Página Inicial > segredos > Encontraram após 30 anos as músicas originais de Super Mario World

Encontraram após 30 anos as músicas originais de Super Mario World

Dez anos após as músicas originais de Sonic 1 e 2 serem reveladas, eis que chega a vez do seu concorrente nos 16-bit, o também adorado Super Mario World, ter as suas músicas com o som original reveladas ao público 30 anos após o lançamento do game!

Todos sabemos que entre o processo de composição, gravação original e conversão do áudio para um hardware de 16-bit, devido à compressão e outras limitações dos consoles, ocorre uma grande redução de qualidade sonora. Na cabeça dos fãs mais ardorosos desses games (e de arqueólogos digitais, como nós), sempre fica a pergunta: como seriam estas músicas originais, sem a redução de qualidade necessária para caber num cartucho de poucos megabits e rodar num console da época?

Recentemente, dataminers encontraram os samples originais utilizados para fazer as músicas de Super Mario World e então as reconstruíram, sem a compressão do Super Nintendo. Isso foi possível devido ao vazamento de informações da Nintendo (conhecido como “Gigaleak“) em 2020, o qual tornou possível identificar os nomes específicos de cada instrumento utilizado, possibilitando encontrar os exatos samples (amostras de som armazenadas numa memória) que foram utilizados por Koji Kondo na composição original das músicas.

Segue o link para ouvir as músicas originais de Super Mario World pelo YouTube:

Achei as músicas incríveis! Especialmente por soarem tão próximas às originais do Super Nintendo (não terem diferenças de ritmo, por exemplo, já que são reconstruções sonoras baseadas na versão final), soando como se estivessem sendo executadas numa espécie de “versão CD” do console. Em especial a música das fortalezas, a minha preferida. Aliás, a reconstrução de músicas originais de clássicos dos videogames parece ser uma vertente que cresce a cada dia no universo de games retrô. Estamos de olho!

O que vocês acharam? Deixem suas opiniões aí nos comentários.

Idealizador e criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação, professor e, nas horas vagas, gamer.

Facebook Twitter Google+ YouTube Skype 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gostou do post? Então compartilhe!
Categories: segredos
  1. 5, fevereiro, 2021 em 12:53 | #1

    Que coisa linda. Não sabia que os vazamentos tinham isso também! Rapaz, valeu mesmo pela postagem. Parece que os clássicos são fonte inesgotável de descobertas. Abração!

    • 5, fevereiro, 2021 em 17:09 | #2

      Cara, desde os vazamentos a fanbase da Nintendo não para de nos surpreender. Muita coisa realmente muito boa! Valeu Giovani.

  1. Nenhum trackback ainda.

%d blogueiros gostam disto: