EA Sports Soccer(MD, Beta) e FIFA International Soccer (MD, Final)

Jogo: EA Soccer ou EA Sports Soccer (beta) e FIFA International Soccer (final)
Sistema: Mega Drive
Versões testadas: Beta pelas revistas e (UE) (M4) [!], versão final.
Fabricante: EA Sports
Ano: 1993

O primeiro ponto a se destacar na versão beta do FIFA International Soccer é o nome em si, algumas revistas o chamam de EA Sports Soccer ou EA Soccer, como se pode ver embaixo:


Na ordem, as revistas americanas ELectronic Gaming Monthly #50 e GamePro #52 e a inglesa Mega #12. As americanas chamam o jogo de EA Sports Soccer enquanto a inglesa o chama de EA Soccer. O fato de não ter o nome FIFA se deve ao fato da licença ou ainda estar sendo negociada ou não havia sido negociada ainda. Em 93 era mais difícil que atualmente para negociar marcas. Em relação a futebol, só havia uma licenciada: a liga oficial japonesa J-League e algumas copas, como a de 90 que saiu para vários computadores, Mega Drive e Master System.

A partir de agora, imagens do EA Sports Soccer ao lado esquerdo e do FIFA International Soccer ao lado direito.


Note a imagem do Ron Barr, é bem diferente da final. Essa imagem pode ter sido reaproveitada de outro jogo da EA Sports, sendo mais possível o NHL94. Ele também chama o estádio de “Stanford Stadium” situado em São Francisco, e é um estádio que realmente existe, sendo utilizado para a Copa 1994. Talvez a intenção inicial do jogo fosse ser um jogo oficial dessa copa, mas ao fim, foi a U.S. Gold quem conseguiu os direitos (e fez um jogo de futebol horrível). Mais embaixo, falo sobre Ron Barr.


Aqui vemos a disposição do time (segundo a tradução da TecToy da versão para Master System). Note que o fundo é de um tom mais azul marinho, enquanto na versão final é azul claro com vários logos da EA Sports circulando. Outra diferença é a bandeira: A bandeira é do beta é o da Grã Bretanha e não da Inglaterra propriamente, também deve ser levado em conta que a Inglaterra não se classificou para esta copa. Há diferença nas fontes e na linha entre as duas versões também, assim como há um caixa odne ficam os valores a serem selecioandos, e no beta não tem.


Agora, a formação do time. Além das diferenças mencionasdas no tópico anterior, nota-se que há muitas formçaões, fora as que entraram no final. Não existe a Líbero (Sweeper) da versão final que é um 1-3-4-2. Há também o 5-3-2 que não existe no final. Ambas as fotos estão na mesma formação (4-2-4). O posicionamento dos jogadores também está diferente. Há uma seta que indica ter outras táticas também.


Por fim, a estratégia. Mais uma vez o posicionamento de todos na defesa está um pouco diferente. A ordem das estratégias está diferente, tanto que o primeiro é “Long Ball”. A ordem no beta é “Long ball”, “All out defend”, “Attack”, “Defend” e um inelegível (parece “Key players”). Há uma seta, assim como na formação que indica que há outros valores também.


Aqui podemos ver o placar comemorativo, bem diferente na versão beta e final. Primeiro, só há o placar, não há nada do lado, an versão final há o logo da EA Sports e também o anúncio do 4-Way-Play, um acessório da Electronic Arts para Mega Drive que permite jogar com até quatro jogadores. Outra diferença: Onde está escrito “Goal” é diferente, parece que rasgou a tela, enquanto an versã final, o único que existe escrito “Goal” é esse ao lado que é como um balão de fala nas HQs. Os jogadores parecem não estar comemorando, enquanto na final, o jogador que marcou comemora com a torcida, enquanto os outros ficam dando socos no ar.

Quem é Ron Barr?
Ron Barr é um coemntarista americano, vencedor do Emmy (fico devendo o ano e a categoria). Ele coemçu como redator no jornal Washignton Post e trabalhou em vários jogos da EA Sports nos 16 bits até 1993: NHL Hockey 94 e 95, Bill Walsh College Football, PGA Golf, FIFA International Soccer, Team USA Basketball e Tony LaRussa Baseball. Ele geralmente trabalha para emissoras de TV, estando presente em vários eventos, contando 30 SuperBowls e 5 jogos olímpicos, sendo muito famoso nos EUA. Atualmente ele tem um site chamado Sports by Line, do qual é criador e de onde trasmite ao vivo das 22h até a 1h da manhã (horário local) e também escreve sua coluna mensal.
Quem quiser enviar um e-mail para ele (em inglês): rbarr@sportsbyline.com.

  1. 7, fevereiro, 2010 em 19:51 | #1

    Eu já havia visto algumas referências ao FIFA como "EA Sports Soccer" naqueles idos de 1993 mesmo.

    Realmente, seria interessante que tivessem conseguido a licença para o jogo oficial da Copa de 1994. Aquele que a US Gold fez era bem fraco mesmo.

    Legal notar que o tal do Ron Barr é um comentarista relativamente famoso nos EUA mesmo. Até imaginava que ele fosse alguém do staff da EA que fez um "bico" como locutor nos jogos para que ficassem mais parecidos com as transmissões de TV. Eles foram mais fundo ainda.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: