Página Inicial > artigos, notícias > A verdade sobre Sonic & Knuckles 3D

A verdade sobre Sonic & Knuckles 3D

Nesta semana,  a partir do dia 23 de Agosto, um vídeo de 47 segundos caiu como uma bomba na Internet. A fase Mushroom Hill Zone, originária do game Sonic 3 & Knuckles (Mega), fantasticamente refeita em 2.5D:



O vídeo tem como autoria o australiano Robert Medina, sob o nickname BlobVanDam. Como vemos, os gráficos são soberbos:  a movimentação de cenário, animação de elementos gráficos, detalhes como folhas levantando quando Sonic corre, efeitos de luz incríveis que saltam da vegetação ao fundo, etc. O som é muito bom e a jogabilidade aparenta precisar de alguns ajustes.

Não demorou muito para blogs de games do mundo todo noticiarem o misterioso vídeo. A maioria achou se tratar de um fangame, outros de um viral da própria Sega para promover algum novo game do ouriço, e alguns ainda diziam que o vídeo era fake.

Correu um rumor de que se tratava de um fangame usando a Egg Engine, uma engine para games do Sonic em 2.5D, mostrada a seguir:

.

.

Parecido, não? Mas o criador da Egg Engine, Damizean, logo negou ter relação com o vídeo.

Infelizmente para os fãs de Sonic, atônitos com o incrível impacto do vídeo, trata-se apenas de uma modelagem 3D renderizada, simulando toda a ação de um game do ouriço. Veja o Portfólio de Robert Medina para entender melhor as ferramentas usadas na criação do vídeo, além de outros projetos.

Sonic Team “Owned!”

Não demorou muito para que os comentários em fóruns e no próprio vídeo culminassem num clamor para que a Sega contrate o talentoso rapaz, pedidos desesperados para que remakes dos antigos games assim fossem feitos, lamentações por não ser de fato algo jogável, além de frases como “uma equipe inteira (Sonic Team) “ownada” por uma pessoa” e “Epic Win!”.

Claro que tamanho barulho chegou aos ouvidos da Sega. E a empresa se manifestou oficialmente: “absolutely awesome” (absolutamente fantástico, numa tradução livre). Se fosse como certas empresas, estaria “convencendo” Robert a abandonar qualquer novo projeto.

Há chances de um renascimento de Sonic?

Infelizmente, é apenas um vídeo, nada pode ser feito para que um dia ele se torne realidade, certo? Errado! Ele conseguiu resumir em 47 segundos tudo o que um bom fã de Sonic deseja. Querendo ou não, a Sega foi pressionada a fazer um game no mesmo patamar mostrado por ele. Sonic & Knuckles 3D – Mushroom Hill Zone não é apenas um vídeo: é uma concepção artística. Concepção esta que pode traçar o caminho a ser trilhado pela Sega para um futuro game de Sonic (especialmente um remake), o qual, a partir de agora, estaremos aguardando ansiosamente.

Quais serão as implicações nos games de Sonic (inclusive Sonic 4)? Só o futuro dirá. Até lá, estaremos de olho.

.

.

.

Idealizador e criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação, professor e, nas horas vagas, gamer.

Facebook Twitter Google+ YouTube Skype 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: artigos, notícias
  1. 27, agosto, 2010 em 08:25 | #1

    Ótimo artigo! Realmente esse vídeo caiu como uma bomba, mas é uma pena que seja somente um vídeo. Mas o jeito agora é torcer para que Sonic 4 gere lucro para a SEGA e esta, inspirada pelo video do S&K 3D, relance os clássicos em 2.5D ou continue a produzir mais sidescrollers 2.5D com o ouriço (quem sabe um Sonic 5).

    • 27, agosto, 2010 em 11:21 | #2

      Valeu Adinan! Na minha opinião, um Sonic em 2.5D como o do vídeo cairia perfeitamente num remake de Sonic 1, 2 ou 3. Seria a união perfeita entre a antiga jogabilidade de Sonic com um visual bem moderno.

      Já para um game completamente novo do Sonic, não sei se cairia tão bem. Mas pelo que temos visto ultimamente…

  2. 00Agent
    27, agosto, 2010 em 09:28 | #3

    Esse post me fez pensar… Se a Sega tivesse anunciado o Sonic 4 como mais um 3D, ao invés do 2.5D, e o cara tivesse feito esse vídeo aí, o couro ia comer!

    • 27, agosto, 2010 em 11:26 | #4

      Sonic 4 é diferente porquê seria uma continuação direta da série clássica, né Rafael. O jogo até que está bem bonito, apesar que eu acho as texturas dos cenários de fundo um pouco estranhas, tipo um papercraft.

      Já as do vídeo tentam ser mais realistas e ,por incrível que pareça, ficou excelente e todo mundo gostou.

  3. 27, agosto, 2010 em 11:04 | #5

    rapaz, quando vi este video pela primeira vez eu não sabia o que pensar. Era maravilhoso, achei que se tratava de algo recém anunciado pela Sega, surpreendeu quando fiquei sabendo que era um fãmade, mais ainda quando li que era uma renderização, algo nao jogavel.

    Mas mesmoa ssim, foi muito bom este game ter aparecido… pode abrir os olhos da Sega!

    • 27, agosto, 2010 em 11:31 | #6

      Com certeza Sabat! Esse video deve estar dando uma dor de cabeça danada na Sega.

      Imagino aqui reuniões para discutir possíveis alterações em Sonic 4 (coisa que não acredito que vá acontecer, só se forem bem discretas), conversas sobre a possibilidade de contratar o cara para criar "concept arts" e até tomar uma decisão radical de criar o game visto no vídeo (remake de S3&K).

  4. 27, agosto, 2010 em 11:52 | #7

    Não gente, por favor. Remake não! Nessas de fazer remake, a SEGA já se aventurou e saiu aquela merda de Sonic 2006 (ou Next-Gen). E não importa o quanto culpem a SEGA (e eu NÃO estou dizendo que ela não tem culpa, por que de fato tem sim), eu já digo que os fãs é que são uns monstros. Digo mesmo!
    Neste vídeo, o character design do Sonic está parecido com o de Sonic 4, e ele demora tanto pra pegar velocidade quanto este último. Reparem.
    Sem contar que é só um vídeo, por mais bonito que esteja, com certeza a jogabildidade teria de ser arrumada, e algumas coisas teriam de ser até mesmo incrementadas (um Homing Attack seria muito divertido, por exemplo!).
    Enfim, ótimo artigo. E eu AMEI a resposta da SEGA, ahuahaua! #tomemessa o/

    • 27, agosto, 2010 em 14:21 | #8

      Sonic 2006 pra mim está mais pra um monstro do que um remake. Remake, na minha opinião é quando as características originais do game permanecem intactas, mudando-se apenas a "embalagem". Algo parecido com um remix de música. 😉

      O grande feito do vídeo foi mostrar a ótima qualidade de um game já existente (S3&K pra Mega) e melhorar a embalagem (gráfico, efeitos,).

      Concordo quanto à aparente jogabilidade, tanto que no começo do artigo (obrigado pelo elogio Jejé!) eu apontei que ela teria que ser melhorada – Sonic está devagar, compare assistindo um vídeo dessa mesma fase do game original de Mega.

  5. 00Agent
    27, agosto, 2010 em 12:44 | #9

    A Jejé tá certa. Nós fãs de Sonic só reclamamos! Eu na verdade achei o vídeo tão semelhante quanto o Sonic 4, tanto na jogabilidade quanto no visual. Não vejo motivo pra tanta gente ficar falando "Aprende, Sega!"

    • 27, agosto, 2010 em 14:26 | #10

      Eu também não gosto desse radicalismo de fã, dizendo que Sonic 4 é uma droga de uma hora para outra só por causa do vídeo. Eu acho que a Sega está fazendo um esforço muito grande para agradar aos fãs.

      Mas também acho que o vídeo deu uma boa dica à Sega do que os fãs podem estar querendo de um game do ouriço.

  6. Daniel Gomes
    28, agosto, 2010 em 07:23 | #11

    Eu acho que não é só fã do Sonic que reclama, mas também porque a SEGA não acerta a mão nenhuma vez mais com o ouriço, sabendo-se que as aventuras do mesmo no portátil da Nintendo – GBA/NDS foram produzidos por uma outra empresa e a Sonic Team apenas assistiu tecnicamente a mesma.

    • 28, agosto, 2010 em 09:10 | #12

      Sinceramente? Não sei se é o que realmente acontece, mas parece que a Sega meio que deixou Sonic pra um segundo plano depois da guerra dos 16 Bits. O próprio Yuji Naka saiu da Sega e criou uma empresa própria (parcialmente financiada pela Sega, mas enfim…) e já declarou que pretende focar mais em novas idéias do que em games do Sonic.

      Tecnicamente vejo dois problemas que deveriam ser solucionados para que Sonic voltasse à antiga forma: não basear tanto os games dele puramente na velocidade (tem que ter uma boa dose de exploração também) e principalmente: mudar o próprio personagem Sonic, desse estilo "canastrão" desde o Dreamcast, para as suas raízes, um perfil mais "inocente", da época do Mega, e que Mario sempre teve.

  7. 30, agosto, 2010 em 08:31 | #13

    Bem que eles podiam parar de tentar fazer o Sonic virar lobo, ou lutar de espadas e finalmente fazer um remake 2.5D para a alegria de todos os fãs da série. Eu fiquei assim O.O quando vi o video, mas infelismente nem é um fangame …

    • 30, agosto, 2010 em 21:28 | #14

      Realmente, o maior problema dos últimos games do Sonic é a maneira estranha como o personagem é apresentado.

  8. bigfuckingnerd
    30, agosto, 2010 em 19:26 | #15

    "Se fosse como certas empresas, estaria “convencendo” Robert a abandonar qualquer novo projeto."

    Será que só eu pensei na Square Enix quando li isso?

    Deixando isso de lado. Video perfeito… Apesar de ser renderizado com a tecnologia de hoje é possivel fazer algo nesse nivel com PS3 ou 360 e se a Sega fosse tão esperta quanto ela acha que ela é, ela faria algo assim…

  9. 30, agosto, 2010 em 21:27 | #16

    Há casos parecidos com este em que a empresa detentora dos direitos do game/personagem impediu o desenvolvimento do fangame. Certo CAPCOM?

  10. 13, setembro, 2010 em 15:02 | #17

    Ótimo post! Muito bem escrito, esclarecedor e completo.
    Gostei muito do vídeo do Robert Medina, é a melhor adaptação nesse estilo de Sonic que já vi.
    Certos pontos ficaram mesmo muito diferentes dos originais, mas é esse o espírito. Espero que um novo game de Sonic siga algo na mesma linha, e não fique preso a algo como Sonic Unleashed (que sinceramente não consigo gostar.)

    • 13, setembro, 2010 em 23:10 | #18

      Obrigado haoji!

      Vale lembrar que não seria a primeira vez que um artista que cria a concepção visual (e não a programação ou level design) de um game acaba sendo contratado para ajudar na criação de jogos. Orioto que o diga.

      Acho que o grande lance do vídeo foi mostrar toda a essência de um game clássico de Sonic numa nova perspectiva tecnológica. Manter a essência é essencial (desculpe o pleonasmo :D).

  11. Tigrao
    28, setembro, 2010 em 06:59 | #19

    Fantastico esse video, Sonic 4 perto de Sonic & Knuckles 3D fica devendo em muito.
    Perdi ate a vontade de jogar, espero que esse video seja de exemplo e base para a sega refazer os grandes classicos com qualidade

  12. 4, outubro, 2010 em 11:03 | #20

    Depois desse vídeo eu agora sei como é o Sonic que eu sempre sonhei. =D

  13. 17, outubro, 2010 em 15:19 | #21

    Sonic 4 Episódio 2? 3? ect… ???

  14. 17, outubro, 2010 em 22:07 | #22

    @Tigrao @LimaJunior @AndreMugi

    Espero que saia um remake desse nível (remake mesmo, fases idênticas) um dia. Mas acho que Sonic 4 não seria o jogo adequado para fazer isso, teria que ser um jogo totalmente novo.

  15. 26, outubro, 2010 em 06:54 | #23

    Bom… Sonic a game oficialmente conhecido pela grande sega, vem lançar a sua 4 versão em 3D. Eu ví o video e posso garantir que será muito bem aceito no mercado mundial dos games, assim como foi o primeiro sonic, o porco espinho continua a fazer sucesso, principalmente sendo em terceira dimensão ! Abraços a todos.

  16. Laio
    5, setembro, 2011 em 22:13 | #24

    LOL bem q meus amigos disse q tinha uma fase do S&K 3d eu ainda achei q era fake mas agr estou impressionado O.o

  17. yago
    29, outubro, 2011 em 15:08 | #25

    vai que esse seja o sonic 4 episode 2

    • 29, outubro, 2011 em 16:51 | #26

      Acho que tá mais pro Generations.

      Aliás, sobre o Generations, olha a frase que eu escrevi lá no final:

      "Concepção esta que pode traçar o caminho a ser trilhado pela Sega para um futuro game de Sonic (especialmente um remake), o qual, a partir de agora, estaremos aguardando ansiosamente."

      Sobre o trecho de texto em cinza claro, a Sega infelizmente já está como "certas empresas" neste sentido: as que cancelam projetos de fã à força (Streets of Rage Remake (too slow Sega ^^) e Sonic Fan Remix que o digam).

      • Talude
        29, outubro, 2011 em 17:39 | #27

        Faz muito tempo que não se tem notícia do Sonic 4 Episodio 2. Talvez ele nem seja lançado.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: