Página Inicial > segredos > A origem de M. Bison (Vega)

A origem de M. Bison (Vega)

Colaborou @Hikaruon

M. Bison (ou Vega no original japonês) é um grande ditador do sudeste asiático dotado de super-poderes e poderes psíquicos. Pois bem, a origem dele reside em uma série de doze mangás publicados em 1985 chamada Teito Monotogari (em português, Conto da Capital Imperial) e que trata a capital japonesa Edo (nome antigo de Tóquio) sob uma visão ocultista.

O principal vilão dessa série é Yasunori Katô relaciona-se com dois deuses do xintô: Yama, o deus da Morte e Kwannon, a deusa da compaixão. A origem de seu poder além dos deuses vem conforme acredita-se, da reencarnação do ódio do samurai Taira no Masakaido por Edo (Tóquio). Entenda-se que ele não seria a reencarnação do samurai e sim do sentimento dele.

Até aí nenhuma semelhança com o Bison, né? No romance original (na qual Kato é retratado de forma diferente dos filmes e anime que vieram a seguir) ele possui muitos poderes iguais a Bison: Teletransporte, posse de corpo, vôo, telicinese, telepatia e etc. Propriamente o Bison da série Alpha e do excelente anime “Street Fighter The Animated Series”. O Kato de Street Fighter II tem semelhança com o M. Bison na aparência e outras coisas conforme a descrição extraída do site Toho Kingdom:

O oponente final do lendário clássico dos jogos de luta, Street Fighter II — The World Warrior expõe o vilão Vega (M. Bison no Ocidente) que aparece de forma muito similar a Yasunori Kato (como retratado pelo ator Kyusaku Shimada) o antagonista dos filmes de fantasia Tokyo: The Last Megalopolis (1988) e Tokyo: The Last War (1989). Ambos vestem o mesmo chapéu militar japonês com uma estrela cravada no centro, ambos possuem orelhas proeminentes que saem fora do chapéu e ambos têm queixos anormalmente grandes. Antes da luta, Vega também usa uma capa grande, assim como o manto militar de Kato, que  a arremessa assim que começa a luta. O estilo de luta de Vega é composta por um número de técnicas mágicas, incluindo a habilidade de flutuar e voar, como também algumas habilidades telecinéticas; todos os poderes característicos de Yasunori Kato, naturalmente.

Conforme a série Street Fighter foi tornando-se mais popular e evoluindo, a lista de habilidades de Vega começa a expandir-se para incluir controle da mente, teleporte e (significamente) a habilidade de transportar sua alma para o corpo de outrém. Estas são todas caracterísitcas familiares a Yasunori Kato. Deve ser mencionado que conforme a série progride e as habilidades de Vega tornam-se cada vez mais similares a de Kato; a imagem de Vega começa a se afastar do retrato original dele em Street Fighter II, fazendo ele parecer menos na aparência com o retrato de Kato em Tokyo: The Last Megalopolis (1988); em compensação, o design básico permanece o mesmo. Alguns fãs japoneses de Street Fighter alegaram que Vega pode ser criado para ser uma paródia de Yasunori Kato; uma forma da Capcom ridicularizar a cultura pop contemporânea como a série Teito Monogatari na altura de sua popularidade no ano que Street Fighter II foi lançado. Mas a popularidade da franquia Street Fighter cresceu acima de qualquer outra que a Capcom havia antecipado e penetrou internacionalmente, os filmes Teito Monogatari ainda não haviam sido lançados no exterior (a primeira edição internacional ocorreu somente em 1998 nos EUA). O personagem de Vega tornou-se único na visão ocidental.

 

Kato é a principal influência de M. Bison, mas existem outras (como a dos nazistas) que prometo falar em outra oportunidade e com mais pesquisa.
Como curiosidade, os golpes de Bison são inspirados nos de outros personagens do jogo, mas mais poderosos. Tudo isso é óbvio, mas vale a pena contar.

  • O Torpedo (Hellfire Torpedo / Psycho Crusher) é similar ao do E.Honda, mas acerta muito mais.
  • A Tesoura (Scissor Knee) é o mais emblemático, talvez seja uma fusão de vários golpes com pisão como o parafuso do Dhalsim e  similar a movimentação o Torpedo.
  • O Pisão (Head Stomp) é similar ao da Chun-Li, com comando diferente e mais impactante.
  • A rasteira (Slide) é similar a do Dhalsim, na qual o personagem arrasta-se pelo solo. O Vega (Balrog no Japão) também possui uma igual, mas não era selecionável no SFII.

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: segredos
  1. 21, janeiro, 2011 em 13:33 | #1

    Wow!!! Não sabia disso. =D

    Bem, esses filmes até que são melhores do que aquela bomba com o Raul Julia. Se bem que qualquer filme é melhor que aquilo…

    • 21, janeiro, 2011 em 13:52 | #2

      Pelo que pude ver nas resenhas no Tohoi Kingdom, os filmes da série Tokyo são razoáveis. o anime é melhor, mas os seis mangás são incríveis. Existe inclusive um spinoff um que conta a origem de Kato. Cheguei a procurar para baixá-lo, mas não encontrei.

      • 21, janeiro, 2011 em 18:37 | #3

        Confesso que sou um ignorante no universo dos mangás (só agora fui conhecer o fodástico Hokuto No Ken), mas a premissa de um vilão com poderes psíquicos me parece muito interessante!

  2. 21, janeiro, 2011 em 14:30 | #4

    Rapaz, eu pensava que esse personagem (assim como os outros da série Street Fighter) tinha sido criados do nada, só utilizando elementos da cultura pop da época como inspiração mínima. Já imaginou se a criação de cada um deles tiver um histórico assim, como o do Vega? Sensacional!

  3. 21, janeiro, 2011 em 16:44 | #5

    <blockquote cite="#commentbody-3093">
    Rafael ’00Agent’ Fernandes :Rapaz, eu pensava que esse personagem (assim como os outros da série Street Fighter) tinha sido criados do nada, só utilizando elementos da cultura pop da época como inspiração mínima. Já imaginou se a criação de cada um deles tiver um histórico assim, como o do Vega? Sensacional!

    Desculpe, inspiração minima quem usou foi os criadores de Mortal Kombat(prefiro ele que Street).

    Mas cada personagem de street fighter deve ter alguma historia(como você mesmo disse elementos pop da época) atrás de sua criação, porém não deve ser algo tão "elaborado" como a historia do Bison.

  4. 21, janeiro, 2011 em 21:10 | #6

    Muito legal Talude!

    Não me lembro de já ter visto essa "inspiração" (pra não dizer plágio mesmo) na criação do M. Bison, mas já conhecia a forte influência de alguns mangás na criação do universo de Street Fighter.

    É inegável que Yasunori Kato é muito parecido com M. Bison. A única diferença marcante é o maior porte físico deste último.

    • Talude
      12, maio, 2012 em 20:09 | #7

      Pensando agora no Bison, me toquei: o Japão geralmente (falando por arquétipos) é geralmente baixinho,magro. A Tailândia já teve alguns campeões mundias de halterofilismo e outros esportes de mais força, mesmo o muay-thai de Sagat e Adon é de lá mesmo. Talvez por isso, o Bison tenha maior porte físico.

  5. 21, janeiro, 2011 em 21:39 | #8

    Parabéns ao Passagem Secreta por mais essa grande matéria. Uma atrás da outra, pois nessa semana ainda, teve a ótima dissertação sobre a lenda de Lavander Town, que inclusive não conhecia (que história sinistra). Um abraço à rapaziada.

    • 22, janeiro, 2011 em 07:40 | #9

      Valeu Robson!

      Nós nos esforçamos o máximo aqui pra tentar trazer um material de qualidade dentro do nosso foco principal, que são segredos e rumores dos games. E o principal: quase todas as matérias do tipo são pesquisas pessoais dos membros, quando não descobertas inéditas.

      Pena que isso é apenas um hobby, uma diversão nossa que tem que concorrer com a "vida real". Gostaria muito de poder trabalhar e me dedicar em tempo integral a isso aqui. Pena que esse nosso mercado de games no país não permite. Mas quem sabe mudamos esse cenário um dia?

      Abraços!

      • Flavio Master
        22, janeiro, 2011 em 07:43 | #10

        "Mas quem sabe mudamos isso um dia?"

        Amém, Senhor!

  6. Marlon Vienna
    22, janeiro, 2011 em 07:28 | #11

    fantastico!! sou fanatico pelo gme e não sabia disto.

  7. Flavio Master
    22, janeiro, 2011 em 07:41 | #12

    Interessante!

    Talude, sabe se os outros personagens de SF também tem inspiração em outras mídias ou só são baseados na visão que os produtores tem dos países? Afinal, sabemos claramente que todos os brasileiros moram numa floresta e alguns deles dão choque e mordem a cabeça dos outros…:P

    • 22, janeiro, 2011 em 17:39 | #13

      Tem sim, mesmo o M. Bison (o boxeador Balrog) é inspirado no Mike Tyson como falamos na comunidade.

  8. toshiakibr
    3, dezembro, 2012 em 23:58 | #14

    Guile e Bison tambem tem base em Rudolph von Stroheim do mangá Jojo's Bizarre Adventure. Ryu tem base em Mas Oyama, criador do Karate Kyokushin e também no personagem principal do jogo de arcade Kunf Fu Master. Fei Long é o Bruce Lee. E os outros personagens eu nao to lembrando de cabeça..

  9. 7, outubro, 2013 em 10:35 | #15

    Muito boa a matéria, já tinha lido algo sobre isso por alto. Mas na parte final ali falando que os golpes de Bison são inspirados nos outros viajou legal hehe abraço

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: