Página Inicial > Arcade, beta, Saturn > Virtua Fighter [Arcade/Saturn/32X]: o antigo protagonista

Virtua Fighter [Arcade/Saturn/32X]: o antigo protagonista

Fighters_Megamix_H3

Siba no Fighters Megamix

Virtua Fighter, que foi o jogo de luta pioneiro 3D, era para ter um protagonista diferente. Atualmente, considera-se que o protagonista (e principal figura da série) seja o japonês Akira Yuki, mas bem antes disso, o protagonista não seria dessa nacionalidade.

Originalmente, seria chamado de Siba (??, Shiba) era um lutador árabe usando turbante, camiseta branca aberta no peito (ao estilo de galã de filme dos anos 80), cinto azul e calça verde, além de lutar descalço. Ele, por fim, voltaria a lutar no Fighter Megamix, que coloca personagens de Virtua Fighter contra os de Fighting Vipers, de Sega Saturn, muito mais como uma homenagem do que a volta do personagem para a série, que dessa vez não luta com mãos nuas, mas sim, munido de espada. Não achei razões para o motivo dele ser retirado, mas o site Hardcore Gaming 101 conta que ele não era muito popular durante a fase de playtest. Daichi Katagari, que era o coordenador do jogo, revelou ter uma “quedinha” pelo personagem, mas nunca mais foi utilizado. Veja abaixo várias imagens do beta:

selecoes

Duas telas de seleções beta. Pela disparidade de nome, note que ele aparece com o nome de Shiba mesmo em ambas e o Akira não está em nenhuma. Outros personagens tem nomes diferentes: Pai Chan já tem o seu nome, mas no caso, é só “Pai”. Lau Chan é chamado de Tao e depois de Lee, Wolf Hawkfield aparece com o seu nome, enquanto Akira não se faz presente, Jeffry McWild é chamado de Dural (que depois seria passada a chefe do jogo) e depois de Willy, o ninja Kage-Maru é chamado de Yagyu, Sarah Bryant é chamada de Sara sem o “h” e por fim, Jacky Bryant é chamado de Jackie. A aparência dos personagens já segue o padrão do final, mas os retratos são bem diferentes do final, mesmo o uso de polígonos  é menor.

Abaixo, dois scans de revista: uma é da brasileira Super Game #29, uma das últimas edições desta e possui a tela devirtua-fighters-beta-2 seleção citada VF1_Siba_Magazineacima enquanto a outra é de uma revista americana ou inglesa, não soube dizer de qual revista pertence esse scan. O texto questiona se Virtua Fighter será o novo Street Fighter 2, sendo um jogo fluido e realístico ao usar milhares de polígonos. Ambos trazem a mesma foto: Siba contra Lau. No texto da Super Game diz: “Virtua Fighters é outro absolutamente demais: um jogo de luta com movimentos incríveis!”. Também possui uma foto do Shiba tentando dar um chute. Note que  Virtua Fighters era o nome beta do jogo, como aparece na tela de apresentação. Depois, ele seria remetido ao singular.

Posteriormente a isso, Shiba apareceu no gabinete da primeira versão do arcade na localização para os Estshiba-cabinetados Unidos no qual é chamado pelo nome de Akira! Veja a foto ao lado. Sim, já se trata da versão final do jogo e acontece esse erro.

Conforme já dissemos, ele voltou a aparecer em Fighters Megamix, lançado exclusivamente para Sega Saturn e se segurar o botão X enquanto o seleciona, ele aparecerá pixelado, como no primeiro jogo. Ou seja, além dele ser um easter egg, ele traz um easter egg extra. Abaixo, de brinde, podemos ver testes 3D nos protótipos dos jogos Virtua Racing e Virtua Fighter. Akira, nessa fase, já se encontra presente no jogo e se quiserem vê-lo no Fighters Megamix, clique aqui.

siba-stand-clean

siba-fightersmegamix-sprite

 

 

 

 

 

 

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: Arcade, beta, Saturn
  1. Shuura
    28, novembro, 2015 em 15:55 | #1

    Ótimo texto!
    Adoro quando tratam destas curiosidades acerca dos games antigos.
    Sobre o Siba, ainda bem que ele foi retirado, pois Akira é meu personagem favorito da série do 1 ao 5, onde ele foi substituito por Jean Kujo!

    • Talude
      3, dezembro, 2015 em 20:26 | #2

      De um árabe para um japonês. De repente o objetivo foi conquistar o público oriental mesmo.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: