Goldeneye 007 – All Bonds

O início do rumor

Tudo começou – como sempre – com a edição de Abril da EGM Magazine, de 1998. De acordo com a revista, o 24º cheat do jogo é destravado quando o jogador termina a missão bônus Aztec em 9 minutos, na dificuldade 007. Nesse nível, é possível ajustar a quantidade de resistência dos inimigos, assim como sua precisão. Segundo a publicação, essas opções tem que estar no máximo, tornando o desafio praticamente impossível até de ser concluída, quanto mais em nove minutos.

Mesmo com a desconfiança de que era mais uma brincadeira, muitos acabaram caindo, principalmente porque, após habilitados todos os cheats, há um espaço vazio na tela de seleção, levando muitos a se perguntar se ainda não havia algo mais a ser destravado.

A imagem também foi muito bem forjada – não esqueceram nem do George Lazenby, ator que interpretou apenas um filme da série, lembrado apenas pelos fãs.

Mesmo após descoberto que era uma farsa, muitos indícios mostravam que, nos primeiros estágios da produção do jogo, a Rare pretendia colocar disponíveis os outros Bonds para serem controlados.

Os quatro atores, em cada bloco de save

Vários deles se encontram nas divulgações de versões Beta do jogo. Em uma fita VHS do Wal-Mart, percebe-se claramente que os quatro espaços disponíveis para salvar o jogo estavam reservados a cada ator que fez James Bond – excluindo George Lazenby

fgdfgdfgggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg

Neste vídeo promocional da Gamespot, mostrando algumas imagens da versão beta do jogo, percebe-se um personagem vestindo um terno branco que, ao aproximar-se da câmera, lembra bastante o Sean Connery. Repare na tela do 2º jogador, no vídeo.

Além disso, existem imagens no próprio manual do jogo (que provavelmente

pertenciam a versões preliminares) mostrando o personagem de smoking branco em ação. O próprio texto do manual explica: That character was wearing one of the outfits designed for the Bonds that were removed from the game.”De todos os atores que interpretaram James Bond, Sean Connery é o mais lembrado por usar o tuxedo branco, logo no início do filme 007 Contra Goldfinger, de 1964

Sean Connery, logo acima, e Roger Moore

Outras fotos no manual do jogo davam vários indícios dos outros atores, cada um representado por um tuxedo diferente, que lhe foi característico em determinado filme da série James Bond.

Aparentemente, além do modo Multiplayer, os outros Bonds seriam incluídos também nas missões bônus, como Aztec e Egypt. Essas fases possuem vários elementos dos filmes antigos, como a Golden Gun e o Moonraker Laser, além do Barão Samedi. Outro indício desse rumor é a presença dos memoráveis capangas May Day e Oddjob, que muito provavelmente seriam incluídos em outras missões bônus, cujo planejamento foi abortado.

 

 

 

 

 

Pierce Brosnan, Sean Connery, Roger Moore e Timothy Dalton...

 

 

 

No jogo Perfect Dark – considerado um sucessor espiritual de Goldeneye, porém sem a licença de James Bond – os quatro tuxedos estão disponíveis como skins, numa clara menção aos quatro Bonds anteriores, e na tentativa frustrada da Rare de incluí-los no jogo de 1997. boato

Várias razões se de deram para explicar a não inclusão dos atores na versão final do jogo. A resposta padrão da Rare para qualquer um que os indague a respeito é a de que (assim como vários outros elementos da versão Beta que não foram para a versão final) “não houve tempo e espaço de armazenamento no cartucho”. Porém, um dos funcionários da empresa fez a seguinte declaração:

... e seus respectivos smokings no Perfect Dark

É, nós acreditávamos que eles poderiam ser jogáveis, mas por várias razões isso não ocorreu. Caso queira saber, nós jogamos uma partida no multiplayer antes dele serem removidos, que só acabou quando o vencedor matou cem vezes.

A maior especulação a respeito do verdadeiro motivo da não inclusão do All Bonds está no uso de imagem dos atores que interpretaram o personagem, o que acarretaria vários processos à MGM e à EON Productions (produtora dos filmes da série 007). Porém, para ser mais específico, alguns alegam que Timothy Dalton não aceitou o uso de sua imagem no game. O ator interpretou James Bond nos filmes 007 – Marcado para a Morte, de 1987, e 007 – Licença para Matar, de 1989, sendo esse último o filme que antecedeu 007 Contra Goldeneye, com Pierce Brosnan no papel principal. Após a saída problemática de Dalton da série (seu último filme como 007 fracassou nas bilheterias, o que, junto com outros problemas, fez com que a produção de filmes do James Bond parasse por quase seis anos), o ator quis evitar ao máximo a associação de sua imagem com o personagem, solicitando que fosse retirada qualquer imagem sua como o agente secreto.

Toda mentira… Tem um pouco de verdade!

Recentemente, foi descoberto que as fotos dos atores foram deixadas na memória do jogo, assim como os seus respectivos smokings. Através de um código de GameShark, é possível substituir as fotos de outros personagens pelos atores, na tela de seleção do Multiplayer.

Infelizmente, os rostos não foram renderizados para os personagens do jogo. Logo, o máximo que se pode conseguir através do código é a associação do tuxedo a cada imagem no Multiplayer; porém, no jogo, a textura de rosto será do Pierce Brosnan (ou qualquer outro, dependendo de como foi configurado o código)

Existem várias comunidades que se dedicam a hacker a Rom de Goldeneye, através do Goldeneye Setup Editor, uma ferramenta que permite customizar todo o jogo. Além de adicionar novos mapas, foram criados diversos patches, como a adição definitiva dos atores que interpretaram Bond – incluindo até mesmo Daniel Craig, o mais novo 007! Vários dessas versões alternativas de Goldeneye podem ser encontradas em http://www.goldeneyevault.com/

A versão final de Goldeneye 007 poderia ter sido muito mais identificável com o universo de James Bond – mas não pôde por questões autorais. No entanto, através das diversas ferramentas dispostas atualmente, as possibilidades são infinitas de se traçar qualquer paralelo de “como teria sido Goldeneye 007 com todos os Bonds”

  1. 17, março, 2010 em 12:10 | #1

    Caaaaara, já se tem um Editor para Goldneye 007… Bom momento para se rejogar esse clássico revitalizado pelos hackers XD

    • 00Agent
      17, março, 2010 em 15:31 | #2

      Com certeza! Os caras fizeram até os mapas de CS para o jogo!

  2. 18, março, 2010 em 11:42 | #3

    Cara, muito boa a matéria! N64 é um dos meus fracos, mas cheguei a jogar este excelente game, uma tarde inteira c/ vários amigos.

    A EGM é f*da, seus rumores funcionam tão bem porquê ela sempre os cria em cima de fatos concretos.

    Muito legal a história toda, e lá se vai mais um game c/ elementos cortados da versão final ainda presentes no código. Ainda bem que o esforço de pessoas que se dispõem a pesquisar estes elementos e a trazerem-nos de volta é sempre eficiente.

    Dúvida: será que há alguma versão alpha ou beta do game que chega a conter os elementos cortados da versão final jogáveis?

    • 00Agent
      18, março, 2010 em 19:15 | #4

      Olha… Do Goldeneye, nunca saiu nenhum Beta jogável… O máximo que temos são imagens – e que, inclusive, mostravam que o jogo era pra ter sido um rail-shooter, como o Virtual Cop, mas que evoluiu para um FPS – em vídeo de algumas fases.

      Porém, existem várias coisas no game que aparentemente foram planejadas, não foram para a versão final, mas ainda estão lá em alguns resquicios, como a ilha secreta na primeira fase do jogo. Goldeneye é um jogo cheio de mistérios, justamente por causa disso.

  3. 18, março, 2010 em 14:34 | #5

    Exelente matéria 😉
    Ei, qual é a da "frase da fonte branca" logo embaixo da da foto com a legenda "os quatro atores, em cada bloco de save"????

    • 00Agent
      18, março, 2010 em 15:48 | #6

      Aquilo foi uma mensagem subliminar… Digo, foi um truque que tentei fazer para lidar com a formatação de imagens do WordPress (que atrasou a matéria em algumas horas)

      • 18, março, 2010 em 19:50 | #7

        Na matéria do Sheng Long também deixei umas palavras escondidas (referências).

        🙂

  4. Jefferson Luiz
    20, março, 2010 em 19:22 | #8

    Amigo, qual o código de Game Shark? Tenho um aqui + o cart. de Goldeneye, adoraria ver isso no videogame.

    • 00Agent
      21, março, 2010 em 13:52 | #9

      Taí um código para substituir os quatro primeiros personagens da tela de seleção por outro Bond

      Sean Connery:

      A002 B1AB 004B,

      A002 B1A9 001E,

      A002 B1A7 0003,

      A002 B1A5 00B8,

      A002 B1A6 0001

      Roger Moore:

      A002 B1B7 004A,

      A002 B1B5 001F,

      A002 B1B3 0001,

      A002 B1B1 00B8

      Timthy Dalton:

      A002 B1C3 004A,

      A002 B1C1 0017, *Use 0016 For Black Vest.

      A002 B1BF 0002,

      A002 B1BD 00B8,

      A002 B1BE 0001

  5. 27, março, 2010 em 12:02 | #10

    Por incrivel que pareça, nunca gostei desse game, nem jogando em grupo!
    Lembro que a galera aparecia toda alvoraçada convidando para uma partida de Golden eyes, mas não rolava, não sei porque.
    Optava sempre por passar horas jogando Doom 64, hahaha!!
    Ah, mas ae excelente post 😀 muito interesasnte 😉

  6. 007 Super Fan
    22, agosto, 2011 em 20:35 | #11

    que chato…Dalton foi meu Bond favorito…mas esses idiotas acabaram com ele atrasando tudo que saco!!

    • 22, agosto, 2011 em 21:03 | #12

      Haha, o Dalton era meu favorito também. Pena que ele nunca apareceu em jogo nenhum, digo… Tem aquele The Duel, né…

      • 007 Super Fan
        22, agosto, 2011 em 21:38 | #13

        nunca joguei o the duel…mas ja vi ate cenas dele 😀
        eu queria que pra cada filme Bond tivesse um jogo bom como Goldeneye…

        • 22, agosto, 2011 em 21:41 | #14

          Verdade. Se bem que até gostei daquela adaptação do From Russia With Love para PS2… Mas é uma pena que não foi uma coisa tão espetacular como o Goldeneye!

          • 007 Super Fan
            22, agosto, 2011 em 21:53 | #15

            Acho q nunca vão conseguir… a EON soh fez porcaria, o melhor foi nightfire, e olhe lá!!!!

  7. 007 Super Fan
    22, agosto, 2011 em 21:46 | #16

    Eu só sei de uma coisa…amo o Project 64, a gente só precisa marcar uma caixa pra ter um cheat!!!!
    aliás tenho emulador de neo-geo, o kawaks, o snes, gens e o 64…lookkkkooo

  8. trp
    18, janeiro, 2016 em 00:25 | #17

    alguém sabe se dar para abrir aquela porta do temple no multiplayer ou subir naquele fosso no centro da fase?diz um colega meu que sabia

    • 30, janeiro, 2016 em 20:09 | #18

      Hm… pergunta interessante. Eu não joguei tanto Goldeneye assim (ao contrário do Rafael, não tive um N64 na época) mas alguém deve saber. Alguém?

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: