Página Inicial > game music, N64, segredos > Música “escondida” em Mario Kart 64

Música “escondida” em Mario Kart 64

Tudo começou há quase um ano atrás, quando, num fórum de discussão sobre músicas ripadas de ROMs de N64, um usuário havia deixado o jogo Mario Kart 64 na tela de resultados, e foi fazer outra coisa. Após mais ou menos uns 50 minutos com o emulador rodando o jogo, ele percebeu que a começou a tocar uma melodia estranha, ainda na mesma música, nunca foi ouvida anteriormente no jogo.

Outros usuários confirmaram que, realmente, a canção toca uma outra parte, totalmente diferente, após 50 minutos. E, em maior investigação, constataram que isso acontece quando depois de a música se repetir 64 vezes!

Veja o vídeo com o trecho secreto, que toca por volta dos 50 segundos de vídeo:

Uns dizem que isso se deu por um erro de programação no sequenciamento da música; talvez o cara tenha programado os loops da canção de forma errada, fazendo com que essa parte nunca tocasse antes de 50 minutos. Ainda assim, é muita coincidência tocar no 64º loop. O que traz mais dúvidas é que essa parte “secreta” está presente no CD da trilha sonora oficial do jogo! Após duas repetições da parte “original”, o trecho pode ser ouvido.

Results (Win) – Kenta Nagata

Enfim, fica aí um mistério se isso foi, de fato, intencional. Talvez se alguém perguntar diretamente ao Kenta Nagata, terá a resposta 😉

Jornalista de games, editor de vídeo e estudante de Audiovisual, escreve atualmente para a Revista OLD! Gamer. Além dos joguinhos, também dá pitacos sobre cinema, TV e tecnologia; sempre acreditando que a ironia é a melhor forma de sinceridade. Ouve Game Music e trilhas sonoras de filmes durante a maior parte do tempo, mas jura que é uma pessoa legal. Seguista, badernista e exorcista.

Twitter YouTube 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: game music, N64, segredos
  1. 19, junho, 2010 em 17:44 | #1

    Cara, esse tipo de coisa é muito, mas muito legal mesmo de se descobrir. E até engraçado, e "recompensante" aos pacientes.

    Só não tento fazer isso porque hj em dia (de umas duas semanas pra cá), achei que MK 64 envelheceu mal.

    • 00Agent
      19, junho, 2010 em 18:34 | #2

      Não cheguei a jogar o Double Dash e o de Wii, então, pra mim, minha única opção ainda é divertir-me com o MK 64. Não acho que envelheceu tão mal assim não, comparado a outros jogos do console. Claro, aqueles sprites dos personagens são a coisa mais tosca do mundo, mas gosto muito do jogo mesmo assim.

      O único problema é que joguei tanto que agora tudo é fácil demais, até mesmo no modo Extra.

  2. 19, junho, 2010 em 17:49 | #3

    Fantástico surgir uma coisa dessas assim, a essa altura do campeonato.

    A timbragem dessa música é de SoundCanvas da Roland, por curiosidade 🙂

    Me pergunto se as músicas no N64 é sampler da música toda em vários loops, beeem compressos, ou é com samplers e sequência MIDI (estilo MOD). E aí Rafa?

    • 00Agent
      19, junho, 2010 em 18:44 | #4

      A maioria das músicas de Nintendo 64 é nesse esquema de samplers sequenciados, Eric. E tudo via Software.

      Há algumas exceções inevitáveis, como as conversões de Tony Hawk's Pro Skater, Top Gear Overdrive, Road rash. enfim, jogos que usavam música licenciada ou vocais. E a compressão das músicas nesses games era forte, não passava de 22000 khz e dificilmente alguém arriscava usar stereo, rsrs. E ainda cortavam as canções!

      Considerando que os cartuchos tinham pouco espaço disponível para salvar as músicas e sons, imagine a quantidade de desastres sonoros que tivemos no N64. Se alguém quisesse falar mal do console pra favorecer o Playstation, era só falar do som dos jogos.

      Mas o Mario Kart é um exemplo de como tinha gente que sabia lidar com a limitação do console. Legal saber de onde vem os timbres do jogo, eu sempre gostei muito da instrumentação das músicas do game. Ótimo ter trazido isso aqui, porque sempre quis saber qual era!

  3. 19, junho, 2010 em 21:48 | #5

    Não descarto nenhuma hipótese, não entendo conceitos técnicos de música, mas de programação entendo muito.

    Eu acho que dificilmente alguém deixaria sem querer o trecho ser tocado apenas depois de 50 minutos. Músicas de games geralmente são loops infinitos, condicionadas a situações do jogo.

    Não me parece um erro ao acaso numa condição tão especial quanto esta. Muito provavelmente algum tipo de contador de loop ou de tempo foi usado, e isso nada tem a ver com o acaso.

    Seria muito mais natural criar propositadamente um contador e quando a música atingisse o seu loop de número 64 (coincidência? Pra mim não) ou um tempo pré-determinado, o trecho secreto seria ativado.

    É incrivel como são abundantes os segredos de jogos que precisam de muitos anos para serem descobertos, e que muitas vezes nem os próprios programadores lembram-se de maiores detalhes. E aí acaba "sobrando" pra gente. 🙂

    • 00Agent
      19, junho, 2010 em 22:04 | #6

      Por isso acredito que tenha sido algo proposital mesmo. Não tem como a pessoa "errar" tão longe, rsrs

  4. 20, junho, 2010 em 15:08 | #7

    Eu confesso que não me impressionou kkk Achei que seria alguma múdica "presente em outro Mario", mas como é uma melodia original, normal XD

    Quem se lembra do mapa da fase Tubular em Mario World, onde após alguns minutos daquela melodia original do game, começava a tocar o tema de Super Mario Bros 1??

    Aquilo sim foi demais XD Eu mesmo não acreditava (internet praticamente não existia para os gamers né…), e fiquei parado lá olhando pra tela por vários minutos até que ela começasse a tocar. COISA LINDA!!!

    • 00Agent
      20, junho, 2010 em 15:22 | #8

      É, o prazer da descoberta com certeza pode não ser tão recompensador quanto no seu caso, rsrs. O legal mesmo é que isso só foi descoberto por alguém no ano passado, ou seja, um Easter Egg super escondido!

  5. 5, julho, 2010 em 10:59 | #9

    Rafael e suas mensagens subliminares.
    Mais uma rapaz? CACILDS!
    Meus parabéns por mais essa sacada!

  6. Julio Csar
    9, setembro, 2010 em 02:32 | #10

    Depois de mais de 10 anos, Super mario kart 64 ainda nos surpreende com esses "segredinhos" de seus programadores, pelo o que eu já ví de atalhos ocultos e agora essa "musica secreta", não me espantaria se ainda houverem mais alguns segredinhos nesse jogo.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: