ele virou ela. Ou mais ou menos isso :/

  13. andré felipe
    27, março, 2012 em 00:55 | #29

    bem a capcom adora uma enrolação,megaman é um exemplo e no fim das contas ela se deixa levar pela opinião dos jogadores(como a volta de zero 2 vezes depois de destruido)

    bem acho irrelevante pois eu não sou preconceituoso e talz… mas tem gente que é ai que começa aqueles papos:”a capcom fez pacto com capeta,tem um viado no jogo deles” ou então “a capcom é do satã eles apóiam viadagem” eu já ouvi muita coisa assim… tem gente que não compra o jogo por esse tipo de motivo,e tem gente que acha que só por que tem um personagem travesti/transexual em um de seus jogos vão falar: “olha o cara que adora um travesti” e por ai vai…

    bem essa é minha opinião sobre o assunto…

    • 28, março, 2012 em 13:35 | #30

      Como a CAPCOM disse (e não disse…) que Poison é um transexual, poderia também dizer que ela é uma marciana. Ou uma ex-moradora de Raccoon City.

    • thaila
      20, abril, 2012 em 14:22 | #31

      Ah…preconseito até com isso?
      E bem bacana o apercimento de uma transexual em um jogo de luta tão famoso com o tal.
      é pra quebrar tabus…DIVERSIDADE…não devem colocar religião no meio é anti ético.

  14. 28, março, 2012 em 13:34 | #32

    Como a CAPCOM disse (e não disse…) que Poison é um transexual, poderia também dizer que ela é uma marciana também. Ou uma ex-moradora de Raccoon City.

  15. helinux
    3, abril, 2012 em 22:40 | #33

    muito legal esse video,,,gostei!!!!

  16. 5, abril, 2012 em 01:13 | #35

    Ótimo vídeo, não conhecia mesmo esta história toda. No fim a Capcom é bem espertinha, em Final Fight, Poison nem tinha lá tanta graça, ae nos jogos seguintes foram deixando as curvas cada vez mais acentuadas e agora tem a atenção de seu novo jogo reforçada por conta da polêmica que na prática nem existe, he he he.

    • 5, abril, 2012 em 23:49 | #36

      Seu comentário me fez lembrar da célebre frase:

      "Uma mentira dita várias vezes torna-se uma verdade".

  17. ThiagoFabri
    7, abril, 2012 em 21:51 | #37

    ele ou ela, continua gostosa! eu não vou olhar dentro da bermuda dela mesmo ^^d

  18. Talude
    12, abril, 2012 em 20:10 | #38

    Como travesti, a Poison é um mulherão! Olha a roupa dela no MvC3!
    Imagina quanto silicone ela teve de injetar?

    Hahahahaha Trapcon

    • thaila
      21, abril, 2012 em 14:35 | #39

      travesti e transexual são gêneros distintos ,a poison é transexual!!

  19. george
    25, abril, 2012 em 20:21 | #40

    entao galera, eu na verdade acredito que ela seja mulher, pra começar, o cara mesmo ja diz, que tranformaram ela em ele por causa da censura,acho que as provas de ela ja ser ele desde o começo sao mentiras que a capcom criou para continuar ganhando o sucesso que ganha com o debate, e tambem, acho que fizeram ela com intençao em ser 'ela' mesmo, pois nao existe cirurgia no mundo 'ainda' que faça um homem virar tudo isso que a poison e! mais apesar de todas as evidencias de ela ser ele, eu nao quero acreditar *-* (OBS: nao fico me masturbando com a imajem dela, so acho que ela e bonita de mais pra ser ele, por isso postei esse comentario)

    • Genis Vell
      9, maio, 2012 em 17:18 | #41

      hahaha punheteiro 😛 na real ninguém se liga q japonês adora essas coisas olhem a quantidade de personagens sem gêneros q tem nos desenhos e jogos é cilada e ponto final acostumem-se

  20. Orde
    15, junho, 2012 em 17:24 | #42

    Nova DLC com a Trap, ops, Poison sendo mulher!

    Comprem agora. Hahaha /parei

  21. Eduardo
    16, julho, 2012 em 12:54 | #43

    rapaz se vcs traduzirem o texto que a capcom alterou no site do street fighter vs tekken ai tem duplo sentido e mais ja reparam que ela usa uma coleira onde deveria estar o "pombo de adão"??

    • 16, julho, 2012 em 13:32 | #44

      Bem observado esse lance da coleira. Sobre a CAPCOM, ela gosta dessas polêmicas e dificilmente iria deixar algo claro nessa polêmica.

  22. Lucas
    27, julho, 2012 em 13:30 | #45

    kkkkk comia do msm jeito fikdik 😀

  23. 20, novembro, 2012 em 15:01 | #47

    Uma coisa que me intriga sobre ela, se ela é "trans" significa que rolou uma cirurgia no meio, ou seja, ela pode ser considerada uma mulher, não é? Tipo aquela Ariadna, se não tem mais o *** então é mulher. Pra mim é isso, mas é só uma opinião. Pensem como quiserem.

  24. joao pedro
    1, maio, 2013 em 18:56 | #48

    eu adoro ela acho ela mais bonita q as garotas q sao garotas kkk adorei o video só q eu n apoio a violencia contra "elas" pois msm dps da cirurgia po "ela" n é tao homem quanto aqueles brucutus lah ¬¬

  25. joao pedro
    1, maio, 2013 em 18:59 | #49

    e alias o jogo original a classificou como newhalf ao pé d letra nova metade … sei lá pra min isso n quer dizer transex n

  26. Anderson
    1, dezembro, 2014 em 00:38 | #50

    Mano é aquela coisa a Capcom não afirmou nada sobre a Poison ser uma Transex, e sim uma desculpa na epoca quando criaram ela no game Final Fight do ano de 1989 que na epoca a Capcom disse que inventaram essa da Poison ser Transex como medo das criticas como a tão batendo em uma mulher estão insentivando as pessoas a maltratar mulheres e tals… e chegaram lá e pensaram é so dizer que ela é uma transex mas eles mesmo assim nunca confirmaram nada ate hj.
    Então nos ultimos jogos lançados que ela aparece na franquia street fight e o ultra street fight, veio esse comentario sobre Poison e eles soltaram uma nota dissendo que eles iam deixar por conta dos fans de vê la da forma que quiser, entao se tu gosta de trans e so pensa nela assim se tu gosta de mulher veja ela como uma mulher.

    eu a vejo como uma mulher kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • 25, dezembro, 2014 em 00:05 | #51

      A polêmica é boa pra CAPCOM, por isso ela nunca é conclusiva sobre o assunto.

      Como é uma personagem de um videogame, acho que dá pra ter uma licença poética sobre quem de fato é a Poison sem muitos problemas. 🙂

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: