Página Inicial > segredos, Super Nes > O lago da vida infinita de Super Mario World

O lago da vida infinita de Super Mario World

Capa

Já pensou se alguém descobrisse que o jogo Super Mario World (Super NES), um dos jogos mais conhecidos e jogados da história dos videogames, guarda um segredo ainda desconhecido mesmo após duas décadas do seu lançamento? Já imaginou se este segredo fosse uma das melhores dicas do jogo? Pois pare de imaginar; foi exatamente isso que descobri há alguns anos e vou finalmente revelar, em primeira mão para vocês, nesta matéria.

.

O Castelo da Vida Infinita

Super Mario Bros. 3 (NES) tinha uma dica especial, considerada por muita gente como o melhor truque do game. Ela foi revelada na revista Videogame nº 8A, edição especial sobre o jogo, lançada em novembro de 1991. A revista mostrava como conseguir quantas vidas você quisesse no 1º minicastelo do mundo 7, bastando transformar as paredes de uma determinada sala em um infindável mar de moedas, pegar o máximo possível, e repetir o procedimento até o tempo acabar. A dica ficou tão marcada entre os fãs do game que ganhou até um apelido: “O Castelo da Vida Infinita”.

Minicastelo do mundo 7

Aos poucos, os fãs de Mario migraram para o game da próxima geração, muitos truques para ganhar vida foram descobertos e revelados em revistas, conversas de locadora ou no recreio da escola, mas nada que fosse comparado ao tal castelo formado por moedas da obra prima do NES. Será que Shigeru Miyamoto teria deixado algum segredo bem escondido, que poderia ser descoberto algum dia por um gamer mais detalhista. Será que o game design do jogo não traria alguma pista disso? A resposta para ambas as perguntas é afirmativa!

 

Chocolate Island 5

.

Mapa

Chocolate Island 5 (mapa acima) é, sem dúvida, uma das fases mais especiais do jogo. Há várias maneiras de se ganhar algumas vidas aqui. Podemos, por exemplo, usar o “P” cinza que se encontra escondido no teto do início da fase e, combinado com o “P” azul, transformar os vários inimigos presos nos blocos em moedas cinzas. Podemos pegar a estrela escondida no quadrado após o segundo buraco e, aliado ao “P” azul, acertar o máximo possível de inimigos. Há a possibilidade de se executar o primeiro truque na fileira de cascos de tartaruga escondida acima do segundo lago da fase, logo à esquerda do save point. E há, ainda, algumas outras dicas menores que não convém listar aqui. Mesmo com todos estes truques, nenhum é muito acima do normal em relação às melhores dicas para ganhar vida do jogo.

 

A mensagem

Certamente, tantas possibilidades de se ganhar vida nesta fase fizeram com que um detalhe importante, uma mensagem de Shigeru Miyamoto escondida no game design, passasse despercebida. Essa mensagem informa o jogador da existência de uma dica muito superior a todas as outras. A mensagem é uma formação de moedas logo acima do primeiro lago, formando um “M x” (imagem abaixo). “M x” é o elemento visual dos games da série responsável por mostrar a quantidade de vidas do personagem, número este sempre posicionado à direita da letra X.“M x 5”, por exemplo, indicando que Mario tem 5 vidas. Pela lógica, se o primeiro lago tem a marcação “M x”, o segundo lago, encostado logo à direita, teria as vidas.

M x

.

O Lago da Vida Infinita

Uma maneira fácil e rápida de chegar ao segundo lago da fase é entrar no primeiro cano, que leva a uma fase de bônus (combinação de blocos), saindo logo à direita do lago e à esquerda do save point. À primeira vista, parece um lago como qualquer outro no jogo mas, na verdade, é uma formação única, com a altura e comprimento ideais, permitindo que o lago seja uma verdadeira máquina de ganhar vidas.

Imagem 1Imagem 1: casco (ou uma cabeça, como preferirem ^^)

.

Imagem 2A dica consiste em pegar o casco à esquerda do lago (imagem 1) e soltá-lo na água (imagem 2). Ele vai bater de uma margem à outra. Basta, agora, fazer com que Mario quique sobre o casco várias vezes (imagem 3), sem encostar no fundo do lago, para ganhar pontos em sequência e logo somar várias e várias vidas (imagem 4). Se puder prender o casco num dos cantos do lago, melhor ainda! Não deixe o casco se afastar demais e sair da tela, pois ele poderá sumir. Caso isso ocorra, um novo casco irá aparecer no mesmo local do anterior.

 .

                                Imagem 2

.

A dica funciona tanto com o Mario pequeno quanto grande (Super Mario, imagem 5). Vai depender da habilidade de cada um e das condições de jogo (joystick, emulador, etc). No geral, o Mario menor leva certa vantagem na operação. Caso prefira o Super Mario, use o save point à direita do lago. Divirta-se!

.

Abaixo, um vídeo que gravei, mostrando toda a operação. Não usei técnicas TAS (Tool Assisted), só habilidade mesmo:

É incrível como uma dica desse naipe, de um jogo tão famoso, fique na obscuridade por tantos anos. Graças ao Passagem Secreta, mais um erro histórico foi reparado.

Desculpe, Miyamoto.   🙂

.

Fontes:

Mapa da fase Chocolate Island 5: Mario Universe.com

Scan da revista Videogame: Comunidade do Orkut “Revistas de Videogame”

Idealizador e criador do Passagem Secreta, vencedor do prêmio Top Blog, cientista da computação, pós-graduado em Educação, professor e, nas horas vagas, gamer.

Facebook Twitter Google+ YouTube Skype 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: segredos, Super Nes
  1. uli
    24, abril, 2014 em 18:46 | #1

    isso eh somente um bug, tem nada de msg

    • 24, abril, 2014 em 18:51 | #2
      • Michell
        24, abril, 2014 em 19:43 | #3

        Discordo. É realmente uma mensagem. Muitos games antigos possuem "easter eggs" de seus criados. Isso era uma maneira de estimular o jogador a continuar jogando o game mesmo depois de finalizá-lo.

        Sobre a matéria, curti demais. Pelo que parece, ela utiliza o sistema que a Nintendo desenvolveu onde você ganha uma vida a cada 8 pulos consecutivos sem encostar o personagem no chão.

        Engraçado como uma dica assim ficou escondida por tanto tempo srsr…

        Muito bom, parabéns! 🙂

        • 24, abril, 2014 em 19:57 | #4

          Mesmo que a tal mensagem fosse para outra finalidade, isso não invalidaria a dica. Talvez a tornaria menos interessante. Mas todos sabemos que o criador de Mario é um gênio, e não seria nada estranho isso aí ser obra direta dele. Só uma confirmação do próprio poderia tirar qualquer dúvida, mas as evidências estão aí, bem claras.

          Exatamente, Michell! Basicamente usamos a água para conseguir pular seguidamente em um inimigo, ganhando vários pontos e depois vidas. Isso não é bug, é uso inteligente dos recursos do jogo pra se dar bem nele. 😛

          Obrigado e abraço!

    • 3, maio, 2014 em 17:09 | #5

      ISSO é uma dica com bug:



    • Rodrigo
      19, junho, 2014 em 12:09 | #6

      Para que macete de 99 vidas no Mario World??? É o jogo mais fácil do mundo porra!

  2. Talude
    24, abril, 2014 em 19:52 | #8

    Essa dica é tão boa quanto pintar com Lukscolor.. Lembra a minha dica do Pit Fighter do SMS.

  3. 24, abril, 2014 em 19:59 | #10

    Claramente é um Easter Egg e dos bons.
    Valeu o post!

  4. 24, abril, 2014 em 20:17 | #12

    Não sei, ainda prefiro atropelar as tartarugas da 1ª fase.

  5. Emerson
    25, abril, 2014 em 16:18 | #14

    Bizarro que entre tantos truques de vidas infinitas na série Mario, o mais proposital, com mensagem clara no level design é que passa despercebido por tanto tempo.

    • 26, abril, 2014 em 14:38 | #15

      Eu sempre soube que aquilo era um Mx mas nunca dei bola. Aí um certo dia, liguei os pontos: "CARAMBA, é o símbolo que indica as vidas no Mario!". Comecei a fuçar nos locais perto do símbolo e deu nisso aí.

  6. 25, abril, 2014 em 22:54 | #16

    Quem diria que o Super Mario World ainda teria segredos que não conhecemos? Ótima matéria Marcos Valverde, parabéns pela descoberta! 🙂

    • 26, abril, 2014 em 14:41 | #17

      Obrigado Sora!

      Duvido que o jogo tenha ainda algum segredo deste naipe a ser descoberto (espero estar errado quanto a isso), mas certamente ainda irão aparecer algumas novidades mais pra frente.

      • Danilo Mortal Kombat
        1, agosto, 2014 em 15:00 | #18

        Tem um outro truque sim! Na primeira fase da montanha, antes da fase dos golfinhos, se você usar o P cinza, todos os inimigos viram moedas cinzas, daí você volta pro começo da fase pegando quantas moedas puder, tudo é contado como vidas extras, mesmo se você parar de pegar moedas o contador de vidas vai continuar aumentando!

  7. Eduardo Casola Filho
    25, abril, 2014 em 23:12 | #20

    Mais legal que o truque, só a dica pelo truque. Miyamoto genial

  8. Disturbed
    25, abril, 2014 em 23:13 | #22

    Realmente uma descoberta intrigante, mais eu confesso que ainda estou na duvida se isso não seria ''meramente'' uma falha do jogo. De toda forma isso não diminui nem um pouco essa descoberta.:)

    • 26, abril, 2014 em 15:47 | #23

      Bug não é, porquê tudo o que acontece aí é coisa normal do jogo.

      Uma teoria válida, que alguns podem imaginar, é algum descuido na hora de criar aquele lago. Mas, como vimos, é muito possível que isso tenha sido proposital mesmo.

  9. Matheus Assamita
    27, abril, 2014 em 03:37 | #24

    Genio cara, puro genio, vc deveria ganhar algo por essa descoberta cara, MUITO FODA, cara peguei pau demais, e eu achava que era viciado nessa porra.

    Eu pego 99 vidas muito mais rápido do que dessa forma, não se se alguém usava esse recurso, mas eu NUNCA joguei nada com spoil/dica/truque/manha na minha vida, foi tudo sempre na raça, por que isso que eu acho que o cara que criou o jogo queria, que a gente descobrisse tudo o que ele se matou pra criar com a genialidade dele.

    Eu pego 99 vidas muito mais rápido assim, vou para a fase Vanilla Secret 2, que fica acima do mundo 3, da passagem da segunda estrela subindo o cano,la tem um esquema que após o meio da fase você passa por um local onde tem aqueles bichinho com 3 espinho na cabeça, e logo em cima dele tem os bloquinhos amarelos, no segundo deles você bate e sai um P prateado que é aqueles que transformam em moedas, todo mundo que conheci não sabia disso, eles usavam o P naquela sequencia de bichos com espinhos ganham 5 vida ou por ai e estavam feliz.

    Só que quando começa a fase você passa até chegar o meio por uma penca daquela tartaruga verde saltitante com asas, se você pegar aquele P e voltar um pouquinho antes do MEIO e usar ele, CARA, você pega em torno de 50 a 60 vidas em questão de segundos eu creio que em um minuto você consigo 99 vidas. Quando você pega todas as moedas, espera as vidas carregarem da START+SELECT e faça de volta.

    ALGUÉM ai usava isso?

    • 27, abril, 2014 em 18:56 | #25

      Recebemos anteontem o prêmio Top Blog de melhor blog de games do país, por júri popular. Já é alguma coisa Matheus! 🙂

      Ainda bem que nossos leitores reconhecem a importância do nosso trabalho. Sempre tem um ou outro recalcado que não sabe da nossa luta pra conseguir essas matérias. Mas deixa isso pra lá.

      Só lendo sua descrição não consegui ligar o trecho do SMW que dá pra fazer esta dica sua mas, quando sobrar um tempinho aqui vou testar.

      Eu já consegui ganhar vidas muito mais rápido do que esse esquema que mostrei no vídeo, mas a dica envolve um bug do game. Vi em algum lugar no Youtube mas não tenho o link, infelizmente.

      Ainda tenho algumas coisas pra postar sobre Super Mario World aqui no blog, mas nada tão importante assim, que me lembre.

      Abraço!

    • secreto
      2, fevereiro, 2015 em 08:28 | #26

      eu não era muito disso mas agora vou usar codigos como esse e o do lago da vida infinita até deixei uns codigos nos comentrios

  10. Tatiana
    12, maio, 2014 em 04:17 | #27

    Bom dia

    Me chamo Tatiana, trabalho em uma Agência de Marketing Digital e gostaria de saber qual o valor cobrado por vocês para publicar um publieditorial. Seria para um dos nossos clientes que é do ramo de classificados online. Sobre a tematica do post buscamos algo relacionado com seu blog: videogame

    • 12, maio, 2014 em 16:36 | #28

      Boa tarde!

      Vamos conversar sobre isso sim, Tatiana.

      Vou entrar em contato com você através de e-mail.

      Qualquer coisa, envie um para contato@passagemsecreta.com

      Temos alguns outros e-mails para responder, mas assim que a correria aqui ficar mais tranquila, responderei a todos.

  11. 4, junho, 2014 em 18:53 | #29

    boa dica

  12. esdras
    19, janeiro, 2015 em 12:42 | #30

    é só mais uma manha de ganha 99 vidas,como o casco de vida infinita no super mario bros 1 e a tecnica de pular em gumbas que sai belo cano em super mario bros 3

    otima dica

  13. secreto
    2, fevereiro, 2015 em 07:57 | #31

    puxa peguei varios codigos de jogos mas este é um dos melhores que eu ja vi voce é um mito marcos valverde

  14. secreto
    2, fevereiro, 2015 em 08:17 | #32

    yoshi
    Vá no Star World e destrave os Yoshis vermelho, azul e amarelo depois eles mudarão de cor de acordo com o Mário

    Com Fogo: Yoshi vermelho
    Com Capa: Yoshi azul
    Pequeno ou Grande: Aleatório (ou dependerá dos cascos comidos)
    Jogue novamente nos castelos
    Derrote o Browser

    Estrelas
    A cada milhão de pontos que você conseguir, uma estrela aparecerá na tela de “Choose a game” até o limite de 5

    Reset In-Game
    Pressione Start + Select + A + B

    Modo Fácil
    Pressione Select na tela de título para um jogo mais fácil

    Jogar com o Luigi
    Aperte R no mapa espero que ajude marcos valverde

  15. secreto
    2, fevereiro, 2015 em 08:24 | #33

    ah e quando o mario estiver com poder de fogo sera yoshi vermelho

  16. Lucas Cantino
    12, março, 2015 em 12:42 | #34

    crasse A , como é bom esse jogo ( meu favorito do mario ) , acho videogames sem mascotes tão sem alma . sei la

    parabens

  17. Chico Escobar
    12, março, 2015 em 13:46 | #35

    Muito Legal, mas eu já fazia isso muito antes desta matéria, que é válida pela explicação do M x. Isso simé bem novo para mim. 🙂

    Valeu!

    • 12, março, 2015 em 15:35 | #36

      Eu descobri essa dica lá pelos anos 90, muito antes de escrever essa matéria. Até tentei divulgar uma vez, na comunidade Super Nintendo no Orkut, mas algum moderador apagou o post. 😛

  18. Renan
    2, junho, 2016 em 18:19 | #37

    cara muito bom esse easter egg mais acho que nessa altura do jogo já quase no final nao seria muito bom pois tem uma fase bem atras que vc pega 99 vidas em 5 minutos ou até menos mais mesmo assim gostei de mais desse bug e vou testar agora kkkkkk…

  19. 21, julho, 2016 em 05:37 | #38

    Muito legal. Mas na fase Butter Bridge 2 também tem esse "X" de moedas quando você entra no único cano acessível da fase e não tem nenhuma opção de ganhar vidas ali…

  20. 21, julho, 2016 em 21:51 | #39

    Sim, a Butter Bridge 2 tem um "X" mais tímido, um pouco diferente do "X" da Chocolate Island 5, além de não ter o sugestivo "M" à sua esquerda, como podemos ver na imagem do link abaixo.

    Mesmo assim há várias outras formas de se ganhar muitas vidas de maneira rápida no jogo (pretendo escrever sobre isso mais pra frente). Valeu Pablo!

    http://www.mariouniverse.com/images/maps/snes/smw

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: