Jogos olímpicos de verão no videogame – Parte 2

Artigo dividido em duas partes:
Parte 1 – Introdução e jogos relativos às olimpíadas de 84, 88, 92 e 96
Parte 2 – Jogos relativos às olimpíadas de 2000, 2004 e 2008 (Você está aqui)

2000 – XVII jogos olímpicos de verão – Sidney (AUS)
Em 2000, os jogos passam para a tutela da Eidos Interactive que adquirira a US Gold e que publica os jogos Tomb Raider, Hitman, Commandos, Deus EX e Championship Manager. No título Sydney 2000 ocorre pela primeira vez a presença de tipos femininos que também disputam as seguintes modalidades: 100m rasos, 110m com barreira, arremesso de dardo (F), arremesso de martelo, salto triplo, salto em altura (F), tiro skeet, levantamento de peso categoria super pesados, 100m estilo livre (F), saltos ornammentais plataforma de 10m (F), ciclismo – perseguição individual e K1 – caiaque simples slalom. O jogo saiu para PC, Playstation e Dreamcast, além das versões canceladas para Nintendo 64 e Game Boy Color e foi premiado com o BAFTA de melhor jogo de esporte do ano de 2000.

100m rasos (PC) Canoagem K1 Slalom (PS) Levantamento de Peso (DC)

Nesse ano também houve um lançamento de um jogo de esporte olímpico exclusivo, só que dessa vez, nada de futebol, Sydney Equestriad 2000, sobre hipismo (ou equitação) e abrangia tanto o adestramento quanto o concurso completo, saiu somente para PC e teve a versão para Playstation cancelada.

2004 – XVIII jogos olímpicos de verão – Atenas (GRE)
Enquanto os jogos de Sidney fizeram sucesso, os de Atenas tiveram uma recepção mista, com críticas positivas e negativas. Athens 2004 saiu apenas para PC e Playstation 2 atingindo uma nova geração de consoles, os eventos agora são divididos em diversas categorias, inclusive com quase todas as modalidades sendo mistas, podendo ser jogadas com homens ou mulheres. Eventos de pista: corridas de 100m, 200m, 400m, corridas de média distância de 800m e 1500m, corridas com barreiras de 100m (F) e 110m (M). Eventos de campo: saltos a distância, triplo, altura e salto com vara; arremessos de disco, dardo e peso. Natação: 100m estilo livre, borboleta e costas. Ginástoca artística: exercícios de solo (de modo diferente entre os homens e as mulheres) e argolas (M) e salto sobre o cavalo. Hipismo: saltos (M). Levantamento de Peso super-pesados (M). Arco e Flecha individual (F). Tiro skeet (M).

Ginástica – Solo (M) (PS2) Natação Estilo Livre (PC) 1500m rasos

2008 – XIX jogos olímpicos de verão – Beijing (Pequim) (CHN)
Nas olimpíadas desse ano temos a surpesa de ter três jogos com o tema, sendo que dois são com personagens enquanto o outro título é o normal (ou seja, se preparem para as listas!). O primeiro é Beijing 2008 – The Official Video Game of the Olympic Games no qual trabalharam a Sega e a Eurocom (que já tinha feito o anterior) para Windows, Playstation 3, XBox 360 e celular. As modalidades incluídas são: Pista: 100m rasos, 200m rasos, 400m rasos, 800m rasos, 1500m rasos, 100m com barreiras (F), 110m com barreiras (M). Campo: Salto em altura, salto com vara, salto à distância, salto triplo, arremesso de peso, arremesso de disco, arremesso de martelo e arremesso de dardo. Natação: 50m estilo livre (M), 100m estilo costa (M), 100m estilo borboleta (M), 100m estilo costa (M). Saltos ornamentais: Trampolim de 3m (F) e Plataforma de 10m (F). Ginástica: Barras paralelas (M), cavalo com alças (M), argolas (M), exercícios de solo (F), equilíbrio na trave (F), barras assimétricas (F). Tiro: Skeet (M), carabina de ar comprimido 10m (M) e pistola de tiro rápido 25m (M). Outras modalidades: Arco e flecha individual (F), levantamento de peso super-pesados +105 kg (M), ciclismo, perseguição em equipes (M), canoagem K1 – caiaque simples (M), judô 81-90 kg (M), tênis de mesa inidividual (M). Há a possibilidade de disputar o decatlo (M) e o heptatlo (F) também. No celular temos apenas 100m rasos (M), arremesso de martelo (M) e 200m estilo livre (F). Na foto aparece o tênis de mesa individual masculino, mas ele não aparece habilitado de início.

Versão para Celular Judô (XBox 360) Equilíbrio na Trave (PC)

O segundo jogo é Mario & Sonic at the Olympic Games mais badalado que o jogo oficial, lançado no Japão pela Nintendo e no ocidente pela Sega Sports, exclusivo para os consoles da Nintendo: Wii e Nintendo DS. Os personagens que podem ser escolhidos são da categoria Power: Knuckles the Echidna, Bowser, Vector the Crocodile e Wario. Categoria All Around: Mario, Amy Rose e Luigi. Categoria Speed Type: Blaze the Cat, Sonic the Hedgehog, Princess Daisy, Shadow the Hedgehog e Yoshi. Categoria Skill Type: Princess Peach, Miles “Tails” Prower, Waluigi e Doctor Eggman. Há competições baseadas tanto nos jogos reais, quanto inéditos chamados de “Dream” (Sonho). As modalidades reais são 100m estilo livre (DS), 4×100 estilo livre, arco e flecha (DS), 100m rasos (DS), 400m rasos (DS), revezamento 4x100m, 110m com barreira, 400m com barreiras (DS), salto em distância (DS), salto triplo (DS), salto em altura, salto com vara, arremesso de martelo (DS), arremesso de dardo (DS), esgrima florete (DS), ginástica de trampolim (DS), salto sobre o cavalo (DS), remo single sculls, tiro skeet (DS) e tênis de mesa individual (DS). Modalidades Dream: dream race (corrida) (DS), dream platform (saltos ornamentais), dream fencing (esgrima) (DS) e dream table tennis (tênis de mesa). Exclusivos do DS são a plataforma de 10m, ciclismo, dream canoe (canoagem), dream boxing (boxe), dream basketball (basquete), dream shooting (tiro) e dream long jump (salto em distância).

Ciclismo (DS) 100m rasos (Wii) Esgrima (Wii)

O terceiro jogo é Sonic at Olympic Games lançado pela SEGA somente para celular, nada mais é que uma simplificação do Mario & Sonic at Olympic Games com 5 modalidades: 1500m com barreiras, 400m com barreiras, salto triplo, arremesso de disco e arremesso de dardo. É possível escolher entre Sonic, Tails, Knuckles e Amy Rose.

Créditos das fotos:
Gamer de celular, GameSpot, Genesis Collective, KLOV, Moby Games, PC Dome e SMS Power.

  1. Thais
    16, janeiro, 2009 em 15:53 | #1

    adorei o de ginastica pq eu sou uma ginasta e ja ganhei prata e ouro na competição do colegio

  2. Gabriel
    9, maio, 2009 em 08:44 | #2

    Eu tenho esse de Atenas 2004,o jogo é muito bom mesmo,ainda mais porque tem a linguagem em português(dá pra rir com os narradores).

  3. doidao
    1, junho, 2009 em 18:26 | #3

    isso é tudo de ps2 pensei q fosse jogo de pc

  4. Avani Pereira
    17, janeiro, 2010 em 06:55 | #4

    Gente, amei esse site. Mas…como sou analfabeta no assunto e estou querendo comprar games para PS2, só esporivos, daqueles l, que são desputados em todas as Olimpíadas, gostaria da ajuda de quem ler esse "comentário". É para o meu filho, que só quer jogos violentos. Daí poderemos jogar juntos com ele. Podem me informar onde posso encontrar, inclusive os deste site/blog, também, para computador. Obrigada ava019@yahoo.com.br

    • 1, março, 2010 em 12:30 | #5

      Acho que uma ajuda é seguir a classificação indicativa de idade recomendada na caixa de cada jogo.

      Mas nada substitui o conselho e o direcionamento dos pais em tudo o que seu filho recebe da mídia e de cultura, inclusive quando se trata de videogame.

  5. 31, outubro, 2010 em 19:19 | #6

    Os games olimpicos são maneiros,entre eles pra mim se destaca o futebol. Abraço a todos.

  6. gabriel
    19, outubro, 2011 em 16:12 | #7

    esse jogo ao em cima é de ps2 ?

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: