Página Inicial > artigos > Os Distúrbios de Los Angeles de 1992 e o GTA San Andreas

Os Distúrbios de Los Angeles de 1992 e o GTA San Andreas

Já pararam para pensar por quê GTA San Andreas ocorre exatamente em Los Angeles (no caso, a fictícia Los Santos) e em 1992? Por mais que parece que seja uma data aleatória, há dois fatos que aparecem no jogo e relacionam diretamente no jogo. Logicamente que esse post foi feito a partir da situação que vive o Brasil.

Truculência policial e Rodney King

Rodney King era um negro que trabalhava como taxista na cidade e em Março de 1991 foi detido por andar a alta velocidade. Ele e os passageiros, Bryant Allen e Freddie Helms foram parados para a averiguação, na qual foi dito por eles que tinham assistido o jogo de basquete e bebido em uma casa de amigos. De fato, o nível de álcool nosangue dele estava o dobro do valor aceito na Califórnia. Os policiais Tim e Melainie Singer, casados, pediram para Rodney parar o carro, que este recusou-se a encostar. King mais tarde admitiu que negou-se a parar por estar dirigindo sob efeito de álcool. Isso levou a uma perseguição pelas ruas de Los Angeles por 12km, inclusive com uso de helicópteros, logo após isso, eles conseguiram pará-lo.

Os primeiros policiais a chegarem na cena levam os dois passageiros em custódia sem qualquer incidente enquanto Rodney permanecia no carro, quando resolve sair, ele começa a agir estranhamente: rindo, batendo os pés no chão e acenando para o helicóptero da polícia. O que aconteceu depois disso? Isso aqui, que eu quero realçar mais que o fato:

Sim, foi tudo devidamente filmado e exibido em todas as emissoras de TV da época. No jogo é possível achar uma pessoa sendo espancada, da mesma forma. Vá até a central de polícia de Los Santos e use um carro e roupas policiais, mas isso não evitará que você ganhe umas estrelas e o alarme toque. Ao entrar lá, você notará dois policiais batendo um pedestre aleatório. É importante lembrar que isso não acontece sempre, acredito que há uma chance em 10 de ver. Em todo o caso, se não conseguir ver, saia da central de polícia, deixe o alarme e as estrelas reduzirem a zero e tente outra vez. Sim, é um easter egg. Veja o vídeo abaixo e pule para 1:29, se quiser.

O caso Rodney King acabou? Não, continuem com a leitura.

O Motim de Los Angeles

A repercussão da mídia e da população de Los Angeles em relação á truculência policial logicamente foi negativa. Durante as primeiras duas semanas, o Los Angeles Times publicou 43 artigos falando do caso e o New York Times, 17. O Tribunal do Distrito de Los Angeles inseriu como réus qutro oficiais de polícia, incluindo um sargento (três brancos e um latino) e o juri era composto por nove brancos, um negro, um latino e um asiático. O prossecutor (ou seja, o líder do júri) era negro e o julgamento foi realizado fora de Los Angeles, por razões de segurança.

Após sete dias de deliberações, o juri decidiu que três do quatro fizeram uso indevido da força, enquanto não chegaram a um acordo em relação ao quarto, apesar de concordarem com isso, nenhum deles foi condenado, ainda que indiciados. Após o veredito, ocorreu um grande motim na cidade, principalmente nos bairros afro-americanos levando à morte de 53 pessoas e 2,4 mil pessoas ficando feridas e também 1 bilhão de dólares em prejuízos em danos. Eles foram julgados novamente em 1993 sendo que dois deles foram condenados e outros dois, absolvidos. Rodney King posteriormente recebeu uma indenização de mais de 3 milhões de dólares a ele. Rodney foi encontrado morto na piscina aos 47 anos em 2012 por sua noiva. O veredito dado foi afogamento acidental e no seu sangue foram encontrados álcool e drogas.

No jogo, existe uma missão chamada “Riot” (vídeo abaixo) a antepenúltima, na qual Tempenny junto com Pulaski são acusados de extorsão, corrupção, drogas e estupro. Mas, acabam absolvidos devido a falta de testemunhas, falta de provas e o desaparecimento de Jimmy Hernandez e Pulaski e saem do tribunal como um um homem livre (lembra alguma coisa? Sim, Rodney King). A absolvição deles leva á indignação pública, que por fim leva a um motim pela cidade e a missão é levar Sweet até Groove Street evitando os distúrbios. As última missões do jogo são jogadas durante o motim e é missão do jogador evitá-los. O clímax com Tempenny vai até o final do jogo.

Há no jogo também dois código chmado riot que emulam as consequências: pessoas carregando TV, carros sendo perseguidos, pessoas atirando umas nas outras… A diferença entre eles é que um pode ser cancelado enquanto outro não.

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: artigos
  1. brambilla27
    20, junho, 2013 em 21:23 | #1

    Como sempre a Rockstar nunca faz nada por acaso, sempre tem referencia de alguma coisa, otimo post!

  2. Milton
    23, junho, 2013 em 03:57 | #2

    Muito legal esse artigo. Se a Rockstar se inspirou nesses fatos para produzir o San Andreas, é bem capaz que o Niko Bellic do GTA IV também tenha sido inspirado em acontecimentos reais.
    Espero também que a Rockstar faça nesse novo GTA uma história tão envolvente quanto o GTA San Andreas teve.

    • FLP
      23, junho, 2013 em 15:32 | #3

      so espero q ñ seja muito pesado o gta V

  3. flp
    23, junho, 2013 em 15:31 | #4

    incrivel um post explicou tudo o q realmente é verdade

  4. Yuri Krieger
    2, outubro, 2013 em 17:00 | #5

    Essa musica do Pearl Jam (a melhor banda de que existe kk) faz referência ao que aconteceu com o Rodney King.


    "Police stopped my brother again (8)"

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: