Página Inicial > PC > Os melhores mods da Source Engine

Os melhores mods da Source Engine

Uma das grandes vantagens de ser um PC gamer é poder contar com uma série de ferramentas que dão a possibilidade de qualquer outra pessoa – que tenha bastante tempo de sobra e um bom conhecimento de programação – produzir seu próprio jogo. E, no final das contas, muitas dessas modificações e projetos pessoais acabam se tornando mais populares do que os próprios jogos originais no qual foram baseados – vide Counter Strike e Half Life.

A Valve, uma das desenvolvedoras que mais incentiva essa prática, sempre disponibiliza ferramentas de desenvolvimento para sua principal engine. Isso aconteceu com a Goldsrc, e a bola da vez agora é a Source. O resultado é uma série de jogos muito legais e gratuitos, requerendo apenas que o usuário tenha comprado um jogo oficial que use essa engine, para poder fazer o download.

Confira aqui um breve resumo dos mods mais jogados, e seus respectivos links para download de graça!

Lembrando que, para jogar qualquer um desses mods, é necessário ter em sua conta no Steam pelo menos um jogo que utilize a engine Source, o que inclui Half Life 2, Portal, Team Fortress 2, Counter Strike: Source, Left 4 Dead e outros.  Para permitir que os mods sejam executados, deve-se baixar o Source SDK – e, dependendo, o Source SDK Orange Box também – que já ficam disponíveis na parte de Tools do programa.

Os requerimentos recomendados para esses mods são:  Pentium 4  (3.0GHz ou mais), 1GB RAM, Placa de vídeo com suporte a DirectX® 9, Windows XP/Vista/2000

.

Synergy

Última Atualização: 1/09/2005

Apoiado pelo Steam? SIM

Tem servidor BR? Não mais

Download – Steam

Requer especificamente o Half Life 2!

O jogo permite que se jogue as campanhas de Half Life 2 e seus episódios seguintes de forma cooperativa. Caso seu personagem morra, pode dar respawn novamente dentro de um certo período, podendo ir até o fim assim. A comunidade de jogadores continua viva, porém, hoje em dia, é mais ideal que se jogue entre amigos. Como todo jogo cooperativo, é um ótimo game, porém depende muito das pessoas com quem você joga. Uma boa alternativa para aqueles que enjoaram do Left 4 Dead e querem curtir o clássico HL2 com os amigos – ou pessoas aleatórias.

Goldeneye: Source

Última Atualização: 19/02/2010

Apoiado pelo Steam? NÃO

Tem servidor BR? Não mais

Download: Site Oficial

Uma das iniciativas mais aclamadas, GE:Source cumpre bem o seu papel de representar o multiplayer do jogo de Nintendo 64 utilizando gráficos e físicas mais avançadas. Todas as armas originais, assim como os personagens e mapas, foram reproduzidos para o jogo, acrescentando também novos elementos e modos de jogo que só aumentam a diversão. A comunidade de jogadores é consideravelmente pequena, mas assídua. Poucos brasileiros jogam, então qualquer servidor hospedado por aqui não dura muito tempo. Mesmo depois do suicídio do criador do projeto, o time continua lançando novos releases, com vários aprimoramentos. Em seu último lançamento (Beta 4), há grandes melhoras, como achievements – não reconhecidos pelo Steam, infelizmente – gráficos muito melhorados e armas explosivas. A trilha sonora foi toda remixada, e há algumas novas composições que são sensacionais. Recomendado para os fãs do sucesso de Nintendo 64.

.

Insurgency

Última Atualização: 23/10/2007

Apoiado pelo Steam? SIM

Tem servidor BR? SIM

DownloadSteam

O mais jogado de todos os mods, Insurgency coloca o jogador direto nas áreas de conflito do Iraque e Afeganistão.  O combate, baseado de forma realista em ambientes urbanos, permite que fique do lado dos EUA, ou dos Insurgentes, cada qual com seus próprios objetivos para vencer o round. O realismo do jogo é um fator que foi bastante elogiado pela crítica. Há poucos HUDs, não há crosshairs, enfim, qualquer indicador de tela supérfluo que pode atrapalhar a experiência de jogo foi retirado. Iniciado como um pequeno projeto em 2002 com a intenção de fazer um FPS com uma abordagem um pouco mais próxima do que realmente está acontecendo no mundo militar, o jogo realmente cresceu ao ponto de, agora, ter várias pessoas ao redor do mundo colaborando. Os servidores continuam cheios, inclusive aqui no Brasil. Bom para quem tem curiosidade em jogos como American´s Army ou Mordern Warfare II, mas não tem um PC bruto o suficiente para rodá-los.

.

Zombie Panic Source

Última Atualização: 28/12/2007

Apoiado pelo Steam? SIM

Tem servidor BR? SIM

Download Steam

Atualização do primeiro Zombie Panic (que usava a GoldScr), ZPS se aproveita e muito dos gráficos e físicas avançados da engine Source. Aqui, os jogadores são colocados em um mapa e dividem-se em dois times: o dos sobreviventes e dos zumbis. Um infectado tem 80% da velocidade de um humano, sendo que este último pode ter sua corrida afetada pelo número de itens que carrega em seu inventário. Por isso, carregar muitas armas nem sempre é ideal. Possui quatro modos de jogo, sendo o Survivor o mais jogado. Como o próprio nome já diz, os sobreviventes devem ficar vivos até o round acabar. Se todos forem infectados, a vitória é dos zumbis.

Os humanos podem montar uma série de barricadas, para bloquear o caminho por um certo tempo. A jogabilidade é bem tensa, já que a iluminação é escassa e os monstros tem maior capacidade de visão no escuro. Na época de lançamento, existiam vários servidores nacionais, que foram fechando com o tempo. Hoje em dia, há apenas um servidor BR. O lançamento de Left 4 Dead no ano seguinte, de certa forma, também acabou ofuscando este excelente mod.

.

Dystopia

Última Atualização: 1/08/2005

Apoiado pelo Steam? SIM

Tem servidor BR? NÃO

Download Steam

Cultuado pela sua originalidade, Dystopia utiliza da temática Cyberpunk para colocar policiais e rebeldes em conflito, cada qual com seu objetivo. A originalidade do jogo é incrível; jogadores podem alternar entre o universo real e o ciberespaço e, ao trabalhar coordenadamente entre esses dois mundos, podem vencer o round. Ainda existem vários servidores, e ainda é bastante ocupado por usuários ao redor do mundo. Vale a pena para quem curte o estilo.

.

Fistful of Frags

Última Atualização: 28/07/2010

Apoiado pelo Steam? NÃO

Tem servidor BR? NÃO

Download – Site Oficial

Situado no Velho Oeste, o mod é um dos projetos mais recentes, e diverte bastante. Com diversos modos de jogo, tanto cooperativos quanto de Deathmatch, o jogo oferece uma jogabilidade bastante variada, apesar dos mapas escassos. No entanto, esse parece ser um dos projetos mais ativos, então pode-se esperar uma atualização para breve, com novos elementos acrescentados. Poucos jogadores o descobriram, apesar de ser bastante divulgado

.

Mods em desenvolvimento  – eternamente!

Existem diversos projetos que são prometidos, mas permanecem com o desenvolvimento estacionado. Isso se deve a diversos fatores, como falta de tempo, obstáculos difíceis de contornar, falta de membros no staff, desavenças e tudo mais que se possa imaginar. Porém, existem dois mods com data de lançamento indefinida  que vale a pena destacar.

O primeiro é o Mario Kart: Source. Eu pessoalmente acompanho este projeto desde 2007, que pouco evolui desde aquele tempo. Aparentemente, a iniciativa é louvável, mas o apoio é pouco. O que tem surgido no Youtube são alguns poucos vídeos com imagens de um release de teste, que o time prefere não divulgar para download. Quem sabe antes de 2012 esteja concluído.

O mais notório de todos é o Black Mesa. A partir do lançamento de Half Life 2 em 2004, a Valve decidiu atualizar diversos de seus títulos para usar a nova engine. O Half Life original foi um deles. Porém, a conversão do clássico de 1998 não atendeu às expectativas, uma vez que, de acordo com a crítica na época, não houve um avanço tão grande em relação ao game original, como ocorreu com títulos como Counter Strike: Source. Sendo assim, em Setembro de 2004, dois grupos anunciaram projetos similares: recriar totalmente o Half Life original na nova engine. Após perceberam que ambos estavam atrás do mesmo objetivo, os dois grupos resolveram se unir, e começar  de fato a desenvolver o game. Originalmente baseado nas ferramentas de desenvolvimento originais, os programadores decidiram atualizar tudo para a Engine Source que veio com o Orange Box, que trazia avanços relativos aos efeitos de partículas, animação facial, dentre outros. De acordo com o líder do time, não serão feitas maiores atualizações de Engine além dessa, ou seja, o jogo não terá avanços provenientes de lançamentos como Left 4 Dead, por exemplo.

A data de lançamento é uma icógnita. Foi lançado um teaser trailer, em 2005, e só três anos depois foi lançado um trailer mais completo, com cenas do game, e divulgada uma data de lançamento para 2009. Como o jogo não foi concluído para o prazo estipulado, a equipe de desenvolvimento agora apenas evita especificar uma data de lançamento; talvez para o final de 2010.

.

Conclusão

Como se percebe pelos jogos acima, a esmagadora maioria dos mods de Source irá agradar aos fãs de um bom FPS multiplayer online. Tem para os diversos estilos e ambientes, cada um tão divertido quanto o outro. Temos mais é que agradecer por ter pessoas tão dedicadas a um projeto, mesmo sem ganhar nada por isso, nem mesmo reconhecimento às vezes. E a melhor atitude que se pode tomar para apoiá-los no desenvolvimento de outros jogos é simples: jogando!

Jornalista de games, editor de vídeo e estudante de Audiovisual, escreve atualmente para a Revista OLD! Gamer. Além dos joguinhos, também dá pitacos sobre cinema, TV e tecnologia; sempre acreditando que a ironia é a melhor forma de sinceridade. Ouve Game Music e trilhas sonoras de filmes durante a maior parte do tempo, mas jura que é uma pessoa legal. Seguista, badernista e exorcista.

Twitter YouTube 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categories: PC
  1. 29, agosto, 2010 em 20:37 | #1

    Bem legal Rafael. Eu gostei principalmente do Zombie Panic! que parece ter um sistema de jogo mais elaborado e do projeto Black Mesa.

    E claro, dos downloads! 😀

  1. Nenhum trackback ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
%d blogueiros gostam disto: