Página Inicial > Playstation, Playstation 2, Playstation 3, Saturn, segredos > Tekken e as influências (que a Namco nega até o fim!) – Parte 1

Tekken e as influências (que a Namco nega até o fim!) – Parte 1

Animado pelo tópico do Talude sobre a origem do Bison (Vega), resolvi citar algumas curiosidades sobre as influências de alguns personagens de TEKKEN, a minha série de luta favorita, que foram obviamente inspirados em lutadores ou artistas reais.

O interessante é que a Namco, criadora da série, jura de pés juntos que não se inspirou em nenhuma pessoa em específico e que tudo isso é conjectura dos fãs, mas essa conversa muito provavelmente é pra não pagar direitos autorais a ninguém, mesmo chegando a ser quase uma espécie de Cameo. Independente disso é fácil reconhecer alguns deles, além de ser bem bacana perceber essas homenagens. O fato do jogo ter gráficos 3D realistas desde o primeiro game da série (e que obviamente foram evoluindo) favorece a identificação e, porque não, acabam criando uma identificação do fã com o personagem. Sem falar que se houvesse grana e boa vontade pra fazer, daria um filme duca… ou não, afinal tem gente aí que não se situa na mesma época e alguns já haviam morrido quando outros nem tinham aparecido! Enfim, vamos lá, começando pelos mais manjados.

Antes de mais nada, não estranhe se você já leu muita coisa parecida na Wikipedia. Eu mesmo editei todos os verbetes sobre Tekken, que estavam traduzidos num inglês “moroless”, e acrescentei muitas outras coisas, fruto de uma pesquisa pessoal. Infelizmente, quase tudo já foi mudado ou excluído, mas o site português Sapo Saber copiou o conteúdo quase na íntegra. Vale uma conferida se você curte a série.

.

Law pai, Law filho!

Marshall Law e seu filho Forrest são uma homenagem ao ator e artista marcial Bruce Lee (Ok, esse é o momento em que você diz [ironic mode ON] “É mesmo??? Não acredito!!!”). O estilo de luta dos dois é o Jet Kun Do, criado por Bruce Lee. Ambos possuem muitas características do ator, de seus gritos agudos, passando por ataques e golpes e até mesmo roupas.

Em sua primeira aparição, Marshall é quase idêncico a Bruce, claro, na medida que o 3D da época permitia. Em Tekken 2 essa semelhança ficou ainda mais óbvia e era impossível negar que Law era a personalização de Bruce Lee.

Forrest, contudo, é ainda mais parecido com o ator, especialmente em Tekken Tag Tournament, chegando a ficar quase idêntico. Ele aparece em Tekken 3 e Tekken Tag Tournament e uma de suas roupas é o mesmo macacão amarelo que Bruce Lee usa no filme Game of Death (No jogo da Morte, no Brasil).

Em Tekken 4, que se passa 21 anos depois da última aparição de Marshall, ele está mais velho e barbado, um pouco diferente, mas conserva a roupa amarela usada por Forrest em Tekken 3. Em Tekken 5, Marshall tem uma cicatriz em forma de garras no peito, fazendo uma referência ao personagem de Bruce em Enter the Dragon (Operação Dragão, no Brasil). Sua segunda roupa em Tekken 5 (um traje de cozinheiro chinês) pode ser considerada uma cópia do personagem Kato, ajudante do herói da série O Besouro Verde, o qual Bruce Lee interpretou.

.

Lei Wulong e o óbvio que não quer calar

Quem nunca viu semelhança (total) entre Lei Wulong e o artista marcial e ator Jackie Chan, ou não gosta de Tekken, ou não gosta dos filmes de porradaria galhofa do Jackie.

Desde sua primeira aparição, em Tekken 2, Lei já era muitíssimo parecido com Chan, mas depois de Tekken 3, onde os gráficos foram bastante melhorados e Lei começou a usar a “técnica do bêbado” no seu estilo de luta, que Chan usou bastante no filme Drunken Master (O Mestre Invencível, no Brasil), já era impossível negar a semelhança extrema entre os dois.

Em Tekken 5, então, as referências ficam ainda mais evidentes. Embora o visual de Lei seja mais comedido, há bastante semelhança com o visual onde Chan aparece com o cabelo comprido em Drunken Master. O final de Lei também não deixa muita dúvida, mostrando-o como mestre das artes marciais e ao mesmo tempo um trapalhão, tal qual a maioria dos personagens de Jackie Chan em filmes policiais.

Curioso é que quase tudo sobre essa semelhança, exceto algumas imagens em sites ou blogs de games, é rapidamente tirada do ar. Eu mesmo editei vários verbetes da Wikipedia e tive muita coisa removida. Até mesmo o Sapo Saber, de Portugal, que copiou o conteúdo anterior,  omitiu qualquer referência a isso. Haveria alguma ressalva do Sr. Chan sobre isso? Se sim… bom, espero que não nos atinja!

.

Jack, o exterminador

O enorme robô de combate é claramente uma referência ao T-800, robô assassino mais famoso da franquia O Exterminador do Futuro. Basta comparar os olhos robóticos para começar a encontrar semelhanças. A compleição física de ambos, quando o T-800 está na pele do Schwarzza também não negam.

Na abertura de Tekken 2, há uma cena onde Jack-2, a segunda versão do robô, se encontra com Jane, uma orfã abandonada em um local destruído por vários Jack, numa cena que remete às que mostram o futuro e a Rebelião das Máquinas no filme (mais ou menos aos 0m58s).

O robô adversário, Prototype Jack, também aparece de óculos escuros, assim como o T-800 costuma usar para disfarçar os olhos.

Ainda não se convenceu? Então aí vai mais uma: Em Tekken 5 há uma personalização de Jack-5 em que ele aparece com parte da pele rompida de um lado da cabeça, descobrindo seu olho. Já viu isso em algum lugar?

.

King, o padre lutador

King é um dos personagens de Tekken que tem a história mais interessante. Ele teria sido criado no orfanato de um mosteiro quando criança, pois era órfão. Quando jovem se tornou um delinquente, mas após aprender luta-livre e honra com seu mestre, Armor King, decidiu entrar no torneio Tekken afim de socorrer o orfanato, que estava na iminência de fechar em razão de dívidas. Pode parecer novela mexicana, mas esse drama é inspirado numa história real!

King foi inspirado em um legendário lutador de luta livre, o mexicano Fray Tormenta, que seria um padre que se tornou um lutador mascarado para sustentar um orfanato. A história é mesmo fato e já ganhou uma adaptação para o cinema meio comédia, mas bem legal, no filme Nacho Libre, onde Jack Black interpreta Ignácio, um frade cozinheiro de um mosteiro mexicano que decide secretamente entrar na lucha mascarada para ganhar dinheiro e ajudar as crianças que vivem na vila próxima ao mosteiro.

O visual, contudo, veio de outro wrestler famoso, o campeão japonês Tiger Mask, que lutava com uma máscara de tigre. Tiger Mask permaneceu anos no ringue, sempre sendo substituído por outro lutador, mas mantendo sempre uma semelhança de biótipo, de forma que, com a máscara, era possível substituir o lutador sem encerrar o legado de Tiger Mask.

Embora as máscaras pareçam diferentes, há uma personalização em Tekken 5 onde King usa uma máscara muitíssimo parecida com a de Tiger Mask, exceto pelo fato da máscara de King ser de leopardo e não de tigre. Também é semelhante o fato de que o King atual é um substituto do primeiro King, morto pelo Ogre, que manteve a máscara e o legado do lutador.

.

Baek Doo San, difícil de matar!

Baek aparece pela primeira vez em Tekken 2. Ele é mestre em artes marciais (Tae-Kwon-Do, mais exatamente), tal qual um certo Steven Seagal, que é ator de filme porradeiro e mestre em artes marciais. Hwoarang é um dos alunos de Baek.

Após os eventos de Tekken 2, Baek é atacado pelo Ogre e é dado como morto, mas na verdade fica em coma por alguns anos. Tal qual o detetive Mason Storm, personagem do filme Hard to Kill (Difícil de Matar, no Brasil), que, após um ataque da máfia, é dado como morto, mas sai do coma depois de 7 anos.

Baek e Seagal tem muita coisa em comum na aparência, especialmente em Tekken 2 e Tekken Tag Tournament. Na cronologia de Tekken, se passam 21 anos desde a primeira aparição de Baek até seu retorno e ele ficou um pouco diferente em relação a Seagal. Mas convenhamos que o tempo foi mais generoso com Baek…

.

Paul Lundgren Masters Phoenix

Paul é o lutador mais fodão na opinião deste que vos fala (o que torna um sacrilégio ele não ter aparecido no filme de Tekken, mas deixa isso pra outra hora). E até a pouco tempo atrás eu nem imaginava que ele era inspirado em outro porradeiro dos anos 80.

O ator sueco Dolph Lundgren, pelo jeito, foi a clara referência para criação do personagem Paul. Se fosse possível fazer um filme de Tekken na época do jogo, Dolph seria uma escolha mais que óbvia, embora seja um pouco mais alto que o personagem (1,97m contra 1,87m de Paul).

No filme Rocky 4, o penteado de Ivan Drago, personagem de Lundgren, parece até uma dica. Claro, não chega a ser uma “coluna” como o cabelo de Paul, mas até as cores das luvas e dos trajes de Drago, sempre em vermelho, deixam a “cópia” mais óbvia. Diga-se de passagem que Dolph é faixa preta 3º Dan de Karatê, tal qual Paul.

O tempo passou e tanto Paul quanto Dolph envelheceram, sobrando pouco da semelhança de outrora. Mas hoje, Paul parece ter uma inspiração nos games mesmo. Afinal, haveria alguma ligação entre Paul Phoenix e o lutador Ken Masters, de Street Fighter?

Acompanhe: Ambos são lutadores fortíssimos, favoritos em seus torneios (Tekken e Street Fighter), são loiros, usam kimonos vermelhos, mas nem sempre são os campeões, além de um lutador japonês sempre ser o campeão dos torneios que disputam (Kazuya/Heihachi/Jin e Ryu). De quebra, em Tekken 5 Paul tem uma personalização em que usa seu cabelo comprido num penteado mais convencional, ao invés do “totem” que lhe é peculiar. Compare aí na imagem. Game cameo detected?

——————————————————————————–

Pois é. A Namco não diz nada a respeito disso sobre nenhum de seus personagens. Mas como foi dito antes, não seria nada de anormal, uma vez que a série Tekken é cheia de referências e homenagens a outros jogos e a atores e lutadores reais. Aguardem, em breve, mais semelhanças e teorias da conspiração em Tekken, na parte 2 deste artigo. Até breve!

Flavio Master

Retrogamer assumido, técnico em eletrônica, leitor de livros e quadrinhos, empreendedor individual, eventual colecionador de videogames e amante da cultura gamer em geral. Mas apanho um monte pra usar um tablet…

Twitter 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. 5, fevereiro, 2011 em 20:23 | #1

    Ótima matéria. Pelo jeito, este seria um artigo curioso com o risco de ser removido pelos fiscais da Namco.

    • 5, fevereiro, 2011 em 20:31 | #2

      Ainda não li a matéria toda mas… é sempre bom incomodar, não? 🙂

      Quando o Flavio fica quieto demais, ele aparece com uma ótima matéria. Vou ter que fazer isso este ano, pouquíssimo tempo livre.

  2. 5, fevereiro, 2011 em 23:00 | #3

    Dois jogos de luta que deveria jogar mais: Tekken e Toh-Shi-Den. Sei que o Toh-Shi-Den usa ataques especiais, mas Tekken não seis e chega mais perto de Virtua Fighter ou de Street Fighter EX em relação aos golpes especiais.

    Todos os jogos são infeluenciados por várias outras coisas e muitas vezes isso se deve a muita pesquisa e eles não revelam de jeito nenhum.

  3. Zenky
    6, fevereiro, 2011 em 09:13 | #4

    Faltou mesmo o Paul no filme :/, muito interessantes os "cameos" esperando pela part 2 🙂

  4. 6, fevereiro, 2011 em 11:12 | #5

    Em relação a forest ele também chega a ser um cameo de Brandon Lee o filho de bruce.
    Por exemplo pega essa foto e ve se não tem nenhuma semelhança. http://1.bp.blogspot.com/_9UxHwUfG2qQ/THkGArjfx0I
    ————————————————————————————-Agora queria saber do Panda. Ele veio dos filmes da secção da tarde ? kkkkkkkkkk

    • Flavio Master
      6, fevereiro, 2011 em 15:31 | #6

      Panda é meio "genérico" pra dizer assim que ele foi inspirado em algum personagem ou animal específico. O mesmo acontece com Kuma, Alex e outros personagens, que não evocam ninguém em específico. É mais fácil achar uma ligação de personagens e cameos de Roger/Roger Jr., o canguru boxeador, mas isso fica pra próxima parte.

  5. Mr. Pumpkin
    7, fevereiro, 2011 em 16:43 | #7

    Matéria muito interessante, parabéns Passagem Secreta, continue assim, seus Post são Ótimos e explicativos, Nota 10 para o Blog. É o melhor blog Gamer que eu já ví.

    • 7, fevereiro, 2011 em 20:01 | #8

      Obrigado pelos elogios!

      Ainda estamos evoluindo, não temos um plano publicitário forte por trás ainda e estamos baseados apenas sobre a fraca estrutura do talento e do conhecimento real de games 🙂

      E deixa o termo de "melhor blog de games" para lá. Mais um site que se se auto-intitula "O Melhor do Brasil" em alguma coisa não ia ser legal. :]

      • 10, fevereiro, 2011 em 16:35 | #9

        Passagem Secreta: Quem procura acha aqui!

        • Flavio Master
          10, fevereiro, 2011 em 20:02 | #10

          Sim, deixemos pra lá essa de “O Melhor do Brasil”. Mas até dá pra aceitar o “melhor blog Gamer que eu já ví”. 😛

  6. 7, fevereiro, 2011 em 20:17 | #11

    Paul aparece no filme, até aonde eu sei. Ele é o cara que fica torcendo no bar! '-'

    Me corrijam se eu estiver errado, mas que o físico dos 2 é idêntico, isso não se nega.

    • Flavio Master
      10, fevereiro, 2011 em 15:50 | #12

      Realmente aparece esse cara, mas se tá fora do torneio, pode ser o Paul, que apareceu em TODOS os Tekken até hoje? Se bem que esse filme é tão ruim que não seria mérito para ele aparecer, então, tanto melhor…

  7. 8, fevereiro, 2011 em 17:43 | #13

    No caso do Jackie Chan eu não concordo. Pelo menos baseado na foto que vocês colocaram não. A técnica do bebado não foi Chan que inventou.

    • Flavio Master
      10, fevereiro, 2011 em 15:20 | #14

      Eu não disse que ele inventou, disse que Jackie Chan usou e depois foi incluído no estilo de luta de Lei. Talvez sejam as fotos, mas Lei, pra mim, é o mais descaradamente "cópia" de um ator, depois do Law, é claro.

  8. 12, fevereiro, 2011 em 05:54 | #16

    Tiger Mask continua na ativa hoje, estando na sua IV versão. Baixei esses dias um PPV em que ele aparece. De fato, o King é um lutador com muitas técnicas, justamente como o Tiger Mask.

    Acho que o Panda tem inspiração num… Panda…

    O.K, fui rídiculo agora. Mas, de resto, tá tudo tranquilo. Ótimo post (Y).

  9. Jorge
    19, março, 2011 em 12:10 | #17

    Nada a ver. king foi inspirado inteiramente no personagem da série de mangá e anime, "Tiger Mask" (desta série surgiu o lutador que interpretava o personagem nos campeonatos de wtrestling) e Guin (dos romances "Guin Saga").

  10. 19, março, 2011 em 12:29 | #18

    @Jorge

    Ué? Mas Tiger Mask foi citado na matéria. E o que impede de uma criação artística ser baseada numa ou mais criações?

  11. Ricardo Ribeiro Elia
    19, abril, 2011 em 10:56 | #19

    Só para deixar claro… Dolph Lundgren é Sueco e não Russo.

    mais atenção 😉

  12. 23, abril, 2011 em 16:28 | #20

    @Ricardo Ribeiro Elias

    Atualizado. 😉

  13. Mateus Louro
    29, abril, 2012 em 14:21 | #21

    Procure pelo nome Brock Lesnar,lutador de MMA e wrestler da wwe,ele tem a mesma aparência que Jack

  14. leiken12
    7, julho, 2012 em 08:26 | #22

    a nina williams do tekken 5 tb se parece mt com a atriz michelle pfeifer quando era mais nova,e tenho a impressão q o ninja raven tem alguma inspiração no blade personagem do wesley snipes, e sim o lei é o próprio jackie!

  15. 23, julho, 2012 em 09:33 | #23

    não sabia que o Baek foi inspirado no Steven Seagal…vivendo e aprendendo

  16. markoli
    5, fevereiro, 2013 em 13:29 | #24

    a influencia do King ou do Armor King não foi apenas essa postada, tamebm teve a influencia do personagem Guin do best seller Guin Saga

  17. 23, junho, 2013 em 09:09 | #25

    O penteado do Paul é uma clara referência ao Johnny Bravo ou o Benimaru do KoF

  18. Marina
    23, abril, 2014 em 10:59 | #26

    Bom, cheguei beeem atrasada na discussão, mas de qualquer forma aqui vai mais uma influência:
    Além do Forrest ser o clone do Bruce Lee, tem isto também: http://1.bp.blogspot.com/-jYXfcPDqLyE/Ut6dzZsnI3I… vs isto: http://img3.wikia.nocookie.net/__cb20120624040548

    Bem… talvez é só coincidência…

  19. diegop
    22, maio, 2014 em 19:32 | #27

    Muito boa matéria. Sempre fui fã da série, mas não a ponto de buscar as referências muito além do óbvio que sempre vi nos games. Mal posso esperar pela parte 2! XDDD
    Also, tenho de concordar, Paul é meu favorito em qualquer versão de Tekken que seja.

    • diegop
      22, maio, 2014 em 21:34 | #28

      Obs, acabo de reparar que o artigo é de 2011… XDDD

  20. Lucas
    14, dezembro, 2014 em 18:36 | #29

    Paul também se parece um pouco com Guile do Street Fighter.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: