Página Inicial > beta, PC, Playstation 2, Xbox 360 > Lugares esquecidos do beta na saga Grand Theft Auto

Lugares esquecidos do beta na saga Grand Theft Auto

gallery7Muitas vezes, na produção de um jogo é normal que se retirem muitos elementos (o Grand Theft Auto San Andreas original teria dois DVDs de tamanho enquanto o que foi lançado teve apenas um). Isso se deve por vários fatores, assim como extremo cuidado da produtora e um exemplo comum é a fase Hidden Palace no Sonic 2 que continua no cartucho, mas não é acessível normalmente. Mas aqui no caso, vamos mostrar coisas que ainda estão no código e são acessíveis no jogo e não deveriam estar lá, seja por esquecer de substituir um nome ou mesmo por alterar alguns detalhes mais próximo do lançamento. Vejam:

Grand Theft Auto III

A gangue do Darkel

gta3-DarkelDarkel era um personagem mendigo que daria missões para o personagem principal, Claude. Segundo alguns, ele foi cortado por dar missões como atingir prédios com avião ou destruir ônibus infantis com crianças dentro, recentemente a Rockstar desmintiu isto, dizendo que ele foi excluído por causa do atentado de 11/09 e por ser maluco e dar missões malucas para o personagem.

Pois bem, existe uma gangue no túnel que liga o 8-Ball (o que coloca bombas no carro) até Harwood (aonde se situa o lixão) e nela são apenas quatro mendigos, arrumados em círculos e armados com granadas que não te atacam de forma alguma, mesmo que voê mate algum deles. É provável que eles formassem uma gangue de mendigos comandada pelo já mencionado Darkel. E não deixa de ser estranho eles parados assim, sendo os únicos personagens nesse jogo que ficam dessa forma

gta3-wpointCallahan Bridge (West Port Bridge)

Callahan Bridge é a primeira ponte que aparece no jogo e aparece destruída após a fuga de Claude e Catalina, possui um padrão de elevação para navios (ainda que não passe nenhum pelo local) e seu nome trata d euma homenagem ao personagem do filme Dirty Harry, Harry Callahan com atuação de Clint Eastwood.

Pois bem, o nome beta da ponte é West Port Bridge, ou seja, Ponte a Oeste de Port(land) e como sabemos disso? Há placas com o nome antigo espalhadas pelo jogo, eu encontrei uma delas.

gta3-dodoDodo

O avião Dodô está no jogo, mas om asas cortadas, até é possível levantar voo com ele se você pegar muita experiência (aliás, o próprio jogo conta pontos se você voar ou pelo menos tentar) e também aparece nos céus de forma normal, apesar de não ser possível obtê-lo, por isso ele ganha o nome de DeadDodo nos arquivos, seja aqui ou no Grand Theft AutoVC. O detalhe do beta é que seria possível ter e pilotar esse avião de forma normal, sem as asas cortadas, mas talvez pelo mesmo motivo do Darkel, o advento do 11 de Setembro, foi excluído ainda que a Rockstar diga que esse não foi o motivo, aliás a resposta da empresa (de que usaram de bugs para voar) já que o veículo é facilmente dirigível, ainda que nos arquivos do jogo ele está classificado como “auto” e não como “plane”. Ainda assim, ele aparece em duas missões: S.A.M. e Grand Theft Aero.

Grand Theft Auto Vice City

gtavc-torreA torre fantasma

Talvez o mais famoso e que está presente inclusive no Grand Theft AutoVC Stories no qual esqueceram de tirar. A torre fantasma é um elemento beta do jogo que estaria presente na Fort Baxter Air Base que seria integrado ao aeroporto Escobar International (veja abaixo no mapa). O Fort Baxter também teria uma pista de pouso, que foi excluída também. Tudo que vemos é uma textura e que quando mudamos para a ilha aonde se situa o aeroporto, a estrutura some.

gtavc-mapMapa de Vice City

Situada abaixo do complexo Sunshine Autos há um mapa de onde se pode indicar as corridas a serem realizadas e nesse local pode-se selecionar a corrida onde será realizada. Detalhe que o mapa que está lá é bem anterior ao lançamento do jogo e que ilustra como exemplo, a falta do estádio, a área ao norte ser bem menor, também não há o shopping North Point que era um local formado por prédios, assim como a falta de várias estradas entre outras diferenças.

gallery13Há também um mapa beta de Vice City nas lixeiras de Angel Pine, mas em estágio mais avançado que o citado acima, com mais detalhes acrescentados. Eles quiseram passar a ideia de algo que foi abandonado antes do projeto terminar, por isso foram mandados para o lixo.

Grand Theft Auto San Andreas

Os mapas esquecidos

Já abordamos esses mapas aqui quando falamos sobre os OVNIS. Eles estão localizados no Lil Probe Inn e no rancho Toreno. Os detalhes mais importantes nele são a ufo_gta-san-andreas-map-torenos-placepresença de uma ilha ao lado de San Fierro, a não existência da cidade de Bayside, nem de Easter Basin, incluindo o aeroporto. Há outras diferenças, como o excesso de áreas verdes nas áreas entre Las Venturas e Los Santos. Além dele, ainda tem um mapa beta de San Fierro na escola de direção, que mostra que a cidade teria ainda mais docas e também os detalhes descritos acima, mas sem a ilha. Há também mapas beta em todas as corridas, com localidades que não deveriam estar lá e na maquete que se situa dentro da Área 51. Um ponto interessante é a existência de aviões no aeroporto nesses mapas, indicando que teríamos aqueles aviões Boeing no jogo, não pilotáveis, mas que existiam em todas as outras versões 3D anteriores.

Só que no próprio mapa do jogo, há alguns detalhes estranhos, que estavam no beta e foram excluídos, seja no mapa normal do jogo ou nos mapas das corridas que são betas também. Separei dois pequenos detalhes para analisar, mas tem muito mais diferenças além dessas que foram alteradas após a confecção do mapa do jogo.

A primeira é a existência de um shopping em “u” tal qual tem ao sul da casa do CJ ao lado dos prédios azuis, ao que aprece esse prédio foi deslocado para mais ao Sul na versão final, mas sua existência passou desapercebida está no mapa.

gtasa-predio

A segunda é a torre do aeroporto de Las Venturas, que simplesmente sumiu. Há ainda outros detalhes, como ter mais uma pista de skate perto das outras em Los Santos, mas iremos ficar somente nesses dois.

gtasa-aeroporto

A janela da casa do CJ

gallery5A casa do CJ tem tantas incongruências que garantiria um post só pra ela. Aliás, saindo do assunto (beta), notaram que uma janela que é inacessível por dentro está fechada com madeira? É possível que tenha sido o local onde a mãe do CJ morreu devido a tiros dos Ballas. Voltando á janela, notem a janela na cozinha, aonde fica o local para salvar.Há uma janela logo atrás, que vai dar para… nada! Pois é, ao que parece, pode ser que a janela ser germinada com o prédio de trás, que pertence a uma casa de penhor. Imagina você na cozinha e olhando o movimento da casa de penhor. Pode ser que no beta a localização da casa do CJ ou da casa de penhor fosse em um lugar diferente.

gallery11Orange Grove Families

Há muitas pichações que provam que o nome original da Grove Street Families era Orange Grove e sua cor seria laranja. Separei alguns aqui, além disso plenamente visível há artes de carregamento salvas no jogo (mas que não são exibidos) que mostram Big Smoke e Ryder com essa cor, ao invés do verde.

Grand Theft Auto V

gtav-LossantoselementaryLos Santos Elementary (Training Center)

Como nunca joguei GTA V, somente separei uma diferença. No vídeo da campanha eleitoral de Sue Murry aparece uma escola fundamental (Elementary) da qual ela tinha sido professora só que na versão final do jogo aparece como Training Center da Universidade de Los Santos, o prédio é essencialmente o mesmo ainda que não seja possível ver a localização da escola no trailer. Talvez tenha sido excluída e alterada pelo jogo não conter crianças. Outra possibilidade é a alteração ter ocorrido devido ao ataque de um atirador na vida real em Sandy Hook Elementary School e com isso, se retirou a referência a quaisquer escolas infantis, mesmo sendo um prédio inacessível.

gtav-trainingcenter

Sou professor de História, que também joga improvisionado em Geografia. Gosto muito de games alternativos, jogos que muitas vezes seguem o fora do padrão, assim como os piratas.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: beta, PC, Playstation 2, Xbox 360
  1. Visitante
    25, julho, 2016 em 19:21 | #1

    O link para o post dos Ovnis não está funcionando!

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: