Página Inicial > artigos, curiosidades, N64, PC, Playstation 2, vídeos > Grand Theft Auto: o Blue Hell

Grand Theft Auto: o Blue Hell

O “Blue Hell” (ou seja, Inferno Azul) é chamado assim pelos jogadores por estar situado abaixo do nível normal do solo nos jogos GTA. Apesar desse termo propriamente do GTA, tenho uma notícia para vocês: todo jogo construído em ambiente 3D possui um BLue Hell! Importante: Blue Hell é uma coisa, está situado abaixo do solo. Interiores escondidos é outra: está situado bem acima do limite de altura do jogo (isso no GTA San Andreas). No futuro, faço um artigo falando exclusivamente dos Interiores escondidos.

Uma dica para quem joga as versões para PC: Baixe um Trainer e peça para capturar o local que você está (as coordenadas X, Y, Z). Isso feito, reduza o valor de “Z” um pouco. Pronto, você vai cair no Blue Hell!

Aqui, só vou indicar um lugar fácil de acessar o Blue Hell, mas na verdade existem vários. A versão de Playstation 2 têm muito mais glitches, já que geralmente ela é lançada antes da versão de PC e também é usada como Playtest para a de PC. Então, quando a versão de PC sai, ela tem esses erros corrigidos, mas não impede que ganhem novos. Sim, o objetivo do jogo é que você não acesse o Blue Hell de forma alguma, mas, acontece, principalmente no GTA Vice City de PS2 onde os prédios demoram mais para carregar que o normal, é o jogo mais fácil de cair no Blue Hell.

Quando você entra no Blue Hell, você geralmente começa a cair, cair e cair sobre um fundo azul (no GTA III), cinza (no GTAVC) ou conforme a condição do clima (no GTA SA). Depois de cair, geralmente não aparece o aviso de “Busted” como aconteceria normalmente e aí você volta para o jogo normal. Geralmente isso é temporário, os que passo abaixo, você fica no Blue Hell e não consegue sair de lá. O mais curioso destes indicados aqui é que vão aparecer objetos aonde geralmente não deveriam estar!

Grand Theft Auto III

Como os jogos anteriores da série, eram 2D com vista aérea não tinha como ter um Blue Hell, então GTA III foi o primeiro e também foi o que batizou de Blue Hell. A cidade do início do jogo fica lá. O modo mais fácil de acessar é: pegue o metrô (Metrô e não o trem de superfície!) entre na segunda porta do primeiro vagão. Quando chegar na Estação Francis International Airport, saia (ou, mais fácil, entre nesse vagão nessa estação e imediatamente saia!). Pronto, você estará no Blue Hell! Infelizmente, você não consegue sair da estação e ver o mundo em Blue Hell, logo que você vá em direção ao metrô parado e entra em outra porta e sai, ele volta ao normal. Ou pode ser atropelado.

Grand Theft Auto Vice City

Como no Vice City há helicópteros é até mais fácil adentrar no Blue Hell, principalmente na versão do Playstation II. Mas o local mais fácil de acessar é o Apartamento 3c (Sabe, aquele com a serra-elétrica e litros de sangue na parede!). Pois bem, suba na banheira e fique de frente para o sangue da parede. Então, fique apertando o botão de corrida e de pulo juntos e alternadamente. Você vai cair para fora do prédio e ao visualizar o próprio prédio vai notar duas coisas bizarras: o prédio ao lado sumiu e vai aparecer um helicóptero, do nada! Muitas vezes você vai bater em locais invisíveis também!

Grand Theft Auto San Andreas

No GTA SA ficou mais fácil entrar no Blue Hell por um motivo: o Jetpack, aí você evita de cair quando entrar em um e ainda pode explorar. O Jetpack também é útil por causa dos interiores escondidos. O local mais fácil de entrar, porém, fica embaixo d’água: Procure o submarino USS Numnutz (fica em Esplanade North, San Fierro). Lá via ter um buraco com uma cor que destoa dos demais, ao entrar nele, você estará no Blue Hell. Dica: use algum código de oxigênio infinito. Outra forma é entrar na Área 69 com uma moto. Estacione perto de uma baía e então desça, você vai cair dentro da Área 69, onde se realiza a missão. Só que essa fica acessível a todo momento! Veja no vídeo como fazer:

Não é somente no GTA que dá para acessar o Blue Hell, em todos os jogos 3D existem conceitos semelhantes. Confira!

007 – O Mundo não é o Bastante (N64)

No 007: The World is not Enough é difícil acessar o Blue Hell por não ter “buracos” no cenário. Mas seria possível com o GameShark, nesse caso é um vídeo TAS que ele acaba entrando no Blue Hell, mas logo volta. Aos 16:02 dá para ver ele caindo no Blue Hell (que é amarelo) enquanto o cenário sai voando, mas da mesma forma do GTA, você logo volta.

Big Rigs: Over the Road Racing (PC)

Esse é um dos piores jogos existentes (não, não vou dar uma de ACGN e dizer que esse jogo é um vômito de cabra com linguiça passada no ácido sulfúrico enfiada no c*, não, melhor ser mais elegante, mas o jogo basicamente é isto) e ele usa e abusa do conceito de Blue Hell. Veja esse vídeo abaixo como exemplo. O Blue Hell aparece no início quando ele passa por entre a ponte e aos 1:06 quando ele vai para o nada e por vezes aparece tanto o Blue Hell quanto o local correto.

 

Update (05/07/2012):

Acabei de achar um local fácil de entrar no Blue Hell, fica em Ocean Beach no GTA Vice City. Note Tommy Vercetti afundando nessa parte do cenário. O que fica ao lado do USS Numitz do GTA San Andreas é exatamente a mesma coisa

Um vídeo mostrando várias formas de entrar no Blue Hell nesse jogo:

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. 6, julho, 2012 em 23:21 | #1

    Finalmente arranjei um tempinho para ler tudo. Muito legal esse glitch!

    Pelo que entendi o Blue Hell nada mais é do que a possibilidade de se entrar numa área abaixo da programação normal do cenário, seja por cantos mal formados ou por fazer com que o chão, de alguma forma, não esteja em "estado sólido".

    Estranho que se deva mexer no eixo Z para isso. Em Computação Gráfica, o eixo Z determina a profundidade. O eixo Y é quem deveria agir sobre a altura do cenário.

    Uma coisa estranha do tipo já aconteceu comigo no Driver 2, de Psx. Na verdade não foi comigo, mas com os carros controlados ela máquina: havia uma espécie de buraco invisível no meio de um cruzamento movimentado e todo carro que se aproximava caía nele, às vezes reaparecendo no céu e caindo de novo na superfície. Foi uma cena dantesca, muito engraçada!

    Pelo que entendi, no primeiro vídeo, o cara (ninja) está mostrando como se entra na Área 69 desde o começo do jogo.

    Uma coisa interessante: no último vídeo, o narrador menciona o tal Blue Hell como "Limbo Area" e "Ghost Area". #Creepypasta

    • Talude
      6, julho, 2012 em 23:33 | #2

      Resumindo, o Blue Hell acontece pq é tudo oco embaixo da superfície. Eles não pensam em "rechear" por dois motivos: o primeiro é que ia gastar muitos Mega com isso e outro é que o personagem poderia ficar preso lá. Então é melhor que ele caia e volte para o lugar real que estava do que ter um sprite preso. (No local da foto da atualização do GTA VC eu consegui cair e voltar, mas a moto que usei ficou presa).

  2. Talitaah
    1, março, 2014 em 17:37 | #3

    kkkkkk's Da Horahh

  3. danilo
    11, maio, 2014 em 19:51 | #4

    no shadow the hedahog teve duas vezes que eu cai de um buraco que nem existe,e um bug mas leva para o blue hell ?

  4. gabriel
    8, novembro, 2015 em 16:36 | #5

    como se faz para concertar o bug do blue hell no gta san andreas??? eu terminei a auto escola de san fierro e do nada toda vez que ando na rua sem fazer nada caio derrepente no blue hell

  5. gabriel
    8, novembro, 2015 em 16:37 | #6

    alguem me ajuda resolver o bug do blue heell!

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: