Página Inicial > game music, notícias > Depois de Sonic3&Knuckles, músicas de Sonic 1 e 2 recebem demake de 8-bit

Depois de Sonic3&Knuckles, músicas de Sonic 1 e 2 recebem demake de 8-bit

Depois do sucesso da produção da trilha sonora de Sonic 3&Knuckles em 8-bit, eis que o idealizador do projeto Daniel White (ou 8BitDanooct1) decidiu fazer o mesmo com as músicas de Sonic The Hedgehog 1 e 2. Como anteriormente, ele utilizou a emulação do chip VCR6, presente em alguns cartuchos de jogos da Konami para o Nintendinho, e que permitia mais canais de som e o uso de samples pré-gravados no cartucho. Assim, Daniel conseguiu manter os mesmos sons de bateria e percussão presentes nas músicas originais do Mega Drive (como os tímpanos tirados do tema de Blade Runner na música Scrap Brain Zone):

O resultado é interessante para quem gosta de ouvir as memoráveis composições de uma outra forma que não seja totalmente diferente. Na verdade, é bem semelhante às originais. Semelhante até demais.

Para quem quiser baixar para ouvir com calma:

Sonic The Hedgehog 1 & 2 8-bit OST (MP3)

Sonic The Hedgehog 1 & 2 8-bit OST (NSF)

Na minha modesta opinião, na época a premissa parecia bem legal, mas agora já cansou. Até porque demakes de trilhas sonoras precisam de algo especial e, no caso das músicas de Sonic, só houve a troca do timbre de um chip por outro mais limitado. Grande parte dos truques que o Masato Nakamura usava nas músicas para simular efeitos (como a falsa reverberação na música da Aquatic Ruin de Sonic 2) foram perdidas de certa forma nessa conversão – apesar do esforço do Daniel White em reproduzí-los nessa versão.

Jornalista de games, editor de vídeo e estudante de Audiovisual, escreve atualmente para a Revista OLD! Gamer. Além dos joguinhos, também dá pitacos sobre cinema, TV e tecnologia; sempre acreditando que a ironia é a melhor forma de sinceridade. Ouve Game Music e trilhas sonoras de filmes durante a maior parte do tempo, mas jura que é uma pessoa legal. Seguista, badernista e exorcista.

Twitter YouTube 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: game music, notícias
  1. Sergio
    23, fevereiro, 2011 em 07:23 | #1

    nao ouvi diferença NENHUMA com as do mega drive , sinceramente

  2. 23, fevereiro, 2011 em 08:29 | #3

    Verdade, acabou ficando tão próximo que perdeu um pouco o gostinho da diferença.

    Mas não deixa de ser um super-trabalho, afinal ele vai buscar a "solução" na tecnologia "velha" (o VCR6), interessante mesmo essa abordagem. No final temos um filho sonoro do Mega com o NES: aquelas ondas triangulares que saltam aos ouvidos, do Nintendo, e os samples do Mega.

    Blade Runner em 1:40 😛

  3. 23, fevereiro, 2011 em 09:18 | #4

    Será que o lance de poder usar mais canais não tira um pouco a graça da coisa toda?

    • 23, fevereiro, 2011 em 09:24 | #5

      Verdade Orakio, seria realmente mais legal, pra dar aquela cara de demake, se a versão fosse feita nas limitações do chip do NES – aí o cara teria de rebolar mesmo com os 3 canais e repensar algumas partes, aguçando a criatividade.

      • 23, fevereiro, 2011 em 09:53 | #6

        Exatamente, aí teria mais graça de ouvir. Agora, pegar um chip adicional pra ter mais canais é fácil demais, não dá pra reparar no desafio!

    • 23, fevereiro, 2011 em 10:50 | #7

      Concordo, para mim o demake ficou dispensável demais.

      Pra mim seria mais interessante usar o chip sonoro do Master System (PSG) ou de outro sistema que não fosse o NES nem Game Boy.

  4. 14, março, 2011 em 11:25 | #8

    Nem ouvi, mas sei que deve ter ficado zuado pelo motivo de ter usado o VCR6. Se não tivesse usado já seria legal. E demake não tem graça. O NES tem 5 canais, sendo um noise e outro sample. Se fosse fazer no master era só se inspirar no sonic 1 dele pra fazer.

    E usar o VCR6 é tosco pq é meio FM a parada.

  5. 14, março, 2011 em 12:11 | #9

    Verdade, o cara escolheu o caminho mais fácil para fazer as adaptações, e não traz nada de especial. Sem graça mesmo.

  6. Darth
    5, fevereiro, 2015 em 18:52 | #10

    Os links de download estão quebrados.

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: