Fantasmas de Pac-Man no Wolfenstein 3D!

Publicado em: 10 de maio de 2008, às 6:16, por Talude

Sistema: PC
Jogo: Wolfenstein 3D
Desenvolvido por: id Software
Publicado por: Apogee Software
Lançamento: 05/05/1992

Sistema: Arcade
Jogo: Pac-Man (Pakkuman no Japão)
Desenvolvido por: Namco
Publicado por: Namco e Midway
Lançamento: 22/05/1980 (Japão)

Sim, os fantasmas do Pac-Man estão presentes em duas fases distintas do Wolfenstein 3D. Na primeira vez, aparecem os quatro numa fase que é todo o jogo original – um cameo direto – e também no último estágio secreto, que homenageia o próprio Wolfenstein 3D. Quem quiser encontrar essas fases, além da versão para computadores, também vale para a versão de GBA.


Estágio 3-7 (Die! Fuhrer! Die)
Ao entrar no estágio, no número 0, atravesse a porta e vá a Oeste, entrando numa sala cheia de portas.

.

Entre na porta a direita do retrato (número 1) e lá, abra a passagem secreta. Entre e, perto da munição há outra passagem secreta, abra-a pelos lados, senão não conseguirá entrar nela.

.


Andando um pouco mais, há essa passagem secreta a ser aberta (número 2), o que facilitará a entrada no labirinto. Ande tudo, o caminho é extremamente difícil, como s epode ver no mapa, até encontrar uma área com tesouro, munições e vida.

.


Busque o local da foto 3 e abra-a. Ou seja, após entrar no labirinto, você entrará em outro, indo para a fase secreta 3-10, do Pac Man!

.


Estágio 3-10. Ao lado, o Pac-Man original
O famoso estágio do Pac-Man. Ou seja, é o primeiro Pac-Man 3D. Logo de cara você verá o fantasma vermelho. Corra! Os fantasmas são invencíveis, qualquer arma que você usar contra eles, será inútil e nada de pílula de força! Achar o caminho para o fim da fase é fácil. Só que não se esqueça de pegar as quatro vidas. Abaixo algumas fotos com os fantasmas:

.

.

Agora, vá até a missão 6-3 (Confrontation). Veja no mapa:


Você começa a fase no número zero,depois de buscar a gold key e a silver key (ambas embaixo, são os “k” amarelo e o azul no mapa, respectivamente), volte pra cima e abra a porta abaixo.

.

Esta porta fica no local indicado como 1. Siga reto e depois de se abastecer, abra a passagem secreta na lateral e vá até o elevador.

.


Estágio 6-10
Olhe bem o mapa, são quatro fases em uma! Siga para a parte da parede com limo (que aparece nas fases com zumbis, geralmente), você inicia a fase olhando para ela e vá para o sul. Chegando lá, você notará uma parte sem as plantas que atrapalham muito, procure passagens secretas sempre, se pelo menos uma abrir, você estará na sala certa (a sala acima é parecida e não possui nenhuma passagem secreta). Após abrir a primeira, continue abrindo que tem muito mais! Ao chegar na última:

.

Surpresa! O Blinky estará te esperando! E te acompanhará por toda a fase.

.

Aliás, os apelidos dos fantasmas, conforme eram chamados na versão americana do jogo:
vermelho é o Blinky, o rosa, o Pinky, o ciano, Inky e o laranja, Clyde.

.

Fontes:
Ilustrações dos níveis: Wolfenstein 3D Archive e foto do jogo Pac-Man do KLOV. Para tirar os screenshots do jogo em mdo MS-DOS, usei o DOS Box.

  1. Magneto
    11, janeiro, 2010 em 08:13 | #1

    Olá. Gostaria de saber se existe ainda este jogo completo para download. Correção: sei que existe vários sites até com mais cenários, só que, em nenhum deles achei a opção que antigamente tínha, que era a de criar cenários deste jogo.
    Me lembro que n o in[icio da década de 90, quandoi ainda tinha dos, eu tinha este jogo. Não me lembro se comprei o cd ou se foi pela Internet, pois a Internet ainda estava no comçeo e era diferente a de hoje.
    Mas, me lembro que além de podermos jogareste clássico até o fim, podíamos nós mesmo criar cenários – feito o jogo Stunts (acho que da mesma épopca, só que era de carros; a pessoa conrra o computador ou correndo só).
    Então, onde baixar (opu na piordas hipóteses, comprar) este jogo que tenha a opção também de criar cenários ?
    Por exemplo>: no jogo Civilization 2 Multiplayer ou no Age of Empires 2/The Conquerors, podemos criar cenários.
    Pois bem: com o jogo Woilf 3d da era MS-DOS de 1992 tambérm era possível crfiar cenários. Mas em ennhum lugar onde este joo está disponível, acho esta opção de criar cenários. Como faço para criar cenários em Wolf 3d (dos de 1992) ? Há outros cenários extras (outras fases deste jogo) também para este jogo, só que aí já criadas ?
    Obrigado !

  2. 22, maio, 2010 em 16:11 | #2

    Puts, W3D foi um dos primeiros games que joguei em PC, lembro que fazia um cursinho de digitação lá pra 96, 97 rsrs Saudades!

    beleza de post!

  3. Roger Mafra
    5, agosto, 2010 em 07:56 | #3

    Cara esse jogo é o máximo pena que na época a internet não existia no Brasil, só entrou oficialmente em 1992, mas só os ricos tinham acesso podre a internet. Eu lembro que era horrível navegar na internet não só pelo fato de ser lerda como também ter interface nada amigavel era um monte de códigos com linhas, então quase ninguém sabia dos macetes do jogo. Eu não lembro desse jogo ser vendido em cd-rom, mas todo mundo copiava em 16 disquetes para instalar gratuitamente no PC. A pirataria já nasceu com o PC.Wolf 3d foi o clássico em tudo: Foi o primeiro gênero em jogos de ação, em jogos em 1 pessoa, o primeiro em 3D, sim antes dele tudo era 2d, o primeiro a ter inteligencia artificial, afinal os soldados esperam o melhor momento para te atacar, se escondem atras das paredes, recuam quando necessário, e além de muitos outros recursos que abriu a possibilidade de criarem jogos melhores.

  4. Iblis
    9, julho, 2011 em 08:52 | #4

    Caramba não sabia que existia esse cameo O_O, será que a ID Software pediu licença pra Namco ao fazer os fantasminhas?

    Bem vou ver se consigo fazer isso!

  5. RAFAEL MARCOS GARCIA
    9, abril, 2012 em 14:04 | #5

    Esse jogo é um classico

    Mto bom

  6. RAFAEL MARCOS GARCIA
    4, junho, 2012 em 11:30 | #6

    Parabéns, Esse jogo é um classico

  7. RAFAEL MARCOS GARCIA
    24, abril, 2013 em 09:30 | #7

    bom site parabens

  8. RAFAEL MARCOS GARCI
    9, setembro, 2015 em 14:36 | #9

    Esse jogo é o máximo pena que só os ricos tinham acesso a internet, então quase ninguém sabia dos macetes do jogo.

  9. RAFAEL MARCOSGARCIA
    10, setembro, 2015 em 11:00 | #10

    Parabéns, Esse jogo é um classico W3D foi um dos primeiros games que joguei em PC

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: