Jogos olímpicos de verão no videogame – Parte 1

Artigo dividido em duas partes:

Parte 1 – Introdução e jogos relativos às olimpíadas de 84, 88, 92 e 96  (você está aqui!)


Parte 2 – Jogos relativos às olimpíadas de 2000, 2004 e 2008

 

Desde 1984, as empresas de games vem trabalhando com a marca de olimpíadas, com grande destaque a Konami que lançou games não oficiais, mas que aproveitam do ano olímpico para atualizar seus jogos. Em 1992 somente a SEGA ganhou jogo com esse tema, e as outras empresas aproveitaram para colocar ’92 no título. Aqui abordaremos somente os jogos de verão. Para os de inverno, somente em 2010.

1984 – XIII jogos olímpicos de verão – Los Angeles (EUA)
Em 1983, a Konami lançava Track & Field, um dos títulos de maior sucesso dela, que trazia a olimpíada como destaque. Um ano depois a Konami lança um jogo olímpico conhecido Hyper Sports que no ocidente foi batizado como Hyper Olympic ’84 lançado para Arcade, Amstrad CPC, BBC Micro, Commodore 64, MSX, ZX Spectrum e SG-1000. Há as seguintes categorias para disputar, na ordem: Natação 100m estilo livre, tiro skeet, salto sobre o cavalo, arco e flecha, salto triplo, levantamento de peso e salto com vara. A versão para MSX também possui as provas de barras paralelas e ginástica de trampolim (esta última só se tornou olímpica em 2004). Cada vez que um recorde é batido, há um lance especial durante ou ao fim da prova e é faturado 3000 pontos.

Tiro ao prato (Arcade) Salto sobre o cavalo (MSX) Salto Triplo (ZX Spectrum)

1988 – XIV jogos olímpicos de verão – Seul (CRS)
1988 tem dois jogos de destaque, ambos da Konami: Konami ’88 e Track & Field II. O primeiro (foto ao lado), foi lançado somente para arcades e também recebeu os nomes de ’88 Games e Hyper Sports Special. Nele, há as seguintes modalidades: 100m rasos, salto em distancia, 400m rasos (qualificatório), tiro skeet, 110m com barreira, arco e flecha, arremesso de dardo, salto em altura e 400m rasos (disputa final) é possível escolher o país que você quer representar: EUA, Coréia do Sul, URSS, China, Alemanha Ocidental, Canadá, Reino Unido, Quênia, França e Japão.

Salto em distância 100 metros

Track and Field II foi lançado em 1988 somente para NES e surpreendeu, com personagens grandes e muitas modalidades para disputar. Seu nome no Japão é Konamik Sports in Seoul, sim com “k” no final de Konami. As modalidades são: esgrima, salto triplo, natação 100m estilo livre, saltos ornamentais, arremesso de martelo, taekwondo (nessa olimpíada foi modalidade de exbição junto com o beisebol), salto com vara, canoagem, arco e flecha, 3000m Stteplechase, barra horizontal, para-quedismo (nunca foi esporte olímpico) e braço de ferro (idem).

3000m Steeplechase Canoagem Arco e Flecha

1992 – XV jogos olímpicos de verão – Barcelona (ESP)
Em 1992, o COI finalmente libera a autorização para a produção de um jogo oficial para as olimpíadas e com isso, a escolhida foi a empresa U.S. Gold (ouro americano, tudo a ver com o tema) e produziu o jogo Olympic Gold para Mega Drive, Master System e Game Gear. Com as seguintes modalidades olímpicas: 100m rasos, arremesso de martelo, arco e flecha, 110m com barreira, salto com vara, 200m estilo livre, saltos ornamentais em plataforma de 3m. Era possível também escolher a linguagem (comum nos jogos da US Gold) entre inglês, francês, alemão, holandês, sueco, português (do Brasil), italiano e espanhol e escolher a nacionalidade (que possui a canção em MID) entre Reino Unido, EUA, França, Alemanha, Itália, Japão e Equipe Unificada (a CEI, que disputou sob a bandeira e o hino olímpicos). Note o patrocínio da Coca Cola na versão européia do jogo.

100m rasos (SMS) Arco e Flecha (SMD) Arremesso de Martelo (SMD)

1992 foi um prodígio em jogos de olimpíadas com três jogos de destaque: España – The Games ’92 (Amiga, Atari ST, MS-DOS), Gold Medal Challenge da Capcom para o NES e para o arcade teve a primeira versão de um jogo isolado das olimpíadas: Olympic Soccer ’92 da Seibu Kahatsu.

Houve também um game licensiado, de basquete chamado Team USA Basketball para Mega Drive, com as regras da FIBA, usando a engine de Bulls vs Lakers e os times que participaram das olimpíadas: Estados Unidos, Iugoslávia, Angola, Austrália, Canadá, China, Comunidade dos Estados Independetes, Croácia, França, Itália, Lituânia, Eslovênia, Holanda e Espanha. Ron Barr, que apareceria futuramente no FIFA International Soccer e apesar do jogo ser disputado na Espanha, há o logo da seleção americana no centro da quadra.

Uma outra novidade, pro fora dos mundos dos games foi a criação de um desenho animado para seu mascote, chamado Cobi. Aqui no Brasil passou na TV Cultura, você se lembra?

1996 – XVI jogos olímpicos de verão – Atlanta (EUA)
Em 1996 já temos o lançamento dos 32 bits e o fim dos consoles de 16 bits. A U.S. Gold em conjunto com a Black Pearl Software lançam dois jogos: Para 16 bits, Olympic Summer Games para Mega Drive, Super Nintendo e Game Boy, todos com visão isométrica (estilo FIFA Soccer) e haviam as modalidades de 100m rasos, 110m com barreiras, salto com vara, salto em altura, salto em distância, salto triplo, arremesso de dardo, arremesso de disco, arco e flecha e tiro skeet.

Salto em altura (MD) 100m rasos (GB)

A versão para 32 bits (Playstation, Saturn, 3DO e PC) foi batizada de Olympic Games: Atlanta 1996 e possuía as seguintes modalidades: 100 metros rasos, 400 metros rasos, 100m nado crawl, arremesso de dardo, arremesso de martelo, arremesso de disco, salto em dsitãncia, salto triplo, salto em altura, salto com vara, esgrima, pistola de tiro rápido, levantamento de peso, arco e flecha e tiro skeet e possuia visão 3D. Houve ainda um terceiro jogo, somente com a competição de futebol olímpico chamado Olympic Soccer.

Nessa olimpíada, sobrou jogo até para o mascote, batizado de Izzy, mas anteriormente chamado Whatizit (What is it? traduzindo “O que é isto?”) e estreou o jogo Izzy’s Quest for the Olympic Rings para Mega Drive e Super Nintendo. Era uma aventura na qual podia se mudar o estilo do personagem como arqueiro, rebatedor de beisebol (foto, para Mega Drive), corredor de 110m com barreiras, de acordo com alguns sites, é um dos piores mascotes da história dos jogos e um dos menos carismáticos. O jogo não passa de divertido.

  1. helisonbsb
    5, julho, 2011 em 11:49 | #1

    só clássicos mesmo….atualmente estou jogando muito a versão nes de track e field 2,,,bom demais!!!!

    • fabiana
      11, fevereiro, 2012 em 00:46 | #2

      chatoooooo
      é tu o idiota
      hahahahahaha

  2. laise
    26, janeiro, 2012 em 17:57 | #3

    essa coisa é muito chatooooooooooooooo

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: